Arlindo Publicado Fevereiro 18, 2008 Publicado Fevereiro 18, 2008 Viva, Vou montar um aqua de 120 cm e já comprei a luminária. Ela vem com 3 t5 com 10.000 Kelvins, cada uma. Antes de comprar a luminária, um membro deste forum disse-me que teria de mudar as lâmpadas de origem. Questão: Ainda não tenho o aquário; o que é que aconselham (a nível de espectro)para um conjunto de 3 lâmpadas (para um plantado)? Venha de lá essa ajuda e obrigado a todos! Arlindo Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Olá. Porque razão é que terias de mudar as lâmpadas? Que mania que têm de dizer que muitos tipos diferentes de lâmpadas é que são bons... que complementam espectros... etc... bah... Para as plantas, entre 4000K e 10000K é practicamente igual ao litro. Podem dizer é que para nós e para tirar fotografias há temperaturas de côr mais indicadas. Podes muito bem deixar as 3 lâmpadas de 10000K que para manter um plantado é mais que suficiente. Há opções melhores? Não é ser melhor ou pior... isso chega e sobra. Não é imperativo comprar lampadas novas. Só se essas pifarem ou estiverem gastas. Para os nossos olhos, espectros entre os 6000K e 10000K é suficientemente agradável. Mas claro está, isso depende do gosto de cada um. Eu pessoalmente, uso lâmpadas entre os 6000K e 10000K. Tenho calhas só com 6000K... outras só com 6500K... outras só com 10000K, e uma apenas com 6500K e 10000K. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Arlindo Publicado: Fevereiro 19, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2008 (editado) Olá. Porque razão é que terias de mudar as lâmpadas? Que mania que têm de dizer que muitos tipos diferentes de lâmpadas é que são bons... que complementam espectros... etc... bah... Para as plantas, entre 4000K e 10000K é practicamente igual ao litro. Podem dizer é que para nós e para tirar fotografias há temperaturas de côr mais indicadas. Podes muito bem deixar as 3 lâmpadas de 10000K que para manter um plantado é mais que suficiente. Há opções melhores? Não é ser melhor ou pior... isso chega e sobra. Não é imperativo comprar lampadas novas. Só se essas pifarem ou estiverem gastas. Para os nossos olhos, espectros entre os 6000K e 10000K é suficientemente agradável. Mas claro está, isso depende do gosto de cada um. Eu pessoalmente, uso lâmpadas entre os 6000K e 10000K. Tenho calhas só com 6000K... outras só com 6500K... outras só com 10000K, e uma apenas com 6500K e 10000K. Cumprimentos Luís Fortunato Olá Luis e obrigado pela resposta. Tenho ouvido/ lido dizer ... ...que as lâmpadas com 10.000 Kelvins não são nada más. A minha dúvida é se teria de fazer uma combinação com as três lâmpadas; por exemplo 10.000+4.000+6.500 para como tu disses-te "... tipos diferentes de lâmpadas ... que complementam espectros... ". Cpts. Arlindo Editado Fevereiro 19, 2008 por Arlindo Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
ruiseta Publicado: Fevereiro 19, 2008 Publicado: Fevereiro 19, 2008 Boas! eu vou fazer isso na minha calha vou deixar uma media de cerca de 10000K mas vou por espextrus diferentes! visto k já tinha uma diferente da que comprei! abraçoa Citar
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 19, 2008 Publicado: Fevereiro 19, 2008 Olá de novo. A minha dúvida é se teria de fazer uma combinação com as três lâmpadas; por exemplo 10.000+4.000+6.500 para como tu disses-te "... tipos diferentes de lâmpadas ... que complementam espectros... ". Tu não tens de fazer nada... se ainda não tivesses as lâmpadas, ainda vá que não vá. Agora dizerem-te 'Ah e tal, essas lâmpadas não servem para nada, compra outras'. Por favor... poupem-me. A história do complementar espectros... grande mito para mim. Pergunta a alguém que perceba minimamente de plantas aquáticas se é preciso ter mais do que uma temperatura de côr... Em muitos casos, basta apenas uma lâmpada até... quanto mais várias temperaturas de côr. Olhemos para o pessoal da ADA... quantas temperaturas de côr é que usam eles? Fico à espera da resposta... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Arlindo Publicado: Fevereiro 20, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2008 Olá de novo.Tu não tens de fazer nada... se ainda não tivesses as lâmpadas, ainda vá que não vá. Agora dizerem-te 'Ah e tal, essas lâmpadas não servem para nada, compra outras'. Por favor... poupem-me. A história do complementar espectros... grande mito para mim. Pergunta a alguém que perceba minimamente de plantas aquáticas se é preciso ter mais do que uma temperatura de côr... Em muitos casos, basta apenas uma lâmpada até... quanto mais várias temperaturas de côr. Olhemos para o pessoal da ADA... quantas temperaturas de côr é que usam eles? Fico à espera da resposta... Cumprimentos Luís Fortunato Ok Luis, A história dos espectros... "....Olhemos para o pessoal da ADA... quantas temperaturas de côr é que usam eles?..." Se eu soubesse não estava a colocar a questão. Se calhar não li o suficiente sobre o assunto mas, acho que