apvrsh Publicado Fevereiro 16, 2008 Share Publicado Fevereiro 16, 2008 Boa noite! Esta manhã deparei-me com um dos meus 10 neons com um olho saliente, mesmo muito saliente parece estar prestes a saír do globo ocular Alguém me sabe dizer o que se passou? Obrigado! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
nunoni Publicado: Fevereiro 16, 2008 Share Publicado: Fevereiro 16, 2008 (do livro Tropical Fish lopaedia, de Mary Bailey) exoftalmia pode ser devido a muitas causas diferentes, tanto ambientais (ou seja, devido à qualidade da água, stress, etc) como patogénicas (doença provocada por bichinho mau). Se a causa é ambiental, em geral manifesta-se inicialmente só num peixe ou espécie mais susceptível; mas se o problema não for rectificado, é normal que mais peixes comecem a mostrar o problema. é causado por uma acumulação de fluido no ou perto do olho. Causas possíveis: - parasitas - infecção bacteriana sistémica (ou seja, muito grande) - infecção viral - infecção de fungos sistémica - deficiência vitamínica - qualquer disfunção dos processos fisiológicos do peixe, por ex. sistema de regulação osmótica factores que predispõem: - má qualidade da água; alguns casos melhoram apenas melhorando a água (muitas TPAs!) - química incorrecta para o peixe (pH, dureza, etc) tratamento: - identificar o problema/causa - se não há indicação de patógene ou parasita, suspeita de problema ambiental (parâmetros ou qualidade da água). Mesmo que estejam dentro dos valores recomendados, é aconselhável TPAs durante uns dias. Conselho meu: Se não identificares imediatamente a causa como sendo ambiental (ou parasita visível, ou doença recente noutro peixe qualquer), aconselho tratamento genérico que dê para a maioria dos problemas, género Sera Omnipur. Precedido de uma grande TPA! Já me aconteceu, fiz isso mesmo, e resultou... se não fizeres nada, o mais provável é o peixe perder o olho. Muitos peixes sobrevivem, mesmo perdendo um olho. Outros morrem. verde branco: camisolas do Sporting de todos os tempos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Fevereiro 21, 2008 Share Publicado: Fevereiro 21, 2008 Isola o peixe é altamente contagioso, parece-me popeye, bactopur direct. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjabrantes Publicado: Fevereiro 24, 2008 Share Publicado: Fevereiro 24, 2008 faz como eu tenho feito e que me tenho dado bem e recuperado alguns peixes doentes. O Sera baktopur direct em comprimidos, desfazes um num bocado agua ate ficar diluido, depois num recepiente em cerca de 2 litros de agua da aqua metes la os peixes nesse tratamento durante meia hora,e se nao tiver melhor esperas 1 dia e fazes outro tratamento. Ou entao fazes o trtamento ao aqua todo, ten de tirar carvoes, e no fim fazer tpa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
fjmr123 Publicado: Fevereiro 25, 2008 Share Publicado: Fevereiro 25, 2008 Eu prefiro fazer no aquário todo, pois isso são bactérias que podem ficar no aquário, o que te vai levar a voltar a ter problemas. Mas não te esqueças de retirar o filtro e pô-lo a funcionar num balde ou alguidar durante o tratamento, senão lá se vão as bactérias do filtro, o bactopur direct mata tudo o que seja bactéria, seja benigna ou maligna. Boa sorte e avança lá com isso rápido, senão já não vais a tempo. Francisco RamalhoPuro CristalA Bit of SulawesiFeedback Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts