Tiaago Publicado Fevereiro 13, 2008 Publicado Fevereiro 13, 2008 Olás!! Tenho o meu aquario de 480L à cerca de um ano e agora que mudei de casa e que o mesmo se encontra "mais exposto" (antes estava entre 2 paredes), andava a tirar medidas para lhe fazer umas portas e reparei que a estrutura em ferro que o suporta, no centro está torcida... ou seja, no centro da mesa, a mesa "caiu" uns 2 a 3mm .... de refererir que o aquario tem 140cm, e que a dita mesa é feita por 4 pés de 2,5X5cm e as travessas são da mesma medida, sendo que para dar mais força os 5 cm estao ao alto. A minha questão é se isto é normal dobrar assim? Não me parece grave, mas fiquei um tanto preocupado com a situação... ele esteve cerca de um ano e nunca se passou nada.... Já aconteceu isto a alguem?? Abraço e obrigado desde já. Citar
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Normal não é, atenção que as soldaduras também podem partir, tudo depende das forças a que tiverem sujeitas. Mesmo sendo em ferro se fosse eu tinha colocado pelo menos 6 pés, penso que os apoios ao centro são fundamentais pois deves ter aí mais de 700 Kg. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
luismonge Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Tiaago disse: Olás!! Tenho o meu aquario de 480L à cerca de um ano e agora que mudei de casa e que o mesmo se encontra "mais exposto" (antes estava entre 2 paredes), andava a tirar medidas para lhe fazer umas portas e reparei que a estrutura em ferro que o suporta, no centro está torcida... ou seja, no centro da mesa, a mesa "caiu" uns 2 a 3mm .... de refererir que o aquario tem 140cm, e que a dita mesa é feita por 4 pés de 2,5X5cm e as travessas são da mesma medida, sendo que para dar mais força os 5 cm estao ao alto. A minha questão é se isto é normal dobrar assim? Não me parece grave, mas fiquei um tanto preocupado com a situação... ele esteve cerca de um ano e nunca se passou nada.... Já aconteceu isto a alguem?? Abraço e obrigado desde já. Boas. Acho que ninguém te vai dizer se é normal ou não, mas nessas coisas, o melhor é não arriscar. Para um aquário com essas dimensões, o melhor é reforçares o móvel. Não sei se tens jeito para o DIY, mas não costuma ser muito complicado. No tópico do DIY tens lá montes de exemplos em que te podes basear. Podes também criar um tópico lá. Espero ter ajudado minimamente Citar Luís Monge
ruiseta Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Epá é provavel que a mesa de suporte não seja forte o suficiente para o aquário e a estrutura está a começar a ceder! tens k ter cuidado pk pode não acontecer nada.. ou pode chegar a uma altura em que a estrutura deixa de ceder e parte-se simplesmente! Citar
Guest Nuno_lvc Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Lá tá o ditado Japonês, as varas verdes num furacão aguentam, mas a árvore, inflexivel e resistente parte...(se não é isto, é parecido) Como isso não se aplica no ferro, é mesmo melhor teres cuidado. Se o deixares no chão é mais seguro Citar
Nuno Costa Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Tiaago disse: reparei que a estrutura em ferro que o suporta, no centro está torcida... ou seja, no centro da mesa, a mesa "caiu" uns 2 a 3mm .... A minha questão é se isto é normal dobrar assim? bom dia antes de mais gostava de referir, se isso fosse normal tu não tinhas posto aqui essa pergunta. O normal é estar direito, não torto. quanto a mim deves proceder a reparação/substituição disso o mais rapido possivel (sai sempre mais barato comprar outro movel do que comprar um chão novo + um aqua novo + peixes novos) NOTA: eu não sou engenheiro, mas acho que a base do aqua (a base não é o vidro) tem de assentar completamente. Caso contrario o vidro pode partir. No teu caso, o aqua só está assente nas partes laterais, pois o meio dos vidros da frente e de trás está suspenso. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
RACCAR Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Boas, Vou tentar-te ajudar no pouco de engenharia que tenho conhecimento. Bom para começar vamor supor que o teu aquario no total tem 600Kg. Ora para começar posso-te disser que cada ferro que tens a fazer altura no móvel está com uma pressão constante de 150Kg força ( 600kg/4 pés) para começar podias divir este peso para 100Kg para cada pé acrescentando mais dois e colocalos ao centro. As Barra que tens a fazer de base teem aproximadamente 1,40cm ( visto ser esta a medida do aquário) o que significa que precissamente ao meio as barras estão a sofrer uma pressão superior a 200Kg força visto estarem a uma destancia entre eixos de 1,40cm sem nenhum apoio no meio. Solução visto estares a pensar por portas no móvel podes sempre reforçar a estrutura do móvel colocando uma barra na vertical a segurar o tampo fazendo com que passa-se a ter 70cm entre eixos (pés) e nessa barra acrescentares mais 2 pés Mais tarde coloco aqui um desenho a explicar o que dissse mas para te ajudar melhor precissava de conhecer a estrutura do móvel porque tambem se pode dispersar o peso que essa barra que esta torcida está a soffrer para os lados de modo a aliviar o peso que esta a sofrer. Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 14, 2008 Publicado: Fevereiro 14, 2008 Apesar de não saber ao certo como é a estrutura, penso que é possível soldar os apoios centrais no local sem retirar o aquário, se usares a ajuda de um pilar de madeira mais o macaco de um automóvel, ou talvez nem seja preciso o macaco. Se colocares uma foto, talvez te possamos dar ideias mais precisas de acordo com o que necessitas. Abraço Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
Tiaago Publicado: Fevereiro 15, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 15, 2008 Olás e obrigado pelas ajudas. Já falei com a pessoa que me fez a estrutura e em principio, a solução passará mesmo por soldar mais 2 pés à mesa. Já tinha pensado a mesma coisa e em principio vou fazer como o Daniel Fortes diz. Elevo a mesa no local a soldar com macaco alguns milimetros e depois de soldado retiro o macaco... não dá jeito nenhum nesta altura do campeonato (aquario completamente cheio) estar a tirar a mesa, até porque não tenho condições para mudar os peixes e tudo o que envolve.... Raccar, coloca o teu desenho porque fiquei um tanto confuso, mas parece-me que estas a dizer o que estou a pensar fazer. Obrigado novamente e mais tarde, quando estiver resolvido coloco ai umas fotos .... Abraço, Tiago Citar
RACCAR Publicado: Fevereiro 15, 2008 Publicado: Fevereiro 15, 2008 tiaago Aquilo que eu disse foi precissamente a mesma coisa que o daniel so que para colocares barras estabelizadoras no desenho fiz a vermelho aquilo que estou a dizer e mais uma vez digo isto tentando adivinhar a estrutura existente Citar Paradise Lost 2 - Low Tech Nano Invertebrados - CBS e Red
lmsalgado Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 Faças como fizeres, no final não deixes que o tampo da mesa tenha barriga nenhuma, caso contrário é provável que o fundo do aquário venha a ceder. Aliás com 2 ou 3 cm de barriga admira-me como é que não tiveste ainda uma inundação em casa, o vidro deve ser bem grosso ou então está sobre uma placa de esferovite bastante grossa também. Boa sorte Citar
Tiaago Publicado: Fevereiro 19, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 19, 2008 Raccar, é mesmo isso que eu vou fazer. era isso que já tinha em mente. Já tenho agendado a ida do colega que me fez a estrutura lá a casa para resolvermos isso. Lmsalgado, eu falei em mm não em cm's. são uns 3 mm, isto medido sem grande precisão. o tampo é madeira, e tem uma barra central (que está a vermelho no desenho) mas que existe no aquario que foi colocada para dar um apoio extra no centro. do que esta no desenho só não levou os pés. e tem mais umas barras entre as pernas de modo a ficar estavel. o vidro é bastante grosso, 12mm e não tem esferovite, tem uma esponja que se compra nas lojas de aquariofilia. Obrigado pela ajuda novamente. Abraço Citar
Daniel Fortes Publicado: Fevereiro 19, 2008 Publicado: Fevereiro 19, 2008 Tiaago disse: Raccar, é mesmo isso que eu vou fazer. era isso que já tinha em mente. Já tenho agendado a ida do colega que me fez a estrutura lá a casa para resolvermos isso. Lmsalgado, eu falei em mm não em cm's. são uns 3 mm, isto medido sem grande precisão. o tampo é madeira, e tem uma barra central (que está a vermelho no desenho) mas que existe no aquario que foi colocada para dar um apoio extra no centro. do que esta no desenho só não levou os pés. e tem mais umas barras entre as pernas de modo a ficar estavel. o vidro é bastante grosso, 12mm e não tem esferovite, tem uma esponja que se compra nas lojas de aquariofilia. Obrigado pela ajuda novamente. Abraço Tambem tinha ficado com a ideia que eram cm, sendo assim acho que não é tão problemático mas qualquer das maneiras com uns pilares centrais ficas mais descansado. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa flickr - Fotos
lmsalgado Publicado: Fevereiro 19, 2008 Publicado: Fevereiro 19, 2008 Tiaago disse: Raccar, é mesmo isso que eu vou fazer. era isso que já tinha em mente. Já tenho agendado a ida do colega que me fez a estrutura lá a casa para resolvermos isso. Lmsalgado, eu falei em mm não em cm's. são uns 3 mm, isto medido sem grande precisão. o tampo é madeira, e tem uma barra central (que está a vermelho no desenho) mas que existe no aquario que foi colocada para dar um apoio extra no centro. do que esta no desenho só não levou os pés. e tem mais umas barras entre as pernas de modo a ficar estavel. o vidro é bastante grosso, 12mm e não tem esferovite, tem uma esponja que se compra nas lojas de aquariofilia. Obrigado pela ajuda novamente. Abraço Tens razão, desculpa o susto, não sei onde fui buscar os cm. Mesmo assim tenta corrigir isso rapidamente. Boa sorte Citar
Recommended Posts