Visitante Publicado Junho 3, 2004 Publicado Junho 3, 2004 Olá a todos os membros, Já vai fazer uma semana que descobri este forum e acho que está na altura de voltar a montar o meu aqua. Já passou algum tempo desde que desmontei tudo, tendo agora pensado em recomeçar este hobbie/passatempo/paixão etc... Como vou mandar fazer um móvel para a sala, estava a pensar em montar o aquário dentro do mesmo, e a pergunta que vos faço é a seguinte... O aquario vai ter 1 m de comprimento por 50 de largo e n sei quanto de altura (n me lembro), mas quando fosse necessário lavar o aquario? COMO FAZER??? Já que é muito complicado e perigoso até tirar o aquário e levalo para a banheira ou para o jardim para o lavar... Acham que com um bom filtro externo e mudas parciais da áqua consigo ter o aquário limpo e sobretudo sem maus cheiros? Já agora pergunto-vos, qual o melhor filtro em relação preço/qualidade para eu montar? dado que é praticamente a única coisa que terei de comprar de novo. Cumprimentos Citar
minidiogo Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Olá! Antes demais duas coisas, bem vindo ao forum e parabéns por te iniciares novamente neste mundo maravilhoso. Essa capacidade de aquário é excelente. Antes de montares o aquário, lavas-o com água quente e uma esponja (eu utilizo algodao filtrante da JBL para este caso). Depois de lavadinho, colocas o areão, o material tecnico, os elementos decorativos...etc etc e água! Depois, terás de deixar fazer o ciclo no aquário para que bactérias se formem. Normalmente demora 1 mês mais ou menos. Para lavares o aquário, não podes tirar 100% da água do aquário, pois terias a eliminar as bactérias que se tiveram a formar durante aquele mês. Então o melhor será, fazeres trocas parciais de água. O ideal é pouca quantidade de água mas regularmente. Dada a capacidade do aquário, o ideal será mesmo um filtro externo. Quanto aos tipos de filtros e marcas, utiliza a ferramenta "Pesquisar" do forum, pois vais encontrar bastantes informaçoes sobre esse assunto. HAsta Citar Diogo Oliveira
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 mas quando fosse necessário lavar o aquario? COMO FAZER??? Já que é muito complicado e perigoso até tirar o aquário e levalo para a banheira ou para o jardim para o lavar... Acham que com um bom filtro externo e mudas parciais da áqua consigo ter o aquário limpo e sobretudo sem maus cheiros? De facto não precisas de lavar o aquário... Depois de montado é apenas uma questão de manutenção. Se desmontares o aquário para o lavar tens de começar tudo do início... ciclar novamente etc etc... Trocas de água, aspirar o areão, limpar vidros, um bom filtro ajuda muito e é o que deves fazer. Para as trocas de águe tens de recorrer a baldes e/ou mangueiras... Maus cheiros? Depende do que aches que são maus cheiros. O aquário deita sempre algum cheiro mas não é um cheiro de água "choca". Tudo depende da manutenção que deres ao mesmo. Cumprimentos, Nuno Citar Cumprimentos, Nuno
ZANITO Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 qdo ele diz lavar penso q seja retirar a camada pó que ele deve ter, pano humido, passas nos vidros e ta feito, nada de despejar agua la pa dentro, pk com essas dimensoes para a tirares de la deve ser complicado, so mesmo a xupar com um tubo, o q n é la mto bom de se fazer qdo se trata de limpeza eheheh, Citar
Visitante Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Obrigado a todos que me responderam! Em relação à resposta do Zanito, não é retirar a camada de pó mas limpar os residuos e plantas mortas que se vão acumulando no fundo! Mas já agora partilho convosco as minhas experiências passadas, tive imensos habitats "recriados" no meu aquario, mas o último deles foi um aquario com oscares e piranhas.. Pois bem, como estes espectaculares peixes também têm na sua dieta carne, eu para além das larvas de mosquito, artemis etc... etc.. Dava-lhes também pedacinhos de figado de porco que eles adoravam e os fortalecia imenso pelas qualidades nutricionais do mesmo! Pois bem, até aqui estamos entendidos... mas aqui é que surgiu a pergunta que fiz ao forum... passado algum tempo, e por não ter os filtros totalmente limpos os residuos da carne, alojava-se no fundo, entrava em decomposição etc.. etc.. estão a imaginar o cheiro que era de cada vez que eu retirava toda a água do aquario para o lavar! mas segundo percebi, não se deve sequer tirar toda a água correcto? deve-se manter e nunca lavar totalmente o aquário, basta umas mudas regulares de água e uma correcta limpeza dos filtros e aspiração do fundo! É ISSO?? Estarei no bom caminho??? Um grande abraço a todos. Citar
ZANITO Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 eu percebi lavar akuario antes e n manutencao akuario ja depois de voltares ter peixes, foi erro meu, sendo assim, depois vais fazendo trocas parciais como disseste e qto ao fundo arranjas um cifão ou dakeles aspiradores de fundo (um pouco caros), mas penso que o cifão xega bem. Boa sorte Citar
Duarte Conceição Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Olá Bruno! Bem vindo de volta à luz Relativamente a manutenção, se efectuada periodicamente, dificilmentes terás problemas com cheiros. O que poderás fazer (para além das trocas de água semanais) é sinfonar o fundo (existem vários sistemas desde os manuais aos aspiradores eléctricos) a seguir a cada vez que alimentas os bichos com comidas mais "pesadas". O que estranho é que sendo o Oscar um bom garfo porque razão é que ficariam restos de comida...será que não estarias a dar comida em excesso? Dar pouca quantidade umas 3 ou 4x ao dia também ajuda na tarefa de manutenção uma vez que as pequenas porções são rapidamente devoradas pelos peixes. Este processo não deverá exceder os 3-4 minutos, caso contrário estarás a contribuir para um aumento de resíduos no aquário. Um filtro com uma boa capacidade mecânica também é bastante útil! Penso que se mantiveres uma rotina deste tipo com trocas de água e sinfonagem (nem sei se isto existe em português) do fundo não terás problemas de maior. Boa Sorte Citar
Recommended Posts