Água Salgada Natural...só com autorização!


Recommended Posts

Ora bem, por acaso este tema tem vindo a ser discutido num outro fórum, mas hoje aconteceu-me a mim e ao Luís 27...

 

Fomos apanhar água ao Cabo Raso... pouca água, não chegando aos 250 litros no total, e sem bomba.

 

Quando faltavam já poucos litros, apareceram dois agentes da Polícia Marítima que nos pediram para despejarmos toda a água. Depois de fazermos os que nos pediram, ficámos na conversa, explicámos q era para aquários, ao que eles nos disseram que não existem leis que nos proíbam de tirar água do mar (manualmente, claro). O que poderá existir sim, são editais criados pelas capitanias a colocar essa proíbição activa.

 

Disseram-nos para ir à capitania de Cascais para expôr a situação e pedir para nos passarem uma autorização para não termos problemas nenhuns...

 

Depois da conversa, perguntaram-nos quantos litros é que precisavamos, e no final acabei por trazer 70 litros.

 

Agentes 5 estrelas, sem dúvida.

 

Agora, ou se trata de arranjar as benditas autorizações, ou então temos que arranjar um novo local para ir buscar água... Um dos agentes até me lembrou dum local que talvez até terá água mais "limpa" que no Cabo Raso... na zona da Ericeira... A única situação é que terá que ser com bomba, muito provavelmente...

Pode ser que prá semana que vem vá ver como é que é lá...

 

Tenham cuidado, pois hoje não fomos nem identificados nem autuados, mas nada garante que isso não aconteça da próxima vez.

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vi este tópico e perguntei à esposa se sabia o que era preciso e o que se passava, 2 feira ela ficou de ver com toda atenção este assunto visto ela trabalhar na área.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

A "única" referência que encontrei sobre o assunto, e mesmo assim, não está bem explicito, é a seguinte:

 

 

Artigo 48.

 

Objectivo e âmbito

 

 

 

1 - Compete ao IPIMAR, em colaboração com o INAG, a elaboração das normas de qualidade destas águas, tendo por finalidade proteger e melhorar a sua qualidade com vista a permitir a vida e o crescimento dos peixes, contribuindo para a boa qualidade dos produtos piscícolas passíveis de consumo pelo homem.

 

2 - As normas referidas no número anterior constarão de portaria dos Ministros da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, da Saúde e do Ambiente.

 

 

 

in : http://www.diramb.gov.pt/data/basedoc/TXT_...8745_1_0001.htm

 

 

Espero que ajude em alguma coisa.

 

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que poderá existir sim, são editais criados pelas capitanias a colocar essa proíbição activa.

 

Disseram-nos para ir à capitania de Cascais para expôr a situação e pedir para nos passarem uma autorização para não termos problemas nenhuns...

Boas!

 

Fiquei com uma dúvida... mas os referidos agentes mostraram ou indicaram o referido edital? É que ou muito me engano ou isto acontece desde que alguns "vizinhos" da zona se lembraram de embirrar connosco....

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, vamos com calma! Está bastante explicito em alguns artigos que não é permitida a recolha de água do mar sdem autorização.

Amanhã (hoje) vou tratar de saber tudo o que é necessário para termos essa autorização, por isso aguardem que dou noticias!

 

Já agora, só para dizer que tive sorte, apanhei hoje 80lts sem problemas, e o pypo ainda ficou lá a encher umas centenas e acho que também não teve problemas! Devia de ser porque estava a ficar já escuro e estava a chover!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Conforme prometido, aqui trago novidades!

 

Depois de uma rápida conversa com a Capitania do porto de Cascais, com a pessoa que atendeu o telefone, visto que poucas pessoas estavam a serviço (atrasadas por causa do tempo que se sente), o que disseram foi que tinhamos que enviar um fax com os nossos dados, a pedir a licença para captar água do mar, indicando o local da recolha bem como indicar quais os fins para essa água, e que deve rondar os €25. Disse que convinha pedir com algum tempo de antecedência (pelo menos 1 semana) para que o capitão do porto faça o despacho para que façam a licença. Perguntei a validade da mesma, se é por 1 ano ou se é apenas para essa recolha, a sra não sabia. Sendo assim, mandei um mail e esperemos resposta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, também liguei há 10 minutos para a capitania de Cascais e disseram-me que essa mesma licença tem um prazo de 1 ano.

 

Pediram também para indicar:

 

- Para que fim se destina a água

- Modo de recolha

- Média mensal de litros (talvez colocar um pouco acima do que precisamos...)

 

Isto tudo num fax dirigido ao Sr. Capitão do Porto tal como o Pedro mencionou anteriormente...

 

Realmente, sem comentários.

 

 

Antes de enviar seja o que for, para a próxima semana vou dar um salto a um local pertinho da Ericeira para ver as condições lá... pode ser que seja mais viável e não haja problemas com a polícia marítima...

 

Já agora... qual é a capitania que "controla" a zona da Ericeira, alguém sabe?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deve ser a de Cascais!

Provavelmente devo tirar essa licença, tenho que ver melhor! Mas basta um ou dois de nós tirar, os que vão com mais frequência! Depois é essa pessoa que está a recolher a água, o resto é convivio! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, há uns minutos atrás estive ao telefone com a Delegação Marítima da Ericeira, e heis as informações que me deram sobre "roubar" água ao mar para os nossos aquários (pelo menos na zona da Ericeira, mas penso que se estenda por toda a nossa costa):

 

::D:Sacar água à mão:

 

Não é preciso nada, nem autorização, nem licença nem pagar nada, nem nada que alguém se lembre

 

 

:(Sacar água com bomba até 5cv:

 

É preciso uma autorização para se poder apresentar às autoridades caso apareçam no local. autorização essa que se deve pedir, segundo o agente com quem falei, ao IPTM ou ao INAG, mencionando a que se destina a água (mas o melhor é ligar para estas instituições)

 

Não é preciso paga licença nenhuma!

 

 

:PSacar água com bomba com mais de 5cv:

 

É preciso a autorização referida anteriormente

 

É preciso uma licença que é paga (não se falou que licença nem o valor)

 

 

:arrow:Sacar água seja de que maneira for, para fins comerciais (ex.: marisqueiras):

 

É preciso a autorização

 

É preciso a licença (paga, claro)

 

e salvo erro também É preciso pagar uma taxa qualquer.

 

 

Sem mais demoras, posso dizer que vou começar a ir até à Ericeira, sem dúvida! e até páro depois no largo do jogo da bola para comer um queque quentinho... eh eh eh

Editado por zaad
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem, há uns minutos atrás estive ao telefone com a Delegação Marítima da Ericeira, e heis as informações que me deram sobre "roubar" água ao mar para os nossos aquários (pelo menos na zona da Ericeira, mas penso que se estenda por toda a nossa costa):

 

::D:Sacar água à mão:

 

Não é preciso nada, nem autorização, nem licença nem pagar nada, nem nada que alguém se lembre

:(Sacar água com bomba até 5cv:

 

É preciso uma autorização para se poder apresentar às autoridades caso apareçam no local. autorização essa que se deve pedir, segundo o agente com quem falei, ao IPTM ou ao INAG, mencionando a que se destina a água (mas o melhor é ligar para estas instituições)

 

Não é preciso paga licença nenhuma!

:PSacar água com bomba com mais de 5cv:

 

É preciso a autorização referida anteriormente

 

É preciso uma licença que é paga (não se falou que licença nem o valor)

:arrow:Sacar água seja de que maneira for, para fins comerciais (ex.: marisqueiras):

 

É preciso a autorização

 

É preciso a licença (paga, claro)

 

e salvo erro também É preciso pagar uma taxa qualquer.

Sem mais demoras, posso dizer que vou começar a ir até à Ericeira, sem dúvida! e até páro depois no largo do jogo da bola para comer um queque quentinho... eh eh eh

 

presissamente o que me disseram na capitania de Albufeira , e mais eu estive na marinha 8 anos e nunca vi ninguem ser autuado por ir buscar agua ao mar ,enfim modernices.

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mandei mail tanto para o INAG como a Capitania do porto de Cascais, a ver se alguém responde.

 

Vais ficar "a seco" :drinking: .

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixem-se de paneleirices, apanhem a agua que ninguem vos leva presos.

Não há nenhuma multa ou coima que possa ser aplicada pela apanha da àgua. Agora não podem é urinar no mar, isso sim dá multa.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hoje aconteceu-me uma coisa incrivel fui dar um mergulho há praia de carcavelos e eis senão quando venho a sair da agua se dirige uma autoridade (mulher policia) e me pergunta o que é que levava nos bolsos dos calções de banho pergunta´há qual eu respondi que não levava nada ao que ela retorquio leva sim senhor que eu estou a ver para meu espanto e indignação eis se não quando a dita autoridade manda-me arraiar os calções porque os mesmos continham agua do mar dentro dos bolsos situação punivel por lei ainda não refeito do espanto lá acedi quando acabo de despir os calções para vazar a agua que tinha nos bolsos

sou novamente abordado pela mesma senhora autoridade

dizendo ela que em vez de uma autoação teria que me passar duas multas com acompanhamento da respectiva revista

mais uma vez totalmente indignado e estupefacto pergunto duas multas porquê?

