Recommended Posts

Publicado

Para o pessoal que está a iniciar, deixo aqui uma foto do copo do meu escumador, depois de algum desleixo e uns dias sem limpar. Podem ver o que sai dos nossos aquas:

IMG_5226.jpg

Publicado:

Estou a ver que por esses lados vai ser só beber café!!!! nyah

Que javardeira!! ;)

Isso foi um desleixe de quanto tempo??

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Publicado:

Quanto tempo é que terá sido? Talvez um pouco mais de 1 semana. Mas o escumador trabalha lindamente, lavei ontem e já tem uns 3mm de porcaria no fundo do copo! Deve dar para encher....2 ou 3 colheres de sopa...quem quer um pouco de xarope? ;)

Publicado:

É quando vejo coisas destas que me questiono se valerá a pena colocar um escumador no meu nano ou não ;), imagino a imundice que devo ter diluida por aqui.

Publicado:

eu montei um aquario falso marinho para o meu filho com 2 oceallaris e uma decora , esteve 1 mes sem escumador sempre com mudanças parciai de 20% de 5 em 5 dias no dia que pus um escumador daqueles de pedra difusora começou a tirar porcaria que ate metia do , e este aquario so tem 80L e a materia organica e pouca devido ha falta de seres vivos la dentro todos os corais sao mortos e os peixes ainda pequenos . agora faço ideia aquarios montados sem escumadores

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Existem alguns aquas sem escumadores que têm corais duros e não tem problemas! Acho que foi o Marco Madeira que teve um nano assim e esteve sempre ok!

Mas é claro que ter um escumador....a coisa é outra!

Publicado:

Acredito Pedro mas nao estou a ver o meu aquario de 300L sem escumador , mesmo mudando 20% todas as semanas a carga e muito elevada chegando a limpar o copo 3 em 3 dias

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Ui....300lts não é a mesma coisa...já não é um nano!

Mas temos que ter em conta muita coisa! Num aqua desses tens mais vivos a sujar a água e provavelmente dás comida a valer, um pouco mais do que devia ser!

Publicado:

pois tu sabes como e ainda por cima com um petrois volitains yikes

Publicado:

Já agora desculpem estar a meter-me na converça...

Tenho o meu aquario montado á tres meses (240 litros), passado um mes introduzi os primeiros dois peixinhos, passado pouco tempo uns corais, e PUMMMM, aqui-lo correu mal, possivelmente por culpa de uma mangueira (de 15metros) que comprei num hipermercado que servia para fazer reposição da agua invaporada. Os corais foram-se, so aproveitei um que esta na loja (levei-os tarde demais). apos isso fiz 3 trocas de 25% da agua com intervalos de 2 dias em cada, e o areao e as rochas foi tudo limpinho.

A questão é, antes do problema acontecer o escumador, tirava todos os dias, 1 dedo de altura de sujidade (bem mal cheirosa), agora não tira sujidade, so enche o copo com uma espuma branca....

Será que o aquario não tem lixo suficiente?

Publicado:
Já agora desculpem estar a meter-me na converça...

Tenho o meu aquario montado á tres meses (240 litros), passado um mes introduzi os primeiros dois peixinhos, passado pouco tempo uns corais, e PUMMMM, aqui-lo correu mal, possivelmente por culpa de uma mangueira (de 15metros) que comprei num hipermercado que servia para fazer reposição da agua invaporada. Os corais foram-se, so aproveitei um que esta na loja (levei-os tarde demais). apos isso fiz 3 trocas de 25% da agua com intervalos de 2 dias em cada, e o areao e as rochas foi tudo limpinho.

A questão é, antes do problema acontecer o escumador, tirava todos os dias, 1 dedo de altura de sujidade (bem mal cheirosa), agora não tira sujidade, so enche o copo com uma espuma branca....

Será que o aquario não tem lixo suficiente?

Possivelmente, por não teres nada no aqua que produza matéria orgânica, ele não tem nada para tirar! Deves ter atenção à rocha viva que possivelmente morreu! ase isso aconteceu, deves colocar um pouco de rocha viva e dar tempo para que esta colonize a outra. Nesse tempo de colonização não deves colocar vivos sem ser equipe de limpeza!

Publicado: (editado)
Possivelmente, por não teres nada no aqua que produza matéria orgânica, ele não tem nada para tirar! Deves ter atenção à rocha viva que possivelmente morreu! ase isso aconteceu, deves colocar um pouco de rocha viva e dar tempo para que esta colonize a outra. Nesse tempo de colonização não deves colocar vivos sem ser equipe de limpeza!

à alguma maneira de saber se a rocha viva morreu?

Arranjei á pressão (telemovel) umas fotos da rocha, se é que ajuda

E desculpem se isto está "Off-topic"

imag0072co6.jpg

imag0073tq0.jpg

Editado por PMAL
Publicado:

Assim não dá para ver!

Verifica, principalmente à noite, recorrendo a uma lanterna para veres, se existe bicharada na areia e nas rochas. Depois deves cheirar a rocha, se cheira mal ou se tem um cheiro a maresia.

Publicado:
Assim não dá para ver!

Verifica, principalmente à noite, recorrendo a uma lanterna para veres, se existe bicharada na areia e nas rochas. Depois deves cheirar a rocha, se cheira mal ou se tem um cheiro a maresia.

Cheirar a maresia cheira... quando as limpei (escovei) deu para reparar. Quanto ao bichinhos, vou ver.

Obrigado :crazyeyes: