Recommended Posts

Publicado

Boas,

Tou com um problemazito neste aqua:

gallery_17441_214_768118.jpg

Tem 40x20x30 cm

2 troncos

1 pedra xisto

1 anubia nana

1 feto de java

o resto das plantas não me lembro do nome

2 corys albinas

1 otocinclus

6 neons

6 white cloud

4 red cherry

O aquário tem 2 meses e peixes há 15 dias

Temperatura 26º

Como tinha o ph, o kh e o gh todos muito altos, pus mais um tronco (só tinha um) e turfa

Baixou o ph e KH para os níveis desejados, que se mantém estáveis há 1 semana, mas o GH continua altíssimo, apesar de fazer tpa com água de luso.

Os valores são os seguintes:

GH 180

KH entre 80 e 120 (a cor está no meio dos dois valores)

PH 6.5

Têm ideia do que pode manter o GH tão alto?

O que posso fazer?

Obrigada

Publicado:
É preciso saber a escala disso.. é que esse KH tanto pode ser alto como próximo de zero..

Está em ppm mg/L

O GH está na cor mais elevada da escala - 180.

Já confirmei com 2 marcas diferentes de testes - sera e api

Obrigada

Publicado: (editado)
[boas,

Que substracto e filtragem utilizas.

Por outro lado as nossas águas da torneira costumam ser duras o problema pode vir dai.

Abraço,

Luis

Olá Luis Filipe Ribeiro,

suponho que isso depende bastante da tua zona de residencia... pois a água que sai da minha torneira é considerada macia 5ºd

Icurto faz um teste a água com que fazes as tpa's e mete aí o resultado, o problema pode advir daí

PS: pelos valores que meteste aqui e pelas correspondencias que podes consultar aqui nem me parecem valores assim tão exagerados

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Publicado:

Oi Murkas,

Tenho a impressão que ainda vou passar a ir a casa dos meus pais buscar água, moram em Oeiras.

Eu generalizei baseado nas caracteristicas da água da minha zona, masIcurto aconselho vivamente a

leitura do artigo de que o Murkas dá o link, até para mim foi bom reler o mesmo.

Abraço,

Luis

Publicado:

Boas,

Obrigada pela ajuda, agora que li o artigo percebo muito melhor e de facto os valores já não parecem assim tão elevados, não sei porque é que no teste 180 ppm é o máximo!

Deve ser um teste para discus biggrin

Fiz o teste com a água das tpas (de luso) e é mesmo daí, tem os mesmos resultados, deve ser uma água macia em termos de alcalinidade mas com outros minerais que a "endurecem", acho eu.

O filtro não sei a marca, mas é daqueles externos de mochila, com esponja e carvão activado.

O substrato é fértil acho que da jbl, já não tenho bem a certeza e areão preto (que é muito afiado, tive que tirar as corys, que estavam a ficar com os bigodes ratados :( .

Pus co2 em pastilhas, o que terá diminuído ainda mais o ph, florenette e floreplante, da sera, o que também terá contribuído para a dureza, creio eu, depois de ler o artigo, dados os minerais que têm.

Muito obrigada.

Publicado:
Oi Murkas,

Tenho a impressão que ainda vou passar a ir a casa dos meus pais buscar água, moram em Oeiras.

Eu generalizei baseado nas caracteristicas da água da minha zona, masIcurto aconselho vivamente a

leitura do artigo de que o Murkas dá o link, até para mim foi bom reler o mesmo.

Abraço,

Luis

Boas

Só para dizer que a água da torneira da minha zona varia muito, é preciso muito cuidado com as tpas - de verão, principalmente se há seca, fica duríssima e com ph a chegar aos 8,5, mas quando chove muito fica super macia e com ph 5.

Tive problemas no meu aquário dos vivíparos por causa disso, não dei conta da descida brusca do ph da água, fiz uma tpa e morreram-me 4 guppys :(

Cumps

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!