ao que ela contrapos você não sabe que para alem de não puder roubar agua do mar não pode andar todo nu na praia

alem do mais vai ter que me acompanhar ao carro para eu puder revistálo

bem pensei eu o que mais me irá acontecer?

lá acompanhei então a srª autoridade ao carro uma vez dentro do mesmo voltou a retorquir a srª agora vou levá-lo até á praia de Sº Pedro do Estoril porque vou ter que o revistar a tarde inteira

 

 

MORALda história

 

NÃO ROUBEM NEM SEQUER TIREM NEM QUE SEJA POR ACASO AGUA DO MAR

não vos vá acontecer o que me aconteceu a mim :smilecolros::oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Pois é..aqueles policias eram engraçados..

 

Não se pode tirar agua...porquê? (perguntei eu) ...porque não (respondeu ele)...

 

Mas agora temos de pagar para sacar uns litros de agua do mar?

 

Ali naquele sitio temos esses problemas (com a policia maritima) porque há um CHIBO no farol.

Se avançarmos ou recuarmos uns metros se calhar não temos esse problema.

 

digo eu..

 

cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hoje aconteceu-me uma coisa incrivel fui dar um mergulho há praia de carcavelos e eis senão quando venho a sair da agua se dirige uma autoridade (mulher policia) e me pergunta o que é que levava nos bolsos dos calções de banho pergunta´há qual eu respondi que não levava nada ao que ela retorquio leva sim senhor que eu estou a ver para meu espanto e indignação eis se não quando a dita autoridade manda-me arraiar os calções porque os mesmos continham agua do mar dentro dos bolsos situação punivel por lei ainda não refeito do espanto lá acedi quando acabo de despir os calções para vazar a agua que tinha nos bolsos

sou novamente abordado pela mesma senhora autoridade

dizendo ela que em vez de uma autoação teria que me passar duas multas com acompanhamento da respectiva revista

mais uma vez totalmente indignado e estupefacto pergunto duas multas porquê?

ao que ela contrapos você não sabe que para alem de não puder roubar agua do mar não pode andar todo nu na praia

alem do mais vai ter que me acompanhar ao carro para eu puder revistálo

bem pensei eu o que mais me irá acontecer?

lá acompanhei então a srª autoridade ao carro uma vez dentro do mesmo voltou a retorquir a srª agora vou levá-lo até á praia de Sº Pedro do Estoril porque vou ter que o revistar a tarde inteira

MORALda história

 

NÃO ROUBEM NEM SEQUER TIREM NEM QUE SEJA POR ACASO AGUA DO MAR

não vos vá acontecer o que me aconteceu a mim bowdown:lol:

 

Muita bem, oh zé carlos!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

hoje aconteceu-me uma coisa incrivel fui dar um mergulho há praia de carcavelos e eis senão quando venho a sair da agua se dirige uma autoridade (mulher policia) e me pergunta o que é que levava nos bolsos dos calções de banho pergunta´há qual eu respondi que não levava nada ao que ela retorquio leva sim senhor que eu estou a ver para meu espanto e indignação eis se não quando a dita autoridade manda-me arraiar os calções porque os mesmos continham agua do mar dentro dos bolsos situação punivel por lei ainda não refeito do espanto lá acedi quando acabo de despir os calções para vazar a agua que tinha nos bolsos

sou novamente abordado pela mesma senhora autoridade

dizendo ela que em vez de uma autoação teria que me passar duas multas com acompanhamento da respectiva revista

mais uma vez totalmente indignado e estupefacto pergunto duas multas porquê?

ao que ela contrapos você não sabe que para alem de não puder roubar agua do mar não pode andar todo nu na praia

alem do mais vai ter que me acompanhar ao carro para eu puder revistálo

bem pensei eu o que mais me irá acontecer?

lá acompanhei então a srª autoridade ao carro uma vez dentro do mesmo voltou a retorquir a srª agora vou levá-lo até á praia de Sº Pedro do Estoril porque vou ter que o revistar a tarde inteira

MORALda história

 

NÃO ROUBEM NEM SEQUER TIREM NEM QUE SEJA POR ACASO AGUA DO MAR

não vos vá acontecer o que me aconteceu a mim :onfire:bigsmile

 

 

Em vez de andarem a patrulhar as ruas... :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais