Como fazer um "tapete relvado" ?


Tigre1973

Recommended Posts

Boa tarde a todos.

Estou a tentar "entrar neste mundo" e como tal tenho muitas dúvidas.

Gostaria de saber que planta devo utilizar para fazer um tapete de relva.

Gostava de uma planta resistente, que não exija muita luz e que não cresça muito em altura. Gostava de ter o fundo todo coberto, mas não queria que o aqua ficasse com 40cm de relvado em altura.

Se calhar estou a pedir o impossivel, mas era o que eu gostava de fazer...

 

Estive a ver as seguintes:

-> Vesicularia dubyana 'Christmas'

-> Taxiphyllum barbieri (Vesicularia)

 

Que acham?

 

Muito obrigado a todos pela ajuda.

 

É verdade, o aqua tem 120X40X60 (acho eu) e tem 4 lampadas Day-Light de 30W cada e é povoado maioritáriamente por Guppys.

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho uma procura pelo fórum, existem muitos tópicos sobre o assunto.

Já agora, a riccia fica muito bem :P

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

Obrigado pelas vossas respostas.

O que eu queria, não é necessáriamente relva.

Eu gostava mesmo era de cobrir o fundo todo com verde. Por isso é que não queria que a planta crescesse muito em altura.

Pelas vossas respostas, parece-me que a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' será a melhor opção.

Certo, ou estou a ver mal o filme?

 

Uma vez mais, muito obrigado a todos.

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para fazeres um tapete parecido com a relva ,com uma planta que não seja muito exigente, a melhor solução é a Blixa Japónica.

 

Esta planta muitas vezes é utilizada apenas com um só pé,a fazer uma moita pequena,mas pode ser utilizada como tapete,colocando vários pés ao lado uns dos outros,por toda a extensão do aqua.

 

A Eleocharis é a alternativa mais parecida com o que tu queres,mas é um pouquinho mais exigente que a Blixa.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para fazeres um tapete parecido com a relva ,com uma planta que não seja muito exigente, a melhor solução é a Blixa Japónica.

 

Esta planta muitas vezes é utilizada apenas com um só pé,a fazer uma moita pequena,mas pode ser utilizada como tapete,colocando vários pés ao lado uns dos outros,por toda a extensão do aqua.

 

A Eleocharis é a alternativa mais parecida com o que tu queres,mas é um pouquinho mais exigente que a Blixa.

 

Olá bom dia.

 

Estive a ver nos sites da TROPICA e da LAS LUCANAS, e não encontro a Blixia...

Nestes 2 sites, existem 3 especies Eleocharis:

1-> Eleocharis acicularis;

2-> Eleocharis parvulus;

3-> Eleocharis acicularis;

 

A qual delas te referias?

Já agora, no site da LAS LUCANAS, dizem que todas elas precisam de muita luz, mas no site da TROPICA (que só tem a Eleocharis parvula) diz que precisa de pouca a muita luz... Confesso que tou baralhado. Afinal, precisam de muita, ou de pouca luz?

 

Entretanto, encontrei também a Utricularia Graminifolia que gostei muito. Alguém me pode dizer se de facto é fácil de manter, se é bonita e rasteira? É que eu queria uma planta mesmo muito rasteira...

 

Muito obrigado.

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que para fazeres um tapete parecido com a relva ,com uma planta que não seja muito exigente, a melhor solução é a Blixa Japónica.

 

Esta planta muitas vezes é utilizada apenas com um só pé,a fazer uma moita pequena,mas pode ser utilizada como tapete,colocando vários pés ao lado uns dos outros,por toda a extensão do aqua.

 

A Eleocharis é a alternativa mais parecida com o que tu queres,mas é um pouquinho mais exigente que a Blixa.

 

AH AH! Não concordo com nada do que dizes! Já não era sem tempo...

 

Nem blixa fica bem como relvado, nem cresce por runners (facilita o "relvado"), nem a eleocharis é mais exigente.

 

Olá bom dia.

 

Estive a ver nos sites da TROPICA e da LAS LUCANAS, e não encontro a Blixia...

Nestes 2 sites, existem 3 especies Eleocharis:

1-> Eleocharis acicularis;

2-> Eleocharis parvulus;

3-> Eleocharis acicularis;

 

A qual delas te referias?

Já agora, no site da LAS LUCANAS, dizem que todas elas precisam de muita luz, mas no site da TROPICA (que só tem a Eleocharis parvula) diz que precisa de pouca a muita luz... Confesso que tou baralhado. Afinal, precisam de muita, ou de pouca luz?

 

Entretanto, encontrei também a Utricularia Graminifolia que gostei muito. Alguém me pode dizer se de facto é fácil de manter, se é bonita e rasteira? É que eu queria uma planta mesmo muito rasteira...

