PedroCrazy Publicado Fevereiro 11, 2008 Publicado Fevereiro 11, 2008 Ola pessoal Bem, a pouco tempo aprendi a tratar o húmus de minhoca em casa, e o mesmo tratamento do cascalho de rio, mas deve ter um pouco mais de atenção, basta lava-lo, ou melhor, retirar o maximo da aguá preta e os objetos em suspenção, e depois ferve-lo, mas quando fui feve-lo, por puro esquecimento deixei a panela um tempao no fogo, e a água secou e ficou apenas o húmus na penela e "fritou", será que o húmus pode perder seus nutrientes por isso? Obrigado Citar
Daniel Santos Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Ola pessoal Bem, a pouco tempo aprendi a tratar o húmus de minhoca em casa, e o mesmo tratamento do cascalho de rio, mas deve ter um pouco mais de atenção, basta lava-lo, ou melhor, retirar o maximo da aguá preta e os objetos em suspenção, e depois ferve-lo, mas quando fui feve-lo, por puro esquecimento deixei a panela um tempao no fogo, e a água secou e ficou apenas o húmus na penela e "fritou", será que o húmus pode perder seus nutrientes por isso? Obrigado Epa nao sei. Mas pelos poucos conhecimentos que tenho diria que provavelmente sim....... Apanha mais mais vale isso do que estar apo-lo no aquario sem qualquer vantagem... Citar *
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Pois,também diria que mais vale arranjares mais uns sacos e prepará-lo de novo... Já agora uma dica: o substrato fica bem mais rico se antes do Humus for colocada uma camada de turfa granulada e depois do humus um pouco de laterite. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
PedroCrazy Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Pois,também diria que mais vale arranjares mais uns sacos e prepará-lo de novo... Já agora uma dica: o substrato fica bem mais rico se antes do Humus for colocada uma camada de turfa granulada e depois do humus um pouco de laterite. Onde posso encontrar latérita e turfa sem ser em casas de aquariofilia? ja passei em uma floricultura e a mulher nem sabia oque eram turfa nem latérita!!! Citar
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 16, 2008 Publicado: Fevereiro 16, 2008 Onde posso encontrar latérita e turfa sem ser em casas de aquariofilia?ja passei em uma floricultura e a mulher nem sabia oque eram turfa nem latérita!!! Floristas,grandes superficies como o AKI,na Luso Bonsai em Campolide não sei,mas provavelmente têm. Eu já arranjei uma vez numa florista na Praça Paiva Couceiro em Lisboa. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Baixinho Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 que tipos de substracto fértil se pode arranjar nesse tipo de lojas, excluindo as de aquariofilia? Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
João Lopes Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Fértil penso que só húmus de minhoca, depois também podes arranjar akadama.. Citar
Baixinho Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Fértil penso que só húmus de minhoca, depois também podes arranjar akadama.. a akadama é fertil? Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
Baixinho Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Não, é inerte... então porquê é que há tanto pessoal com akadama no aqua? qual é a sua função? Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
João Lopes Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 Não te sei dizer, mas talvez secalhar porque tem uma boa granulometria e fica bonito.. Há por ai um tópico onde se discute sobre akadama, se é fértil ou inerte e mais umas coisas.. Agora não me lembro é onde anda mas com uma pesquisa chega-se lá! Citar
Baixinho Publicado: Fevereiro 17, 2008 Publicado: Fevereiro 17, 2008 o humus de minhoca arranja.se em sacas de quantos kg e a quanto, por ex, no AKI? tem de levar um tratamento antes de ir para o aqua? Citar "WesiLand II" - Invertebrados do Sulawesi Apistogramma bitaeniata "Careiro" Reef Baixinho - 1º Salgado
PedroCrazy Publicado: Fevereiro 17, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 17, 2008 Bom, pelo oque ja li, a akadama é muito usada por ser bonita, e segurar as camadas de baixo, não deixado nada passar, e oferecendo uma boa fixação das raizes, ja o húmus, onde comprei, se vendeiam sacos de 5 kg por 5 reais, deve ser em torno dos 1,50 euros, tinham também os de 25 kg, 18 reais, em torno dos 6 euros. para colocares o humus que não vem tratado é facil, é basicamente o tratamento dos demais substratos, mas um pouco mais complicado por ter que lavar o humus, oque forma bastante espuma e barro, mas aos poucos a aguá vai ficam clara, por encrivel que pareça, você a coloca num balde de aluminio ou até mesmo uma panela grande, começa a lava-lo, mas sem dissolver com a mão a terra, deixando apenas as particulas em susensão cairem, eu coloquei uma mangueira, e ao decorrer do transbordamento, oque ficava boiano caia pra fora, ai, depois de uns 3 dias, eu deixei uns 3 dedos de agua a cima da terra, e fervi, depois a deixei secando, de 10 kilos, sobrou uns 4 kilos, eu ja planejava isso, e deu exatamente como eu previa. Citar
Recommended Posts