rchoças Publicado Fevereiro 9, 2008 Publicado Fevereiro 9, 2008 Boas. Tenho um casal de bettas. O macho super red cauda de véu e a fémea cambodja. Neste momento já tenho os dois juntos, depois de terem estado durante dois dias colocados juntos durante 30 min por dia, sem qualquer problema. O macho á tem o ninho feito e a fêmea já o aceitou levando a que já haja o abraço normal de acasalamento. A minha dúvida é que por qualquer motivo a fêmea não larga ovos depois do abraço, estão nisso a apenas 30 min. Isto é normal? Leva um bocado de tempo ou estou a fazer algo de errado? Desde já obrigado a quem se dignar a responder. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
António Lourenço Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Olá nos primeiros abraços é normal que não haja ovos. Depois qdo começa a desovar a femea entra numa especie de transe deixando-se cair até ao fundo do aquario. Se já passou 1/2 hora estes abraços "mais produtivos" e mais constantes devem estar a começar....e vai demorar mais de uma hora. É nesta altura que tens que os vigiar sem interferir. Cumpr.
rchoças Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 (editado) Olá nos primeiros abraços é normal que não haja ovos. Depois qdo começa a desovar a femea entra numa especie de transe deixando-se cair até ao fundo do aquario. Se já passou 1/2 hora estes abraços "mais produtivos" e mais constantes devem estar a começar....e vai demorar mais de uma hora. É nesta altura que tens que os vigiar sem interferir.Cumpr. Muito obrigado, pela resposta Antlou. De facto, passado pouco tempo os ovos começaram a cair, embora com uma quantidade relativamente pequena ao que estou acostumado a ver na outra betta que possou, talvez devido ao facto de esta fêmea ser ainda bastante nova, pelo que me parece. Neste momento já a retirei do aquario, embora acho que ela estive-se ainda com vontade de deitar mais uns cá para fora, mas o macho não foi nessa conversa. Vamos a ver no que dá, mas tenho a impressão que desta vez não vai dar em nada. Cumps Editado Fevereiro 10, 2008 por rchoças http://aquarium.webnode.com.pt
António Lourenço Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 Vamos a ver no que dá, mas tenho a impressão que desta vez não vai dar em nada.Cumps Isto está a correr bem ! Vais ver que vai dar e daqui a quarenta oito horas começas a ver pequenos pontos a mexerem-se. É mais fácil vê-los de cima. Começa a pensar na "paparoca".....vais ter muitas bocas para alimentar. Cumpr.
rchoças Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Isto está a correr bem !Vais ver que vai dar e daqui a quarenta oito horas começas a ver pequenos pontos a mexerem-se. É mais fácil vê-los de cima. Começa a pensar na "paparoca".....vais ter muitas bocas para alimentar. Cumpr. Tinhas toda a razão Antlou, lá estão eles a nadar na vertical e o pai muito zeloso, a coloca-los de novo no ninho (peço, desculpa mas neste momento não disponho de fotos) Agora vem a parte mais complicada a alimentação dos alevins, isto porque a apenas 2 dias coloquei numa garrafa casca de banana, para criar infusórios. E pergunto, será que já haverá infusórios na altura ue eles começem a nadar na horizontal e tenham acabado o saco vitelino? É que por estas bandas hoje não houve sol e estou com medo que não tenha nada preparado para os alimentar, neste fase. Não me podem informar se existe outra forma para alimentar alevins antes de começar a dar-lhes artemia? Obrigado Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
carlosribeiro Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Existe o nobilfluid da JBL, que é uma comida liquida, tipo infusório para alevins recém nascidos... Desculpa o aparte do tema do tópico, mas é que estou a tentar pela primeira vez a reprodução de bettas, vê o tópico, aquário de reprodução, e o meu macho não está a fazer o ninho, podias-me dizer que condições é que tens no teu aqua e os procedimentos que usaste???
rchoças Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Boas, Carlos. Encontrar esse alimento vai ser praticamente impossivel de encontrar onde eu moro, ainda para mais da JBl, é o que dá viver no interior. Quanto aos parametros do meu aquario são os seguintes: - 40x20x20 - 20 Litros brutos (16 nominais) - Temp. 25ºC - Filtro Elite mini, regulado no mínimo - Altura da coluna de água 19 cent. - Iluminação: 8W - Ph: 6.4 - nitratos: 0 ppm na altura da formação do ninho, agora ainda não medi - amonia: 0 ppm - Flora: Cryptocoryne varias Eu sei que estes não são os parametros padrão a que muita gente aqui no forum refere, mas o meu objectivo principal era no momento criar um biótopo asiático, não fazer criação (por enquanto), mas foi-me "oferecida" 2 fêmeas e, tentei ver no que dava apenas para ter uma reacção por parte quer do macho quer da fêmea, já que são bastantes novos. E, não é deu em crias. Quanto aos procedimentos, para além as variantes que já referi, alimentei bastante bem ambos com comida variada (artêmia recem eclodida, larva de mosquito vermelha congelada, larva de mosquito liofilizada e comida caseira que podes encontrar a receita aqui no forum) Depois de bem alimentados utilizei a tecnica dos 3 dias, que no meu caso consiste 1 - Fazer com que o macho consiga ver o seu reflexo em grande parte do primeiro dia (no meu caso foi facil, já que o aquário esta colocado num movél preto que reflecte a imagem do macho), apenas colocando umas folhas brancas para não haver reflecto na hora da alimentação e no momento m que coloco a fêmea, apenas por 30 min e estando sempre de olho; 2 - Continuar a fazer o mesmo que no dia anterior e verificar se o macho já começou a fazer o ninho, senão prolongar o procedimento mais alguns dias; 3 - Colocar a fêmea defenitivamente dentro do aquario e continuar a alimentar bem, a iluminação permanece ligada as 24 horas e depois é só esperar pelo melhor. Esta foi a forma que eu utilizei desta vez mas de certeza que pessoa muito mais entendidas do que eu te dirão a melhor maneira, para o fazeres, tal como eu fiz e, quem muito agradeço. Mas claro, tudo isto pode ser sorte de principiante. Cumps http://aquarium.webnode.com.pt
carlosribeiro Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 (editado) Ok, muito obrigado pelas dicas , por acaso , já tinha tentado por uns minutos essa técnica do espelho, ele pasou, parou um bocado, mas não se pôs em posição de ataque nem nada... O nobilfluid, só se comprases pela net, mas ia-te ficar caro... Cumps... Editado Fevereiro 11, 2008 por carlosribeiro
António Lourenço Publicado: Fevereiro 11, 2008 Publicado: Fevereiro 11, 2008 Olá Parabens ! Já ultrapassaste algumas fases. Agora é que começa o trabalho... Agora é preciso retirar o macho qto antes. O filtro não é de esponja ? se não for desliga-o já ! A temperatura está baixa. Mas agora não dá para alterares. Se o aquario tem plantas e já está montado à algum tempo. Começa é a pensar em "saltar" para a fase de alimentação com artemia.Se tiveres plantas de superficie noutro aquario transfere algumas para este Enche um garrafão de agua para "perder" o cloro porque tens que juntar mais agua ao longo dos proximos dias. Tapa todos os "buracos "do aquario para manter a temperatura do ar. Boa sorte. Não encontras por ai numa loja fitoplacton? Utiliza-se para alimentar artémia mas tb dá...se encontrares diz alguma coisa. Cumpr.
Recommended Posts