Catástrofe, ajudem, pf!


Icurto

Recommended Posts

Boas,

 

Ontem e hoje, grande catástrofe no meu aquário de guppys macho, já morreram 3 (eram 6) e estão mais a caminho!

Vou tentar ser o mais completa possível:

 

1º Sintomas por ordem de aparecimento:

Emagrecimento;

perda de cor,

escamas esquisitas, tipo levantadas, com aspecto rugoso, feio

nadar muito estranho, parece que tão a ter ataques epilépticos, ou numa rave muito louca

tentam nadar para a superfície, mas custa-lhe muito

afundam e morrem

todo o percurso demora 24 horas, sensivelmente

atacou primeiro os peixes mais velhos, mas já há um alevim, com cerca de 2 meses, afectado

 

2º Os restantes peixes, 5 corys albinas e 1 beaufortia, estão bem

 

3º o setup do aquário:

é o meu primeiro aquário, já tem 6 meses, nunca aconteceu nada disto, o único problema que tive e consegui curar, foi ictio

tem 60 l

O ph e o kh tá um pouco baixo, a 6.5 e 120 ppm, respectivamente, por causa da água da torneira, que tá a 5.5, mas já está assim há mais de 1 mês, e não teve mudanças radicais, tou a controlar isso devagar com uma pedra calcária

Nitritos e amónia a 0 e nitratos quase isso

 

Não me parece ser uma coisa de química, mas sim doença contagiosa, resta dizer que no sábado pus naquele aquário 2 caracóis zebra vindos de uma loja um pouco duvidosa, de que desconfiei, mas comprei porque são muito difíceis de arranjar.

 

Estive a pesquisar em http://www.klsnet.com/files/fishchart.htm e os sintomas parecem coincidir com a tuberculose. Será?

 

O que é que eu faço?

 

Desculpem o testamento

:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

o que os teus peixes têm não é doença mas sim má qualidade da agua (ph muito baixo)

fica aqui um texto retirado de um topico do sub forum doenças:

 

Àgua muito Àcida (Acidose):

 

Sintomas: nadadeiras fechadas, escama eriçadas, natação irregular, tremores e ele morre se não for corrido o Ph.

Causa: Significa baixa do pH da água para 5,5 ou menos. Esses limites são para peixes que exigem pH mais elevado, neutro ou alcalino.

Tratamento: Corrigir o pH, existem produtos em casas especializadas para peixes

 

resolve o teu problema o mais depressa possivel (usa conchas e para por agora coloca corrector de ph alcalino) se não daqui a pouco não tens peixes.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu também julgo que é por causa do ph.

 

Tens aí sintomas que até poderiam ser de outras doenças, mas como há contradições, não devem ser.

Mas já agora:

Hidropsia- podia ser, pois todos os sintomas são típicos. Mas como dizes que há emagrecimento, não deve ser.

Tuberculose - por causa do emagrecimento, também podia ser, mas os outros sintomas não condizem.

 

MESMO ASSIM, a hidropsia nem sempre tem os mesmos sintomas, pelo que há que ter algum cuidado e vigilância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

espero que consigas salvar os teus peixitos

 

viviparos sao peixes de aguas alcalinas PH 7.5 para um PH tao baixo é normal e tendo de concordar com o NMCL sem duvida estao a caputar por causa da qualidade da agua.

 

com uma agua dessas optava sem duvida para peixes de aguas acidas

 

Ai tantos que desejavao ter essa aguinha a sair com um PH tao baixo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

espero que consigas salvar os teus peixitos

 

viviparos sao peixes de aguas alcalinas PH 7.5 para um PH tao baixo é normal e tendo de concordar com o NMCL sem duvida estao a caputar por causa da qualidade da agua.

 

com uma agua dessas optava sem duvida para peixes de aguas acidas

 

Ai tantos que desejavao ter essa aguinha a sair com um PH tao baixo :twisted:

 

Já tenho 2 pedras calcárias e pus o corrector da sera PH/KH mais, porque também já me tinha lembrado disso, mas sempre que faço uma TPA lá vão os valores por aí abaixo - se não faço a TPA também morrem, logo tenho mesmo que mudar de peixes, não é? :evilbat:

Lá vou ter que deixar de ter os meus guppys bebés ;)

 

De qualquer forma porque mais vale prevenir que remediar, também pus bactopur...

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho 2 pedras calcárias e pus o corrector da sera PH/KH mais, porque também já me tinha lembrado disso, mas sempre que faço uma TPA lá vão os valores por aí abaixo - se não faço a TPA também morrem, logo tenho mesmo que mudar de peixes, não é? :(

Lá vou ter que deixar de ter os meus guppys bebés :puppydogeyes:

 

De qualquer forma porque mais vale prevenir que remediar, também pus bactopur...

 

Obrigada.

 

Olá.

 

Realmente esse pH está demasiado baixo. Agora no inverno, costumo fazer TPAs com água da torneira a 28ºC e anti-cloro. Mas no teu caso, recomendaria a preparares a água para a TPA 1 ou 2 dias antes. Pegas em 2 ou 3 garrafões de 5L de água e corriges o pH antes da TPA. Em alternativa, podes comprar garrafões de água baratos (daqueles de marca do próprio super-mercado) e fazes a TPA com essa água. São 3 ou 4 euros por mês, não me parece que saia caro. Se fores a ver, os correctores de pH e medicamentos saem muito, mas muito, mais caros.

Espero ter ajudado.

Luís Monge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Realmente esse pH está demasiado baixo. Agora no inverno, costumo fazer TPAs com água da torneira a 28ºC e anti-cloro. Mas no teu caso, recomendaria a preparares a água para a TPA 1 ou 2 dias antes. Pegas em 2 ou 3 garrafões de 5L de água e corriges o pH antes da TPA. Em alternativa, podes comprar garrafões de água baratos (daqueles de marca do próprio super-mercado) e fazes a TPA com essa água. São 3 ou 4 euros por mês, não me parece que saia caro. Se fores a ver, os correctores de pH e medicamentos saem muito, mas muito, mais caros.

Espero ter ajudado.

 

Obrigada,

 

Eu vou ver qual o ph desses garrafões baratos, porque as águas engarrafadas variam muito - a de luso é ácida, já lhe fiz o teste, mas eu sei que há algumas mais alcalinas, como a evian, mas essa sai um pouco fora do orçamento :puppydogeyes: , vou ver se tem essa informação na embalagem de algumas mais baratas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Hoje de manhã lá estava outro guppy macho morto :oops: , da mesma maneira, e le já não estava bom.

 

O PH tem subido, já está a 6.8.

Ontem fiz tpa de 50% para tirar o bactopur e pus carvão activado e mais umas conchas.

Tratei previamente a água da tpa com o ph/gh+ da sera, na dose recomendada.

 

Os que restam parecem bem, e as corys também vamos lá a ver.

 

Agora queria a vossa ajuda por favor, sobre as maneiras de estabilizar o ph.

Ontem andei a pesquisar as águas de garrafão e são todas ácidas. Muitas das mais baratas não trazem indicação do PH, mas as que trazem variam muito - encontrei uma com PH 3.9 ;) , e a maioria ronda os 4.5 a 5.5, o que é super baixo.

Só encontrei uma que anunciava 6.93 e comprei - água do cruzeiro - é também bastante mineralizada, tem muito magnésio e ferro, etc, tem um KH altíssimo.

Testei-a e o PH que me deu foi afinal de 5.5, portanto muito abaixo do anunciado, mas ainda assim melhor do que a minha torneira, que ontem mal chegava aos 5 :lol: , que é o mínimo da escala do meu teste.

 

Resultado, sem produtos químicos, só posso ter o quê, discus e ramirezzis???? Não quero!

Nuinguém mais tem este problema???? Como é que vocês aqui do fórum dos guppys fazem?

