QuE iLuMiNaCaO uTiLiZaR ?


Recommended Posts

Pois é... como nao estou muito a par da situação, e ando a pensar em montar um aqua de 360 L, em que só me falta mesmo a iluminação, surgiram - me varias duvias... entao e agora ? iluminação ? sei lá eu que coisa é essa... Mas bom, andei a pesquisar aqui no forum e no meu amigo google e encontrei este site ( http://pwp.netcabo.pt/aquaeden/volume.htm ) por acaso até muito interessante, mas nao sei se a informação é a mais correcta. Mas entretanto, como quero que o aqua seja plantado, em que algumas plantas pedem de luz FORTE, fiquei assim meio confuso, é que pelo que sei, os discus (é o que quero meter) nao querem muita luz, mas por sua vez, há plantas que querem luz Forte, mas entao em que é que ficamos ? Afinal qual é a iluminaçao ideal para 360 L, plantado com discus ? Sinceramente nao sei loOL

 

Aqua :

 

1.20X50X60

 

assim alguma sugestao, força aii :crazyeyes:

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Essa página que tu viste é de um patrocinador aqui do fórum e é uma boa referência para ajudar com alguma dúvida acerca da iluminação.

 

Digo-te que não é fácil manter um aqua plantado com discus lá dentro! Os discus até nem são assim tão dificeís de manter , a dificuldade é mesmo mantê-los num aqua plantado com plantas de crescimento rápido como suponho que seja aquilo que tens em mente construir. Aí as coisas complicam-se devido à alimentação dos discus, que facilmente faz com que os parâmetros da àgua oscilem - não é que seja impossível mantê-los, mas requer atenção e trocas de àgua constantes-, para além de seres obrigado a meter as mãos no aqua para fazeres as podas, o que acabará por stressar os animais.

 

 

Se queres mesmo seguir com isso, e acho bem que sim, recomendava-te que escolhesses plantas de crescimento lento e baixa manutenção.

 

Nesse caso, para um aqua de 360 L acho que com 300 watt´s de luz ficavas bem servido.

 

Cumprimentos

 

RM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Penso que será útil sabermos se os 50 são a altura ou o comprimento...

 

50 de largura e 60 de altura (Comprimento x Largura x Altura) :)

 

Boas,

 

Essa página que tu viste é de um patrocinador aqui do fórum e é uma boa referência para ajudar com alguma dúvida acerca da iluminação.

 

Digo-te que não é fácil manter um aqua plantado com discus lá dentro! Os discus até nem são assim tão dificeís de manter , a dificuldade é mesmo mantê-los num aqua plantado com plantas de crescimento rápido como suponho que seja aquilo que tens em mente construir. Aí as coisas complicam-se devido à alimentação dos discus, que facilmente faz com que os parâmetros da àgua oscilem - não é que seja impossível mantê-los, mas requer atenção e trocas de àgua constantes-, para além de seres obrigado a meter as mãos no aqua para fazeres as podas, o que acabará por stressar os animais.

Se queres mesmo seguir com isso, e acho bem que sim, recomendava-te que escolhesses plantas de crescimento lento e baixa manutenção.

 

Nesse caso, para um aqua de 360 L acho que com 300 watt´s de luz ficavas bem servido.

 

Cumprimentos

 

RM

 

Pois, por acaso ja tinha pensado nisso ! Entao, mas basicamente passa apenas pela PODA, nao ? trocas de agua, isso passa-se com todos os aquarios, uns mais outros menos !

 

Ora 300 Watt´s, entao 2 x 150 HQI, serve ? ou uma calha de 4 X 80 Watt´s ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra 360 litros, não precisas de mais de 220/240 Watts.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra 360 litros, não precisas de mais de 220/240 Watts.

Claramente.300W é demasiado,até com 200W chegava. Quanto maior o aqua menos luz precisa,claro que também tem muito a ver com a forma do aquário.

Agora o importante é escolher lâmpadas com um espectro variado.

 

Offtopic: Sr. Ricardo Diogo veja lá se começa a ser mais polémico que estou farto de concordar consigo! :rolleyes::evil:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PAra 360 litros, não precisas de mais de 220/240 Watts.

 

Tu a dares e a burra a fugir :evil:

 

Não precisa mais que isso pq? A iluminação não tem só a ver com a litragem mas mais do que isso tem que se pensar no que vai lá estar dentro.

 

Ele indicou que deseja ter plantas exigentes, logo à partida para ter plantas exigentes e para não ter problemas em manter qualquer planta deve precisar ter luz intensa e para isso precisa mais do que indicas.

 

A litragem que indicas será bruta, logo terá menos que isso, deves ter uns 320/330 litros (descontando as espessuras dos vidros, areão etc etc).

 

A altura que indicas ser 60, terás que descontar o areão logo a altura de água que deves ficar será com +/-50 atrás e +/- 55 à frente, deves te safar com lâmpadas T5

 

P.S. Olha o zogli tb olha para a litragem e não vê as plantinhas..... :mrgreen:

 

Penso eu de que..... tb só vim ver a bola :rolleyes:

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu apostava numa ligação de 4x T5.... 2x54w HE + 2x80w HO .... Os HQI sao mt melhores mas devido ao seu aquecimento, pode notar-se no espaço em que o aqua vai estar (divisao da casa) e nem se fala nos consumos W..

 

Eu tenho um aqua mt semelhante ao que queres montar... inicialmente comecei com 380w... mas reduzi para 270w, pois estava dificil de manter o equilibrio... Quantos mais W tivermos mais consumo de nutrientes vai existir... logo temos de tar sempre em cima dos Micros, Fe, Macros, CO2 etc....

 

CUMPS

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tu a dares e a burra a fugir :evil:

 

Não precisa mais que isso pq? A iluminação não tem só a ver com a litragem mas mais do que isso tem que se pensar no que vai lá estar dentro.

 

Ele indicou que deseja ter plantas exigentes, logo à partida para ter plantas exigentes e para não ter problemas em manter qualquer planta deve precisar ter luz intensa e para isso precisa mais do que indicas.

 

A litragem que indicas será bruta, logo terá menos que isso, deves ter uns 320/330 litros (descontando as espessuras dos vidros, areão etc etc).

 

A altura que indicas ser 60, terás que descontar o areão logo a altura de água que deves ficar será com +/-50 atrás e +/- 55 à frente, deves te safar com lâmpadas T5

 

P.S. Olha o zogli tb olha para a litragem e não vê as plantinhas..... :mrgreen:

 

Penso eu de que..... tb só vim ver a bola :rolleyes:

 

 

Continuo a defender a mesma coisa:

 

Com 3 hqi de 70 watts fazia a festa, metia o que queria na piscina e estaria tudo de boa saude.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocado,o aqua do Crazybony cpm 220W podia manter nas melhores condições possiveis todas as plantas exigentes e mais algumas. Deve é colocar na parte da frente lâmpadas com Kelvins elevados.

 

Por ex. no meu aqua de 5L tenho 25W de luz,no de 60L tenho 70W,no de 112L tenho 110W. Se tivesse um de 300L punha 200W,de 500L - 250w ; 1000L - 350W ; 5000L - 650W,ai por diante... :evil: Claro que a iluminação de um Cubo de 1000L não é igual a um rectangulo de 1000L...

 

E não é por ter montes de luz que as plantas vão ficar mais vermelhas ou mais saudáveis.Ferro sempre disponivel é mais importante.A quantidade de Lumens deve ser a correcta,senão os nossos bolsos esvaziam-se mais depressa e as algas verdes atacam em força,vindas de não se sabe de onde! :rolleyes:

 

Já agora vê este link: http://www.fitchfamily.com/lighting.html

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Trocado,o aqua do Crazybony cpm 220W podia manter nas melhores condições possiveis todas as plantas exigentes e mais algumas. Não acredito. Deve é colocar na parte da frente lâmpadas com Kelvins elevados.

