Novo aquário


Recommended Posts

Boas! Depois de já ter tido um aquario de 60 L durante 3 anos resolvi mudar para um novo que aqui deixo as características!

 

O meu novo aquário é um juwel record de 120L:

 

- luz juwel daylite de 30w

- areão: 3 cm de substrato e por cima 4 cm de pedra vermelha ( não sei o nome)

- filtro 3 esponjas que vieram no kit 2 azuis 1 verde ( filtragem biologica) preta de carbono activo ( f. quimica) e lá de vidro) coloquei também turfa.

- tenho 2 troncos que vieram do antigo aquário

- 3 plantas ( duas delas compradas e vários pés de feto de java que vieram do antigo aquário)

- kit de CO2 start da sera que o coloquei hoje

 

o aquário foi montado no dia 10/02/2008

 

Há dois dias atrás coloquei um cardinal o ultimo sobrevivente do ultimo aquário que ja me dura a 3 anos.

 

Fiz os testes ontem e tiveram os seguintes valores:

 

PH 7.5 - 8

gh 6.3

kH 10

no2 0

no3 0

 

 

Gostaria de saber opiniões quanto ao meu setup. Se estou a fazer alguma coisa de errado.

 

Turfa e CO2 se são compativeis? Gostaria de ficar com um PH de 7.

Como tenho de por co2 tabs de 2 em 2 dias se vão existir muitas oxilações de ph?

O meu aquário vai ser destinada para as várias espécies de tubarões.

Queria saber a vossa opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, sergito!

 

assim de repente é isto que me salta à vista:

 

- sem melhorares essa iluminação, não faz sentido a injecção de CO2... estes dois elementos têm que estar sintonizados...

 

- o carvão não está a fazer nada no filtro, a não ser retirar nutrientes às plantas...

 

- podes colocar turfa se quiseres baixar o ph, só tens que esperar depois que a cor de chá desapareça pela acção do filtro e das TPAs;

 

- atenção ao ritmo de crescimento e tamanho adulto dos tubarôes que comprares, pois o teu aquário só tem 120L...

 

boa sorte! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinião!

Vou retirar o carvão então! o que me disseram foi para deixar um mes e depois retirar.

 

Quanto a turfa, quanto tempo achas que demora a notar-se a baixa do ph. e de quanto em qt tempo devo retirar e por nova quantidade?

 

Achas que devo trocar para uma lampada mais potente então? Eu sei que o ideal de iluminação é 0.5W por litro né?

 

O Co2 comprei o kit hoje com o objectivo de ajudar as plantas e baixar o ph!

 

:) achas que o devo retirar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela opinião!

Vou retirar o carvão então! o que me disseram foi para deixar um mes e depois retirar.

o carvão é optimo para retirar tudo o que não queremos que continue na água, como os medicamentos, por exemplo...

 

Quanto a turfa, quanto tempo achas que demora a notar-se a baixa do ph. e de quanto em qt tempo devo retirar e por nova quantidade?

nunca usei turfa, por isso não te sei responder, sorry...

 

Achas que devo trocar para uma lampada mais potente então? Eu sei que o ideal de iluminação é 0.5W por litro né?

o ideal de iluminação dependerá sempre das necessidades das plantas que escolheres... com as menos exigentes, 0,5w/L pode chegar, mas esse valor não é uma regra, percebes?

existe por aqui uma tabela que te pode guiar, mas não sei por onde anda, é uma questão de procurares...

 

O Co2 comprei o kit hoje com o objectivo de ajudar as plantas e baixar o ph!

:drinking: achas que o devo retirar?

as plantas precisam de boa luz para fazerem a fotossíntese... sem ela, não crescem, logo o CO2 não é absorvido e vai 'andar a pairar' pelo aquário, alterando os parâmetros, nomeadamemnte o ph, que pode ir por aí abaixo repentinamente...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.