redpit12 Publicado Fevereiro 13, 2008 Publicado Fevereiro 13, 2008 Peço desculpa pela minha ignorancia nestes campos.... possuo um aquario de agua doce mom 1.20x40x60 com um filtro exterior eheim de 650 lt e um interior de 200lt.....moro em santo andre perto de sines. Gostaria de me iniciar na agua salgada para ja com o custo minimo possivel e progressivamente ir aprefeiçoando...o que me aconselham? Moro perto de Porto Covo onde existe vida marinha e rocha em ambundancia...preciso de comprar rocha viva ou posso apanhar eu proprio ja k faço mergulho...ou aki n existe esse tipo de rocha....por favor ajudem me; estou bastante empenhado e ansioso por "entrar neste mundo"....Obrigado
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Antes de mais, bem vindo ao fórum e ao mundo dos salgados! Podes avançar perfeitamente para um salgado com um aqua desses. Para começar, podes ver este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109 Inicialmente terás que ter um investimento financeiro, o minimo que seja é sempre algum. Idealmente acho que devias de ter uma sump onde podes colocar todo o equipamento técnico que te ocupa muito espaço se estiver no aqua. Para fazer a ligação entre a sump e o aqua necessitas de furar o aqua na parte de baixo e mandar fazer uma coluna seca. A nível de equipamentos...aqui é que está o investimento inicial! Para teres uma coisa bem montada e que não te dê problemas no futuro, não podemos olhar para o dinheiro gasto em alguns equipamentos. Para iniciares basta teres: - Escumador - Termoestato - Iluminação - Densimetro - Alguns testes basicos - Bombas de circulação - Bomba de retorno (se tiveres sump) Vou só falar dos equipamentos mais importantes e mais caros, os restantes tens no tópico que te indiquei em cima, onde tens outros equipamentos além dos que tens na lista em cima, mas que não necessitas de inicio. O escumador deve ser bom, mesmo que seja um pouco caro, este faz parte do sistema de filtragem, bastante importante para manteres corais duros, principalmente os SPS. A iluminação também deve ser boa por causa dos corais duros. Podes ter uma calha com T5 ou com HQI+T5. Existem outras calhas com PCs, mais baratas, mas na minha opinião não são grande coisa! Neste campo, para te poder aconcelhar melhor, gostava de saber se a altura do aqua, se é 40cm ou 60cm. As bombas de circulação são importantes e tens baratas, mas com consumos energéticos altos, e mais caras, mas com consumos energéticos mais baixos. É importante termos em conta que vamos estar a pagar mensalmente os consumos energéticos do aqua, que ainda se fazem sentir na conta da EDP! As bombas mais baratas chegam a ter consumos 3 ou 4 vezes mais altos que as mais baratas. A bomba de retorno também é como as bombas de circulação no que toca aos consumos, por isso devemos ter atenção. Também devemos ter atenção na capacidade de elevação de água. A água tem que chegar ao aqua com alguma força! Agora as outras dúvidas... Os filtros que tens, nada vão fazer. Podes pensar que sempre vão fazendo circulação de água, mas os filtros vão reter porcaria que vai decompor e destabilizar o aqua. Sobre a rocha da nossa costa, esta não é a melhor e nem aconcelho a colocares no aqua. Aqui tens mesmo que gastar algum dinheiro, pois é a parte principal da filtragem no aqua. Mais dúvidas? MEGA ARQUIVO
