Hugo Coelho Publicado Fevereiro 17, 2008 Share Publicado Fevereiro 17, 2008 Boas, fiz o que não se devia fazer, comprei um peixe doente, eu sei que nunca se compra um peixe doente mas a compra foi consciente, não foi um acto irreflectido. O peixe em questão é um betta macho, a minha namorada queria um betta e eu levei-a a ver umas lojas, ela escolheu este betta. Eu expliquei-lhe que ele estava doente e que possivelmente iria morrer pois na grande maioria das lojas pouco ou nada fazem para os salvar (é triste mas é verdade, é mais facil mandar vir mais peixes do que perder tempo e dinheiro a salvar uns poucos). A minha namorada resolveu trazer o peixe e salva-lo. O betta tem Ictio, eu só concordei em traze-lo pois tenho um aquário de 20l vazio para hospedar e á partida esta doença não é das mais complicadas de curar. Já comecei gradualmente a subir a temperatura do aquário (1 a 2 graus de cada vez) até atingir os 30cº. A minha dúvida é se devia usar sal ou azul de metileno para ajudar a combater a doença ou se devia usar mais alguma coisa. O betta chegou ontem, ele não está muito atacado, mas vê-se bem alguns pontos brancos, coloquei comida mas não comeu, não anda muito activo mas de vez enquando lá dá um passeio pelo aquario. Agradeço ajuda dos experts em bettas. Hugo Coelho. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rchoças Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas. Primeiro parabens por esse salvamento, o que disseste tens toda a razão, provavelmente ele iria morrer nessa loja. Quanto ao utilizar sal, desaconselho vivamente, já que bettas, pelo menos no meu caso, não toleram em nada o sal, nem mesmo quando as artemias são mal lavadas. Em relação ao azul de metileno, não te sei responder, já que nunca utilizei, nem sei os resultados/causas para os peixes. O que te posso dizer é que utilizo o Esha 2000 e o Esha Exit, com resultados bastante encorajadores. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RuiRP Publicado: Fevereiro 18, 2008 Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas, espero que consigas salvar esse peixe... para o Íctio, já resolvi uma vez e com sucesso com o Baktopur da Sera que contem metileno azul... Boa Sorte :D Todos juntos contra o Íctio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Coelho Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas, desde já obrigado pela ajuda, O betta ainda não comeu, pelo menos ainda não o vi a comer, mas ele nem parece muito abatido apesar de ainda ter alguns pontos brancos, eu até diria que tirando os pontos brancos ele até parece de boa saúde. Boas. Primeiro parabens por esse salvamento, o que disseste tens toda a razão, provavelmente ele iria morrer nessa loja.Quanto ao utilizar sal, desaconselho vivamente, já que bettas, pelo menos no meu caso, não toleram em nada o sal, nem mesmo quando as artemias são mal lavadas. Em relação ao azul de metileno, não te sei responder, já que nunca utilizei, nem sei os resultados/causas para os peixes. O que te posso dizer é que utilizo o Esha 2000 e o Esha Exit, com resultados bastante encorajadores. Cumps rchoças - Comprei hoje artémia para lhe dar, as ver se lhe abria o apetite pois ele não ligou nenhuma aos flocos, mas sendo assim a artemia vai ser um petisco para os restantes peixes, vou ver se arranja outro alimento para ver se ele come qualquer coisa. Boas, espero que consigas salvar esse peixe... para o Íctio, já resolvi uma vez e com sucesso com o Baktopur da Sera que contem metileno azul...Boa Sorte banana rock Todos juntos contra o Íctio RuiRP - Nunca usei azul metileno, sei que é forte e que mata todas as bactérias num aquário, mas acho que o Ictio não é causado por uma bactéria mas sim por um protozoário, mesmo assim duvido que o protozoário aguente o azul metileno. Como ele está num aquário hospital não deve fazer mal tentar este medicamento. O aquário já está quase nos 30ºc, vou tentar coloca-lo nos 31ºc para combater melhor a doença e acho que seja esta a temperatura limite para um betta. O que me preocupa mesmo é o facto de ele não comer, só o comprei no sábado mas não sei á quanto tempo ele tava sem comer na loja, vou tentar arranjar algum destes medicamentos ainda hoje para começar o tratamento o quanto antes e logo se vê se ele come qualquer coisa ainda hoje. Cumps, Hugo. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RuiRP Publicado: Fevereiro 19, 2008 Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 Sim, isso é uma bactéria que aparece aos peixes mais em condições mais vulneráveis e por conseguinte, com 'choques térmicos'. Com o Baktopur, usei-o no comunitário mas se tiveres o Betta num aquário que serve de hospital, é na boa. Segue mesmo a instrução do medicamento e isso passará. Quanto à alimentação, se ele se livrar do íctio penso que começará a responder melhor à 'chamada' prá refeição. Mais uma vez, boa sorte!! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo Coelho Publicado: Fevereiro 19, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 Sim, isso é uma bactéria que aparece aos peixes mais em condições mais vulneráveis e por conseguinte, com 'choques térmicos'. Com o Baktopur, usei-o no comunitário mas se tiveres o Betta num aquário que serve de hospital, é na boa. Segue mesmo a instrução do medicamento e isso passará. Quanto à alimentação, se ele se livrar do íctio penso que começará a responder melhor à 'chamada' prá refeição.Mais uma vez, boa sorte!! Boas, O Betta morreu ontem, nem deu para iniciar o tratamento, devia estar mais atacado do que eu pensava. Para a minha namorada foi uma grande desilusão, o primeiro peixe que ela escolhe nem uma semana aguentou. Obrigado pelas dicas pessoal. Abraço, Hugo. Hugo Coelho.Plantado 140LAquário de 96L - reprodução de apistogramma viejita 'fab form II'Nova montagem - Aqua 140L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
RuiRP Publicado: Fevereiro 19, 2008 Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 É sempre uma pena mas vocês também assumiram a compra desse peixe e nesse estado talvez como um desafio e uma tentativa de o salvar. Achei muito bom mas nunca se chega a saber quão avançada está a 'praga'. O risco era esse... ou ele se salvava, ou morria porque já não estava bom. Não é desanimador e acho que encoraja em futuras situações... Um abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rchoças Publicado: Fevereiro 19, 2008 Share Publicado: Fevereiro 19, 2008 Boas, O Betta morreu ontem, nem deu para iniciar o tratamento, devia estar mais atacado do que eu pensava. Para a minha namorada foi uma grande desilusão, o primeiro peixe que ela escolhe nem uma semana aguentou. Obrigado pelas dicas pessoal. Abraço, Hugo. Sinceramente, tenho muita pena que ele tenha morrido. Como já disseram foi um grande risco, mas ainda assim valeu a pena, nem que seja porque de tudo fizeste para que ele se salvasse e, sendo assim estás no bom caminho. Espero que não desistam logo à primeira, já que existem mais alegrias do que tristezas neste hobbie. Espero voltar a encontrar-te por aqui, é bom sinal Cumps http://aquarium.webnode.com.pt Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts