biotopo asiatico

diogo566

Recommended Posts

oi, este vai ser o meu novo projecto e gostava de saber o que está bem e o que esta mal, ou seja preciso de ajuda.

Aqua de 54l

Biotopo asiatico

Fauna:

7 arlequins

rasbora01.jpg

SAE’ comedor de algas siames

SAE_DSCN4964.jpg

2 botias palhaços:

BOTIA_PAYASO.jpg

3 zebras:

01danio_zebra.jpg

Flora:

Cryptocoryne x willisii

Riccia fluitans

Feto de Java

Hygrophila polysperma

Parametros:

Ph: 7

Gh: 5

Temperatura: 26º

Decoraçao:

Rochas negras

Troncos de videira

Areão de rio

Substracto fertil (florapol)

Equipamento:

Filtro externo

Termostato de 50w

Bomba de ar

Partilhar nas redes sociais

boas!

vou dar-te a minha opinião:

eu faria uns ajustes na fauna, por 2 motivos:

1- os botias palhaço vão ficar muito grandes para esse aquário... podias substitui-los por outros pequenos (sidthimunki) e aumentares o número para 5, visto serem peixes de cardume;

2- as zebras estão um pouco desfazadas desse biotopo, uma vez que são oriundas do Paquistão e norte da India (daí tolerarem temperaturas mais baixas), enquanto que a restante fauna vem da Tailandia, da Malasia e da Indonésia... claro que isto não passa dum preciosismo, mas como me pareceu que estavas a fazer uma coisa à séria, aqui fica esta nota.

de resto, tudo bem, 'Ásia com ele'! :) :-)

Editado por josé mendonça

Olá Diogo,

a ideia de montar um biótipo asiático é muito gira e pode ser muito mais interessante observar um biótipo que um comunitário normal. Força...

Permite-me no entanto fazer algumas observações relativamente ao teu projecto. Um aqua de 54 litros é pequeno e dificulta muito a montagem de qualquer biótipo, por exemplo:

- A soma do comprimento dos peixes que mencionas dá-me 129cm, logo para 54 litros tens obviamente peixes a mais;

- As rasboras arlequim formam um cardume muito bonito em contraste com um aqua bem plantado, gostam de andar em cardumes numerosos e pelo que tenho lido 7 é o número ideal para começar a disfrutar das interacções num cardume desta espécie se bem que creio que com 5 já se poderia manter um grupinho interessante. ( 7 x 5cm = 35 litros)

- os SAE são peixes omnívoros e úteis por comerem algumas algas, também eles são peixes de cardume e ao estarem sózinhos num áqua começam a demonstrar-se tímidos (neste caso o ideal seria ter pelo menos uns três, mas dois é melhor que um). Os SAE, talvez por serem omnívoros que gostam muito de algas, têm sempre comidinha á disposição e crescem razoavelmente depressa. (tamanho em adulto até 16cm);

- os bótia palhaço são indiscutívelmente peixes lindíssimos mas se bem que lentamente podem com boas condições crescer até aos 30cm! Também eles são peixes gregários, pelo que ter apenas um não é propriamente o ideal.

- os danio zebra (julgo serem estes os que tens em mente) são peixinhos muito activos que alegram bastante um aqua, mas se bem apenas cresçam 6cm também têm um senão, a compatibilidade de temperatura com os palhaços. Os danios zebra gostam de uma temperatura entre os 18º e os 25º, os palhaço entre os 25º e os 29º. é possível compatibilizá-los mas tem de se estar atento á temperatura para que todos se sintam confortáveis...

Pois é, desculpa lá o testamento, mas tens outras espécies muito interessantes que poderás considerar e com tamanhos mais fáceis de compatibilizar com esse aqua, por exemplo os Colisa ficam muito bonitos na companhia das Rasboras e se não fores muito fundamentalista relativamente á questão geográfica umas Caridinas japónicas podiam ajudar-te com as algas (só não sei se as Colisa gostam ou não de marisco, mas creio que se as Caridinas já forem grandinhas e tiverem refugios não haverá problema), mas pesquisa um bocado mais antes de encheres o aqua de peixinhos que precisam de muito espaço para se sentirem confortáveis.