 

Por ex. no meu aqua de 5L tenho 25W de luz,no de 60L tenho 70W,no de 112L tenho 110W. Se tivesse um de 300L punha 200W,de 500L - 250w ; 1000L - 350W ; 5000L - 650W,ai por diante... :evil: Claro que a iluminação de um Cubo de 1000L não é igual a um rectangulo de 1000L...

 

E não é por ter montes de luz que as plantas vão ficar mais vermelhas ou mais saudáveis. Quem falou em vermelhas? :s Ferro sempre disponivel é mais importante. Quem falou em nutrientes? :s A quantidade de Lumens deve ser a correcta,senão os nossos bolsos esvaziam-se mais depressa e as algas verdes atacam em força,vindas de não se sabe de onde! :rolleyes:

 

Já agora vê este link: http://www.fitchfamily.com/lighting.html não vejas só o gráfico e o calculo que ele efectua, lê tudo e aproveita a boleia, pesquisa aqui no fórum por esse link + Just Me :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Perhaps a better 'formula'...is obtained by calculating watts per 'estimated surface area' (calculated by taking volume to the 2/3 power). This might seem a strange calculation at first, but when you stop to think of it, it does make sense, as the light falls on an area, not a volume."

 

Depreendo com esta frase que é muito importante sabermos a area total de um aquário,e não tanto a sua litragem,de modo a conseguirmos dar-lhe a iluminação que realemnte precisa. O aqua do CrazyBony tem 1.20x50x60 (360L).Se calhar se tivesse 70x70x70 (343L) a iluminação seria outra.

 

Mas já agora Trocado quanto W aconselhavas para o aqua do CrazyBony? :mrgreen:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''Perhaps a better 'formula'...is obtained by calculating watts per 'estimated surface area' (calculated by taking volume to the 2/3 power). This might seem a strange calculation at first, but when you stop to think of it, it does make sense, as the light falls on an area, not a volume."

 

Depreendo com esta frase que é muito importante sabermos a area total de um aquário,e não tanto a sua litragem,de modo a conseguirmos dar-lhe a iluminação que realemnte precisa. Exacto, não quero saber que iluminação chega para aquela quantidade de água mas sim qual vai precisar. O aqua do CrazyBony tem 1.20x50x60 (360L).Se calhar se tivesse 70x70x70 (343L) a iluminação seria outra.

 

Nisso concordo com a disposição das lâmpadas e de quais lâmpadas a utilizar, ex: aquário com 70 de altura mas com 100 litros vais usar T8?

 

Mas já agora Trocado quanto W aconselhavas para o aqua do CrazyBony? :wacko:

 

Isso depende do que ele vai lá colocar dentro (e é aqui que a porca torce o rabo em relação ao que eu penso vs ao que voces escreveram) se ele deseja um aquário densamente plantado com a existência de plantas exigentes (isto foi escrito por ele) terá que elevar a iluminação. Claro que tem que ter em consideração o resto dos nutrientes e respectivas dosagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo o que queres dizer,porém quando se aconselha a iluminação para determinado tipo de aquário,aconselhamos a pensar que o aqua será densamente plantado com as plantas mais exigentes.

 

Quanto ao tipo de iluminação: 2x55W PLL (6500K atrás) + 2X55W PLL (10000k à frente)= 220W

 

Também poderias optar por 1x HQI 70W (6500K) + 4x39W T5 (2 de 8000K + 2 de 10000K). = 226W

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... tal e qual como diz o ditado "cada cabeça sua sentença". cabecadura

 

Mas eu assim com tantas respostas diferentes, nem sei por aqual optar. :mrgreen:

 

Tambem ainda nao decidi a 100 % que plantas vou utilizar para os discus, na verdade esta tambem é uma das minhas grandes duvidas, mas deverá ter entre plantas simples, como ate mesmo as mais exigentes, por exemplo esta : http://www.aquahobby.com/garden/b_arcuata.php que gosto bastante !