 

Muito obrigado.

 

As eleocharis não são complicadas, mas requerem alguma luz. Com a que tens, penso que não te safas.

 

Utricularia, tambem não é simples, até porque demora mais a pegar e se tiveres algo que as puxe, sai do solo. A cuba tambem é complicada...

 

Para primeira tentatica, eu tentaria com eleocharis. Acicularis ou parvula, elas são iguais, simplesmente uma cresce uns 15 cms e outra não.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vou dar a minha opinião:

 

As blixas não serão muito apropriadas para o efeito até pelo tamanho que podem atingir. E seriam preciso muitas blixas de tamanho pequeno para formar algo do género...

 

Para formar um verdadeiro relvado ou tapete há sempre que ter uma quantidade de luz razoável acompanhado de CO2, fertilização,... Algumas até se podem conseguir manter com luz um pouco mais fraca, mas depois não se propagarão como tu queres ou não se propagam mesmo. A eleocharis e a hemianthus cuba serão talvez as melhores opções. Também gosto da riccia, só que essa dá sempre um pouco mais de trabalho.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmm,

estou a ver que isto não é nada fácil....

Acho que o consigo retirar daqui é que tenho mesmo que ir testando.

Vou acabar por comprar uma delas (possivelmente vou começar com a Utricularia Graminifolia) e ver se consigo alguma coisa...

Alguém me sabe dizer onde comprar as plantas? Eu sei que temos os patrocinadores, mas o que aconselham como loja com muitas plantas e com muita variedade? Moro no Montijo, mas trabalho em Cascais, por isso pode ser em Lisboa, linha de Cascais ou Montijo.

É que eu quero um tapete verde para ter os meus alevins longe da boca dos outros...

Editado por Tigre1973

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AH AH! Não concordo com nada do que dizes! Já não era sem tempo...

 

Nem blixa fica bem como relvado, nem cresce por runners (facilita o "relvado"), nem a eleocharis é mais exigente.

As eleocharis não são complicadas, mas requerem alguma luz. Com a que tens, penso que não te safas.

Eu disse isto mesmo para discordarmos! bigsmile Estou a brincar!

 

O Tigre 1973 quer uma planta que não precise de muita luz,ora a Eleocharis,como já tinha dito,é a mais apropriada,mas necessita de alguma luz,com pouca luz é complicado.A Blixa já se dá com média luz,e não cresce por runners mas cresce para cima,depois corta-se e enterra-se.

 

Eu tenho o lado esquerdo do meu aqua com Blixas,e parece um relvado. O único senão das Blixas é ter de arranjar muitas...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que esta pergunta não é propriamente relacionada com este tópico, mas aqui vai...

O que querem voces dizer com:

- Pouca Luz;

- Média Luz;

- Muita Luz;

 

é que como eu disse no inicio, tenho 4x30W no meu aqua.

Obrigado e desculpem um maçarico a fazer tantas perguntas e a complicar tanta coisa...

Sem outro assunto,

Melhores cumprimentos,

Tigre1973

 

Peugeot 807 Navteq 2.0 HDI

Final-DSC_1729%20-%2077x52.jpg234300_5.pngFinal-DSC_1737%20-%2077x52.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-> Vesicularia dubyana 'Christmas'

Sou novato mas se não estou em erro .... Vesicularia dubyana tem o nome de popular de musgo java dá-se num pH de 5.5 a 7.5 e uma temperatura de 20º a 28ºC e a nível de iluminação basta 0.1 a 0.3W/L (FRACA)... Por vezes pode reter algas filamentosas e a própria sujidade do aqua..... contudo aguarda pela resposta de alguem que domine isso melhor que eu ...... cumprimentos I.Guerreiro.

Cumprimentos I.Guerreiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui vai uma pequena ajuda...

 

Alguém me sabe dizer onde comprar as plantas? Eu sei que temos os patrocinadores, mas o que aconselham como loja com muitas plantas e com muita variedade? Moro no Montijo, mas trabalho em Cascais, por isso pode ser em Lisboa, linha de Cascais ou Montijo.

Claramente Naturline, quer em qualidade e quantidade de plantas quer em qualidade de atendimento! Fica a caminho...

 

O que querem voces dizer com:

- Pouca Luz;

- Média Luz;

- Muita Luz;

 

é que como eu disse no inicio, tenho 4x30W no meu aqua.

Obrigado e desculpem um maçarico a fazer tantas perguntas e a complicar tanta coisa...

No site AQUAEDEN, também patrocinador do fórum, tens essa informação pormenorizada. Pelo que percebi, tens um aquário de 288lts brutos e 120w de potência na iluminação, logo estás enquadrado em "luz fraca".

