acarloscc Publicado Fevereiro 15, 2008 Publicado Fevereiro 15, 2008 Viva. Estou a recomeçar este vício da aquariofilia... Ando super entusiasmado com os barbo tigre e por isso vão ser eles a base do meu aqua. Com as dimensões do meu aqua (60X30X30), qual é então o número máximo de sumatras devo/posso ter? Além dos tigre, estou a pensar nos barbo-verde. Quantos devo/posso pôr? Acham que posso ter corydoras por lá? Pandas, por exemplo? E quanto aos limpa-vidros? Que aconselham? Finalmente... Labeo Bicolor... Posso juntá-lo aos barbos? Se tiverem outras sugestões a nível de compatibilidade, agradeço desde já. Fica a promessa de fotos do aqua depois de estabelecido. Desculpem a quantidade de perguntas mas é preferível fazê-las todas antes de me meter em aventuras precipitadas... :D Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
João Lopes Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 Viva.Estou a recomeçar este vício da aquariofilia... Ando super entusiasmado com os barbo tigre e por isso vão ser eles a base do meu aqua. Com as dimensões do meu aqua (60X30X30), qual é então o número máximo de sumatras devo/posso ter? Além dos tigre, estou a pensar nos barbo-verde. Quantos devo/posso pôr? Acham que posso ter corydoras por lá? Pandas, por exemplo? E quanto aos limpa-vidros? Que aconselham? Finalmente... Labeo Bicolor... Posso juntá-lo aos barbos? Se tiverem outras sugestões a nível de compatibilidade, agradeço desde já. Fica a promessa de fotos do aqua depois de estabelecido. Desculpem a quantidade de perguntas mas é preferível fazê-las todas antes de me meter em aventuras precipitadas... Boas! Eu até á bem pouco tempo tive 6 barbos tigres num aquário tal e qual como esse, sem quaisqueres problemas, mas tambem acho que se for para teres 6 ou mais tens que os colocar todos ao mesmo tempo, pois eles depois de serem donos do espaço não dão hipóteses. O barbo verde é uma variante do barbo tigre, que por sinal nem gosto muito, acho que deves optar entre coloração normal ou verde. (um cardume homologo é sempre mais bonito) As corydoras convém ter, e se gostares tanto melhor, apesar de os barbos pouca comida deixarem cair, mas, elas vão sofrer um bocado vais notar que terás corydoras com as barbatanas ratadas dos amigos barbos, é uma opção a fazer, e vais notar que elas alteram completamente o seu comportamento ficando escondidas de dia e apenas aparecendo á noite. Penso que o labeo bicolor ficará fora de questão é um peixe que pede um aquário maior! Abraço Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 boas! o tamanho mínimo de aquário recomendado para um pequeno cardume de barbus tigre é de 80L... eles crescem depressa e rapidamente atingem os 8cm! o João desfez-se dos que tinha e não teve tempo para chegar à conclusão que necessitavam de mais espaço... se os comprares pequenos, poderás mantê-los perfeitamente durante um tempo em 54L (brutos), mas depois dar-me-ás razão... um dos factores que faz esta espécie ser tão apetecível é o facto de não pararem quietos, por isso, quanto maior for o volume do aquário, mais eles 'brilham'... não compres mais que 5 exemplares e começa a ponderar a hipótese dum aqua maior, a médio prazo... quanto à restante fauna, o João já respondeu. cuidado com isso! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
acarloscc Publicado: Fevereiro 15, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2008 (editado) obrigado pelas vossas rápidas respostas. quanto ao labeo bicolor já o tive neste aqua, juntamente com molys pretas, platys, guppys, danios, corydoras. nunca me apercebi que lhe faltasse espaço, até porque apesar de ter o cuidado de criar bons esconderijos tenho também o cuidado de deixar espaço suficiente para eles poderem nadar. por outro lado nunca tenho muitos peixes para evitar situações de stress e/ou conflito. a minha questão acerca do labeo prendia-se mais com a compatibilidade ou falta dela com os "tigres"... relativamente aos corydoras eu tinha a ideia de que poderia ter problemas com os "tigres", mas se não forem os corys, que peixe devo ter no fundo? botias palhaço? Editado Fevereiro 15, 2008 por acarloscc Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
josé mendonça Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 botias palhaço seria uma excelente opção, mas num aquário bem maior... que tal uns pangio kuhlii? se optasses exclusivamente por plantas asiásticas, ficavas aí com um belo biotopo 'far east'! Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
João Lopes Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 botias palhaço seria uma excelente opção, mas num aquário bem maior...que tal uns pangio kuhlii? se optasses exclusivamente por plantas asiásticas, ficavas aí com um belo biotopo 'far east'! Devo dizer que também é "perigoso", eu coloquei uma e os barbos digamos que a atiraram literalmente do aquário para fora, encontrei-a no tapete que tenho a frente do aquário bem enroladinha e sequinha.. Digamos que os barbos têm o diabo no corpo! Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 (editado) João, tens a certeza que a culpa foi dos barbus? por vezes os pangio dão umas 'corridas' na vertical, principalmente nos cantos dos aquários e se estes não estão tapados, o resultado é esse... actualmente só tenho os pangio, mas já mantive as duas espécies juntas sem problema algum... Editado Fevereiro 15, 2008 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
João Lopes Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 Eu penso que tenha sido bastava ela fazer uma dessas "corridas" e já la estava o gang de volta dela a inspeccionar.. Mas também poderá ter saltado pois eu tenho o aquário completamente aberto... Citar
acarloscc Publicado: Fevereiro 16, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2008 bem... depois dos vossos conselhos vou então começar a preparar o meu aqua. mais uma vez, valeu a ajuda. .png' alt=':biggn:'> Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
João Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 (editado) Esse aquário vai ficar com uma vida espectacular, eles são muito activos! Olhar para o aquário a ver o "gang" a fazer das suas, é do melhor! .png' alt=':biggn:'> Editado Fevereiro 16, 2008 por João Lopes Citar
acarloscc Publicado: Fevereiro 16, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2008 (editado) Esse aquário vai ficar com uma vida espectacular, eles são muito activos! Olhar para o aquário a ver o "gang" a fazer das suas, é do melhor! .png' alt=':biggn:'> estive agora a ver alguns layouts do Oliver Knott... bem... fiquei parvo!!! são inacreditáveis. apaixonei-me pela utricularia... e pela eleocharis parvula. tirei umas ideias e estou ansioso por ver no que se vai transformar este meu aqua... os meus sumatra no meio do verde... uuuui!! .png' alt=':biggn:'> Editado Fevereiro 16, 2008 por acarloscc Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
Nuno M. Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 boas e quando tiverem habituados a ti vêm comer á mão tenho 8 e são um espetaculo. Citar plantado 240LNano"Monte Desconhecido""Mother Nature" Ex membro NMCLcumprimentosNuno Lopes
josé mendonça Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 (editado) tirei umas ideias e estou ansioso por ver no que se vai transformar este meu aqua... os meus sumatra no meio do verde... uuuui!! força! .png' alt=':biggn:'> não te entusiasmes demasiado em relação à fauna! lembra-te do que te falei... vale mais ter 'poucos e bons' (5 exemplares) do que muitos e stressados por falta de espaço... quando arranjares um aqua maior, aumentas o cardume para 20! .png' alt=':biggn:'> p.s.- vê aqui como os barbus 'brilham' num aquário grande: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...hl=barbos+tigre Editado Fevereiro 16, 2008 por josé mendonça Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
acarloscc Publicado: Fevereiro 16, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2008 força! .png' alt=':biggn:'> não te entusiasmes demasiado em relação à fauna! lembra-te do que te falei... vale mais ter 'poucos e bons' (5 exemplares) do que muitos e stressados por falta de espaço... quando arranjares um aqua maior, aumentas o cardume para 20! .png' alt=':biggn:'> p.s.- vê aqui como os barbus 'brilham' num aquário grande: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...hl=barbos+tigre quanto à fauna estou mais ou menos decidido... 5 ou 6 tigres, 3 ou 4 pandas e talvez o labeo bicolor. achas muitos? ps. os videos estavam fantásticos Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
josé mendonça Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 o aquário é pequeno para qualquer labeo!... Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
acarloscc Publicado: Fevereiro 16, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2008 (editado) o aquário é pequeno para qualquer labeo!... não me dás hipóteses quanto ao meu "tubarão"... loool! mas vou seguir o teu conselho. .png' alt=':biggn:'> e se colocasse dois casais de molys pretas? (serão demasiado alcalinos?) Editado Fevereiro 16, 2008 por acarloscc Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
josé mendonça Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 o ph ideal para manter os barbus é de 6.5 e para os pandas, de 7... qualquer valor entre estes dois, dá para ambos, na boa! assim, e como bem dizes, as mollys estarão completamente desajustadas ... já vi que não ficaste entusiasmado com a sugestão dos pangios... hehe! seja como fôr, introduz os barbus por ultimo, depois dos primeiros habitantes já estarem ambientados e conhecerem bem os cantos à casa. Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
João Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 Podes pensar que vais ficar com um aquário muito "morto" por só ter barbos, mas acredita que fica bem vivo! Já agora deixo aqui uma foto dos que tive. Citar
acarloscc Publicado: Fevereiro 16, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 16, 2008 estive a falar com a minha namorada e estamos mesmo a ponderar os pangios... a única questão que mantenho é se junto os pangios com os corydoras ou opto apenas pelos 1ºs? falo a nível de limpeza de fundo... de resto tenho a certeza que os meus "sumatra" não vão dar sossego ao aqua. tenho visto o seu comportamento e é fascinantemente "speedado"... como o meu aqua anterior era constituído por molys, guppys, platys, danios, corys e labeo bicolor, optámos agora pelo "tigres". joão, essa foto só me dá mais pica para começar... esses "sumatras" estão demais! Citar private lounge (passem por lá) orion (para quem gosta de coisas "pesadas")
João Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 Não vejo qualquer problema em juntar, nem uma nem outra espécie é agressiva, é tudo pessoal pacifico! Esta foto digamos que foi 1 em 100 e nem assim os apanhei todos, é muito difícil fotografa-los! Citar
Baixinho Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 já agora, como é a reprodução dos barbos? eles são oviparos ou viviparos? Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
João Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 São oviparos, fazem um bailado muito fixe de ver! Mas são eggeaters, devoram os ovos que qualquer fêmea ponha! Citar
Baixinho Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 São oviparos, fazem um bailado muito fixe de ver! Mas são eggeaters, devoram os ovos que qualquer fêmea ponha! então que procedimento se deve ter para que isso não aconteça. lol, se o macho tem que fecundar os ovos depois de a fémea os depositar como é que nasce algum se o macho os come todos?. é que eu tenho um cardume de 6(simplesmente lindos os barbos tigre em cardume :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> ) e 2 estão grávidas. Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
João Lopes Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 (editado) então que procedimento se deve ter para que isso não aconteça.lol, se o macho tem que fecundar os ovos depois de a fêmea os depositar como é que nasce algum se o macho os come todos?. é que eu tenho um cardume de 6(simplesmente lindos os barbos tigre em cardume :D.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> ) e 2 estão grávidas. Terás que separar um possível casal, e depois da fecundação retirar o casal... Pelo menos foi o que li em sites, não confirmo pois vi várias vezes fêmeas gravidas e bailados mas nunca vi um ovo.. Editado Fevereiro 16, 2008 por João Lopes Citar
josé mendonça Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 estamos mesmo a ponderar os pangios... assim como os corys, os pangios são do mais pacífico que há! têm a vantagem de conseguirem chegar a locais que nem mesmo os corys alcançam e consumir bocados de comida que estejam eventualemnte perdidos por lá. tens que ter em atenção o tipo de substrato, pois não pode conter arestas... vê isto: http://www.loaches.com/species-index/picto...sh-ground-color Citar 5 nanos travelling - fotos de viagem a piece of nature at home oeiras & environs daily photo
Recommended Posts