Recommended Posts

Publicado (editado)

Olá,

vivo em s. tomé e como mergulho nas (poucas) horas vagas, lembrei-me de montar um aqua de agua salgada.

Aqui vai o setup:

Setup do Meu Aqua

4 Semanas com Rochas Vivas + 2 Semanas com Areia e Cascalho Vivo  depois peixes!

Aquario com 2000x500x600(500 uteis) 500lts.

20% do Volume em Rocha Viva incrustada de Alga Coralina colhida em aguas locais.

O Fundo coberto a 4cm de cascalho de coral em 80% e areia grossa em 20% (2 zonas de cascalho e 2 de areia). Tudo vivo e colhido localmente.

Filtro Schuran com 400x750x500 com Escumador de Origem. O filtro seco/humido (penso) cheio de cascalho de coral vivo em vez de pinhas de plastico. Tb colhido localmente.

Bomba de Retorno EHEIM Compact+ 5000 (5.000lts/h) a passar por chiller.

Chiller HAILEA HC-300A

Bomba de Retorno separada EHEIM 1250 (1.200lts/h) a passar por UV.

UV UV-C MultiMax 2000 / 11w

4 Bombas de Circulação Internas RESUN SP 2500 (1.250lts/h). 2 de cada lado.

Ozonizador HAILEA HLO-100 / 100mg/h / 3,5lts/min

2 Lampadas Fluorescentes T8 de 25w 15.000k Solar Marine Day da JBL

2 Lampadas Fluorescentes T8 de 25w 18.000k Marine Glo da Hagen

Control de Bombas e Lampadas por Automato Siemens Logo

Bicharocos Actuais (Depois dou as mascas e modelos correctos)

2 x Cirurgião Juvenil

1 x Thalassoma Adulto

2 x Familia Labridae Juvenil

2 x Familia Labridae Juvenil

...

Agradecia comentários a algo que pareça errado ou que mereça alteração ou correcção!

Antecipadamente Grato a todos os que poderem ajudar.

Pic_14853_1.jpg

Pic_14853_2.jpg

Pic_14853_3.jpg

Pic_14853_4.jpg

Pic_14853_5.jpg

Pic_14853_6.jpg

Pic_14853_7.jpg

Editado por ccruz
Publicado: (editado)

Boas eu querro ver fotos :D

So uma pergunta queres por corais? Se nao for para pores corais esta bom em setup

Editado por hugocc
Publicado:
Tanta água!

Há facilidade em apanhares algum peixe para colocares dentro do aquário? Cirurgiões e tal ..

Obrigado pela resposta.

Ja la tenho 2 cirurgioes. Parecem bem .. a quimica esta tb ok .. estou a fazer tpa a 10% todos os 15 dias e a agua de reposição e de osmose inversa.

Publicado:

Ola CCruz

Para corais duros esta completamente fora de questao, a menos que sejam duros que nao requerem iluminacao tipo "sun-coral" (tubastrea). E tambem pela circulacao porque estamos a falar de 5000l/h de circulacao interma (4x1250) mais as bombas de reposicao e do filtro UV.

Nao gosto de falar em marcas porque penso que devemos procurar ser isentos no Forum mas penso que a EHEIM sera uma boa aposta mas quanto as RESUN... Sao baratinhas e coisa e tal mas...

Tive uma RESUN SP 2500 (2000l/h) com 2 saidas e pifou. O veio (de metal) partiu e foi o Sr.Mario Sustela de uma firma no Cartaxo que "partiu" a medida um veio ceramico de uma EHEIM e o aplicou na RESUN que nao voltou a dar problemas ...

Cuidado com o "Ozonizador HAILEA HLO-100 / 100mg/h / 3,5lts/min" pois convem ter bem calibrado e estar atento aos aparelhos de controlo pois que em excesso, penso que, ira ser o fimdo aquario.

Quanto a iluminacao:

2 Lampadas Fluorescentes T8 de 25w 15.000k Solar Marine Day da JBL

2 Lampadas Fluorescentes T8 de 25w 18.000k Marine Glo da Hagen

Pode estar boa para um aquario so de peixes com rocha viva e com alguns corais e gorgonias que nao necessitem de luz. MAS ATENCAO, MUITA ATENCAO, eles nao pediram para irem parar dentro do nosso aquario e se ate os criminosos detidos tem direito a um minimo de condicoes nas prisoes mais ainda para os nossos peixes e corais em que o unico crime foi serem demasiado bonitos ou de comportamento interessante. Tenho alguns corais e gorgonia desses mas sao alimentados no maximo de 2 em 2 dias e como ando sempre a correr entre Lisboa e Coimbra, a minha mae aprendeu a lidar com eles e alimenta-os sempre que eu nao estou...

Fica facil comprar na loja e exigir explicacoes ou o nome correcto para ir procura na InterNet. Quanto a recolhas no mar, e pondo de parte o aspecto legal da situacao, penso que o melhor sera fazer umbom reconhecimento da zona onde vai ser colectado e tentar acompanhar o seu comportamento antes de o fazer. Se tal nao for possivel, fotografar e procurar na InterNet informacao sobre o coral. Mesmo nas loja comprei uma vez um com um nome que so me levada a um endereco de venda na Indonesia e sem qualquer informacao sobre o coral. So passado mais de um ano consegui descobrir numa revista espanhola de que coral se tratava e qual a forma de o manter so que ja era tarde de mais.

Na duvida,manter com alguma luz, nao muita, o que nesse aquario ate sera facil poispenso que peca pela falta deluz e ir alimentando. Mesmo que seja fotosintetico nao lhe fara mal nenhum porque todos gostam de ser alimentados. Eu utilizo varios produtos para ir variando, desde "Marine Snow" a "Cyclop-ezz" vai de tudo para ir variando quanto a qualidade e tamanho das particulas. O que mais utilizo tem sido um produto da "AquaMedic" e outros da "Tropic Zoo" (desculpem-me a publicidade) e tambem ja utilizei da Sera mas tem sido dificil encontrar em Coimbra. Nao sei como estao servidos de lojas em S.Tome...

Va alimentando os vivos recolhidos e estudantooseu comportamento, seabrem os polipos com aluz acesa ou apagada,como reagem a entrada de comida no aquario e tudo o mais e nao deixe de procurar informacao em literatura tecnica e/ou InterNet. Mas na duvida nunca deixe de alimentar artificialmente com alimento que nao lhe fara mal nenhum.

Quanto a escumador, a historia de quanto maior melhor para mim sera treta. Tudo depende do que se pretende. Tenho feito algumas experiencias e tenho um aquario com quase dois anos sem escumador. Se quer corais duros, procure o melhor escumador que puder comprar, muita luz e circulacao. Tambem depende da carga organica e por conseguinte no numero de peixes e possivel guerra quimica entre corais... Para aquarios de corais moles um escumador muito bom podera nao potenciar o melhor desenvolvimento dos corais. Penso que havera aqui bons aquariofilistas com excelentes aquarios de duros e dificuldade em manter e fazer crescer rapidamente Xenias e outros corais moles.

Tecnicos entendidos e muito melhores do que eu, que nao percebo nada disto, recomendam para aquarios de corais ainda tidos como quase impossivel de manter ou muito dificeis, que se utilize um escumador fraco para permitir o desenvolvimento de bacterias para alimentacao desses corais e em que importa muito remexer o substracto para fazer subir aquela "poeira" que se acumula no chao mas para isso seria conveniente uma areia de grao fino. Mas nao me parece que este va ser o seu caso so que, como nao sei o que ira recolher do mar, tento falar de tudo um pouco. Neste caso estou a falar de corais tipo "Dendronepthias", "Nephthyigorgia" (tambem conhecido por Chili coral, Strawberry coral - foi este que andei cerca de um ano para descobrir o que era porque o nome de venda nao tinha nada a ver com isto), "Neospongodes", "Studeriotes", entre outros...

Uma vez que, ao que parece, se vai dedicar a recolha no mar para o aquario

Para referencias futuras, aconselho este endereco que muito utilizo

http://www.liveaquaria.com/

nomeadamente em

http://www.peteducation.com/

e principalmente os enderecos para ajudar a compreender melhor os animais e seus requesitos

http://www.liveaquaria.com/product/categ.cfm?pcatid=597

para corais e gorgonias

http://www.liveaquaria.com/product/scateg.cfm?pCatId=601

caminho mais directo para as gorgonias (eu tenho uma "Muriceopis flavida", uma "Diodogorgia nodulifera" (nao precisa de muita luz mas requer ser alimentada) e uma que penso ser uma "Briareum asbestinum")

http://www.liveaquaria.com/product/categ.cfm?pcatid=15

para peixes

http://www.liveaquaria.com/product/scateg.cfm?pCatId=420

para equipes de limpeza

http://www.liveaquaria.com/product/scateg.cfm?pCatId=490

para plantas marinhas

http://www.liveaquaria.com/product/categ.cfm?pcatid=497

para invertebrados incluindo esponjas, tridacnas, anemonas,buzios, camaroes e outros...

Espero ter ajudado em alguma coisa e que venha a partilhar conosco muitas boas experiencias...

Cumprimentos

Rolim

Publicado:

Aqui está um aqua num local onde se tem bonitos peixes e corais.

A nivel de equipamentos, a coisa está bem, com a excepção de:

A iluminação é insuficiente, acho que devias de apostar numa boa calha T5 ou mesmo HQI (eu colocava HQI).

No que toca às bombas, que tal apostares em 2 Resun Wave Maker 15000. São boas e trazem controladores e são bastante poupadas no que toca aos consumos energeticos.

Para corais duros esta completamente fora de questao, a menos que sejam duros que nao requerem iluminacao tipo "sun-coral" (tubastrea).

rolim, a Tubastrea aurea, ao contrário do que disseste, necessita de luz, fraca mas necessita.

RESUN... Sao baratinhas e coisa e tal mas...

Tive uma RESUN SP 2500 (2000l/h) com 2 saidas e pifou.

As Resun são baratas, e ainda bem. No caso das SP2500, não sei a qualidade das mesmas, mas nas Wave Maker 15000 elas são boas. Têm já controlador que possibilita ter 3 fluxos de água diferentes (baixo, médio e forte) com tempos diferentes de uns e de outros. O veio é de cerâmica e os consumos são reduzidos (35w nos 15000lts/h).

Quanto a escumador, a historia de quanto maior melhor para mim sera treta. Tudo depende do que se pretende. Tenho feito algumas experiencias e tenho um aquario com quase dois anos sem escumador. Se quer corais duros, procure o melhor escumador que puder comprar, muita luz e circulacao. Tambem depende da carga organica e por conseguinte no numero de peixes e possivel guerra quimica entre corais... Para aquarios de corais moles um escumador muito bom podera nao potenciar o melhor desenvolvimento dos corais. Penso que havera aqui bons aquariofilistas com excelentes aquarios de duros e dificuldade em manter e fazer crescer rapidamente Xenias e outros corais moles.

Aqui temos que ter em conta muitos aspectos. há 2 anos que mantem um aquário sem escumador, mas se colocar um escumador a trabalhar, vai ver o que ele vai retirar do aqua, e acredite que tirava muita porcaria!

O crescimento de corais moles com base na carga orgânica que o aqua tem, não é aplicavel em todos os moles! Nas xénias aplica-se, mas existem outros que crescem em aquas com um nível de matéria orgânica baixa. No meu antigo aqua, por ter muita matéria orgânica, as xénias multiplicavam-se, mas agora nem por isso, mas crescem aos poucos. Ao contrário das xénias, a minha Sinularia tem crescido e bastante desde que mudei de aqua.

Em respeito a escumadores, a minha opinião é ter um, de qualidade e de preferência comprar um que seja aconcelhado para o dobro da litragem do aqua que se tem. Por exemplo, tenho um aqua de cerca de 300lts e tenho um Deltec AP600 que é aconcelhado para aquas de 700lts.

Tecnicos entendidos e muito melhores do que eu, que nao percebo nada disto, recomendam para aquarios de corais ainda tidos como quase impossivel de manter ou muito dificeis, que se utilize um escumador fraco para permitir o desenvolvimento de bacterias para alimentacao desses corais e em que importa muito remexer o substracto para fazer subir aquela "poeira" que se acumula no chao mas para isso seria conveniente uma areia de grao fino.

Atenção que essa poeira que se acumula no fundo deve ser aspirada e não levantada para a corrente. Caso esteja há algum tempo no fundo, depois de entrar na corrente vai fazer subrir alguns valores quimicos da água que são maus para os vivos no aqua. Acho que ter um pico que amónia ou nitritos não é nada bom. Depois, se essa poeira andar pelo aqua fora, como é retirada de uma forma eficiente? Com um escumador fraquinho?

Devemos ter cuidado, pois algumas coisas que nos dizem ou ouvimos nem sempre são escolhas acertadas, digo isto por experiência própria, pois se se formos na conversa de alguém que diz que um bom alimento para os corais é a porcaria que o escumador tira....teremos muitos azares por esses aquas!

Sobre o LiveAquaria...bom site!

Publicado:

Pessoal,

muito obrigado pela ajuda. Como disse, vivo em S. Tomé (não existe quaquer loja para aquariofilia) e só eu e um amigo meu nos dedicamos aos aquarios, pelo que a troca de experiencias e ideias fica bastante limitado. Compramos o nosso equipamento directamente na schuran, seahorse e underwater. O aquario foi adquirido com materiais diversos na ica (icasa.com). O maior disponivel. Como não trazia de serie qualquer saida de água tive de implementar o sistema de over flow tb da schuran. A iluminação é a que veio de serie tb com o aquario e tb ja percebi não ser a suficiente. Encomendei agora um controlador (ja tinha um baseado num automato simples da siemens, o logo, que controla a iluminação e a alternancia das bombas internas) da aquatronica e com este penso controlar alem das bombas de circulação interna e a iluminação, tb a reposição de agua (de osmose). Como o controlador ja inclui rotinas para bombas internas, depois irei pensar numa solução para aumentar a deslocação e movimentação de agua no aquario. Tambem nesta altura pensarei na iluminação ... ja percebi que ha uma variedade imensa em qualidade e preços. Se houver uma ideia de quem ja andou a investigar, agradecia a ajuda. Estava a pensar em duas calhas de 90 cm penduradas no tecto e abandonar a tampa do aquario, que penso ser inadequada para salgados. Ja agora qual a vossa opiniao .. aquario aberto ou coberto/fechado. Sobre a filtragem nao entendo muito bem o mecanismo, mas tenho um amigo brasuca (biologo) que tem uma empresa de exportação de peixes ornamentais .. no brazil e recomendou-me usar e abusar de cascalho coralifero colhido no leito marinho, como elemento biologico filtrante. Dai usei no fundo do aquario e deixei duas zonas de areia para alimetação da bicharada e no filtro da schuran em lugar das pinhas plasticas, não sei se foi boa ideia! Os peixes que estao no aquario foram selecionados apenas na facilidade de captura. Depois penso aventurar-me pelas borboletas, outros cirurgioes e anjos. Alem de outros escolhidos pelo reconhecido benificio no equilibrio do aquario.

Mais uma vez, obrigado pela ajuda (que irei continuar a necessitar), sem a qual não conseguirei estabilizar um aquario decente.

Carlos

Publicado:

Ola Pedro

Eu tenho um Tubastrea faz muito tempo comprado a um membro deste Forum que foi estudar para Lisboa (era da Nazare) e nao tinha como levar o aquario para o quarto. Penso que foi durante a AquaDecor de 2003, ou 2004, e recentemente passou para um aquario mais segundo as normas e esta a estranhar pelo que nao gostou da alteracao so que desactivei o aquario onde ele estava e nao podera voltar. Quando se fala em nao requerer iluminacao nao significa desligar completamente as luzes do aquario embora esteja a pensar fazer uma experiencia nesse sentido com alguns corais.

Tive um aquario de 2m na minha garagem que ficava na cave do predio e durante as cheias de Outubro de 2006 perdi quase tudo porque as garagens ficaram completamente debaixo de agua e lama ao ponto de a entrada ter ficado completramente submersa... para la entrar so fazendo mergulho com botija porque nem espaco para o tubo do snorkeling havia. Este mes comprei uma garagem na parte de tras do predio e vou tentar recuperar o aquario (vidro) de 2m e passa-lo para la juntamente com outros aquarios e talvez um va ficar sem luz para testar corais e/ou gorgonia ditos nao fotosinteticos.

Voltando a Tubastrea, pareceu-me importante falar nesse coral por achar que existe muito nas aguas de Cabo-Verde o que me leva a pensar que tambem podera existir em Sao Tome. Claro que num aquario normal nunca ficara completamente as escuras mas continuo a pensar que, embora nunca tenha tentado com o meu, sendo um coral de cavernas podera viver bem apenas com T8 actinicas mas atencao que nao fala a voz da esperiencia e tao somente uma opiniao de leigo que nada sabe porque a minha formacao academica foi na area da Contabilidade e Administracao e a profissional desde 1997 que tem sido na area das Alfandegas (1,5 anos na DGAIEC) e Combate a Criminalidade Economica (DPFC da PJ). Como nao fiz Biologia nem Veterinaria e nao sou dono de nenhuma loja de animais, gosto sempre de alertar as pessoas com quem converso para nao darem muita importancia ao que digo sobre aquariofilia. Tambem adoro Orquideas mas pelo menos ai ja fiz um curso de um dia na Escola Superior Agraria de Coimbra e quanto a aquariofilia nem isso fiz.

Quanto as bombas, cuidado com o material chines... Muito baratinho mas tambem falha muito. O barato, contrariamente ao que muitos querem fazer pensar, nao esta apenas na mao-de-obra barata e explorada mas tambem nos materiais ou na falta deles... Na alfandega ha algumas medias anti-dumping e por vezes nem ligam a qualidade. Ja recebi uma mensagem de correio-electronico vinda de alguem que comprou uma extensao numa loja chinesa, supostamente para 3500, ligou-lhe um aquecedor a oleo e ela queimou. Essa pessoa cortou o fio e comparou com o fio de uma Legrand e era menos de metade a grossura do fio chines. Claro que eu sugeri a pessoa o reenvio da mensagem para a DGAIEC o que pensoque nao foi feito. Quando la estive passou-me muito material electrico pelas maos mas como tinha o simbolo de conformidade (muito facil de fazer) nem retiravamso amostras para nao penalizar os operadores economicos... E por conta disso ha muito cidadao a comprar artigos de extrema perigosidade sem que estejam sequer alertados para isso.Felizmente que no outro caso a ficha tripla com extensao queimou com pessoas em casa e nao houve perigo de incendio. Tenho varias destas fichas nos meus aquarios que ficam todo o dia sozinhos em casa mas nenhuma foi comprada numa loga chinesa. Paguei mais caro mas foi uma aposta na seguranca.

Ja vi uma RESUN de 15000l/h a venda na RuiMar por 119 euros. Depois de reinstalar o aquario de 2m talvez experimente uma mas acho que prefiro as TUNZE.

O Carlos diz que um dos fornecedores sera a "seahorse" e penso que esteja a referir-se a www.seahorseshop.com" do Sr.Fernando Ribeiro. Pois bem, parabens pela escolha e eu tambem sou cliente e ja visitei varias vezes. Nao aceito ser cliente de uma loja sem antes a conhecer e por isso a UnderWater para mim foi posta de parte. O Sr.Fernando Ribeito tem uma larga experiencia em aquarios salgados para marisqueiras e atencao que ai precisam de controlar muito o excesso de calor. Aproveitando essa experiencia, entrou no Mundo da aquariofilia e esta a sair-se muito bem. Tem aquarios de recife em casa e um na loja pelo que nao esta no mercado so para ganhar dinheiro mas tambem por gosto. Tem bons produtos, que recomendo. Tambem vende TUNZE e ja comprei varias nano com fixacao magnetica por estar farto de ver bombam a cairem. Sabe do que fala e gosto de la ir aosabado de manha levantar as minha compras para conversar com ele e me aconselhar. Um excelente profissional e por isso uma excelente escolha sua. Quanto a marcas, nao gosto de falar e muito menos de recomendar, mas ja que puxamos a conversa para ai aqui ficou a minha opiniao. Outra opcao valida parece-me ser a AquaMedic de que muito gosto e claro esta a Ehein.

Ainda quanto a importacoes, faz algum tempo que o dono de uma loja me alertou para varias calhas, que ele proprio vendia, vindas da China com o botao de ligar e desligar sem ser isolado o que segundo ele nao era permitido em Portugal e procurou-me como era isso possivel. Mandei-o fazer queixa para a DGAIEC o que ele nao fez. Foi ele que me alertou para as calhas da seahorse que tambem vendia e que cumpriam este requisito. Falei com o Sr.Fernando Ribeiro e ele confirmou-me que nas calhas montadas por eles em Portugal so utilizam interruptores isolados segundo as normas europeias. Mas tambem vendem importadas da China...

Quanto a iluminacao, cuidado com a temperatura em Sao Tome e com o consumo de energia (lampadas e refrigerador). A HQI da um efeito espectacular de que muito gosto, quer no aquario quer no tecto da sala (aquarios marinhos ou de recife tapados sao completamente desaconselhados), desde que a areia esteja limpa porque o branco ira reflectir o efeito da ondulacao no tecto. Muito bonito de se ver. Mas a HQI aquece muito. Com T5 pode ficar mais perto da agua e com a mesma potencia espalhar mais a luz. Eu tenho um AquaMedic Percula 90 com HQI mas este aquario peca por falta de circulacao pelo que foi necessario comprar bombas suplementares. Tambem tenho um LifTech R390 (agua doce) mas tirei-lhe a calha T8 de 3x20W e esta com HQI.Durante algum tempo usei a parte de filtracao que tinha na tampa como refugio e uma calha PC de 86cm com 2x55w mas presentemente esta so com a HQI. Tenho um de 1,2m com uma calha T5 de 4x54w e esta com corais duros que se dao muito bem. Tenho mais 2 de um metro cada com calhas PC e tinha um mais pequeno com uma anemona que morreu dentro de uma bomba (frequente nas anemonas) antes de entrarem os peixes palhaco apra a ajudar a fixar-se numa zona. Estou a pensar mandar fazer um com agua a cair pelas bordas (como ja vi nos EUA) e com uma zona por fora com agua e onde va por varias bombas a "injectar" agua la para dentro em certos sitios furados para o efeito, para que as bombas fiquem de fora e longe das anemonas. Ainda quanto a iluminacao, agora nos EUA estam a apostar na iluminacao pro LEDs e parece estar a correr bem quanto a crescimento de corais, consumo e producao de calor. Tenho que pensar nisso porque apesar de ser accionista da EDP custa-me pagar cerca de 200 euros por mes de consumo energetico. Em Portugal a Templo Aquatico ja quis avancar com um projecto destes mas esta muito lento.

Pedro, quanto ao aquario sem escumador, ja que falamos nisso, importa concretizar. Sendo assim vamos la a ver porque esta a ser feita e experiencia e como. Em primeiro lugar estou farto de ouvir amigos dizerem que nao avancam para aquarios marinhos (e tenho visto alguns comecarem e desistirem para ciclideos africanos dos grandes Lagos Victoria, Malawi e Tanganika) por causa dos custos, nomeadamente de escumadores. Pois bem, para quem vive perto do mar, penso que nem precisa de ter escumador desde que todos os dias ou de dois em dois troque 10% da agua. No meu caso, em Coimbra, nao possos ir por ai e por isso sacrifiquei a beleza do aquario de recife num dos aquarios de 100x40x50 e nao apliquei escumador por troca com macro-algas. Um terco do aquario esta com Caulerpa e Chaetomorfa, tinha um pequeno "sarco" que ja esta com cerca de 30cm de diametro e terei que o retirar porque parte ja se queimou no termostato uma vez que quase ocupa o aquario de lado a lado. Tem varios corais moles, uma caulastrea, tres "palhacos", um gobi amarelo de pintas azuis em simbiose com um camarao Alpheu que remexe o substracto todo e alguns camaroes seticaudatas para comerem os restos de comida. Claro que nao posso ter muitos peixes. Mas o aquario esta a funcionar, sem perdas e parece estar muito bom. Com varias podas de Caulerpa que vao para o Percula 90 mas que nao consigo ai manter porque o Blue Tang ai existente ou o Lineatus ou o Salaria dao cabo dela (penso que seja o Blue Tang mesmo sabendo que lhe podera estar a fazer mal).

Tambem tenho um Deltec APF600 desde Dezembro do ano passaado mas ainda nem o montei.

Quando se fala em remexer o substracto nao sera quanto a areia. Claro que pessoal com DSB ja tiveram problemas por conta disso. A areia, depois de metida so deve ser profundamente remexida para desmontar e depois de retirar todos os vivos do aquario. Se nao... la vai tudo a viola...

Mas a camanda superior pode e deve ser remexida para oxigenar e para isso se utilizam muito os nassarius, valencianas e umas estrelas bejes que penso ser qualquer coisa parecido com Acantastrea Typus mas depois posso confirmar. Tambem se utilizam os camaroes (mais parecidos com pequenas lagostas) Alpheus mas esses remexem demais e reviram tudo e obrigam a ter cascalho grosso para poderem fazer as suas construcoes e escavar as suas tocas, que depois tambem sao adoptadas como casa dos gobis que com eles vivem em simbiose alertando-os dos perigos e ate apanhando macro-algas que lhes levam de alimento. Curiosamente o Salaria no Percula 90 tambem desempenha bem esta funcao junto da toca que fez pois faz varias "investidas" sobre a areia e remexe o substracto todo mandando areia para cima de alguns corais... e os nassarius nao param perto dele tendo-o ja visto a transportar alguns na boca para longe do buraco dele.

Assim, quando se fala em remexer o substracto sera apenas quanto a camada muito ao cimo e porque ai ha microorganismos que servem de alimento para alguns corais. Ja vi fazer isso em algumas lojas com corais de manutencao dificil e ja li na minha revista de eleicao, a Espanhola "Aquario Pratico" pelo que vou procurar a revista onde li isso e depois aqui deixarei o numero da revista. Para mim, uma das melhores mesmo em relacao as norte-americanas que compro porque nao gosto muito de ler ingles.

Se a minha anterior mensagem criou tantas confusoes, so posso pedir desculpa por isso mas como eu ja disse antes e sempre digo, eu nao percebo nada disto porque nao tenho nenhum curso nestas materias nem a minha profissao esta com elas relacionada. Nao liguem muito para aquilo que eu digo e escrevo mas tomem apenas como experiencia pratica de alguem que ate pode estar a fazer tudo mal... mas muitas coisas sao mesmo experiencias.

Por ultimo Carlos, tenho um bom amigo em Lisboa que veio de Sao Tome, um colega do estagio da Alfandega que era sub-director da Alfandega em Cabo-Verde e tenho um colega de curso que era da Administracao Fiscal de Cabo-Verde (chegou a ser Director do Servico de Inspeccao Tributaria antes de sair para uma multinacional angolana de auditoria) e este ultimo tambem fazia mergulho sempre que podia e nao para de me convidar para la ir. Por isto Cabo-Verde ou S.Tome e Principe podera ser um destino proximo para umas ferias depois de ter "amado" fazer snorkeling nas Maldivas e no Mar Vermelho (Hurghada-Egipto) e ter apanhado uma grande desilusao em Salvador da Bahia no Brasil. So temo pela bebe de 16 meses porque no ano passado estivemos para ir a Gambia e desistimos por causa dos riscos para a bebe. Mas quando eu for a S.Tome aviso e como parece haver dificuldade por ai em comprar produtos de aquariofilia, poderei levar o que for preciso, desde que nao me mande levar nada ilegal...

Um abraco

Paulo Rolim

Publicado:

Amigo rolim, para mim não criou nenhuma confusão! O que sei de aquariofilia marinha deve ser tanto como tu, um pouco mais ali, um pouco menos acolá! Eu gosto sempre é de explicar a coisa bem, pois conheço alguns casos de pessoal que fez asneira por interpretar mal o que nós escrevemos e em alguns casos porque não explicaram mal! Não te conheço pessoalmente e muito pouco por estas bandas, mas há quem te vá conhecendo e dê boas referências de ti!

Sobre a iluminação e os corais que não têm alga simbiotica, é sempre necessário ter um tempo de iluminação, por mais fraca que seja para que seja criado, pelo menos, a rotina do dia e da noite. Há que referir também, que esses corais, como por exemplo a Tubastrea, têm algumas necessidades especiais. Deve ser alimentada manuamente, boca a boca para poderem sobreviver.

No que toca ao escumador, tá bem explicito, no post do rolim, as implicações de o não ter.

As Resun 15000, até agora, demonstram ser boas. Não tenho uma, mas conheço pessoal que tem e está contente. Só tem um defeito...ventosas como suporte.

Iluminação com LEDs...consumos bastante baixos (não em todos os tipos de leds) e pouco aquecimento, mas ainda peca pela concentração alta de iluminação. Só ilumina uma area pequena por baixo de cada led, o que obriga a ser necessário bastantes leds, encarecendo a brincadeira! E como disse, algujns leds não são vantajosos nos consumos, pois se juntarmos a quantidade necessária para termos ilujminaçãó equivalente a uma HQI de 150w, os consumos ficam superiores!

Meus caros, boa aquariofilia e abraços!

PS: rolim, espero que tenhas compreendido a minha intenção nol post anterior.

Publicado:

Amigo Pedro Conceição

Fico muito grato pela atencao e pelas palavras mas continuo a dizer que nada sei e que por isso aquilo que digo e escrevo naopode ser muito relevado precisamente para evitar acidentes. Ha pessoas com opinioes que muito avalio por as ter conhecido pessoalmente e tambem pela sua experiencia academica e profissional. Temos ensse caso o Veterinario Dr.Rui Ferreira de Almeida que conheci no priemiro aniversario do Forum no Aquario Vasco da Gama onde estive nos dois dias. Assim como o Biologo Dr.Ricardo Calado que conheci tambem nesse primeiro aniversario do Forum e que depois disso pessoa com quem estive na LusoReef, empresa da qual foi fundador e com quem contactei tambem no Templo Aquatico e que foi quem descobriu, como todos sabemos, a utilidade dos camaroes Lismata Seticaudata no combate a praga de aiptasias. E tambem o Biologo Dr.Ricardo Rodrigues com quem gosto de falar e de me aconselhar assim como tive algumas boas e interesantes conversas com o Dr.Diogo Lopes que conheci igualmente no primeiro aniversario do Forum que embora nao esteja nesta actividade academica ou profissionalmente foi colaborador voluntario do Aquario vasco da Gama e que muito sabe sobre tudo isto, assim com o o Sr.Luis Simoes que conheci quando dono da Acropora, socio da AquaReference e presentemente no Templo Aquatico e tido em Portugal como um verdadeiro expert no DIY. Apesar de serem pessoas com opinioes muito importantes para mim permito-me discordar de algumas referencias,por exemplo num artigo do Dr.Ricardo Calado que li numa revista portuguesa.