 

Atenção, que este critério só se aplica para aquários plantados e, mesmo assim, há quem discorde dele,... mas pelo menos serve de referência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estava a pensar em optar em plantar ELEOCHARIS no meu aqua.

Sei que ha 3 tipos de ELEOCHARIS e a que menos conheço é a VIVIPARA....

Alguém me sabe dar mais informarçao a cerca da mesma??? Será que também dá um bom tapete?

Agradecia qualquer informação....Obrigado

 

Boas plantações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes sempre "inventar" um pouco a arranjares um tapete de musgo... Fica mais ou menos desta forma:

 

IMAGE_004.jpg

 

Péssima qualidade da foto...

Aquariofilia e Travian dá-me cabo da vida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente não acredito que consigas ter um aquário com um efeito relvado baixo com "plantas que tenham raiz" .Para além de teres pouca luz , no sentido que já explicaram , também existe o efeito altura....e no teu caso, considerando como 60cm de altura as medidas que deste, ainda existe o factor "altura" a condicionar a facilidade/dificuldade de se conseguir um "relvado"....Ou seja, se gastares dinheiro em alguma das plantas já indicadas (e que podes ver nos aquários com o tal relvado que gostarias de ter), vais gastar dinheiro em vão....gastando por gastar,pelo menos escolhe eleocharis ou glossostigma que sempre são mais baratas...(a eleocharis não se vai espalhar e a glosso vai crescer para cima...é esse o cenário....).

Opto por te sugerir que escolhas plantas maiores que as normalmente utilizadas para "relvado" e tentares que elas sobrevivam e se multipliquem e nessa onda sugiro a blyxa ou a sagittaria ou Echinodorus tenellus, mas nem de perto nem de longe vais ter um "relvado puro"....

 

Tens sempre a hipótese musgo (caso "plantas sem raiz" ) que....

Editado por coimbra

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgo já utilizei, e vou voltar a utilizar.

É simples e não chateia tanto...

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmmmmm,

estou a ver que isto não é nada fácil....

Acho que o consigo retirar daqui é que tenho mesmo que ir testando.

Vou acabar por comprar uma delas (possivelmente vou começar com a Utricularia Graminifolia) e ver se consigo alguma coisa...

Alguém me sabe dizer onde comprar as plantas? Eu sei que temos os patrocinadores, mas o que aconselham como loja com muitas plantas e com muita variedade? Moro no Montijo, mas trabalho em Cascais, por isso pode ser em Lisboa, linha de Cascais ou Montijo.

É que eu quero um tapete verde para ter os meus alevins longe da boca dos outros...

 

Boas!

 

A opção como é óbvio é tua mas deixo-te aqui alguns aspectos a considerares em relação à Utricularia Graminifolia:

- Não tens luz suficiente para ela.

- Super difícil de plantar. Se não fôr com areia fina dificilmente a fixas!

- Difícil enraízamento.

- De todas as que foram faladas é a que tem um desenvolvimento mais lento.

- Com Guppies que gostam normalmente de mordiscar as plantas, nunca vais conseguir fixá-las!

- Em más condições emitem enormes quantidade de ramificações dos seus "orgãos" de captura de seres vivos minúsculos, que nunca mais te vês livre deles e emaranham-se nas outras plantas que até chateia.

 

Isto é apenas a minha opinião e a minha experiência enquanto a tive, mas aguarda por alguém que comente estas minhas opiniões.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sei que esta pergunta não é propriamente relacionada com este tópico, mas aqui vai...

O que querem voces dizer com:

- Pouca Luz;

- Média Luz;

- Muita Luz;

 

é que como eu disse no inicio, tenho 4x30W no meu aqua.

Obrigado e desculpem um maçarico a fazer tantas perguntas e a complicar tanta coisa...

 

 

Boas!

 

Substitui essas lâmpadas por 4 T5 de 54W cada e ficas com uma luz impecável! Ou um bocadinho mais barato mas menos luz (mas é a que tenho no meu 120x50x60 e não me posso queixar), 4 T8 de 40W em que se pretendes só tapete, aconselho-te vivamente estas lâmpadas: Power-Glo x 3 + 1 Life-Glo. Com estas lâmpadas as plantas pouco crescem na vertical. Isto deve-se às Power-Glo que têm um bom poder de penetração na coluna de água.

 

Mais uma vez é só a minha experiência. Aguarda por mais opiniões.

 

Abraço

 

carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Musgo já utilizei, e vou voltar a utilizar.

É simples e não chateia tanto...

 

 

Boas!

 

A não ser a quantidade de detritos que estas maravilhosas plantas conseguem "segurar"! É impressionante....

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais