AntraX Publicado Fevereiro 9, 2008 Publicado Fevereiro 9, 2008 Boas, Pessoal acham que um aquario com 100x40x50 e com uma iluminação de 4x39W T5 (2 de 10000k e 2 de 6500k), consegue-se fazer um plantado com as plantas mais exigentes? A relação W/L é de 0,78, mas o aquario também não leva no total 200L. Que dizem? Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Boas, Pessoal acham que um aquario com 100x40x50 e com uma iluminação de 4x39W T5 (2 de 10000k e 2 de 6500k), consegue-se fazer um plantado com as plantas mais exigentes? A relação W/L é de 0,78, mas o aquario também não leva no total 200L. Que dizem? Na minha opinião chega á vontadinha até com menos conseguias fazer um bom plantado... Abraço Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
AntraX Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 Na minha opinião chega á vontadinha até com menos conseguias fazer um bom plantado... Abraço Sim eu acho que com esta iluminação não será necessario a regra de 1W/L. Vou esperar por mais opiniões, mas desde já obrigado pela tua participação Citar
Fernando Freire Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Dá, a regra 1W/L não se aplica a tudo, como sabes. É mais que suficiente Citar "It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"
AntraX Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 Dá, a regra 1W/L não se aplica a tudo, como sabes. É mais que suficiente Bem a calha que tou a ver tem 90cm. Espero que ilumine o aqua todo da mesma forma. Citar
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá AntraX ! Desculpa meter-me no tópico mas onde arranjaste esse sistema de iluminação ? Procuro lojas que tenha kit´s de lâmpadas T5 ( com respectivps balastros) para aquariofilia nos arredores do Porto para ver se troca a minha lâmpada T8 isolada de 25 W para o meu aquário de 100 L. Alguém me pode ajudar ? Obrigado. A propósito na minha modesta opinião acho que essa "quantidade" de luz é mais do que suficiente para o teu aquário. CO2 com isso! Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá AntraX ! Desculpa meter-me no tópico mas onde arranjaste esse sistema de iluminação ? Procuro lojas que tenha kit´s de lâmpadas T5 ( com respectivps balastros) para aquariofilia nos arredores do Porto para ver se troca a minha lâmpada T8 isolada de 25 W para o meu aquário de 100 L. Alguém me pode ajudar ? Obrigado. A propósito na minha modesta opinião acho que essa "quantidade" de luz é mais do que suficiente para o teu aquário. CO2 com isso! Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Ricardo Monteiro Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 (editado) Boas, Depende mesmo das plantas que quiseres manter. Se for para tapetes de Glosso e afins acho que nem vale a pena tentar com essa luz apenas. Dá uma olhada aqui luz Cumprimentos, RM Editado Fevereiro 11, 2008 por Joe2 Citar
Jorge Gonçalves Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Boas, Depende mesmo das plantas que quiseres manter. Se for para tapetes de Glosso e afins acho que nem vale a pena tentar com essa luz apenas. banana rock Dá uma olhada aqui luz Cumprimentos, RM Boas, Considerando que os valores do site do Aquaeden são os mais indicados, estás a esquecer-te que o aquário não vai levar 200 lts de água. Se ele colocar cerca de 7cm na base, o volume passa para 172 lts, logo 156w já entra no escalão de luz intensa, logo, é suficiente para plantas exigentes! Espero bem que estes valores estejam correctos, pois acabei de montar (podem ver aqui) um aquário exactamente com estas dimensões e as plantas que coloquei/pretendo colocar precisam de luz intensa... :D Citar Invert Farm... Os meus aquários de invertebrados
AntraX Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá AntraX ! Desculpa meter-me no tópico mas onde arranjaste esse sistema de iluminação ? Procuro lojas que tenha kit´s de lâmpadas T5 ( com respectivps balastros) para aquariofilia nos arredores do Porto para ver se troca a minha lâmpada T8 isolada de 25 W para o meu aquário de 100 L. Alguém me pode ajudar ? Obrigado. A propósito na minha modesta opinião acho que essa "quantidade" de luz é mais do que suficiente para o teu aquário. CO2 com isso! Boas, Fala com o ramirezi Citar
