Recommended Posts

Publicado

Boas.

Estou prestes a montar um aquario de 150x55x55

Vai ser 1 plantado, ja tenho cilindro de co2 e tudo o resto que é preciso. Só me falta acabar de montar a calha de iluminaçao.

Agora tenho aqui 1 dilema, era para montar 6 lampadas T8 de 58 watts cada totalizando cerca de 350 watts.. mas falaram-me dumas lampadas T5 que chegam aos 80watts..

Sera que com 4 lampadas dessas ja me oriento com plantas exigentes??.. existe alguma diferença significativa dessas para as t8 ?. sao melhores para as plantas ? so conheço balastros ate 76 watts penso eu, logo estes teriam de ser diferentes, e os arrancadores tambem ?? e quanto a preços ??

Desculpem tantas perguntas, mas estou prestes a montar o aquario e nunca tinha ouvido falar destas lampadas.

Obrigado.

Abraço

Publicado:

Boas,

Também eu ando a montar um aquário com +/- essas medidas e a solução que optei, em termos de luz, foi justamente:

4 lampadas t5 de 80w :

4500k

6500k

6500k

10000k

Qualquer empresa de venda deequipamento electrico, desde que tenha alguma dimensão, a vende.

Se fores da zona de Lisboa, lembro-me da Cafoluz, Ilumina, etc. Depois há sempre a hipotese lojas online, por exemplo:

http://www.underwater-shop.com/product_inf...roducts_id=1348

Publicado:

Boas MMorais..

Obrigado pela resposta..

E quanto a balastros, arrancadores, etc ? procurei no site que referiste mas não encontrei nada a respeito disso.. terei de usar balastros electronicos ?

De qualquer modo acho que fico pelas T8, depois de ver o preço dessas T5, ui.. Só o preço das 4 lampadas T5 dá pra montar o sistema todo com 6 T8..

Se sao tao caras devem ter alguma vantagem em relação às outras, ou, são só mais watts em menos espaço ?

Obrigado

Publicado:

Olá.

Boas MMorais..

Obrigado pela resposta..

E quanto a balastros, arrancadores, etc ? procurei no site que referiste mas não encontrei nada a respeito disso.. terei de usar balastros electronicos ?

De qualquer modo acho que fico pelas T8, depois de ver o preço dessas T5, ui.. Só o preço das 4 lampadas T5 dá pra montar o sistema todo com 6 T8..

Se sao tao caras devem ter alguma vantagem em relação às outras, ou, são só mais watts em menos espaço ?

Obrigado

As lâmpadas T5 têm obrigatoriamente que funcionar com balastros electrónicos. Daí que nunca vejas uma lâmpada T5 a ser acesa com um arrancador.

Bem... até podem acender, mas uma coisa é acender, outra é funcionarem correctamente.

Quanto ao preço, sim... são mais caras infelizmente. Mas como tu disseste, poupas em espaço, tu não que tens um aquário grande, mas para pessoas que tenham problemas de espaço, com lâmpadas T5 e/ou PLL conseguem ter muita luz num pequeno espaço.

Já agora, tu dizes que o preço de 4 lâmpadas T5 dá para comprar as T8 e o material todo... mas o material a que te referes são balastros convencionais, certo?

É que para teres uma ideia, em poucos meses o que poupas em electricidade, chegam e sobram para pagar as T5 e os balastros.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Boas Luis.

Sim, refiro-me a balastros convencionais, 2x58w, que por acaso ja os procurei mas ainda só encontrei em catalogo.

Dizes que poupo na conta da luz, mas se usar balastros electronicos com as T8 o gasto vai ser igual ao das T5, ou nao ?? É que na minha situaçao espaço nao é problema, logo, olhando para o preço nao vejo vantagem em usar as T5.

Outra coisa, tenho injecçao de CO2 com cilindro e gostava de conseguir parar a injecçao quando apagassem as luzes, e liga-la cerca de 1 hora antes das mesmas acenderem, mas como nao estou em casa tinha de ser por meio de uma electro-valvula.. Conhecem mais alguma maneira de fazer isso sem utilizar uma electro-valvula ??? (motores passo a passo ou algo do genero ).

E se ligasse uma bomba de O2 ao timer ? concerteza que a concentraçao de co2 ia diminuir. Ja alguem experimentou isso ?? É que as electrovalvulas sao carotas, e isto anda escasso..

Obrigado pela atenção.

Abraço

Publicado:

Olá.

Dizes que poupo na conta da luz, mas se usar balastros electronicos com as T8 o gasto vai ser igual ao das T5, ou nao ??

Não... porque num sistema de lâmpadas fluorescentes, não é apenas a lâmpada que gasta electricidade. Os balastros também o fazem :D

E um balastro convencional, se não me engano chega a gastar cerca de 30% a mais que a potência das lâmpadas para as quais ele está feito.

Ou seja, imaginando que tens um balastro convencional de 100W, na realidade ele vai-te gastar 130W... :?

Sem contar, que uma lâmpada terá uma vida muito maior se fôr acesa e mantida ligada com balastros electrónicos, por vários factores.

Quanto ao trancares o CO2, a forma mais fácil e fiável é com uma electro-válvula, sim...

Cumprimentos

Luís Fortunato

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:
E um balastro convencional, se não me engano chega a gastar cerca de 30% a mais que a potência das lâmpadas para as quais ele está feito.

Ou seja, imaginando que tens um balastro convencional de 100W, na realidade ele vai-te gastar 130W... :P

Já tinha lido em várias vezes que o consumo era inferior nos balastro electrónicos, mas nunca tinha percebido porquê.

A ver se entendi.

Quando dizes "balastro convencional de 100W", já te estás a referir ao conjunto balastro mais lâmpada, certo?

Se quisermos contabilizar o consumo, é o balastro convencional que gasta mais que o indicado ou o electrónico que gasta menos?

Eu por exemplo tenho num dos aquários 120W em lâmpadas T8 e respectivos balastros convencionais, quer dizer que estou a gastar por volta de 156W?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Publicado:

Olá.

Eu por exemplo tenho num dos aquários 120W em lâmpadas T8 e respectivos balastros convencionais, quer dizer que estou a gastar por volta de 156W?

Sim...

Eu esqueci-me de dizer no post anterior. Se não me engano, um balastro electrónico gasta à volta de 2~3 watt, para terem uma ideia :P

Cumprimentos

Luís Fortunato

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!