Penso que ja li alguns topicos do Amigo Pedro Conceição e parece-me ser muito seguro daquilo que escreve e faz todo o sentido pelo que o nosso Amigo Carlos bem pode prestar atencao as suas opinioes. Mas porque nao estamos aqui para fazer troca de palavras bonitas sobre os membros e sim para ajudar a melhorar o aquario de um colega de Forum aqui acrescento algumas opinioes, sempre alertanto para a falta de rigor cientifico naquilo que escrevo e quando estou a citar tecnicos sempre o refiro para que saibam que ai sim sera uma opiniao avalisada.

Quanto a iluminacao, como vou lendo varias revistas e sou subscritor das newsletters da LiveAquaria, da Marinedepot e da "Stan & Debbie Hauter - About.com Saltwater Aquariums Guide", vou acompanhando um pouco como vai evoluindo a aquriofilia de recife alem fronteiras. Quanto a iluminacao por LEDs eu estava a pensar neste sistema

http://www.solarisled.com/

Agora com precos em USDolares em

https://www.pfolighting.com/solaris-buy-now.aspx

Que ja esteve a venda ma Marinedepot mas que agora nao encontro. Mas li um artigo numa revista americana que muito boas referencias fazia ao sistema.

De acordo com o proprio fabricante, na pagina de entrada, e passo a citar mas atencao que estamos a falar de um artigo comercial escrito pelo proprio fabricante:

"PFO Lighting is proud to introduce the

NEW I4 Series Solaris LED Illumination System

The Solaris is the first LED System designed to replace Metal Halide and Fluorescent lighting for the Aquarium Reef Tanks. We started shipping the original G series in September of 2006. Since then we have introduced the H4 series and now the I4 series.

The white LED used in the I4 series is producing more than 80 lumens/watt.

The new I4 series produces PAR light output levels equal to a 400W MH 15k. It uses 40% less energy than the 400W MH 15k fixtures it replaces. The life of the LEDs is approximately 50,000 hours, so it almost eliminates metal halide and fluorescent bulb replacements. All heat is radiated up and away from the tank; therefore, it does not heat the water like Metal Halides or Fluorescents. This eliminates the need for Chillers. The room air conditioner needs to work ½ as much since the light fixture produces only ½ the heat of Metal Halides which saves even more energy over traditional lighting methods.

As with the G and H4 series, there is a built in microprocessor that controls the I4 series Solaris. This not only eliminates timers, but it allows the unit to dim the actinic blue LEDs, white LEDs, Lunar actinic blue LEDs and Lunar White LEDs independently from 0-100%. This dimming capability opens many opportunities. The light can be adjusted from 6.5K to 22K, or anywhere in between, to set the ideal color temperature. Sunrise, Daylight, Cloud Cover, Sunset, and the lunar cycle, can all be set independently.

Coral Growth has been outstanding with the new lights. There is excellent water penetration of the light."

Vou ver em que revista estava o artigo sobre este tema e depois logo digo alguma coisa mais.

A Templo Aquatico ja quis avancar com um sistema destes "Made in Portugal" mas o tecnico que o esta a implementar, e penso ser uma pessoa frequente em Foruns portugueses, esta com dificuldade quanto aos moldes que sao carissimos.

Quanto ao Escumador, calro que quanto maior (em eficiencia) melhor mas nao como verdade absoluta. Claro que quem comeca em aquariofia nao se vai lancar em corais impossiveis de manter como aconteceu comigo que os comprei sem saber o que estava a comprar. Ate corais coloridos artificalmente eu ja comprei sem saber e so descobri quando vi um artigo do Sr.Calfo a falar sobre isso. Mas a loja que me os vendeu tambem foi enganada. Claro que morreu tudo e apenas resta um dos impossiveis que esta em muito mau estado. Mas quanto ao impossiveis ainda nao perdi a esperanca apenas preciso de criar as condicoes nomneadamente quanto a producao de fitoplancton e zooplancton. Ja falei pessoalmente e por varias vezes com o Dr.Brian Shaft da LusoReef para criarem um "kit de iniciacao" mas ele diz nao ser rentavel para vender em Portugal por falta de procura. Vou esperar mais algum tempo e depois logo se vera... Mas vou procurar a revista onde falam no inconveniente dos escumadores sobredimensionados para aquarios com este pito de corais e depois logo deixo indicacao do numero da revista.

Numa situacao normal, claro que um bom escumador sera o "coracao" e "pulmao" do nosso sistema e nao devemos poupar dinheiro quanto a sua aquisicao. Indespensaveis para aquarios com muita carga organica (muitos peixes) e penso que tambem funcionam muito bem em situacoes de guerra quimica entre corais embora aqui tambem seja importante o uso de bom carvao activado. Ha quem desligue o escumador durante a noite e nesses periodos alimente o aquario com certos produtos especificos que de outro modo sao rapidamente eliminados do aquario. Mas la esta, sobre esta materia o desligar e quanto a mim o Amigo Carlos tera mesmo que procurar outra pessoa porque por aqui eu nao me vou meter por falta de experiencia.