Editado por C Mocho

Um abraço,

Carlos

obrigado pelas respostas carlos e josé, ajudaram bastante, já não vou meter palhaços pois são peixes demasiaso grandes pro meu aqua.

em relação aos danios zebra estou a decidir.

tambem estou a pensar substituir os dois botias por um cardume de 5 sidthimunki, apesar de não saber as suas nessecidades ( vou pesquisar e tentar aprufundar) também agradeço mais ajuda sobre esta espécie.

boas, diogo!

aqui tens bastante informação sobre eles: http://www.loaches.com/species-index/yasuh...kia-sidthimunki

se optares pelas zebras, não penses só em 3 exemplares, pelo facto de serem igualmente peixes de cardume.

outras sugestões: boraras maculatus ou trichopsis pumillis (todos pequenos e lindos! :D )

boas, diogo!

aqui tens bastante informação sobre eles: http://www.loaches.com/species-index/yasuh...kia-sidthimunki

se optares pelas zebras, não penses só em 3 exemplares, pelo facto de serem igualmente peixes de cardume.

outras sugestões: boraras maculatus ou trichopsis pumillis (todos pequenos e lindos! :) )

obrigado, tens sido uma grande ajuda e vou trocar os botias e os zebras por um cardume de 5 maculatus são lindos banana rock

Editado por diogo566

1- os botias palhaço vão ficar muito grandes para esse aquário... podias substitui-los por outros pequenos (sidthimunki) e aumentares o número para 5, visto serem peixes de cardume;

Olá josé!

Alguma vez vistes sidthimunki à venda por ai?

dmscaping_mini_forum.jpg

como actualmente tenho caracóis (de estimação! nyah ) em todos os aquários, não tenho andado muito atento aos botias...

como actualmente tenho caracóis (de estimação! banana rock ) em todos os aquários, não tenho andado muito atento aos botias...

Pois... mas é porque os sidthimunki estão em vias de extinção na natureza, e como tal deves imaginar o quão dificil eles são de arranjar. Apenas vi um site britanico a vende-los, e custavam 10 libras cada... o que deve ser prai uns 12-14€ :smilecolros:

Para um cardume e lá vão 60€!

Se existissem por ai, eu queria!! :twisted:

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

desconhecia esse facto, mas deve ser recente... infelizmente não é o único em vias de extinção...

p.s.- já fui investigar:

''Sadly, Y. sidthimunki is now considered as Critically Endangered in it's native Thailand, and is on the IUCN Red List for protection. Formerly numerous in the Kwai Yai, Kwai Noi and Mae Klong Rivers, no recent confirmed catches have been made.''

vendo o estado de poluição do rio Chao Praya (que passa por Bangkok), não é de admirar que já não exista lá nenhum...

diogo566,

afinal parece-me que não te dei uma grande ajuda, sorry...

vais ter que rever a substituição dos botias... e que tal uns pangio kuhli?

Pangio kuhli!! Apoiado! Ou então as tipicas coridoras :snipersmile:

coridoras não ponho pois são americanas.

mas vou pesquisar sobre os pangio kuhli.

http://www.loaches.com/species-index/pangio-kuhlii

atenção que há várias espécies de pangio muito parecidas e difíceis de distinguir, mas dão-se todas bem e gostam de estar em grupo :mrgreen:

http://www.loaches.com/species-index/picto...sh-ground-color

http://www.loaches.com/species-index/pangio-kuhlii

atenção que há várias espécies de pangio muito parecidas e difíceis de distinguir, mas dão-se todas bem e gostam de estar em grupo :oops:

http://www.loaches.com/species-index/picto...sh-ground-color

obrigado pelos links, gosto muito dos Pangio cuneovirgata e dos miyersi, dois pangios ´basta ou tenho de meter mais?

obrigado pelos links, gosto muito dos Pangio cuneovirgata e dos miyersi, dois pangios ´basta ou tenho de meter mais?

Atenção diogo que tens de te limitar ao que existe em portugal à venda... os kuhlii são faceis de encontrar por ai, os restantes não sei...

Eu li algures que os Pangio's não precisam de estar em cardumes grandes, pelo que apontava para 3 como um bom numero :oops:

dmscaping_mini_forum.jpg

Atenção diogo que tens de te limitar ao que existe em portugal à venda... os kuhlii são faceis de encontrar por ai, os restantes não sei...

Eu li algures que os Pangio's não precisam de estar em cardumes grandes, pelo que apontava para 3 como um bom numero :oops:

pois o problema as vezes e mesmo esse , nos queremos um peixes e por mais que procuramos não o vimos á venda

pois! são os que eu tambem gosto mais! :smilecolros: mas esses, nunca os vi à venda...

estou convencido que 3 dos meus são malayana, e não kuhlii, pois são bastante mais 'altos' e encorpados.

Eu li algures que os Pangio's não precisam de estar em cardumes grandes, pelo que apontava para 3 como um bom numero

eu li o contrário, até aconselham 6 como mínimo...

...mas menos de 3, nunca, claro!

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!