joao santos Publicado Fevereiro 17, 2008 Publicado Fevereiro 17, 2008 AS fotos não são as melhores Aqueles filamentos brancos com um tipo de "flor na extermidade" que se está na RV. Obrigado, joão
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Não me parece nada de mal, deve ser um invertebrado que filtra a água para captar alimento. A foto não é a melhor para dizer ao certo o que é, mas não me parece nada de mal. MEGA ARQUIVO
joao santos Publicado: Fevereiro 17, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2008 (editado) Boas Pedro, Fiquei preocupado porquei andei a ler umas coisas sobre Hidroides ou Hidrozoários...como sendo uma praga muito má. Se poderes dá uma vista de olhos neste link : http://www.reefforum.net/showthread.php?t=13208 Editado Fevereiro 17, 2008 por joao santos
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Já vi e estava desconfiado que era mesmo isso, mas não me alarma! Já tive disso e desapareceram, mas todo o cuidado é pouco! Raspa a rocha...tira para fora e com uma escova das unhas escovar isso! MEGA ARQUIVO
quinzico Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Ao contrário do que o Pedro disse, esses bichinhos são mesmo hidrozoários, da familia cnidária. E sim, podem tornar-se uma praga. O melhor é retirares a rocha, raspares e por leite de hidroxido de calcio na zona onde eles estão. Se for uma pedra com pouca vida sempre podes fervê-la para teres a certeza que os erradicaste. Helder Quinzico
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 No último post confirmei que era mesmo isso. Só disse que já tive disso e desapareceram, mas todo o cuidado é pouco, e como tal, devemos erradicar! Como segunda opção, em vez de ferver, deixamos secar a rocha e pronto! MEGA ARQUIVO
joao santos Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2008 A rocha se for seca dp volta a colonizar, certo? Também descobri que tenho um ou dois desses malandros a crescerem no substrato
quinzico Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 A rocha se for seca dp volta a colonizar, certo? Também descobri que tenho um ou dois desses malandros a crescerem no substrato Sim, se secares, volta a colonizar. OS que estão no substrato são mais fáceis de eliminar quando fizeres uma TPA. Helder Quinzico
Recommended Posts