redpit12 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2008 Antes de mais, bem vindo ao fórum e ao mundo dos salgados Podes avançar perfeitamente para um salgado com um aqua desses. Para começar, podes ver este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=33109 Inicialmente terás que ter um investimento financeiro, o minimo que seja é sempre algum. Idealmente acho que devias de ter uma sump onde podes colocar todo o equipamento técnico que te ocupa muito espaço se estiver no aqua. Para fazer a ligação entre a sump e o aqua necessitas de furar o aqua na parte de baixo e mandar fazer uma coluna seca. A nível de equipamentos...aqui é que está o investimento inicial! Para teres uma coisa bem montada e que não te dê problemas no futuro, não podemos olhar para o dinheiro gasto em alguns equipamentos. Para iniciares basta teres: - Escumador - Termoestato - Iluminação - Densimetro - Alguns testes basicos - Bombas de circulação - Bomba de retorno (se tiveres sump) Vou só falar dos equipamentos mais importantes e mais caros, os restantes tens no tópico que te indiquei em cima, onde tens outros equipamentos além dos que tens na lista em cima, mas que não necessitas de inicio. O escumador deve ser bom, mesmo que seja um pouco caro, este faz parte do sistema de filtragem, bastante importante para manteres corais duros, principalmente os SPS. A iluminação também deve ser boa por causa dos corais duros. Podes ter uma calha com T5 ou com HQI+T5. Existem outras calhas com PCs, mais baratas, mas na minha opinião não são grande coisa! Neste campo, para te poder aconcelhar melhor, gostava de saber se a altura do aqua, se é 40cm ou 60cm. As bombas de circulação são importantes e tens baratas, mas com consumos energéticos altos, e mais caras, mas com consumos energéticos mais baixos. É importante termos em conta que vamos estar a pagar mensalmente os consumos energéticos do aqua, que ainda se fazem sentir na conta da EDP! As bombas mais baratas chegam a ter consumos 3 ou 4 vezes mais altos que as mais baratas. A bomba de retorno também é como as bombas de circulação no que toca aos consumos, por isso devemos ter atenção. Também devemos ter atenção na capacidade de elevação de água. A água tem que chegar ao aqua com alguma força! Agora as outras dúvidas... Os filtros que tens, nada vão fazer. Podes pensar que sempre vão fazendo circulação de água, mas os filtros vão reter porcaria que vai decompor e destabilizar o aqua. Sobre a rocha da nossa costa, esta não é a melhor e nem aconcelho a colocares no aqua. Aqui tens mesmo que gastar algum dinheiro, pois é a parte principal da filtragem no aqua. Mais dúvidas? Antes de mais, obrigado pela prontidao da resposta e pela disponibilidade seria possivel falar contigo pelo msn por forma e me explicares melhor isso de furar o aquario? Sou um inexperiente e quero fazer tudo da melhor forma...no tenho pressa; quero sim fazer tudo bem de raiz e adquirir todo o equipamento necessario para proporcionar aos futuros habitantes as melhores condiçoes possiveis e mais tarde (se tudo correr bem) partir para um maior...um abraço e mto obrigado (este forum é espectacular)
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Não precisas de agradecer! Podes ir ao meu perfil e no fim do lado esquerdo tens o meu msn, mas eu deixo aqui: dj_alpha2001@clix.pt Momentaneamente não vou estar disponivel, pois tenho algumas coisas para tratar, mas posso ajudar sempre que poder. Posso dizer que furar o vidro de um aqua já colado, tem os seus riscos de poder rachar o vidro, mas se for feito por alguém experiente não há problema! O meu aqua foi furado assim e correu tudo bem, tal como muitos que já levei à Vidromoldura (Cacém). Sobre ter calma e ir comprando as coisas, fazes bem em pensar assim! Eu demorei 1 ano para passar o meu recife de 120lts para o de 270lts que tenho. Fui comprando as coisas consuante ia juntando algum dinheiro...tem de ser assim para o pessoal que tem rendimentos que não possibilitam ir de uma vez! Adiciona-me ao msn que mais logo falamos! MEGA ARQUIVO
