MotarSolitario Publicado: Junho 9, 2004 Publicado: Junho 9, 2004 concordo plenamente com isto. So uma ideia: Se foce criado esse topico e torna-lo em anuncio para mais facil localizaçao? o que acham?
Tiago Amaral Publicado: Junho 9, 2004 Autor Publicado: Junho 9, 2004 A ideia do dicionário é ópitma e podia incluir também um glossário de termos que são desconhecidos de muitos iniciados e não só(por ex: sump, escumador, over-flow, decantação, seco-húmido, etc) O glossario seria indespensavel!!! Continuo a dizer que é uma ideia para avancar!! + 1 a apoiar a ideia. E já agora, os 2 votos contra foram sentidos ou foram só para estragar a media Abraços, Tiago aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Mocho Publicado: Junho 9, 2004 Publicado: Junho 9, 2004 Já votei. Acho que não é necessário complicarmos muito a questão, mas podiamos criar um dicionário (ou simplesmente um glossário) técnico com os termos usualmente usados em aquarofilias. Eu, pelo menos, confesso que demorei umas semanas a descobrir o que eram TPAs. Agora, atenção que não acho correcto que se crie um dicionário de calão que fomente o uso deste! Eu ia sugerir um tópico fixo com isto, mas tenho receio que se atafulhe de coisas inúteis e se torne de difícil consulta. De qualquer modo, excelente ideia!! Parabéns, aquaTFA. http://www.aquariofiliadigital.com/index.php
tarlex Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Força com o projecto! é preciso comecar a trabalhar nele :D !
Tiago Amaral Publicado: Julho 8, 2004 Autor Publicado: Julho 8, 2004 Então, a sugestão perdeu-se Vamos lá a encher isto de siglas Tiago aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Antonio DSM Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 mais umas siglas ppm ---»Em ingles "parts per million" uma unidade de medidautilizada para medir concentraçoes de uma certa substancia num meio NPK ---» (N=azoto, P=fósforo.K=potassio)simbolos quimicos que abreviam macro nutrientes necessarios Às plantas DIY---»("Do It Yourself") Material que pode ser construido em casa com materiais relativamente faceis de utilizar E uns temas para o glossario Aquario de refugio---:$ n sei..por isso é que meti, julgo ser um aquario onde se filtra a agua dos salgados com macro algas??tipo 2ª sump:$ n sei... Este glossario poderia por-se por exemplo no incio das FAQ ( Assim esta melhor) Cumprimentos Ex green goblin
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 ]ppm NPK DIY Não só para ti Green Goblin, mas para todos: Deveriam editar as vossas msg e colocar o significado das siglas... :D Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
Alexandre Rodrigues Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 Actinica: Tipo de luz emitida por lampada fluorescente que proporciona um espectro próprio para a fotossintesse, tem um tom azul. Muito usada nos reef de coral. Aerobico: Termo que designa um ser vivo que necessita de oxigénio para sobreviver. Acrilico: Material plastico usado para construir aquários, filtros e acessorios. Água Acida: Água que qpresenta um ph inferior a 7. Água Alcalina ou Básica: Água que qpresenta um ph superior a 7. Água Salobra: Água intermédia, que não é doce nem salgada, resulta da mistura de água do mar e do rio(estuarios). Alevins: Peixes recém nascidos. Anaerobico: Termo que designa um ser vivo que não necessita de oxigénio para sobreviver. Anoxico: Com muito pouco oxigenio. Artémia: pequenos crustáceos que servem de alimentação para os peixes, muito faceis de criar e manter por logos periodos de tempo, excelente forma de alimentação para os que nasceram a pouco tempo. Bactéria: Organismo pertencente ao reino MONERA, são os mais antigos seres vivos e ajudam no ciclo do nitrogénio. Berlin, método de filtragem: Método de filtragem biologica que envolve o uso de rocha viva e um escumador. Bio-Balls: Bolas usadas para colonização de bactérias na filtragem biologica. Biotopo: Ambiente natural de um ser vivo. Black Water: Água caracterizada por uma coloração escura, com baixo ph e muito pouco dura, muito rica em taninos e caracteristica dos rios amazonicos. Bomba de Ar: Bomba utilizada para fornecer ar ao aquário, escumadores, filtros de fundo, etc. Bomba doseadora: É uma bomba usada para adicionar aditivos na água como fertilizantes liquidos ou outros. Buffer: Substancia que adicionada à água ajuda a estabilizar o ph. Calcio (Ca): Utilizado pelos corais de água salgada para o seu crescimento. Carvão Activado: Utilizado na filtragem quimica. Consegue absorver muitos componentes quimicos da água como o cloro, e