 

Alguem me podia explicar qual é a diferença por exemplo de uma calha T5 ou a T8, ou mesmo as HQI, independentemente dos watt´s, qual é a melhor, para crescimento das plantas, realçar as cores dos peixes, etc, etc. Para voçes, qual obtavam ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu compreendo o que queres dizer,porém quando se aconselha a iluminação para determinado tipo de aquário,aconselhamos a pensar que o aqua será densamente plantado com as plantas mais exigentes. E insistes para isto que a iluminação que indicas serve?

 

Quanto ao tipo de iluminação: 2x55W PLL (6500K atrás) + 2X55W PLL (10000k à frente)= 220W

 

Também poderias optar por 1x HQI 70W (6500K) + 4x39W T5 (2 de 8000K + 2 de 10000K). = 226W

 

Pelo contrário eu acho que quando vamos aconselhar alguém devemos saber o que a pessoa pretende para o conselho que vamos dar por servir, caso contrário a pessoa vai possivelmente ter problemas, e pensar uma de duas coisas:

 

1 - Aqueles gajos enganaram-me e não percebem nada disto (meu caso :mrgreen:)

2 - Isto é muita difícil vou mas é dedicar-me ao cultivo da minhoca.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... tal e qual como diz o ditado "cada cabeça sua sentença". cabecadura

 

Mas eu assim com tantas respostas diferentes, nem sei por aqual optar. :mrgreen:

 

Tambem ainda nao decidi a 100 % que plantas vou utilizar para os discus, na verdade esta tambem é uma das minhas grandes duvidas, mas deverá ter entre plantas simples, como ate mesmo as mais exigentes, por exemplo esta : http://www.aquahobby.com/garden/b_arcuata.php que gosto bastante !

 

Alguem me podia explicar qual é a diferença por exemplo de uma calha T5 ou a T8, ou mesmo as HQI, independentemente dos watt´s, qual é a melhor, para crescimento das plantas, realçar as cores dos peixes, etc, etc. Para voçes, qual obtavam ?

 

Eu não pesco nada disso, por isso já sabes por quem te deves guiar :wink:

 

Só te dou um conselho DECIDE primeiro o que queres, só depois deves partir para o resto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Nao se estejam a chatear ou enervar por causa disto !! :mrgreen:

 

Mas bom, voltando o assunto, entre T5, T8, HQI, por qual delas obtar ?

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Nao se estejam a chatear ou enervar por causa disto !! :mrgreen:

 

Mas bom, voltando o assunto, entre T5, T8, HQI, por qual delas obtar ?

 

 

Não ligues, ninguem se chateia.

 

Se o objectivo é meter discus, a iluminação nem é o mais importante, porque os gajos não gostam de muita luz...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Nao se estejam a chatear ou enervar por causa disto !! cabecadura

 

Mas bom, voltando o assunto, entre T5, T8, HQI, por qual delas obtar ?

Ainda não viste nada! :) O pessoal fala assim,mas dá-se bem, é para manter os tópicos acesos.E sabes como é,somos latinos... :2gunfire:

 

Por si só ter Discus já é uma tarefa complicada,ter Discus e manter um plantado deve ser um desafio extraordinário!

Os Discus querem zonas de alguma sombra,o ideal era arranjares algumas plantas de folha larga como Amazonenses ou Echinodorus,facilitaria-te o trabalho colocares plantas mais fáceis de manter.

 

O tipo de comida que por vezes é dada aos Discus pode fazer com que os Fosfatos e Nitratos subam muito,portanto terás de estar sempre de olho nisso e fertilizar com Potassio e Ferro convenientemente. As tpa's nem é necessário dizer,os meninos Discus são uns esquisitos!

