Icurto Publicado Fevereiro 8, 2008 Publicado Fevereiro 8, 2008 Boas, Tou com um problemazito neste aqua: Tem 40x20x30 cm 2 troncos 1 pedra xisto 1 anubia nana 1 feto de java o resto das plantas não me lembro do nome 2 corys albinas 1 otocinclus 6 neons 6 white cloud 4 red cherry O aquário tem 2 meses e peixes há 15 dias Temperatura 26º Como tinha o ph, o kh e o gh todos muito altos, pus mais um tronco (só tinha um) e turfa Baixou o ph e KH para os níveis desejados, que se mantém estáveis há 1 semana, mas o GH continua altíssimo, apesar de fazer tpa com água de luso. Os valores são os seguintes: GH 180 KH entre 80 e 120 (a cor está no meio dos dois valores) PH 6.5 Têm ideia do que pode manter o GH tão alto? O que posso fazer? Obrigada Citar
Icurto Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 Ajuda?? A pergunta é muito tola ou ninguém sabe a resposta? Citar
Icurto Publicado: Fevereiro 9, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 9, 2008 Será dos fertilizantes da sera que uso para as plantas?? Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 9, 2008 Publicado: Fevereiro 9, 2008 (editado) Boas, em que unidades é que isso está? ppm? Abraço Editado Fevereiro 9, 2008 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Psyfactor Publicado: Fevereiro 10, 2008 Publicado: Fevereiro 10, 2008 É preciso saber a escala disso.. é que esse KH tanto pode ser alto como próximo de zero.. Citar
Icurto Publicado: Fevereiro 10, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 10, 2008 É preciso saber a escala disso.. é que esse KH tanto pode ser alto como próximo de zero.. Está em ppm mg/L O GH está na cor mais elevada da escala - 180. Já confirmei com 2 marcas diferentes de testes - sera e api Obrigada Citar
Luis Filipe Ribeiro Publicado: Fevereiro 10, 2008 Publicado: Fevereiro 10, 2008 [boas, Que substracto e filtragem utilizas. Por outro lado as nossas águas da torneira costumam ser duras o problema pode vir dai. Abraço, Luis Citar
Murkas Publicado: Fevereiro 10, 2008 Publicado: Fevereiro 10, 2008 (editado) [boas, Que substracto e filtragem utilizas. Por outro lado as nossas águas da torneira costumam ser duras o problema pode vir dai. Abraço, Luis Olá Luis Filipe Ribeiro, suponho que isso depende bastante da tua zona de residencia... pois a água que sai da minha torneira é considerada macia 5ºd Icurto faz um teste a água com que fazes as tpa's e mete aí o resultado, o problema pode advir daí PS: pelos valores que meteste aqui e pelas correspondencias que podes consultar aqui nem me parecem valores assim tão exagerados Abraço Editado Fevereiro 10, 2008 por Murkas Citar A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!
Luis Filipe Ribeiro Publicado: Fevereiro 10, 2008 Publicado: Fevereiro 10, 2008 Oi Murkas, Tenho a impressão que ainda vou passar a ir a casa dos meus pais buscar água, moram em Oeiras. Eu generalizei baseado nas caracteristicas da água da minha zona, masIcurto aconselho vivamente a leitura do artigo de que o Murkas dá o link, até para mim foi bom reler o mesmo. Abraço, Luis Citar
Icurto Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Boas, Obrigada pela ajuda, agora que li o artigo percebo muito melhor e de facto os valores já não parecem assim tão elevados, não sei porque é que no teste 180 ppm é o máximo! Deve ser um teste para discus Fiz o teste com a água das tpas (de luso) e é mesmo daí, tem os mesmos resultados, deve ser uma água macia em termos de alcalinidade mas com outros minerais que a "endurecem", acho eu. O filtro não sei a marca, mas é daqueles externos de mochila, com esponja e carvão activado. O substrato é fértil acho que da jbl, já não tenho bem a certeza e areão preto (que é muito afiado, tive que tirar as corys, que estavam a ficar com os bigodes ratados . Pus co2 em pastilhas, o que terá diminuído ainda mais o ph, florenette e floreplante, da sera, o que também terá contribuído para a dureza, creio eu, depois de ler o artigo, dados os minerais que têm. Muito obrigada. Citar
Icurto Publicado: Fevereiro 11, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 11, 2008 Oi Murkas, Tenho a impressão que ainda vou passar a ir a casa dos meus pais buscar água, moram em Oeiras. Eu generalizei baseado nas caracteristicas da água da minha zona, masIcurto aconselho vivamente a leitura do artigo de que o Murkas dá o link, até para mim foi bom reler o mesmo. Abraço, Luis Boas Só para dizer que a água da torneira da minha zona varia muito, é preciso muito cuidado com as tpas - de verão, principalmente se há seca, fica duríssima e com ph a chegar aos 8,5, mas quando chove muito fica super macia e com ph 5. Tive problemas no meu aquário dos vivíparos por causa disso, não dei conta da descida brusca do ph da água, fiz uma tpa e morreram-me 4 guppys Cumps Citar
Recommended Posts