NarG Publicado Fevereiro 14, 2008 Publicado Fevereiro 14, 2008 Viva, possuo uma calha SUNSUN de 3 lâmpadas de 39W o que acontece é que este mês as 3 lâmpadas deram o berro as 3 ao mesmo tempo após um ano de uso, presumo que o tempo de vida delas estava a acabar... Como este mÊs os aerios são poucos e não queria estar a dispender de alguns para comprar lampadas HO de 39W, encontrei lâmpadas de 21W a 3Eur do mesmo tamanho, HE para remediar enquanto os EUR não estiverem bons.. O que acontece é que a calha têm 2 balastros, 1 deles duplo e outro de uma só lampada, o balastro duplo liga as lampadas e fica a funcionar bem, o balastro só de uma lampada mal liguei cheirou-me a queimado abri a calha e verifiquei que o mesmo teria queimado. Agora a questão é a seguinte em balastros de 39W posso Ligar lampadas de 21W ? o que me aconteceu foi coincidencia ou foi mesmo devido à diferencia de potencia ? É que se foi coincidencia remedeio-me com o de 2 lampadas com as lampadas de 21W caso contrario corro o risco de o queimar ... Citar 240Lts Plantado
Luís Fortunato Publicado: Fevereiro 14, 2008 Publicado: Fevereiro 14, 2008 Olá. Agora a questão é a seguinte em balastros de 39W posso Ligar lampadas de 21W ? Não... Apesar das lâmpadas terem o mesmo comprimento, e serem fisicamente semelhantes, isso não quer dizer que funcionem da mesma maneira Uma coisa é acenderem... outra é funcionarem correctamente. Coisas totalmente diferentes, e que podem significar o fim de uma lâmpada... tal como te aconteceu. Cumprimentos Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
NarG Publicado: Fevereiro 14, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 14, 2008 O que me queimou não foi a lampada foi mesmo o balastro ... se fosse a lampada era o menos ... 3Eur .. agr o balastro Citar 240Lts Plantado
Recommended Posts