Visitante Publicado Junho 3, 2004 Publicado Junho 3, 2004 Boas, Tenho lido aqui que maior parte das pessoas aconselham fazer TPA's mais frequentes com menos agua do que menos TPA's e em maior quantidade. Faz todo o sentido para nao alterar os parametros da agua, no entanto nao e o que diz este artigo... http://www.geocities.com/rainforest/6327/trocas2.htm O que acham? Citar
Alexandre Rodrigues Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 É uma questão de matemática e ela não falha, por isso se não for feito desta forma (desde que não haja consumidores de nitratos no aquario), nunca os conseguiremos reduzir... saudações aquariofilas Citar Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Just_me Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 O problema é que isto nao passam de modelos matemáticos que nao considerem muitas coisas... por exemplo se aspiras o areao cada vez que fazes um TPA...ou se tiras as folhas mortas ou outros residuos. Penso que para bióloga devia pensar mais nessas coisinhas antes de assumir que tem dotes para a matemática! Aquilo é um modelo tao simples, que nao serve para nada! Para alem de que se mudas 50% da água ao fim do mês podes estar a alterar significativamente os parametros da água. Exemplo Água com GH e KH muito baixos, tronco no aquario, agua da rede pH neutro. Se deixares ir até ao fim do mês provavelmente o pH da água é muito mais baixo do que os 7 podendo mesmo estar nos 5-6-6,5 . Como a tua água tem pouco efeito tampao uma mudança de água de 50% vai-te alterar o pH de repente. Se só fazes mudanças de água de mês a ~mês só provavelemente nessas alturas é que vais tratar do filtro... se fores como eu e alternares a esponja que limpo, em 2 meses (que é o tempo entre lavagens de cada esponja) ela pode estar tão suja que te esteja a limitar seriamente o fluxo de água, diminuindo a filtração e esforçando a bomba. E muitos mais factores... Tambem nao defendo que sejas um purista e que nao possas ir de férias ou num fim de semana nao ter tempo... E pronto, foram os meus 5 centimos Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Viva, Concordo com aquilo que disse o Just_me. Não só pelo exemplo que ele deu do pH mas também porque tens de ter em conta, por exemplo, fosfatos. Se as plantas não conseguirem consumir os fosfatos que tens no aquário a única maneira de os eliminares é mesmo com TPA's periódicas. Se não o fizeres e deixares "acumular" os fosfatos, certamente, vais ter problemas com algas. Quem diz fosfatos/nitratos ou mesmo pH diz também outro tipo de compostos que devem ser removidos ou até mesmo adicionados, por exemplo, minerais! Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
minidiogo Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Olá! Menos água, mais regularmente. HAsta Citar Diogo Oliveira
acpj Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Na minha opinião a comparação está viciada a partida e feita de maneira a demonstrar o que o autor pretendia. Uma comparação mais interessante seria trocar pelo menso 30% semanalmente e comparar então com troca de 50% mensalmente. 12,5% semanalmente como é usado neste teste acho pouco. pelo que tenho lido e que tem resultado comigo são as trocas semanais de 30%. Citar "A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar." (Picasso)
Recommended Posts