 

Tratam a água das TPA antes de a por no aquário com algum produto?

Qual me recomendam?

 

O curioso é que no aquário maternidade, onde tenho as fêmeas e os alevins, não tenho este problema, e é muito mais pequeno - 20 l, mas como lá faço TPAs mais frequentes (2x por semana) mas muito mais pequeninas (só 10%), acho que com a pedrita calcária que lá está o ph se aguenta bem, e o GH também está muito bem.

 

Será essa a solução também para o grande, TPAs mais frequentes, mas mais pequenas?

Mas é uma seca num aquário maior, andar com baldes e sifões de 2 em 2 dias :)

 

O que é que eu faço?

help

Editado por Icurto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cpnfesso que li na diagonal o último post.

 

Eu adapto os peixes que tenho á água e não o contrário. A minha água da torneira tem ph superior a 7, logo tenho guppies e outros ovovivíparos.

 

 

Espero que te consigam dar uma resposta para cosneguires ter os peixes que queres. No entanto, se não conseguires estabilizar esse ph nos níveis desejados, talvez seja melhor ires para peixes de águas ácidas, há muito mais do que rams e discus :)

Mas isto só se não conseguires estabilizar o ph, estou a torcer para que consigas! Eu depois venho ler isto melhor e tento ajudar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho 2 pedras calcárias e pus o corrector da sera PH/KH mais, porque também já me tinha lembrado disso, mas sempre que faço uma TPA lá vão os valores por aí abaixo - se não faço a TPA também morrem, logo tenho mesmo que mudar de peixes, não é? banana rock

Lá vou ter que deixar de ter os meus guppys bebés banana rock

 

De qualquer forma porque mais vale prevenir que remediar, também pus bactopur...

 

Obrigada.

 

Não deites dinheiro à rua... Para subir o PH, usa bicarbonato de sódio - compra-se em qualquer supermercado ou farmácia e é barato. Se preparares previamente a água das TPAs, não corres risco de oscilações, já que a quantidade de bicarbonato deverá, obviamente, ser sempre a mesma para determinada quantidade de água. Se não estás com pachorra para isso, podes introduzir conchas moídas no filtro, bem como utilizar areia da praia como substracto, para além de pedras calcárias no aqua que já tens.

 

De qualquer maneira, esse PH parece-me muito baixo para o Porto...Os outros aquariofilistas da zona registam também valores tão baixos?

Editado por NCR2007

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tinha um problema pareciso com o teu, ph sempre demasiado baixo e resolvi o problema com areia da praia no fundo o aquario ficou visivelmente mais agradavel á vista e o ph ficou resolvido, e tem o seu ''q'' de salinidade que os guppy suportam, mas atenção que a areia da prai causa outro problema o cuidado que precisas de ter para limpar o fundo, mas isso é outra questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em minha casa o pH da água da companhia ronda os 7.7

 

Boas,

 

Em minha casa os problemas são as oscilações - no Verão também tinha esses valores, aí cheguei a por troncos e lã de vidro para baixar o ph.

 

Mas recentemente (a partir de fins de Dezembro, Janeiro), baixou drasticamente para 5 e qquer coisa, não sei se vai ficar assim para sempre.

 

Acho que é natural, por causa das chuvas, já outros membros falaram destas oscilações.

 

O problema foi precisamente a descida repentina, de que eu não estava à espera, pois eu também achava que a minha água da torneira era alcalina, porque a tinha testado quando montei o aquário, e só agora é que tive este problema.

 

Eu não posso ter uns peixes de verão e outros de inverno :crazyeyes:

 

Acho que vou mesmo é passar a testar a água antes de fazer uma TPA e juntar bicarbonato de sódio se for preciso - grande dica, obrigada NCR 2007 :smilecolros:

Editado por Icurto
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Como já foi referido o bicarbonato de sódio é sem dúvida a melhor solução, pois é barato e bastam poucas gramas para o pH disparar por aí acima, mas cuidado vai adicionando com intervalos de cerca de 15 minutos ou mais porque o resultado da diluição não é instantâneo! Adiciona também pedras calcárias e podes ter guppies à vontade.

