Anita Publicado Junho 1, 2004 Publicado Junho 1, 2004 Olá Sou nova nestas coisas de aquariofilia e há cerca de 3 semanas ofereceram-me um aquario de 100L com 1 disco, um bótia palhaço e 3 neons. Como vinha num estado lastimável, eu, ainda desconhecendo a maioria das regras, fiz uma limpeza geral no auario (sem detergentes, claro) e lá ficaram eles todos contentes em agua limpa. No dia seguinte fui a uma loja, onde adquiri alguns produtos para tratamento da água e comprei alguns peixes. Nesse dia á noite notei que uma colisa tinha manchas brancas na boca e no dia seguinte vários peixes tinha a mesma coisa. Escusado será dizer que morreram uma série deles. Voltei á loja onde comprei bactopur, por indicação do lojista. Tratei o aquario e nao morreu mais nenhum. Entretanto e passadas 2 semanas do tratamento, voltei a comprar alguns peixes, entre eles 2 molys veliferas (desculpem se estiver mal escrito) e um casal de betas. E entretanto fui á loja buscar a colisa que lá tinha deixado a tratar. No dia seguinte tinha a femea beta morta, o macho com o corpo quase todo branco, a mesma colisa com a boca branca, bem como a femea moly, que por sinal estava grávida. Mudei todos estes peixes para um aquario de 30L, já ciclado, e a femea teve alguns alevins e morreu nessa noite. todos os outros morreram no dia seguinte. Será que algum de vocês me pode dar alguma solução ? Terei alguma infecção no aqua de 100 L ? Nao sei o que são nitratos e nitritos e ainda nao vi os testes á venda. O PH é na ordem dos 7.0 e tenho um filtro exterior de 450L/h. Não sei muito mais que vos dizer... Quem puder que me ajude. Obrigada Anita
nunomiguel Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Olá, Penso que estás a cometer uma série de erros... vamos ver se te pudemos ajudar. O ideal era começares pelo início. Começa por lavar novamente o aquário e montar tudo de novo (nada de detergentes). O aquário tem de ser ciclado antes de lá colocares peixes. Muito rapidamente, o aquario tem de ganhar bactérias (estas benéficas) que irão "destruir" susbtâncias tóxicas para os peixes. Quando montas um aquário este começa por ganhar amônia (NH4). Esta amônia é bastante tóxica para os peixes. Cabe às bactérias transformar essa mesma amônia em nitritos ( NO2 que também são tóxicos para os peixes). Depois estes nitritos são transformados em nitratos (NO3). Os nitratos não são tão perigosos para os peixes embora devam ser mantidos com valores baixos. Procura mais na net (ciclo de azoto) que vais encontrar, provavelmente, explicações mais complexas. Depois de teres os valores de NH4 e NO2 zerados e o NO3 perto de 0 (ou com valores baixos) o aquário está ciclado e podes adicionar os primeiros peixes. Isto pode ir de 1 a 2 semanas... Depois de estar ciclado começa por meter poucos peixes. Aconselho algo resistente. Se vires que se aguentam aí sim começas a popular o aquário. Semanalmente convém trocares 20-30% de água desse aquário por água limpa. Estas trocas ajudam a removeres os nitratos (NO3). Dá-me a entender que tiveste uma série de infecções bacterianas, o mais provável, por não teres respeitado este ciclo. O filtro tem cerâmicas? Se sim deves ter cuidado com as mesmas. Nessas cerâmicas ficam fixadas essas bactérias benéficas. Quando lavares o filtro não convém lavares a cerâmica com água da torneira. Aproveita alguma da água que retiras do aquário para "lavares" essas mesmas cerâmicas. Não é preciso lavar 100%... basta agitares as cerâmicas para removeres a maior parte do lixo. As esponjas/massas convém estar limpas. O ideal era, quando tirares água do aquário, dares uma limpeza ao filtro. Os testes são caros mas são essenciais. Permitem-te controlar sempre os parâmetros da água e saberes como o aquário está caso aconteça algo. Normalmente depois do aquário estar ciclado os testes de amônia (NH4) e nitritos (NO2) são os que tem menos uso. De qualquer maneira nunca é demais teres em casa... Dá uma pesquisa no fórum sobre ciclos e limpeza de filtros etc... De certeza que desta vez não vais ter problemas. Qualquer dúvida estamos aqui... Boa sorte, Nuno Cumprimentos, Nuno
João Magalhães Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Boas Anita, Não percebi....ofereceram-te o akua com água e os peixes? ou os peixes vinham num saco? Se for a 1ª hipotese, nunca deverias limpar o akua nem sequer tirar a água toda. Agora que o erro está feito, o melhor para evitares mais mortes será lavares o akua, colocar um antifungos ou um desinfectante existente nas lojas da especialidade e pô-lo a ciclar (com um filtro interno ou com o externo mas sem as cerâmicas pelo menos enquanto os medicamentos ainda tiverem acção) por alguns dias mudando a água uma vez por semana durante algumas semanas até teres o akua verdadeiramente estável. Outro erro "grave" foi teres comprado peixes sem primeiro verificares como se adaptariam os que te ofereceram. O ideal era, quando tirares água do aquário, dares uma limpeza ao filtro. Nuno, não posso concordar contigo nesse aspecto...não é aconselhável fazer isso, mesmo sabendo que a maior parte de nós o faz, até porque é mais cómodo...já que se está com a mão na massa...., mas na realidade é uma opção menos boa. O ideal será alternar as mudanças de água com a limpeza do filtro, já que se for feito em simultâneo as bactérias que se perdem em cada uma das operações é elevado. Nos meus akuas o que costumo fazer é alternar essas limpezas/manutenções semanalmente, ou seja de 15 em 15 dias faço uma dessas intervenções. Para concluir, queria dizer à anita que por esses problemas todos nós passamos, uns mais que outros, e que o melhor será ciclares o akua durante um mês pelo menos e após isso colocares uns peixes resistentes como por exemplo os danios zebra, e depois vais vendo e pensando no que vais querer para o futuro relativamente à fauna e flora do teu akua. Espero que dentro em breve possas colocar aqui umas belas fotos do teu novo akua já com os habitantes. Cumprimentos e boa sorte para os bixos. João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
nunomiguel Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 se for feito em simultâneo as bactérias que se perdem em cada uma das operações é elevado. alternar essas limpezas/manutenções semanalmente, ou seja de 15 em 15 dias faço uma dessas intervenções. Sim, sim.. é um ponto de vista válido. Concordo. De facto torna-se mais cómodo fazer tudo de uma vez, TPA e limpeza aos filtros, visto que aproveitas a água para limpar o filtro etc. Mas também ouvi dizer que fazeres TPA's com os filtros sujos não é lá muito viável, ou seja, fazes as TPA's para removeres "água velha" mas, ao colocares água nova, esta ao fim de um tempo está na mesma "velha". Isto porque está a passar "água nova" por um filtro cheiro de detritos... Penso que as limpezas dos filtros depende também das TPA's. Vejo isso pelo meu caso. De verão não lavo tanto os filtros porque aumento ao número de TPA's (às vezes 40% diariamente). Quanto mais TPA's menos matéria em suspensão tens, logo, menos se sujam os filtros. Ficam mais uma ideias para a Anita. Penso que com o tempo ela vai ver o que é melhor para o caso dela e para o seu aquário. Nuno Cumprimentos, Nuno
João Magalhães Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Boas, Deixo aqui um link que me parece bastante bom sobre a ciclagem do aquário e o ciclo de Nitrogénio. http://www.duboisi.com/nts1.htm Cumprimentos João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
João Magalhães Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Mas também ouvi dizer que fazeres TPA's com os filtros sujos não é lá muito viável, ou seja, fazes as TPA's para removeres "água velha" mas, ao colocares água nova, esta ao fim de um tempo está na mesma "velha". Isto porque está a passar "água nova" por um filtro cheiro de detritos...Nuno Boas Nuno, o que referes tem toda a lógica, e é obvio que essas coisas dependem sempre do equipamento que temos e com a experiencia que vamos adquirindo é que nos apercebemos de qual a melhor solução para o nosso caso. No meu caso, tenho um filtro interior auxiliar de 1000lts/h para filtragem mecânica, por isso esses problemas de matérias em suspensão não tenho, o filtro externo de filtragem biológica também nunca fica muito sujo, logo o facto de colocar a água sem limpar o filtro não tem qualquer efeito negativo no processo. Cumprimentos João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Rui Ferreira de Almeida Publicado: Junho 3, 2004 Publicado: Junho 3, 2004 Vivam Nuno e João Este tópico acaba por ser interessante ao discutir um dos mitos mais velhos da aquariofilia - "água velha " Infelizmente muita gente acredita ainda que a "água velha " é que é boa porque tem "ciclo".Ora, temos que esclarecer certos pontos para desmistificar esta situação . - Facto 1 -O CICLO ESTÁ NO FILTRO E NÃO NA ÁGUA .As bactérias nitrificantes precisam de 3 condições essenciais para se desenvolverem :uma casa ,istoé, massas filtrantes o mais porosas possivel ( maior área por volume ocupado ) para se fixarem e captarem a amonia e os nitritos ,porque elas não existem em concentração significativa na água ;oxigénio para desenvolverem os seus processos metabolicos e comida (amonia e nitritos ). Por isso devemos lavar minuciosa e regularmentemente os filtros mecânicos com água da torneira enquanto as massa filtrantes biologicas devem apenas ser passadas ligeiramente com água do aquário, apenas quando estverem compactadas .Os filtros mecânicos têm por objectivo remover as particulas em suspensão impedindo que o filtro biologico fique impactado.Se não os limparmos passam a ser um depósito de matéria orgânica e claro também um filtro biologico "queimador " de oxigénio .Neste caso as TPA,s deixam de ter efeito porque a deterioração da qualidade da água é muito rápida , a concentração de oxigénio diminui e as bactértias patogénicas começam a proliferar levando ao aparecimento de doenças bacterianas nos peixes. - Facto 2 - A água velha não passa de água enriquecida em Nitratos e Fenois ( daí a descida do pH em aquários que naõ se muda a água e o seu amarelecimento )e pobre em minerais ( que entretanto são esgotados pelos peixes e plantas ) - Facto 3 - Desde que se faça mudanças de água( água de boa qualidade ,não contaminada ) com a mesma temperatura, pH e dureza ,sem cloro nem cloramina teoricamente até poderiamos mudar 100% da água ; o problema é que é dificíl equalizar todos estes parametros além de não ser prático mudar grandes volumes de água. Por essa razão mudamos mais vezes e geralmente apenas cerca de 30% o que perdoa ligeiras diferenças de temperatura ,pH e dureza, permitindo ao peixe lidar com mudanças químicas e fisícas menos bruscas. Claro que o cloro e a cloramina e os metais pesados devem ser sempre neutralizados por condicionadores ou por osmose ( neste caso a água deve ser reconstituída com minerais de acordo com as espécies mantidas ). Cump. Rui Ferreira de Almeida
Anita Publicado: Junho 3, 2004 Autor Publicado: Junho 3, 2004 Olá Em primeiro lugar quero agradecer ao Nuno e ao João pelos vosso esclarecimentos. Então devo lavar tudo de novo e ciclar o aquario pelo menos 2 semanas. O pior é que nao tenho onde por os peixes pois mesmo o aqua pequeno (30L) não está ciclado. Neste momento tenho lá uma moly negra que está em baixo, como pouco e não anda activa como antes. Queria esclarecer que me deram o aqua com aqueles 4 peixes lá dentro. mas como vinha tão sujo eu, sem nada saber pois apareceram-me de surpresa, decidi lavar tudo. A pouca água que trazia lá dentro era negra e eu tive pena dos peixes. Não sabia do filtro bacteriano e das defesas necessárias. Não se riam mas eu nem produtos para tratar a água tinha, nem comida, nem nada... Só no dia seguinte é que os fui comprar e fiz a asneira de comprar peixes também. Neste momento os peixes que tenho são: - 5 neons - 1 colisa dourada - 1 botia palhaço - 3 corridoras - 2 plecos - 1 limpa vidros - 1 disco - 1 tubarão martelo - 1 lápis - 1 moly negra (macho) - 1 espada (femea) Tenho apenas 3 plantinhas verdadeiras e 5/6 artificiais (achei que eram mais fáceis de manter). Ontem fiz uma TPA de 30% e meti os produtos para estabilizar. Acham que passadas estas 3/4 semanas devo mesmo desmontar tudo e lavar ? Será que não vou destabilizar mais os peixes ? Tenho então que ir comprar todos os testes, uma vez que só tenho os do PH. Quando puder mando-vos umas fotos mas não está nada como eu queria ainda, nem como tudo o que tenho visto aqui no forum. Voces são todos espectaculares e as vossas informações são preciosas. Resta-me agradecer, pois este post já está muito longo. Um abraço para todos vocês. Anita
nunomiguel Publicado: Junho 4, 2004 Publicado: Junho 4, 2004 Viva, O pior é que nao tenho onde por os peixes pois mesmo o aqua pequeno (30L) não está ciclado. Nem convém colocares os peixes nesse aquário. Esse aquário é muito pequeno para levar esse número de peixes. Mesmo para o aquário de 100l acho que tens peixes a mais. Tens de pensar em desfazer-te de alguns e ver quais os que se adaptariam melhor para esse aquário. Por exemplo, discos só poderias ter uns 2... e não podiam ser muito grandes. Eu se fosse a ti tentava vender/dar alguns peixes. O excesso de peixes vão-te trazer novamente problemas. Se a água não tiver boa qualidade podes ter novamente problemas de origem bacteriana. Tenho apenas 3 plantinhas verdadeiras e 5/6 artificiais (achei que eram mais fáceis de manter). Depois de teres o aquário montado e estabilizado dá uma pesquisa no fórum sobre plantas e manutenção das mesmas e vais ver que é fácil ter naturais. De certeza que depois vais meter mais. Acham que passadas estas 3/4 semanas devo mesmo desmontar tudo e lavar ? Pensei que tivesse desmontado... Não desmontes. Se o desmontares e lavares vais voltar ao início. Com 3 semanas já deves ter algumas bactérias criadas e não convém matares as que tens. meti os produtos para estabilizar. Que tipo de produtos, sabes? Onde tens os peixes agora? No aquário de 30l? Isso é muito pouco. Penso que poderás meter os peixes no aquário grande (pelo menos os maiores). Deves ter em conta o seguinte: - Fazer troca de água diariamente (30% para removeres nitritos e amônia que possa existir) ; - Certificar que a matéria filtrante não está muito suja; - Assim que tiveres os testes controla diariamente os valores. Assim consegues saber quando é que o aquário está ciclado. Boa sorte, Nuno Cumprimentos, Nuno
Anita Publicado: Junho 4, 2004 Autor Publicado: Junho 4, 2004 Olá Nuno, obrigada. Queria dizer-te que tenho os peixes no aqua de 100L e esses pelo menos parecem estar bem. No pequeno tenho apenas uma moly preta femea que anda muito para e pu-la la pelo sim pelo não. Aqueles pelo menos parecem andar contentes e com saude. Os produtos são da Sera, mas tenho-os em casa, logo digo-te. Aqutan penso e outro... deslculpa, nao sai o nome... Vou fazer entao as TPA's e ver como corre. Olha, há alguma precaução especial para introduzir plantas novas ? Um abraço Anita
nunomiguel Publicado: Junho 5, 2004 Publicado: Junho 5, 2004 Olha, há alguma precaução especial para introduzir plantas novas ? Nem por isso... Normalmente o que se faz é dar uma vista de olhos para ver se se encontram alguns caracois e colocar no aqua. Penso que existe gente que faz "quarentena" às plantas para evitar algum tipo de surpresa... Eu sinceramente nunca fiz. Nuno Cumprimentos, Nuno
PauloSR Publicado: Junho 10, 2004 Publicado: Junho 10, 2004 Anita, Sem querer discordar de ninguém aqui, posso dizer-te o seguinte: - Tens na minha opinião uma mistura de peixes explosiva, - 5 neons - 1 colisa dourada - 1 botia palhaço - 3 corridoras - 2 plecos - 1 limpa vidros - 1 disco - 1 tubarão martelo - 1 lápis - 1 moly negra (macho) - 1 espada (femea) Para além de teres peixes cujas suas necessidades ambientais, são diferentes. Por exemplo os Discos, são peixes de temperaturas altas e já os néons são de temperaturas moderadas, etc. , etc. , etc. … - Para acelerares a “ciclagem” do teu aquário, tens hoje em dia no mercado produtos que te ajudam em tal, pois têm bactérias em estado de latência prontas para actuarem quando as condições lhes são favoráveis (ou seja dentro dos nossos aquários). - Deves ter no filtro um bom material com grande superfície de colonização, a fim de aumentares o número de bactérias benéficas que se instalem no teu “biótopo”. Há um bom material no mercado para isso, se bem que um pouco caro, feito de cilindros de vidro expandido, que tem uma excelente porosidade. Não confundas com uma cerâmica cheia de “buraquinhos”, pois diz ter mais superfície do que na realidade tem. Se não conseguires encontrar depois digo-te em mp algumas marcas. As cerâmicas normais servem especialmente para filtragem mecânica e muito pouco para filtragem biológica. Abraços, Paulo Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
PauloSR Publicado: Junho 10, 2004 Publicado: Junho 10, 2004 já agora quanto à doença que te atacou o seu aquário parece-me que foi Columnaris, muitas vezes confundida com a "doença do néon". Cuidado com as imitações: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=7919
Anita Publicado: Junho 11, 2004 Autor Publicado: Junho 11, 2004 Paulo, Agradeço as tuas informações e, caso me possas dizer algo mais acerca das ceramicas, agradeço, pois nunca ouvi falar. Em relação ao aqua de 100L queria dizer que, após longas batalhas, pois a seguir a problema da boca tive parasitas intestinais nos peixes mas fiz o tratamento com flagyl e está tudo estável agora. A única coisa que noto é alguns peixes a roçarem-se nas coisas - desta vez nao sei o que será... Tenho já a ciclar o pequeno aqua de 30L que será o meu hospital e queria também dizer que tenho num outro de 50L 13 alevins de espada que nasceram esta semana. Quanto ao disco, ele já vivia com os neons e neste momento ainda estão todos a 28º pois tenho estado a descer 1º por dia desde que acabei o tratamento com flagyl. Já comprei os testes e gostava de saber a vossa opinião - é daqueles 5 em 1, com tirinhas: aqua de 100L - NO3 - 0 - NO2 - 0 - GH - 6ºd - KH - 0ºd - PH - 6.8 aqua de 50L NO3 - 0 - NO2 - 0 - GH - 3ºd - KH - 3ºd - PH - 6.8 Podem-me ajudar a interpretar isto ? Obrigado pela vossa ajuda, têm sido impecáveis e tenho aprendido muito neste forum. Um braço Anita
Just_me Publicado: Junho 11, 2004 Publicado: Junho 11, 2004 Hello NO3 - 0 - NO2 - 0 tens os nitritos e nitratos a zero! os nitritos quanto mais proximo de zero melhor, mas se queres ter plantas o valor de nitratos é mau, e significa uma de três coisas (uma vez que tens peixes lá dentro): 1-estás a ler mal o valor 2-nao tens bacterias a converter-te a amonia em nitritos->nitratos 3-as plantas que tens consomem todos e provavelmente gostariam de mais. Como ainda está na ciclagem o tue caso deve ser o 2º e portanto signfica que deves ter cuidado com os niveis de amonia e ir fazendo trocas parciais de água - GH - 3ºd - KH - 3ºd Isto são as durezas carbonatada e total, podes dizer que tens uma água macia. - PH - 6.8 ph, ligeiramente ácido mas muito perto do neutro. Convem agora veres as necessidades dos peixes que tens em termos das durezas e do pH. A meio do ciclo deves observar uma explosão de nitritos e passados alguns dias uma explosão de nitratos. Nessa altura a ciclagem está "completa", ou seja tens bacterias para o ciclo todo do azoto no aquario. Confirma só que a escala dos GH e dos KH é de 0º a 10º. No aquario de 100L tens uma dureza total que classifica a tua água em média/ligeiramente dura. Corrijam-me se estiver enganado, mas penso que é isso. Se estás a usar a mesma água nos 2 é porque provavelmente o areao que tens nos 2 é diferente. Ou porque foram introduzidos sais no aquario para aumentar a dureza. Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Recommended Posts