Plantado: A Praia

Jorge Gonçalves

Recommended Posts

Acho que tem muitas espécies diferentes de plantas. No inicio toda a gente tenta meter tudo o que consegue arranjar. Mais dificil é ficar bonito.

Atenção que o teu está bonito, mas podia estar muito superior. O tronco, já viste que foi uma má aposta, assim como as pedras que tinhas. Mas isto está-se sempre a aprender.

Em termos de equipamento, tens tudo como deves ter.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Partilhar nas redes sociais

Olá Zogli,

Apenas como detalhe,penso que deverias colocar a HZ toda num sitio só,tipo a fazer uma moita baixa.E na separação dos substratos colocar entre as pedras maiores pedras mais pequenas,e outras mais pequenas ainda de modo a dar um efeito natural à separação.

Quando coloquei estas plantas, aproveitei para tirar a HZ e colocá-la no canto do lado direito, só que não tirei foto. Relativamente às pedras, acho que me estás a dar uma boa ideia... vou experimentar fazer isso.

E no inicio tem muito cuidado com os niveis de NO3 e PO4,caso tenhas um bom substrato fértil nem devias fertilizar na coluna de água durante um mês!

Por isso, tenho andado a fazer TPA's de 50% de 3 em 3 dias. Além disso, ainda só fertilizei na coluna de água com Potássio, Ferro e Micros. PO4 e NO3, segundo os testes, têm estado controlados.

Olá Ricardo,

Acho que tem muitas espécies diferentes de plantas. No inicio toda a gente tenta meter tudo o que consegue arranjar. Mais dificil é ficar bonito.

Pois é, um gajo não consegue resistir quando vê uma planta bonita e quando se apercebe já tem material a mais. :)

Como este é a minha primeira tentativa de plantado a sério, a ideia tem sido também experimentar plantas diferentes e perceber como crescem, daí a diversidade de plantas. No entanto, como tenho outro aquário (54lts) que irei começar a montar em breve, vou aproveitar para tirar algumas plantas deste.

É realmente como dizes: estamos sempre a aprender e, fundamentalmente, aprende-se é a fazer!

Editado por Jorge Goncalves

Pode-se ter um plantado bonito com muitas plantas diferentes,é dificil mas consegue-se se as colcoarmos de forma harmoniosa,veja-se os aquas holandeses. Depois no lado oposto há aqueles iguwami's só com ''H.Cuba'' e as pedras que ficam lindos! São estilos diferentes,ambos válidos dependendo do gosto.

No inicio,e falo por mim,acho que devemos aprender a lidar com várias especies de plantas.Eu também sei que tenho muitas plantas no meu,a testar para num futuro próximo fazer ''aquele'' layout! :sad2:

Força ai Jorge Gonçalves e vai actualizando,para o ''people'' cuscar! :blush:

Zog Li

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

http://almadagua.blogspot.com/

• 1 mês depois...

Boas pessoal,

Passados dois meses após a última actualização, aqui vão umas fotos com o estado actual do aquário.

Aqui alguns dos meus escalares, que já estão comigo à mais de três anos e ainda não tinha mostrado.

Praia023.jpg

Praia024.jpg

Os ramirezis entram à cerca de 2 semanas:

Praia025.jpg

Panorâmica:

Praia022.jpg

Muito bom, mas os escalares destoam um bocado.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Ficou altamente ambiente do aquario. Na minha opinião , os escalares ficam la bem. Mas isto porque gosto deles :crazyeyes: .

Claro que talvez fica-se melhor uns discos,mas são gostos . Acho que se deve escolher os peixes que gostamos e nao porque ficam bem com o ambiente do aqua.

Força ai

Muito bom, mas os escalares destoam um bocado.

Está lindo! Evoluiu espectacularmente, parabéns.

Eu talvez retirasse a blixa central (central do grupo de blixas) e colocava-a á frente da alternantera, junto ao vidro do lado esquerdo... Julgo que ganhava um pouco mais de profundidade e harmonizava a composição.

Mas também gosto imenso de como está agora.

Um abraço,

Carlos

Boas,

Finalmente, rendi-me as Discus! Aqui vão as novas aquisições: 6 discus Red Scribelt comprados ao Ruben Silva.

Fiz também uma poda significativa à blyxa.

Praia026.jpg

Praia027.jpg

boas.

tem cuidado com essa quantidade de fauna...

vais ter uma carga imensa de detritos por essa aqua...

e penso que não tem um volume de agua assim tão grande

para suportar tudo isso...

cumps

Manu

Caro amigo Jorge, penso tens aí muita fauna para esse aquario, pelo que te aconselho a optar entre os escalares e os discos, pois estes ultimos tornam-se grandes e mesmo assim, sao bastantes

bannerShrimpscaping.jpg

Boas,

tem cuidado com essa quantidade de fauna...

vais ter uma carga imensa de detritos por essa aqua...

