ruiseta Publicado Fevereiro 17, 2008 Publicado Fevereiro 17, 2008 Boas Pessoal! Ando aqui com uns problemas com o meu primeiro aqua! O aquário cria muitas algas, denomidamente.. uma especie de uma sugidade castanha que se agarra ao filtro, ao termoestato e principalmente aos vidros e ao areão, ou seja por todo lado!!! eu tento limpar mas volta muito regularmente! também ocorre nascerem algas filamentosas, que eu penso chamarem-se assim ( algas pretas, certo?)pá e já não sei que fazer.. eu de momento faço tpas de 25 % ou mais da agua semanalmente! o aquario é de 47 litros reais e tem 60 x 30 x 39 e conta dsd a uma semana com uma calha com 30watts de luz (2 de 15watts) o que eu penso que seja o principal factor para isto acontecer seja a materia organica, tanto de resto de comida como de escrementos dos peixes que juntamente com algumas folhas mortas que não ficam ao de cima do nivel da agua, deixem a agua com fosfatos a mais! Penso eu ser este o problema.. Se alguem poder ajudar, agradeço imenso! se presisarem de mais info também podem pedir mas ajudem-me sff abraços
josé mendonça Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 boas! não devem sobrar restos de comida após a alimentação dos peixes; as folhas mortas devem ser retiradas do aquário e o substrato aspirado em cada TPA semanal... muito possivelmente existe um elevado nível de nitratos e fosfatos, o que explica esse 'alguedo' todo! conviria fazeres os testes à água, assim como uma manutenção mais cuidada. não mantenhas a luz acesa mais de 10h. 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Vou pedir desculpa ao autor do tópico para colocar uma pergunta sobre a resposta anterior do josé mendonça. boas! não devem sobrar restos de comida após a alimentação dos peixes; as folhas mortas devem ser retiradas do aquário e o substrato aspirado em cada TPA semanal... Mesmo se tiver plantas de tapete? muito possivelmente existe um elevado nível de nitratos e fosfatos, o que explica esse 'alguedo' todo! conviria fazeres os testes à água, assim como uma manutenção mais cuidada. não mantenhas a luz acesa mais de 10h. Obrigado. Alguns dos meus aquários (shrimps)
josé mendonça Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 (editado) eu só tenho tapetes de tenellus e quadricostatus, por isso consigo aspirar... tem que ser com muito cuidado e seguramente não fica tão bem como noutras zonas, mas a quantidade de porcaria que eu vejo subir pelo tubo, todas as semanas, diz-me que resulta! p.s.- basta apoiar o sifão nas plantas e pressionar ligeiramente, para levantar imensos detritos. Editado Fevereiro 17, 2008 por josé mendonça 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Obrigado José Mendonça, eu nunca tive tapete mas estou a pensar colocar um e aproveitei a deixa para tentar perceber como fazer, mais uma vez obrigado. Alguns dos meus aquários (shrimps)
josé mendonça Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 de nada, Trocado! mas atenção, que eu não sei se com as cubas, eleocharis & cia. será igualmente fácil... 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Dopamind Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 (editado) Olá, Penso que sifonar tapetes ou mesmo substracto em aquarios plantados é um grande erro porquê é ai que se fixam as bactérias, que também se encontram no filtro.Além disso estão a aspirar a paparoca das plantinhas. Só se justifica nos locais onde haja areia ou areão. Em relação ao problema das algas este está sempre relacionado com algum desiquilibrio de um qualquer elemento existente na coluna de água ( ou a mais ou a menos). Para descobrires tens que fazer testes ou estar atento aos sinais que as plantas de dão. Cumprimentos Gonçalo Veiga de nada, Trocado!mas atenção, que eu não sei se com as cubas, eleocharis & cia. será igualmente fácil... Editado Fevereiro 17, 2008 por Dopamind
ruiseta Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2008 eu penso ser algum resto de comida, ou de escrementos dos peixes pk eu n tenh nada para limpar o fundo!e as vezes inda faço o genero de um abano e akilo leanta-se muita porcaria! e eu tento apanhar com a rede mas e dificil... isso e as fohas de plantas mortas devem aumentar os fosfatos (k n tnh testes) e fazem as agas crescer.. fora isso deixo as luzes acezas prai 12 horas vou agora baixar para 8! sendo assim fica certo'?
