ruiseta Publicado Fevereiro 12, 2008 Publicado Fevereiro 12, 2008 boas! eu tnh actualmente um aqua de 50litros reais em casa, com 60 x 30 x 39, comprei agr uma calha (ao membro toyota) e gostava de saber se será necessário colucar CO2 para fazer um plantado em condições! Para alem disto penso comprar a akadama (cerca de 15litros) e um areão para colucar por cima! como é a primeira vezque faco isto gostava de ter opiniões! abraço respondam Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 boas! eu tnh actualmente um aqua de 50litros reais em casa, com 60 x 30 x 39, comprei agr uma calha (ao membro toyota) e gostava de saber se será necessário colucar CO2 para fazer um plantado em condições! Para alem disto penso comprar a akadama (cerca de 15litros) e um areão para colucar por cima! como é a primeira vezque faco isto gostava de ter opiniões! abraço respondam Boas, em primeiro lugar qual o setup do aqua? filtragem? potencia e tipo de iluminação? que plantas pretendes manter? só depois disto respondido é que se torna possível ajudar mais um pouco Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
NNelsoNN Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 boas! eu tnh actualmente um aqua de 50litros reais em casa, com 60 x 30 x 39, comprei agr uma calha (ao membro toyota) e gostava de saber se será necessário colucar CO2 para fazer um plantado em condições! Para alem disto penso comprar a akadama (cerca de 15litros) e um areão para colucar por cima! como é a primeira vezque faco isto gostava de ter opiniões! abraço respondam Pois tens mesmo de dar mais caracteristicas do aquario...mas posso adiantar que para um plantado saudavel o CO2 é indispensável, podes ver aqui no forum como fazer CO2 cazeiro, ou entao optar por comprar um kit. Ah e nao se mete nenhum tipo de areao por cima da akadama! Assim a akadama perde o seu proposito...A akadama é um substrato que permite o arejamento das raizes das plantas, muito importante para o ciclo do azoto, uma vez que pois areão por cima este vai retirar essa possibilidade. Opta so por um tipo de substrato uma vez que queres ter um plantado. Abraço Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 (editado) Pois tens mesmo de dar mais caracteristicas do aquario...mas posso adiantar que para um plantado saudavel o CO2 é indispensável Depende bastante do tipo de plantas que pretendas manter... se for para fazer um plantado lowtech com plantas de cerscimeto algo lento não é absolutamente essencial (mas lá que ajuda , ajuda!) banana rock Abraço Editado Fevereiro 12, 2008 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 E o CO2 só ajuda se a iluminação assim o permitir.... (penso eu de que...) Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Murkas Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 (editado) O CO2 apenas serve de fonte de carbono para o crescimento da planta e claro que este mesmo ritmo de crescimento depende entre outras coisas da luz. Logo só vale a pena inserir CO2 se não houver carbono suficiente na coluna de água, e o ritmo a que esse carbono é consumido dependerá do ritmo de crecimento das plantas... Agora julgo que não dependerá única e exclusivamente da luz, mas também de macronutrientes, micronutrientes, temperatura, etc... Abraço PS: podemos sempre arranjar uma fonte alternativa de carbono (fertilizantes de marca), mas quase de certeza que da perspectiva económica o CO2 sai mais em conta Editado Fevereiro 12, 2008 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
ruiseta Publicado: Fevereiro 12, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas o aqua não está montado ainda.. eu quero fazer um plantado como os que vemos nas fotos dos plantados na zona de "fotos e videos" assim já mais elaborado, com um tapete grande, um tronco e varias plantas! pá o setup é 60 x 30 x 39, com uma calha com 4 suportes para 4 lampadas t8 de 15 watts um total de 60 watts.. filtro com, senao me engano, 300 litros por hora, termoestato de 50 watts, depois terá a suposta "akadama" k ainda nao comprei porque o dinheiro não cai do céu! Agora para este tipo de plantados mais exigentes, gostava de saber se é presiso ter CO2.. será que assim já é mais facil ajudar? abraços Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas o aqua não está montado ainda.. eu quero fazer um plantado como os que vemos nas fotos dos plantados na zona de "fotos e videos" assim já mais elaborado, com um tapete grande, um tronco e varias plantas! pá o setup é 60 x 30 x 39, com uma calha com 4 suportes para 4 lampadas t8 de 15 watts um total de 60 watts.. filtro com, senao me engano, 300 litros por hora, termoestato de 50 watts, depois terá a suposta "akadama" k ainda nao comprei porque o dinheiro não cai do céu! Agora para este tipo de plantados mais exigentes, gostava de saber se é presiso ter CO2.. será que assim já é mais facil ajudar? abraços Como dizes que queres um plantado com plantas mais puchaditas e tens uma iluminação forte 60Wts para 70 lts brutos (deve de andar a rondar mais coisa menos coisa os 55 a 60 brutos se metres uma quantidade "normal" de akadama e hardscape) logo ficas com uma razão a rondar os 1W\Lt. Sem dúvida nenhuma que vais precisar de meter CO2. Tens várias hipóteses DIY (Químico e Fermentação) ou então se tiveres possibilidades podes meter pressurizado. Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
ruiseta Publicado: Fevereiro 12, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas.. epá o aquario tem 47 litros reais! pelo menos é o que diz a caixa! portanto dá mais que 1 watt por 1 litro.. pode não ser mt mais mas dá! Mas sim, também acho que sim! epá em termos de CO2 não percebo um caneco d'isso! lol mas rxp Citar
Recommended Posts