muito utilizado para retirar a coloração amarelada da água, deixando-a cristalina. Deve ser substituido com regularidade ou pode começar a largar na água os components que absorveu depois de estar saturado. Ciclideos: Familia de peixes de água doce originários da India, America e Africa. Estes peixes têm tendencia para serem muito coloridos e agressivos. Cloro: Substância utilizada como bactericida na água canalizada, é prejudicial para os nossos peixes e deve ser removida com um anti-cloro. Comunitário: Diferentes espécies de peixes do mesmo biótopo mantidos no mesmo aquário. Desnitrificação: Eliminação de nitratos por bactérias anaerobias. DIY: Uma abreviatura para “Do-It-Yourself”, geralmenete refere-se a projetos que podemos fazer em casa. Dioxido de Carbono (CO2): TGáz necessário na realização da fotossintesse e é um produto final da respiração. Pode ser utilizado para baixar o ph. Ecossistema: Relações entre seres vivos e tudo o que os rodeia. Endemico: Significa que um ser vivo vive apenas em determinado local. Filtragem Biologica: AProcesso de transformação de materias toxicas com a utilização de bacterias(ciclo do nitrogenio. Filtragem Quimica: Processo de filtragem atravéz de um substrato que absorve determinados produtos da água, pode ser carvão activado, resinas, etc. Filtro Exterior: caixa utilizada para filtragem no exterior do aquário onde se utilizam várias matérias filtrantes(biologicas, quimicas e fisicas). Maternidade: Aquário destinado para nascimento de peixes. Pedra Difusora: Material utilizado para criar pequenas bolhas de ar dentro de água. Reef Costeiro: Reef de coral encontrado junto à costa. Refrigerador: tem a função de baixar a temperature da água, uma vez que peixes e corais não suportam elevadas temperaturas que se verificam no verão. Reprodução Assexual: Processo natural de algumas plantas e animais de se reproduzirem sem a intervenção de outro individuo. Depois de umas traduções isto pretende ser o começo de algo que venha a dar jeito. Conforme o tempo permitir irei acrescentar muita coisa que ainda falta(também as siglas!). Agradeço que me corrijam em algo que está pouco explicito ou mesmo incorreto :D Eu estou com vocês... Eu querer até queria, mas tu não me bates...
ZANITO Publicado: Julho 12, 2004 Publicado: Julho 12, 2004 :D WHOWWWW!!!!! Espectáculo, é caso para dizer....fiquei maravilhado.
Tiago Amaral Publicado: Novembro 15, 2004 Autor Publicado: Novembro 15, 2004 Siglas que se encontram em todas as espécies, relativas a espécimes capturados no habitat natural, trazidas para aquários (neste caso) e reproduções que daí advenham... F0 - selvagensF1- filhos de selvagens F2- netos de selvagens aquaTFA APK 161 APK Since 1998
kanguru Publicado: Novembro 15, 2004 Publicado: Novembro 15, 2004 O meu voto está feito, sou completamente a favor e deixo aqui o meu contributo para uma sigla que me moía a cabeça por não saber o queria dizer Parte-Por-Milhão (ppm): Uma medida da concentração de um material dissolvido nos termos de uma relação maciça (milligramas por quilograma, mg/kg). Uma porção de um contaminador está atual para cada milhão partes da água. Para a análise de água, as partes por milhão são apresentadas frequentemente como uma massa por o volume de unidade (milligramas por o litro, mg/l). Há um milhão de milligramas da água em um litro. Espero ter contribuído
Hugo Neves Publicado: Novembro 15, 2004 Publicado: Novembro 15, 2004 acho uma muito boa ideia..votei sim!! :D
Dick Dastardly Publicado: Dezembro 14, 2004 Publicado: Dezembro 14, 2004 Agora, atenção que não acho correcto que se crie um dicionário de calão que fomente o uso deste! Não será um "dicionário de calão" mas sim de termos técnicos e gíria (=/=calão). Quer queiram quer não, ao se falar exclusivamente de um tema surgem expressões próprias do "ofício". Isto é normal em qualquer área do conhecimento, o que dificluta muito a compreensão de quem se envolve recentemente como foi o meu caso! Já tenho aquários há algum tempo e quando cheguei a este fórum deparei-me com inúmeras expressões que não percebia à primeira. O próprio termo "aqua" me meteu confusão ( pensei que fosse algum tipo especial de aquário :D ) o que mostra a tendência para a gíria que acaba por se formar. O dicionário é ABSOLUTAMENTE INDISPENSÁVEL! Aproveito para recomendar uma secção de tutoriais sobre: Instalação de aquários Ciclo do azoto :D Química da água :D etc Corre-se o risco de o fórum se torne elitista e perfeitamente inútil para quem se queira iniciar neste mundo ou, simplesmente, tenha poucos conhecimentos.
AntonioFerrao Publicado: Janeiro 7, 2005 Publicado: Janeiro 7, 2005 por acaso não concordo assim muito com a ultima parte do ultimo comentario.. parece-me mais que os "cromos" vão tendo cada vez menos paciencia para explicar as coisas basicas a quem está a cumeçar.. estes por sua vez deviam usar a funçao pesquisar que realmente ajuda muito. não só porque em paí 95% dos casos ja alguem passou pelo mesmo e se deu ao trabalho de fazer a pergunta e/ou explicar a resposta como porque se um gajo se mete nesta vida e não se sabe orientar (ler outros foruns, paginas específicas, paginas de criadores, fotos e mais fotos, tudo sobre as especies..) ta lixado.. assim sim, este forum torna-se elitista. quer dizer, se eu que sei pouco, registei-me nem ha 2 meses e ja tou farto de ler "ajuda-ataque de algas" ou melhor ainda "os meus camaroes desapareceram".. às vezes é o problema de haver demasiada informação dispersa qd se trata de cenas muito mencionadas. faz-se um search pa ver que fertilizantes o pessoal usa ou massas filtrantes, iluminação, filtros etc essas coisas que um tipo tem sp duvidas nos primeiros tempos e so aparecem fichas de aquarios.. eh continuar a procurar.. ja agora, uma ultima opiniao, axo que ja se fazia umas limpezas nos topicos com mais de 500 mensagens.. de certeza que la há muita "tralha" pelo meio.. mas la esta! e a paciencia, certo? (esta coisa das palavras corrigidas dá comigo em doido.. eu percebo a "vossa" cenas mas um tipo habitua-se a escrever depressa e sem olhar po teclado e sai sp td assim k as x eh xato pa kem n ta bem a ver o k se ker dizer - eu como dou muitos erros dá sempre geito ir metendo uns "x" pa disfarçar qd n se tem a certeza.. lol ) abraço http://tadechuvalafora.blogspot.com
Tiago Amaral Publicado: Abril 5, 2005 Autor Publicado: Abril 5, 2005 NH3 - Amónia NO2 - Nitritos NO3 - Nitratos aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Luís Fortunato Publicado: Abril 8, 2005 Publicado: Abril 8, 2005 Algumas que me lembro: NH4, NH4(+1) ou NH4+ - Amónia. Forma protonada (mais um ião H+) do amoníaco NH3 - Amoníaco... P - Símbolo Químico do Fósforo. N - Símbolo Químico do Azoto. K - Símbolo Químico do Potássio. Lumens - Unidades de intensidade Luminosa. Watts - Unidades de Potência, geralmente eléctrica. SUMP - O que é que isto significa? É alguma sigla? Reservatório de largas dimensões, geralmente colocado por baixo do aquário. Permite uma grande filtração, face ao seu tamanho comparada com filtros externos/internos. É possível a colocação de vários aparelhos no seu interior, escondendo-os assim, e não ocupando espaço no aquário. Overflow - Sistema que evita, em caso de avaria/falta de electricidade que o aquário/sump se escoe completamente, não havendo assim inundações. Desferrado - Existência de ar dentro de um tubo/filtro que dificulta/impossibilita o seu funcionamento (passagem de água) por acção da gravidade. Coluna Seca - ... Passa Muros - Pequena rede/acessório que se coloca no topo das Overflow e Colunas Secas de modo a evitar que os peixes entrem nestas. Filtro de Decantação - Filtro que se encontra dentro do aquário...???? Bicarbonato de Sódio - NaHCO3, usado para aumentar o pH e a dureza carbonatada (KH) num aquário. Usado também nas receitas caseiras de CO2, para maximizar a libertação de CO2. Carbonato de Cálcio - CaCO3, vulgo calcário. Azul de Metileno - Remédio anti-fungico. Bomba de Retorno - Bombas de água que se colocam dentro das Sump's para devolver a água ao aquário. Válvula Anti-Retorno - Peça que obriga o ar/líquido a fluir em apenas num sentido. Utilizada para evitar que os tubos das bombas de Ar e CO2, por retorno, suguem água do aquário. Dureza - Grandeza relacionada com a soma de todas as concentração de metais dissolvidos na água. Quanto mais dura for uma água, maior é o teor de metais dissolvidos nesta. Os maiores contributores, são os iões Cálcio e Magnésio. Alcalinidade - O mesmo que KH. Relacionado com o poder tampão de uma água. Geralmente, quanto maior a alcalinidade, maior o poder tampão. Poder Tampão - Facilidade em se alterar o pH de uma água. Quanto maior o Poder Tampão, mais difícil é de se modificar o pH. Relacionado com o KH. Quanto maior o KH, maior o Poder Tampão. Sem mais nenhumas que me lembre... por agora é tudo. Como é óbvio, devo ter cometido muitos erros, por isso toca de os emendarem Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Oinq Publicado: Abril 9, 2005 Publicado: Abril 9, 2005 por acaso não concordo assim muito com a ultima parte do ultimo comentario.. parece-me mais que os "cromos" vão tendo cada vez menos paciencia para explicar as coisas basicas a quem está a cumeçar.. estes por sua vez deviam usar a funçao pesquisar que realmente ajuda muito. não só porque em paí 95% dos casos ja alguem passou pelo mesmo e se deu ao trabalho de fazer a pergunta e/ou explicar a resposta como porque se um gajo se mete nesta vida e não se sabe orientar (ler outros foruns, paginas específicas, paginas de criadores, fotos e mais fotos, tudo sobre as especies..) ta lixado.. assim sim, este forum torna-se elitista. quer dizer, se eu que sei pouco, registei-me nem ha 2 meses e ja tou farto de ler "ajuda-ataque de algas" ou melhor ainda "os meus camaroes desapareceram".. às vezes é o problema de haver demasiada informação dispersa qd se trata de cenas muito mencionadas. faz-se um search pa ver que fertilizantes o pessoal usa ou massas filtrantes, iluminação, filtros etc essas coisas que um tipo tem sp duvidas nos primeiros tempos e so aparecem fichas de aquarios.. eh continuar a procurar.. Isso resulta num site ... não num forum ... acho que um forum é um local de onde se vai retirando informacoes para preencher um site ... Abraço Nuno Leitão Projecto OinqDaCosta FAQ's Portuguesas de Aquariofilia
Tiago Amaral Publicado: Abril 11, 2005 Autor Publicado: Abril 11, 2005 DSB - Deep Sand Bed aquaTFA APK 161 APK Since 1998
Pedro Rodrigues Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 Muito boa ideia Já agora uma sigla muito usada mas que não sei o que é TMG em plantados tem a ver com fertelisantes Abraço Pedro Rodrigues
Miguel Marques Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 Dicionário de Siglas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=21183 Cumps MM
Vitor Melo Publicado: Maio 6, 2006 Publicado: Maio 6, 2006 Muito boa ideia Já agora uma sigla muito usada mas que não sei o que é TMG em plantados tem a ver com fertelisantes Tropica Master Grow!! De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...
Pedro Rodrigues Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Boas Obrigado Vitor Melo Miguel Marques No dicionário não está la essa sigla pelo menos eu não a encontrei. Abraço Pedro Rodrigues
Fausto Vicente Publicado: Maio 7, 2006 Publicado: Maio 7, 2006 Não deve lá estar porque é um produto comercial, da tropica. Por acaso foi uma sigla que me baralhou ao inicio...eu já usava o tropica master grow, mas daí a associa-lo ao tão falado TMG, ainda demorou uns diazitos... "O que não nos mata, torna-nos mais fortes"
tiagoadias Publicado: Fevereiro 4, 2008 Publicado: Fevereiro 4, 2008 eu enganei-me a dar o voto e disse Não mas a minha opinião é q isto é uma excelente ideia e eu como novato acho que dá imenso jeito.
Recommended Posts
Arquivado
Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.