Eu tenho guppies, já habituados claro, em água com ph a 6,5 e nunca me morreu nenhum peixe por acidose! Mais uma vez digo: é necessário que estejam habituados! Os que nascem nessas condições dificilmente morrem pela questão do pH. (atenção que estou a falar de 6,5 e não menos)!

Outra questão: segundo tenho lido aqui pelo fórum a água do Porto nunca tem esses valores!! Será que o teste que utilizas está bom? Qual a marca?

Já se falou em aqui em Hidropsia e os sintomas que mencionaste confundem-se com os da doença citada e a acidose...! Se o bicarbonato não resolver e isso é fácil de verificar, utiliza um produto da Sera que se chama TREMAZOL para os tratar. Ficam "novos"...., pelo menos no meu caso!

Vai dizendo alguma coisa e coloca o setup do aquário.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com pena que vejo que estás a ter alguns problemas com os teus guppies.

 

Bicarbotano de sódio é a solução para a agua.

 

Era o que eu fazia quando tinha ciclideos africanos, de modo a subir o ph até aos 8.

 

 

PS: Os exemplares que me gentilmente me ofereceste estão em grande forma por aqui ;)

 

As melhoras para a fauna.

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É com pena que vejo que estás a ter alguns problemas com os teus guppies.

 

Bicarbotano de sódio é a solução para a agua.

 

Era o que eu fazia quando tinha ciclideos africanos, de modo a subir o ph até aos 8.

PS: Os exemplares que me gentilmente me ofereceste estão em grande forma por aqui ;)

 

As melhoras para a fauna.

 

Obrigada :)

É o que vou fazer.

Quanto aos pequenos que já ofereci e continuo a oferecer a membros do fórum não têm qualquer problema, estão noutro aquário mais pequeno, com as fêmeas e nesse não houve crise nenhuma, nem com o ph, nem com nada bowdown

 

Aliás é curioso que só tenho tido problemas no aquário maior - tenho mais 3 - 1º foi o ph alto, depois ictio várias vezes, e agora isto...

 

Um abraço para ti e o melhor para os teus peixes e Cª

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Como já foi referido o bicarbonato de sódio é sem dúvida a melhor solução, pois é barato e bastam poucas gramas para o pH disparar por aí acima, mas cuidado vai adicionando com intervalos de cerca de 15 minutos ou mais porque o resultado da diluição não é instantâneo! Adiciona também pedras calcárias e podes ter guppies à vontade.

Eu tenho guppies, já habituados claro, em água com ph a 6,5 e nunca me morreu nenhum peixe por acidose! Mais uma vez digo: é necessário que estejam habituados! Os que nascem nessas condições dificilmente morrem pela questão do pH. (atenção que estou a falar de 6,5 e não menos)!

Outra questão: segundo tenho lido aqui pelo fórum a água do Porto nunca tem esses valores!! Será que o teste que utilizas está bom? Qual a marca?

Já se falou em aqui em Hidropsia e os sintomas que mencionaste confundem-se com os da doença citada e a acidose...! Se o bicarbonato não resolver e isso é fácil de verificar, utiliza um produto da Sera que se chama TREMAZOL para os tratar. Ficam "novos"...., pelo menos no meu caso!

Vai dizendo alguma coisa e coloca o setup do aquário.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro

 

Olá

 

Obrigada pelas dicas.

Eu de início tb me inclinei para uma doença, e não para o ph, como podes ver pelo início do tópico.

Mas a verdade é que o valor do ph que consta do post inicial era o de antes da última tpa.

Depois de por o tópico fiz novos testes e dava ainda mais baixo, menos de 6. Confirmei com o teste da sera (o do reagente líquido), desconfiei porque as cores são facilmente confundíveis e por isso confirmei com o 5 em 1 da api, com iguais resultados.