não estou a fazer uma pergunta impertinente? De qq forma, agradeço-te mais uma vez porque, muitas vezes são os administradores e os moderadores a responder. Existem muitos tópicos que têm inúmeras vizualizações e pouca participação. Cpts. Arlindo Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 20, 2008 Publicado: Fevereiro 20, 2008 Olá Arlindo. Tu tens todo o direito de colocar mensagens, sejam perguntas our respostas, aqui no Fórum... Quanto a isso, não há mais nada a dizer. O que me irrita a mim, é pessoas, que muito provavelmente nem sabem do que estão a falar, mandar o seu bitaite, confundindo os outros, muitas das vezes fazendo-os gastar dinheiro desnecessariamente. Como já disse, se tu ainda não tivesses lâmpadas até podias fazer isso que dizes. Mas tendo já as lâmpadas e dizerem-te: "manda essas para o lixo porque nunca hás-de fazer nada com elas", desculpa lá, mas isso só revela que a pessoa que o diz não sabe do que está a falar. É que há certos mitos que já estão tão enraízados, que basta alguém dizer algo em contrário, que parece que cai 'o carmo e a trindade'. Há inúmeros exemplos de aquários saudáveis em que se utilizam somente um tipo de espectro. A temperatura de côr de eleição da ADA, por exemplo, são os 8000K. Aqui no Fórum, há imensos aquários iluminados apenas com uma temperatura de côr, e não é por isso que as plantas apresentam deficiências. Eu não sou contra usarem diversos tipos de lâmpadas... bem pelo contrário. Sou é contra as pessoas que dizem que isso é imperativo para se manter plantas em condições... Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Arlindo Publicado: Fevereiro 20, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 20, 2008 (editado) Olá Arlindo. Tu tens todo o direito de colocar mensagens, sejam perguntas our respostas, aqui no Fórum... Quanto a isso, não há mais nada a dizer. O que me irrita a mim, é pessoas, que muito provavelmente nem sabem do que estão a falar, mandar o seu bitaite, confundido, muitas das vezes fgazendo-os gastar dinheiro desnecessariamente. Como já disse, se tu ainda não tivesses lâmpadas até podias fazer isso que dizes. Mas tendo já as lâmpadas e dizerem-te: "manda essas para o lixo porque nunca hás-de fazer nada com elas", desculpa lá, mas isso só revela que a pessoa que o diz não sabe do que está a falar. É que há certos mitos que já estão tão enraízados, que basta alguém dizer algo em contrário, que parece que cai 'o carmo e a trindade'. Há inúmeros exemplos de aquários saudáveis em que se utilizam somente um tipo de espectro. A temperatura de côr de eleição da ADA, por exemplo, são os 8000K. Aqui no Fórum, há imensos aquários iluminados apenas com uma temperatura de côr, e não é por isso que as plantas apresentam deficiências. Eu não sou contra usarem diversos tipos de lâmpadas... bem pelo contrário. Sou é contra as pessoas que dizem que isso é imperativo para se manter plantas em condições... Cumprimentos Luís Fortunato Viva Luis, Tens toda a razão em relação à questão dos "mitos", em relação à questão da iluminação, como também a outras aqui levantadas no fórum... repete-se, o melhor é.... Porquê? Perguntamos, e aí é que a "porca" torce o rabo! Muitas vezes não sabem explicar e repetem aquilo que ouviram. Como na informação há muita desinformação, porque existe o "ruído da icomunicação", uma ideia/ fundamento inicial, bem formado, no final fica sempre adulterado. Obrigado pelo teu contributo e conselho (já vou poupar uns euros à tua pala, ehehe) . E é isto que é importante aqui, as questões, a ajuda, o aprender. Depois, cada um faz aquilo que pensar ser melhor para si. Arlindo Editado Fevereiro 20, 2008 por Arlindo Citar Arlindo__________O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 20, 2008 Publicado: Fevereiro 20, 2008 Viva Luis, Tens toda a razão em relação à questão dos "mitos", em relação à questão da iluminação, como também a outras aqui levantadas no fórum... repete-se, o melhor é.... Porquê? Perguntamos, e aí é que a "porca" torce o rabo! Muitas vezes não sabem explicar e repetem aquilo que ouviram. Como na informação há muita desinformação, porque existe o "ruído da icomunicação", uma ideia/ fundamento inicial, bem formado, no final fica sempre adulterado. Boas, Subscrevo na integra! Já gastei algum dinheiro em vão, na fase inicial, graças a esses tipos de "bitaites". Agora, já vou com mais moderação, até porque com o tempo acabamos por nos aperceber quem tem conhecimentos sólidos sobre os assuntos e quem apenas domina a ciência da "Achologia" (sempre a dizerem "acho que... ", mas certezas e experiência pessoal sobre o assunto muito pouco). banana rock Além disso, já vi o Luís e mais alguns outros entendidos nisto, tantas vezes a desmistificar este e outros assuntos, que gabos-lhe a paciência para repetirem tantas vezes as mesmas coisas!!! Foi apenas um desabafo para descomprimir no final deste dia de trabalho... .gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
Recommended Posts