Steve_O Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá AntraX ! Desculpa meter-me no tópico mas onde arranjaste esse sistema de iluminação ? Procuro lojas que tenha kit´s de lâmpadas T5 ( com respectivps balastros) para aquariofilia nos arredores do Porto para ver se troca a minha lâmpada T8 isolada de 25 W para o meu aquário de 100 L. Alguém me pode ajudar ? Obrigado. A propósito na minha modesta opinião acho que essa "quantidade" de luz é mais do que suficiente para o teu aquário. CO2 com isso! Boas. Vê na Tiendanimal, é um site espanhol mas fazem entregas para portugal, comprei lá um balastro para T5 e já traz os cabos, casquilhos estanques e suportes para as lâmpadas tudo montado por cerca de 50 euros, depois é só arranjares os reflectores e as lâmpadas. Espero ter ajudado. Citar
Ricardo Diogo Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas, Depende mesmo das plantas que quiseres manter. Se for para tapetes de Glosso e afins acho que nem vale a pena tentar com essa luz apenas. Dá uma olhada aqui luz Cumprimentos, RM Dá para tudo e todas as plantas que quiseres manter. Se tiveres bom CO2 e fertilização. Luz chega na boa. O pessoal que continua pegado aos "1W/litro" devem pensar que o amano, ou outros, em aquas de 600 ou 3000 litros, têem uma central electrica à porta... Citar Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
petty Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Olá AntraX ! Desculpa meter-me no tópico mas onde arranjaste esse sistema de iluminação ? Procuro lojas que tenha kit´s de lâmpadas T5 ( com respectivps balastros) para aquariofilia nos arredores do Porto para ver se troca a minha lâmpada T8 isolada de 25 W para o meu aquário de 100 L. Alguém me pode ajudar ? Obrigado. A propósito na minha modesta opinião acho que essa "quantidade" de luz é mais do que suficiente para o teu aquário. CO2 com isso! Boas, aqui vai uma ajudazita... Bifase-Material Eléctrico e Electrónico Lda R Penedo Pinto - 4580 LORDELO PRD Telef. 224 447 710 Eu comprei la as lampadas e balastro electronico a bom preço, aconselho-te a ligar antes para encomendares pois podem não ter stock, cumprimentos. Petty Citar
Ricardo Monteiro Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 Boas, Considerando que os valores do site do Aquaeden são os mais indicados, estás a esquecer-te que o aquário não vai levar 200 lts de água. Se ele colocar cerca de 7cm na base, o volume passa para 172 lts, logo 156w já entra no escalão de luz intensa, logo, é suficiente para plantas exigentes! Espero bem que estes valores estejam correctos, pois acabei de montar (podem ver aqui) um aquário exactamente com estas dimensões e as plantas que coloquei/pretendo colocar precisam de luz intensa... Espero que sim também, ainda que vários factores contem para se fazer um tapete perfeito de Cuba, por exemplo. Por vezes podes ter a relação watt´s/luz (e feitas as continhas todas da altura de areão etc etc) ideal e ainda assim tens um aqua muito alto e depois tapete... nikles. Dá para tudo e todas as plantas que quiseres manter. Se tiveres bom CO2 e fertilização. Luz chega na boa. O pessoal que continua pegado aos "1W/litro" devem pensar que o amano, ou outros, em aquas de 600 ou 3000 litros, têem uma central electrica à porta... Ya, e o meu pai é o accionista maioritário.. Citar
AntraX Publicado: Fevereiro 12, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 12, 2008 (editado) Obrigado pela ajuda pessoal, ja percebi a mensagem . Petty esse contacto que meteste é de uma loja no porto ne? Editado Fevereiro 12, 2008 por AntraX Citar
Neon Tetra Publicado: Fevereiro 12, 2008 Publicado: Fevereiro 12, 2008 (editado) Obrigado Steve_O pela dica do site da Tiendanimal. Já visitei e vi os kits para duas lâmpadas de T5 de 39W. Vou tentar perceber melhor se o balastro e as duas lâmpadas cabem na minha tampa, como fixar as lâmpadas e com adaptar o reflector dentro da tampa. Vou escrever um mail apara ver se eles me ajudam antes de mandar vir. Obrigado também ao Petty pela loja indicada. Só é pena ser em Lordelo, um pocuco longe de onde moro. Aquilo vem com sistema estanque para usar em Aquários? Alguma ideia do preço ? Dará para aplicar numa tampa de pvc com reflector? Não tenho grande jeito para bricolage. Escrevi ao Ramirezi mas ainda aguardo um sugestão. Obrigado a todos. Editado Fevereiro 12, 2008 por Neon Tetra Citar Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !
Recommended Posts