Quanto à àgua da torneira, e também dos garrafões, foi testado com os mesmos.

 

Como tenho mais aquários, vi o ph de todos, e embora esteja um pouco baixo em todos, só este é que tinha um valor tão radical - precisamente aquele em que fiz a TPA maior.

 

Como já disse, em setembro os valores de ph da água da torneira eram superiores a 7.5.

Só agora é que isto aconteceu, não faço ideia porquê, nem se vai durar muito tempo.

 

Agora mais nenhum peixe apresenta sintomas, mas vou obviamente continuar atenta, pois agora já com o ph corrigido, se voltar a acontecer, terá que ser doença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vai dizendo alguma coisa e coloca o setup do aquário.

Aqui vai o melhor que sei:

- aqua prisma da rena: capacidade 60 l

- já mudei o motor que vinha com o kit, que era muito fraco

- bomba de ar

- co2 em pastilhas, da sera, 1x por semana

- substrato fértil não me lembra o nome

- areão inerte vulgar

- 2 filtros de esponjas, estrelas cerâmicas rena (15 ou 20), um pouco de lã de vidro e agora um pouco de carvão activado, por causa do bactopur

- 1 pedra calcária peuqna (agora tem 2)

- 1 pedra vulcânica e outra com 2 cores

flora

- cabombas

- musgo de java

- anubias nanas

- mais duas grandes que não me lembro o nome e 2 rasteiras que também não me lembro o nome, mas estão bonitas.

fauna

- 6 guppys macho (agora 2)

- 5 corys albinas (3 ainda são mto pequenitas)

- 3 neritinas zebra

- 3 ou 4 reds

- 1 beaufortia

 

parâmetros da água testes API 5 em 1:

- ph 6.8 (agora), menos de 6 aquando da crise

- gh 120ppm

- kh 120 ppm (agora), 40 aquando da crise

- Nitritos 0

- Nitratos quase 0, menos de 20 ppm

 

Fotos de antes da crise, ainda sem pedras calcárias e ainda com uns cardinais pelo meio:

gallery_17441_214_596728.jpg

 

gallery_17441_214_231050.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

O aquário está bonito e parece saudável! Escreveste que adicionas CO2 em pastilhas, para "alimentar" as plantas não é? Já experimentaste medir o pH antes de adicionar essas pastilhas e depois passadas 24 horas? Eu estou a fazer esta pergunta porque como deves saber o CO2 acidifica a água, contudo eu não conheço a "potência" dessas pastilhas, para te dizer que a "culpa" é do CO2...! Também usas CO2 nos outros aquários onde a água está boa? É uma questão de testes..., mas de qualquer modo o CO2 faz falta às plantas, isso não há dúvida, por conseguinte a solução é o tal bicarbonato e pedras calcárias com fartura. Tens aí uns guppies machos bonitos, portanto fêmeas lá para dentro...e boa sorte!

 

Cumprimentos.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também pensei no que o aquapego disse. É sempre uma possibilidade e vamos esperar que seja isso.

 

Eu também uso essas pastilhas no meu de 54L e não me altera em nada o pH. e uma descida tão brusca à partida não deveria dever-se à adição de pH. Seja como for, cada caso é um caso e vamos torcer para que seja disso!

 

Faz o que o aquapego te disse =)

 

Força e boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito obrigada por todos os conselhos, foram espectaculares.

Ontem pus umas conchas partidas no filtro, hoje vou comprar o bicarbonato e amanhã vou comprar uma pedra calcária maior.

Depois é só esperar. Só quando estiver tudo estabilizado é que compro mais 1 ou 2 peixitos, para substituir os que se foram, talvez daqui a uns 15 dias.

 

Eu vou dando notícias.

 

Cumps a todos

 

PS - Os machos é que vão um de cada vez visitar as fêmeas ao "aqua infantário", e não o contrário, senão coitadas delas LOL!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais