Posso desligar a bomba de oxigenio?


Recommended Posts

Vou adiantando a resposta.

Para poderes desligar a bomba tens que ter:

- muita agitação superficial, de forma a promover as trocas gasosas entre o áqua e a atmosfera

- um aquário bem plantado

 

Além disso se estiveres a injectar CO2 tens que ter o cuidado de o desligar durante a noite para não asfixiares os peixes.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummmm, não vai ser facil, mas vou tratar disso.

 

até já.

 

Setup

 

Aquario com 80x35x40

 

Filtragem:

SeraFil 900

c/ carvão activado

c/ Sera Biopur Forte

c/ Esponjas e outras coisas assim do genero

 

Bomba Oxigenio

TetraTec 50 (ultra silenciosa)

 

Aquecimento:

200W

 

Decoração:

Pedras Vulcanicas

Areia do pinhal

Pequenos calhaus "Tipo seixo"

 

Substarcto:

No saco dizia Substracto Vivo???!!!!

Areia de um pinhal aqui perto

 

Iluminação:

2x lampadas de 18w da Sylvania

 

Fauna:

 

4 Neons Azuis

4 Neons Chineses

11 Naris de Bebedos

4 Ramirezis azuis ( 1 casal+ 2 femeas juvenis)

2 Coridoras Albinas

1 Gyrinocheilus aymonieri

------------------------------------------------------

1 zebra ( está de saida)

1 prionobrama filigera ( está de saida)

2 Escalares ( estão de saida)

2 hasemania nana (Casal) (Talvez de saida)

2 Ramirezis Dourados (estão de saida)

 

Flora:

- vallisneria

- cabomba

- egeria densa

- ceratopteris thalicroides

- anubias

- feto microsorum

- spathiphyllum

 

Penso que é tudo actualmente... pretendo tirar a spathiphyllum e colocar outras plantas.

Procuro para colocar ainda não tem:

Microsorum Pteropus

Rotala rotundifolia

Riccia fluitans

Lilaeopsis Brasiliensis

Echinodorus Bleheri

 

E afinal tenho de ter a bomba de oxigénio ligada?

 

Cump's

hugoƒ

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se o filtro tiver logo abaixo da superfície da água a criar alguma agitação podes retirar a bomba de ar.

 

Convem ires tendo atenção e verificares se os peixes nadam normalmente e não andam sempre à superfície com vontade de respirar fora de água.

 

Li que tens o filtro com carvão activo, por norma só se utiliza quando se deseja retirar medicamentos da água após tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Se for só para a "sessão fotográfica", podes desligar as bolinhas, tirar o termostato, os tubos de entrada e saída de água do filtro. Até os peixes pode tirar, se quiseres biggrin.png' alt=':biggn:'> .

Não há problema, mesmo que seja uma ou duas horas!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso se estiveres a injectar CO2 tens que ter o cuidado de o desligar durante a noite para não asfixiares os peixes.

Penso que não há necessidade de desligar o CO2 durante a noite,até é melhor ficar ligado para o PH não andar sempre a oscilar.

Agora o que é absolutamente necessário caso o CO2 fique ligado durante a noite é que ou uma bomba de ar fique a noite toda ligada (desligando-a de dia) ou que se coloque o saida do filtro acima da superficie,de maneira a haver muita agitação superficial,de modo a produzir uma grande quantidade de O2 e também para que algum do CO2 se liberte.

 

Eu digo isto porque já experimentei retirar o CO2 de noite e de manhã o PH oscilou bastante.Agora tenho a bomba de ar ligada apenas de noite.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que não há necessidade de desligar o CO2 durante a noite,até é melhor ficar ligado para o PH não andar sempre a oscilar.

Agora o que é absolutamente necessário caso o CO2 fique ligado durante a noite é que ou uma bomba de ar fique a noite toda ligada (desligando-a de dia) ou que se coloque o saida do filtro acima da superficie,de maneira a haver muita agitação superficial,de modo a produzir uma grande quantidade de O2 e também para que algum do CO2 se liberte.

 

Eu digo isto porque já experimentei retirar o CO2 de noite e de manhã o PH oscilou bastante.Agora tenho a bomba de ar ligada apenas de noite.

 

Como ainda não coloquei o co2, vou começar a reduzir durante o oxigenio, já reduzi para metade, apenas saem umas bolhas muito miudinhas, e vou verificar os peixes, já que axo que tenho muito peixe neste momento, quando tiver apenas a população que desejo retiro durante o dia conforme indicado por vós.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.