Tui Silva Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Olá O problema que o Ruiseta tem eu também tenho, e tenho aspirado o fundo todas as semanas, mas não vejo resultado, levanta-se muita porcaria, a não ser que o aspirador que tenho seja uma porcaria. Também tenho a agua ligeiramente esverdeàda faço TPA todas as semanas tenho filtro UV, e desde que coloquei plantas naturais é que verifico este problema, a verdade é que tenho poucas plantas, vejamos: 4 pés de Rosefolia 3 pés de Criptocoryne 1 anubia nana 1 feto de java cheio de rebentos (só a Raiz) foi todo cortado porque ficou negro. o aquario está com a seguinte fauna: 2 espadas (macho-Dartanhã e Femea-Mecanica) 2 gupies (machos-trovão e Faísca) 1 coridora (macho - bigodes) 1 não sei o nome mas penso que é conhecido como limpa vidros( macho-o dibo). O ph entre os 7,5. não sei o resto pois não tenho os outros testes são bem caros... Tenho 2 lampadas 18W cada, ligadas 8 horas. O meu aquario é bem maior que do Ruiseta leva 85l de agua porque os litros brutos são de 90 e tal. e sitando o ruiseta "eu tento limpar mas volta muito regularmente! também ocorre nascerem algas filamentosas, que eu penso chamarem-se assim ( algas pretas, certo?)e já não sei que fazer.. eu de momento faço tpas de 25 % ou mais da agua semanalmente" . Como veem não é por falta de cuidado, mas que o problema existe e continua e não resulta nenhum método até agora, lá isso é verdade pelo menos comigo, penso que haverá métodos que resultam com uns e com outros não, não quero recorrer a produtos quimicos pois as desvantagens são enormes. que os meus peixes andam numa boa lá isso andam, o que faço não sei é desesperante lá isso é. Cumprimentos Artur
ruiseta Publicado: Fevereiro 18, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas artur! Eu não tenho aspirador e verifico k existe bastantes residuos do funco mas n consigo apanhalos sem o aspirador.. eu também faço TPA's de cerca de 35% semanais.. e todas as semanas vejo os vidros, os acessorios e o areiao ficar castanho.. com uma pelicula castanha.. que por sinal é facil de limpar, pelo menos no filtro e nos vidros mas no areião torna~se impossivel! Eu já n sei que fazer! fiz agr testes na agua e os niveis de nitritos tão com cerca de 0.4mg mas o de fosfatos k nao tenho testes devem ser maiores! Eu gostava de conseguir combatelas.. também um facto é que tenho poucas plantas.. mas ainda assim mais que as que o artur referiu mas o problema é igual! abraço :/
josé mendonça Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Penso que sifonar tapetes ou mesmo substracto em aquarios plantados é um grande erro porquê é ai que se fixam as bactérias, que também se encontram no filtro.Além disso estão a aspirar a paparoca das plantinhas. Gonçalo, em aquários decorados com troncos, pedras e densamente plantados, são muito maiores as áreas onde nem sequer se chega com o sifão, do que aquelas que se conseguem sifonar... precisamente por haver tanta superfície inacessível é que eu compenso aspirando onde tenho acesso. por isso, bactérias e comidinha para as plantas é o que não falta debaixo daqueles substratos... 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Aqua T Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Ola Provalvelmente é excesso de luz ou fosfatos a mais na água. Para a remoção dos fosfatos recomendo o sera phosvec granulat. Eu tambem tinha muitas filaentosas, ja estou a usar esse produto à cerca de duas semanas e já só vejo uns fiinhos pequeninos em algumas folhas... É mesmo muito bom... Abx
Tui Silva Publicado: Fevereiro 18, 2008 Publicado: Fevereiro 18, 2008 Boas artur! Eu não tenho aspirador e verifico k existe bastantes residuos do funco mas n consigo apanhalos sem o aspirador.. eu também faço TPA's de cerca de 35% semanais.. e todas as semanas vejo os vidros, os acessorios e o areiao ficar castanho.. com uma pelicula castanha.. que por sinal é facil de limpar, pelo menos no filtro e nos vidros mas no areião torna~se impossivel! Eu já n sei que fazer! fiz agr testes na agua e os niveis de nitritos tão com cerca de 0.4mg mas o de fosfatos k nao tenho testes devem ser maiores! Eu gostava de conseguir combatelas.. também um facto é que tenho poucas plantas.. mas ainda assim mais que as que o artur referiu mas o problema é igual! abraço :/ Ruiseta O facto de ter aspirador não elimina por completo os residuos do fundo do areão. A minha mãe deu-me o aspirador o meu avô Zé o dibu e o bigodes pensavamos que resolvia o caso e estou tão desesperado como tu. Mas de facto é desesperante. um abraço Artur
ruiseta Publicado: Fevereiro 24, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 24, 2008 Boas.. parece que o aquário está a recuperar, mas foi numa situação inexperada! eu coluquei mais potencia de luz e as algas castanhas cmeçaram a desaparecer.. para ajudar coluquei também um SAE e ele malha nas algas que não é brincadeira obrigado pelas respostas.. de qualquer maneira como alguns de voces diseram sobre os fosfatos, eu presumo que estes sejam causados pelo excesso de matéria organica, comida e escrementos dos peixes dai que eu presise msm de um aspirador! abraço
Recommended Posts