Penso que desta conversa todo o Amigo Carlos ja percebeu no que se esta a meter... um Mundo muito vasto de informacao que nao sera possivel dominar por completo e ja percebeu tambem que vai receber muitas respostas contraditorias e possivelmente assistir a "brigas" entre alguns membros dos Foruns. Pela parte que me toca continuo a alertar para nao levarem muito em conta o que escrevo e esperarem sempre por uma opiniao mais tecnica ou com muitos anos de pratica na aquariofilia marinha.

Neste Forum ira encontrar muitas pessoas como o Pedro Conceição que sabem e que vao por as suas experiencias e conhecimentos ao seu alcance para o ajudar na melhor manutencao possivel do seu sistema e eu, no que puder e souber ca estarei para ir dando umas "alfinetadas" nem que seja para chamar alguns temas importantes a discussao.

Uma questao que penso ser importante, sera uma pena nao ter tempo para fazer mais mergulho se isso lhe da prazer mas espero que nao se descuide com as trocas parciais de agua e se conseguir um bom ponto de recolha de agua em boa qualidade exagere sempre que possivel nas trocas e estou a falar em numero de trocas e nao quantidade de agua. Espere por uma segunda opiniao mas penso ser mais importante trocar todos os dias 10% do que ao fim de cinco dias trocar 50% a menos que tenha havido um "acidente" no aquario.

A troca deve ser gradual e sem uma brusca alteracao de parametros. Nao deixar para amanha e para depois e de repente fazer uma grande muda para compensar ... Penso que sera completamente desaconselhado. Aproveitando o mar maravilhoso e excelente que por ai ha, procure fazer muitas trocas de pouca quantidade.

Nao se esqueca que os corais estao a milhares de anos (muito antes do ser humano existir) na Terra e por terem uma grande capacidade de GRADUALMENTE se irem adaptando. Mas reagem mal a alteracoes rapidas e violentas como por exemplo aos furacoes de 1998 na Asia mas parece que hoje ja esta muito melhor. Em 2002 metia do andar na agua e ver tudo branco no fundo do mar em sinal de morte... O aquecimento global sera outro problema...

Um aquario menos cuidado pode estranhar com uma muda drastica para um aquario de luxo. Sera como tirar o "Corcodilo Dundee" da Australia e leva-lo para Nova York (nao sei se conhece o filme)... o resultado sera imprevisivel

Todas as alteracoes que mexam com parametros da qualidade da agua, a fazer no aqurio, devem ser feitas de forma gradual e lentamente.

Rolim

PS:

Caro Pedro Conceição, nao conheco a sua fonte, e nao quero estar a induzir ninguem em erro mas se a memoria nao me falha, a RESUN de 15000l/h que estava a 119 euros na RuiMar (Damaia) era com suporte de fixar na borda do aquario pelo que o problema das ventosas nao se coloca. A bomba pareceu-me pesadota e nao passaria pela minha cabeca, com a experiencia que tenho, mante-la com ventosas embora me digam por exemplo que nas MAREA as ventosas sao muito boas e a funcionar bem mas o que nao sera o caso aqui. E tudo me leva a nao confiar em mais ventosas. Tenho PowerHeads de fixar na borda do aquario (tipo MaxiJets e outras) e as Turbele Nano Stream da TUNZE com fixacao magnetica. Estou a espera de oportunidade para ir buscar duas bombas chinesas do genero destas TUNZE e testa-las.

Publicado:

rolim, deixa de lado a formalidade e trata-me por tu. Afinal somos todos amantes (doente e viciados) da aquariofilia. :sleeping:

A calha de leds parece ser boa com o que o fabricante diz. O mal é que a luz dos leds não se espalha tanto como a de uma lampada florescente ou HQI, pelo menos os leds mais utilizados. O Diogo Lopes teve uma calha pequena que fazia alguns watts mas deu para ver bem o que menciono. Quem tem também alguma experiência, e boa, neste campo é o Pedro Alves (Just_me). Ele tem uma calha com leds, ainda em forma de prototipo, de alto brilho azuis e dá para ver o potencial daquilo, mas é a tal coisa....luz concentrada!

A ideia de desligar o escumador de noite e alimentar os corais e invertebrados, faz todo o sentido. Eu alimento os corais de noite, altura em que eles abrem os seu polipos para agarrar a comida. Desligando o escumador/retorno, o alimento permanece mais tempo no aqua, aumentando a possibilidades dos corais apanharem comida.

Para a guerra quimica é mesmo bom o carvão activo. Eu utilizo e mudo a cada 2 meses...por falar nisso, tá na altura de mudar!

Nas TPAs, se podermos fazer como o rolim disse, é mesmo o ideal. Assim a água permanece estabilizada mais facilmente! Eu gostava de ter tempo para isso...o aqua ficaria muito melhor!

Realmente a Resun tem os fixadores superficie, nos vidro do aqua, esqueci desse! As ventosas da Marea também não são grande coisa! Tenho uma e está acente na rocha, sabe-se lá porquê! bigsmile O ideal é mesmo os fixadores magnéicos, como a Tunze ou as Hydor Koralia.

Carlos, não fiques tonto com tanta ideia escrita, é sempre bom! :D

Abraços!