Recommended Posts

Publicado

Bem uma duvida existencial ... :P o esmero em criar grutas para os peixes foi tão bem sucedido para mal dos meus pecados que agora só raramente lhes ponho a vista em cima

(Caeruleus) :D se não fosse pêlos alevins (uns 20) :P recem nascidos já tinha tirado as grutas todas.

Que fazer ? que posso por com eles de peixes de meio aquário ?

Qualquer coisa para dar um pouco mais vida ao aquario ?

Comentários sugestoes e ou ideias são bem vindos,

Thanks ...

Flávio

Publicado:

Boas

aconselho-te a povoares o aquário com mbunas, pois se já começaste com eles. Assim não terás problemas com a alimentação pois todos são vegetarianos.

Abraço

panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

Olás

Eu digo "not to gruts" :lol:

São vantajosas para os alevins, mas quando se tornarem uma praga vai ser complicado removê-los... :arrow:

Enche isso com mbunas, nomeadamente de pequeno porte ou pouco agressivos (P. saulosi :arrow: , P. demasonis :arrow::evil: , labeotropheus, "P." Tropheops não amarelos 8)8) ...etc).

Cumps,

Nuno Reis

Ps- nem todos os mbunas são vegetarianos, mas isto sou só eu a chatear ih ih :lol::lol::lol::lol:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Ps- nem todos os mbunas são vegetarianos, mas isto sou só eu a chatear ih ih :arrow::arrow::arrow::evil:

Boas

se te informares bem apenas 1% dos mbunas poderão complementar a sua alimentação com insectos e pequenos crustaceos.

N chateias nada apenas acho k estás enganado.

Abraço

Panguiau

Bambolé!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CICHLID POWER!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Publicado:

:arrow:

Como disse estava apenas a ser chato, a brincar, a meter-me contigo... :arrow:

Eu sei que os mbunas são vegetarianos, e que complementam a sua dieta com pequenos invertebrados (crustáceos e moluscos), no entanto existem algumas espécies carnívoras, mas que (infelizmente) não se vendem muito...Quanto a serem apenas "1% dos mbunas poderão complementar a sua alimentação com insectos e pequenos crustáceos" não concordo: as algas contém muitos organismos que os peixes adoram, nomeadamente caracois (um dos pratos principais dos Caeruleus).

Repito, estava apenas a meter-me contigo... :arrow:

A título de curiosidade, alguns mbunas carnívoros:

- Pseudotropheus crabro - Limpador de parasitas. Vive com peixes-gato do género Bagrus (Bagrus meriodionalis), alimentando-se dos seus parasitas e por vezes dos seus ovos. Também se alimenta de algas soltas.

-(género) Petrotilapia - Algas soltas, alevins, ovos, detritos orgânicos e plancton

- Melanochromis labrosus- Tapa fendas e cavidades com a boca, alimentando-se dos invertebrados que lá se encontram. Utiliza os grandes lábios como ventosas, sugando o interior das fendas e respectivos habitantes.

- Melanochromis lepidiadaptes- Escamas de outros peixes.

- Melanochromis melanopterus- Predador de alevins e pequenos peixes. Algas, insectos, crustáceos e plancton (um dos meus mbunas favoritos!!).

- Genyochromis (Genyochromis mento - única espécie) - Retira pedaços de barbatanas, cauda e escamas de outros peixes. Este peixe adaptou-se de modo a passar despercebido quando se aproxima dos outros peixes, consegue isto pois cada população "adquiriu" a cor dos peixes que se encontram no habitat em redor.

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Publicado:

Boas,

"not to gruts"

Um dos problemas com que se debatem alguns ciclidófilos são precisamente as decorações "mal projetadas", como já vi alguns aquários com decorações "permanentes", como pedras e troncos colados ao vidro traseiro.

Ora, quando falamos de m'bunas por exemplo, o melhor será colocar as pedras ou outros materiais que sejam de maneira a que sejam fácil de remover.

É obvio que as "grutas" são essenciais para um akua de m'bunas, no entanto é preciso ter esse cuidado.

Como sempre o Diesel estava inspirado :arrow::arrow:

Acrescentando...ou não, gostava apenas de dozer que os m'bunas na sua generalidade não são ervívoros mas sim omnívoros, sendo a sua alimentação à base de algas que se encontram presas às rochas e pequenos invertebrados que aí se encontram. No entanto, e com a evolução de algumas espécies em cativeiro, os F8685734654, e baseado em alguns factos que tenho presenciado, existem alguns m'bunas no mercado que por mais alimento rico em proteinas animais que consigam ingerir não há "malawi bloat" que lhes pegue :evil::lol:

Agora, o normal é eles "baterem a bota" quando alimentados à base de proteinas animais, já que o seu organismo não consegue assimilar essas proteinas em grande quantidade.

Isto foi só para chatear.... :arrow:

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/

Publicado:

Obrigado a todos pelas ideias mas a minha dúvida mantem-se, mbunas que não passem o dia escondidos ... :lol:

Quanto a alimentação o que é que costumam dar ?

Thanks, F.

Publicado:
Obrigado a todos pelas ideias mas a minha dúvida mantem-se,  mbunas que não passem o dia escondidos ... :?  

Quanto a alimentação o que é que costumam dar ?  

Thanks, F.

Boas,

M'bunas que não passem o dia escondidos não há :D ...se o seu nome quer dizer isso mesmo...não podes fazer nada senão educá-los a não se esconderem :lol: , faz parte da sua natureza.

Alimentação,

Tudo e mais alguma coisa excepto carne

Cumprimentos

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/