Recommended Posts

Publicado

Ola pessoal

tenho um aquario de 25 litros e tenho um filtro bem simples, mas ele da conta, ele possui apenas 2 materiais filtrantes, 1 esponja e uma especie de caixa furada com um saquinho de carvao ativado dentro, so que a pouco tempo descobri que não é muito bom manter o carvão ativado continuamente, mas se tirar o carvão ativo foi ficar so com a esponja, e se por exemplo, colocar anti-cloro, ou algum condicionador ou corretivo ele tira da aguá?Gostaria de saber se é melhor ficar so com a esponja ou os 2.

Meu pH a vezes chega no 6.2, coloco um corretivo, nas primeiras 24 horas o pH se estabiliza, mas depois volta a despencar pros 6.5, 6.6, será que o carvao ativado esta tirando o corretivo alcalinizante?

Publicado:

Olá

Se não tens medicamentos dentro do aqua que queiras retirar ou se o aqua não está sujo, eu tirava o carvão, não está a fazer nada e também depois de um tempo faz o contrário para que é utilizado.

Publicado:

É verdade. O carvão activo tem a particularidade de adsorver partículas microscópicas e químicos (não todos) graças à sua superfície extremamente porosa. Esta capacidade de absorção tem um limite que uma vez ultrapassado faz com que o carvão fique inerte ou liberte parte do que fixou "sujando" a água.

O condicionador de água não é afectado pelo carvão nem tão pouco o alcalinizador. No caso do teu filtro deverá ser uma pequena quantidade de carvão a ser deitada fora ao fim de 4 ou 5 dias.

A ideia da lã é boa.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:

Onde posso arrumar lã de vidro sem ser em lojas de aquariofilia?

Acham que eu devo colocar o carvam apenas de 5 em 5 dias?

por exemplo, se eu colocar umas vez por semana durante 24 horas, tube bem?

Publicado:

Não servirá de nada. O carvão activo é um filtro que retém químicos e partículas microscópicas. Não tendo químicos nocivos na água não é necessário a sua utilização. A lã de vidro fará um excelente filtro mecânico em conjunto com a esponja. A lã de vidro é barata e é lavável. Comprei 250 gramas de lã de vidro "Filter Watte" da Prodac por menos de 5 euros. Este peso corresponde a um volume de lã muito grande. No teu filtro deverá durar talvez um ano ou mais conforme as vezes que lavares cada pedaço que lá meteres.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!