 

Quanto à iluminação eu não optaria pelas T8,sempre T5 ou PLL,as HQI têm o inconveniente de gastarem um pouco mais,mas são eficientes.Quanto aos Watt's...220W chega e sobra,não achas Trocado? nyah

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal

 

Nao se estejam a chatear ou enervar por causa disto !! cabecadura

 

 

Ninguém se chateia :D o Zogli e o Ricardo Diogo pagam umas bjecas.

 

 

Mas bom, voltando o assunto, entre T5, T8, HQI, por qual delas obtar ?

 

 

Ainda não viste nada! :) O pessoal fala assim,mas dá-se bem, é para manter os tópicos acesos.E sabes como é,somos latinos... :2gunfire:Latinos?? eu sou nórdico de olhos azuis e loiraço. ;p

 

Por si só ter Discus já é uma tarefa complicada,ter Discus e manter um plantado deve ser um desafio extraordinário! É

Os Discus querem zonas de alguma sombra,o ideal era arranjares algumas plantas de folha larga como Amazonenses ou Echinodorus,facilitaria-te o trabalho colocares plantas mais fáceis de manter.

 

O tipo de comida que por vezes é dada aos Discus pode fazer com que os Fosfatos e Nitratos subam muito,portanto terás de estar sempre de olho nisso e fertilizar com Potassio e Ferro convenientemente. As tpa's nem é necessário dizer,os meninos Discus são uns esquisitos!

 

Quanto à iluminação eu não optaria pelas T8,sempre T5 ou PLL,as HQI têm o inconveniente de gastarem um pouco mais,mas são eficientes.Quanto aos Watt's...220W chega e sobra,não achas Trocado? nyahT8 descartadas. quanto ao resto tudo depende do que ele queira fazer, se for para ver só os Discus até um candeeiro dos chinocas serve :) (e não te lembres de colocar termostatos dos chineses num aquário com discus).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não viste nada! ;) O pessoal fala assim,mas dá-se bem, é para manter os tópicos acesos.E sabes como é,somos latinos... ;)

 

Por si só ter Discus já é uma tarefa complicada,ter Discus e manter um plantado deve ser um desafio extraordinário!

Os Discus querem zonas de alguma sombra,o ideal era arranjares algumas plantas de folha larga como Amazonenses ou Echinodorus,facilitaria-te o trabalho colocares plantas mais fáceis de manter.

 

O tipo de comida que por vezes é dada aos Discus pode fazer com que os Fosfatos e Nitratos subam muito,portanto terás de estar sempre de olho nisso e fertilizar com Potassio e Ferro convenientemente. As tpa's nem é necessário dizer,os meninos Discus são uns esquisitos!

 

Quanto à iluminação eu não optaria pelas T8,sempre T5 ou PLL,as HQI têm o inconveniente de gastarem um pouco mais,mas são eficientes.Quanto aos Watt's...220W chega e sobra,não achas Trocado? :)

 

Prontos ok, ja fico mais descansado :P

 

prontos tive aqui a pensar, a pensar ... e vou optar por uma calha de 4 X 54 watts = 216 watts, deve ser suficiente, tal e qual como foi dito, quanto + luz, + Co2 + nutrientes, etc etc e por sua vez mais € se gasta. Uma relação plantas/discus 216 watts deve ser suficiente !

 

obrigado a todos pelas dicas :)

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

CrazyBony essa calha penso ser muito boa escolha.

 

A conversa anterior foi somente para tentar fazer ver que antes de aconselharmos alguém devemos sempre ter ideia do que a pessoa pretende fazer. Se a tua ideia era plantas exigentes era uma coisa, para discus com plantado normal tás no bom caminho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

CrazyBony essa calha penso ser muito boa escolha.

 

A conversa anterior foi somente para tentar fazer ver que antes de aconselharmos alguém devemos sempre ter ideia do que a pessoa pretende fazer. Se a tua ideia era plantas exigentes era uma coisa, para discus com plantado normal tás no bom caminho.

 

 

Continuo a achar que chega bem para um grande plantado, se assim o quiser.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.