Eu tenho consciência de que estou no limite da capacidade, por isso, faço 2 TPA's semanais de cerca de 30% e tenho os indicadores controlados (segundo os testes). Inclusivamente, tenho que fertilizar diariamente nitratos...

Em princípio irei ficar apenas com 2 ou 3 discus quando estes crescem mais um pouco.

Boas,

Finalmente, rendi-me as Discus! Aqui vão as novas aquisições: 6 discus Red Scribelt comprados ao Ruben Silva.

Fiz também uma poda significativa à blyxa.

Julgo que o facto de teres 6 discos num aqua para 200L pode se considerado exagerado. Se tomares em consideração o volume das pedras, troncos e substrato e verificarmos que tens no máximo 150L, esse facto é preocupante. Se ainda tivermos em consideração que tens 5 escalares, nem quero comentar. "By the way", devo comentar o facto de quereres ter um plantado, com a carga inerente que acompanha um plantado...

Achas que a água está em condições minimamente aceitáveis para os pobres animais?

Ps: devias ter-te informado melhor sobre discos antes de entrares nessa aventura.

Daniel

Editado por danielpatrocinio

Boas! Bem, na minha opinião, e peço desculpa se vou ferir algumas susceptibilidades, o aqua estava mais bonito antes da introdução dos discus. Atenção, os discus são lindos!! Eu adoro discus, mas tenho consciência de que no meu actual aquário, não seria uma boa escolha. No teu, 3 discus, como disseram alguns membros, talvez fosse o ideal... MAs eu não sou entendida em discus, e sou algo iniciante em plantados. Mas de facto, parece-me que tens aí uma população excessiva. Ou discus, ou escalares...

Diz-me uma coisa, é impressão minha ou a água ficou meio esbranquiçada e as plantas com muitas algas, nestas fotos com os discus?

Cumps, não leves a mal o meu coment!

Boas,

Achas que a água está em condições minimamente aceitáveis para os pobres animais?

Ps: devias ter-te informado melhor sobre discos antes de entrares nessa aventura.

Como já tinha referido noutro post, só vou ficar com 2 ou 3! E sim, considero que tenho as condições aceitáveis para eles! Já agora, as fotos criam alguma ilusão... pois as fotos não apanham a totalidade do aquário, mas apenas 2/3 no máximo, daí dar a sensação de estar muito cheio, o que não é verdade... os discus não têm mais de 6/7 cm e nas fotos parecem bem maiores... :crazyeyes:

Já à cerca de 6 meses que cria introduzir discus e não o fiz mais cedo por achar que não os conhecia suficientemente para os ter... como vês, não foi uma aventura insconsciente, mas antes bem ponderada. :crazyeyes:

Diz-me uma coisa, é impressão minha ou a água ficou meio esbranquiçada e as plantas com muitas algas, nestas fotos com os discus?

Cumps, não leves a mal o meu coment!

Podes comentar à vontade... :rolleyes:

Só vou referir-me a esta parte, porque já respondi acima ao restante. A água estava era um pouco turva, pois tinha acabado de fazer a manutenção às plantas e, como referi, retirado vários pés de blyxas, pelo que ficou um pouco enevoado. Algas, têm aparecendo apenas nas pedras, mas nada que um pouco de Flourish Excel não resolva! As plantas, para já, estão a crescer muito saudáveis...

Apesar de algumas alterações de layout que tenho em mente fazer, estou bastante satisfeito com o desenvolvimento deste meu 1º verdadeiro plantado!Tenho de tirar umas fotos mais de pormenor para poder demonstrar isso... :crazyeyes:

• 7 meses depois...

Boas,

Este aquário está montado à quase um ano e poucas foram as vezes que vim aqui actualizar a sua evolução. Apesar deste ser o maior aquário que tenho e o que ocupa o local de maior destaque cá em casa, o crescente entusiasmo que foi surgindo com os invertebrados, levou a que o deixasse para segundo plano, de tal forma que está à alguns meses em quase auto-manutenção... TPA's regulares, algumas podas exporádicas sem grande preocupação de criar um layout "estudado" e fertilizações nem sempre feitas com o rigor merecido. :)

Hoje, resolvi tirar-lhe algumas fotos, simplesmente por vou desmontá-lo definitivamente nas proximas semanas, vendê-lo (aquário e todo o equipamento), já que neste local vai "nascer" um salgado, que tenho estado a projectar nos últimos meses e já estou na fase de compra dos respectivos equipamentos. :silly:

Para que fique para a prosperidade, deixo aqui as suas últimas fotos.

Praia030.jpg

Praia031.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!