redpit12 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2008 Não precisas de agradecer!Podes ir ao meu perfil e no fim do lado esquerdo tens o meu msn, mas eu deixo aqui: dj_alpha2001@clix.pt Momentaneamente não vou estar disponivel, pois tenho algumas coisas para tratar, mas posso ajudar sempre que poder. Posso dizer que furar o vidro de um aqua já colado, tem os seus riscos de poder rachar o vidro, mas se for feito por alguém experiente não há problema! O meu aqua foi furado assim e correu tudo bem, tal como muitos que já levei à Vidromoldura (Cacém). Sobre ter calma e ir comprando as coisas, fazes bem em pensar assim! Eu demorei 1 ano para passar o meu recife de 120lts para o de 270lts que tenho. Fui comprando as coisas consuante ia juntando algum dinheiro...tem de ser assim para o pessoal que tem rendimentos que não possibilitam ir de uma vez! Adiciona-me ao msn que mais logo falamos! ...Em relaçao a coluna seca sera sem duvida melhor levar o aquario ao cacem...eles la sabem a melhor forma e as dimensoes para o meu aquario? É mto caro? Tenho uma aquario pequeno com 60X40X35...serve para a sump?....Ja estive a ver preços de escumadores no e-bay...o k me aconselhas?..Tenho um amigo que me da uma bomba de circulaçao de 2000lt\hora....é adequada? Abraço
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Na vidromoldura sabem fazer isso como deve de ser e as medidas e tudo mais! Só tens que saber o tamanho dos buracos e mais nada, de resto eles sabem! Nos buracos....basta fazeres 2...um de 32mm ou 25mm e um de 40mm ou 50mm. Qual a altura do aqua, 40cm ou 60cm? O custo dos buracos depende das medidas da coluna seca e tudo mais, mas deve andar entre os €30, talvez menos. Devo ir lá hoje, queres que pergunte o preço? Confirma só o que perguntei da altura do aqua que vejo isso. Sobre o outro aqua que tens, dá perfeitamente para uma sump, eu tinha um com 60x35x35 e deu-me por 1 ano! O escumador...tens que ver um que seja para aquas de 300lts de carga orgânica alta. Muitas das vezes eles só dizem que é para aquas de x litros mas é sempre de carga orgânica baixa. Posso dar-te um ou outro exemplo de lojas on-line, mas sempre podes ver nas lojas aí da tua zona: Este dá muito bem para o teu aqua e deixa-te com uma margem de manobra muito boa. Se quizeres ver em algumas lojas aqui por Lisboa, posso indicar-te algumas lojas ou mesmo ir contigo! Sobre a bomba de circulação, acho que deve dar bem, ainda por cima dada! MEGA ARQUIVO
redpit12 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 13, 2008 Na vidromoldura sabem fazer isso como deve de ser e as medidas e tudo mais! Só tens que saber o tamanho dos buracos e mais nada, de resto eles sabem!Nos buracos....basta fazeres 2...um de 32mm ou 25mm e um de 40mm ou 50mm. Qual a altura do aqua, 40cm ou 60cm? O custo dos buracos depende das medidas da coluna seca e tudo mais, mas deve andar entre os €30, talvez menos. Devo ir lá hoje, queres que pergunte o preço? Confirma só o que perguntei da altura do aqua que vejo isso. Sobre o outro aqua que tens, dá perfeitamente para uma sump, eu tinha um com 60x35x35 e deu-me por 1 ano! O escumador...tens que ver um que seja para aquas de 300lts de carga orgânica alta. Muitas das vezes eles só dizem que é para aquas de x litros mas é sempre de carga orgânica baixa. Posso dar-te um ou outro exemplo de lojas on-line, mas sempre podes ver nas lojas aí da tua zona: Este dá muito bem para o teu aqua e deixa-te com uma margem de manobra muito boa. Se quizeres ver em algumas lojas aqui por Lisboa, posso indicar-te algumas lojas ou mesmo ir contigo! Sobre a bomba de circulação, acho que deve dar bem, ainda por cima dada! Muito obrigado!! A altura interior do aquario sao 43cm, qual a diferença na dimensao dos buracos? qual devo escolher?.....entretanto estava tb a considerar a hipotese de vender todo o material de agua doce incluindo o aquario que tenho e comprar um na vidromoldura ja preparado e um pouco maior.... o que achas? Ja te adicionei no msn abraço
Pedro Conceição Publicado: Fevereiro 13, 2008 Publicado: Fevereiro 13, 2008 Já te aceitei no msn, mas tenho pouco tempo para falar, inclusivé, tou de saída! Sobre a venda disso tudo e comprar um novo, acho que é uma opção válida! MEGA ARQUIVO
Recommended Posts