Recommended Posts

Publicado

Boas águas para todos,

Depois de ter chateado com o equipamento, gostaria de saber a vossa opinião sobre a colocação para as colunas secas e respectivos furos.

Sei que há quem as ponha no centro do aqua e quem as ponha na parte de trás.

Como sei que muitos de vocês já fizeram experiências, digam-me o que resulta melhor em termos estéticos num aqua de reef?

(deduzo que a única diferença seja mesmo em termos estéticos, certo?)

Como gostaria de ter visibilidade para o aqua dos 2 lados, deduzo que seja melhor com os furos centrais, mas se resolver encostar o aqua à parede...

O aquario vai ter 150X50X50.

Qual o diâmetro dos furos de saída e retorno que me aconselham?

A bomba deverá ter quanto de caudal?

(a sump tem 60X30X30)

Um abraço,

Miguel

"Quer aches que consegues, quer aches que não consegues, estás certo."

Publicado:

Pois! :?

Ninguém se quer pronunciar... :lol:

É porque não sabem ou porque não estão para responder? :lol:

Vá lá meus amigos... É uma pergunta simples. De que diâmetro compro os passa muros? Há de tantos tamanhos... :cry:

Um abraço,

Miguel Xavier Morato

Publicado:

oi...

se queres ver pelos dois lados podes fazer ao meio... se queres encostar o aqua podes fazer nos cantos... qual a duvida ??

em relacao aos furos, deves fazer o de descida maior que o da subida. Quanto a dimensoes, depende do caudal que queres ter no retorno, mas geralmente usa-se 1 polegada e meia para descer e 3/4 de polegada para subir...

mas depende muito... tenta procurar no forum, porque existem muitos topicos sobre isso. :cry:

Abraço...

Publicado:

Olá,

Em relação aos furos de saída aconselho-te a fazer o maior possível, mas só depois de verificares se tens tubagens que encaixem. Penso que para um aqua desse tamanho deverás colocar duas bombas de retorno com um caudal à volta dos 3500 litros/hora e com dois furos de 50mm resolves o problema da saída. Para a entrada poderás optar por 2 furos de 20 mm.

Desculpa responder-te em mm e o Marco ter falado em polegadas, mas não sei te responder de outra forma - o mais importante é garantires o tamanho dos passa muros e das canalizações.

A colocação da coluna seca ao meio com apenas 50 cm de lado e ainda por cima com 4 furos (o que a torna maior) vai trazer-te problemas em relação ao aquascaping, penso que será melhor pensares em colocar a coluna seca numa das laterais do aqua (ocupando toda a sua extensão).

Vê o meu esquema para o futuro aqua:

Pic_1074_17.jpg

Podes verificar onde vou colocar a coluna seca. Se a visses de cima ela ocupará toda a lateral do aqua e irei fazer 1 furo de saída em cada canto e 2 furos de entrada ao centro - isto vai permitir criar uma contra corrente no lado oposto do aqua que conjugada com um conjunto de Streams e Turbelles vai concerteza resolver todos os problemas de movimentação.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Exacto só me poderia repetir. Estou também agora a montar um e mandei fazer 50mm e 20mm.

O grande problema é que os furos e tubagem "normal" é medida em mm e os tubos roscados, passa-muros e afins é medido em polegadas.

Nem sempre há combinação, assim as melhores combinações são:

20 --> 1/2''

40 --> 1 1/4''

50 --> 1 1/2''

Não poderás sair muito disto, sob pena de depois teres tubo a mais para furo a menor ou tubo a menos par furo a mais.

Sem dúvida alguma a melhor ligação é a de 40 de furo para 1 1/4'' de tubo. Entra mesmo à medida. As outras sobra alguma folga, mas nada que não possa ser resolvido com as maravilhosas borachas vedantes :o

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Publicado:

Obrigado a todos pelas vossas respostas! :)

Ajudaram-me bastante, pelo que agora vou furar os vidros no sítio certo, com o diâmetro certo.

Hugo, acho que vou seguir o teu conselho e pôr 2 furos de 40mm e 2 de 20mm.

De 2 de 40 para 2 de 50 não deve haver assim tanta diferença, certo?

Diogo, será que me podes fazer o favor de enviar o teu desenho com um bocadinho mais de resolução? É que o teu esquema está muito elaborado e gostava de não perder "pitada"... :)

Já agora, achas o refrigerador importante num aqua com a litragem do teu? É que se for para o teu, também o será para o meu de certeza e eu não estava nada a contar comprar um agora.

Mais uma coisa, (desculpem :( ) que bombas de retorno 3500H aconselham? Há alguma que sobressaia no mercado pela qualidade?

Um abraço e obrigado pelas vossas excelentes respostas.

Miguel Xavier Morato

Publicado:
Diogo, será que me podes fazer o favor de enviar o teu desenho com um bocadinho mais de resolução? É que o teu esquema está muito elaborado e gostava de não perder "pitada"... :)

Posso mandar, embora ainda seja um primeiro esboço, mas para isso preciso do teu mail!

Já agora, achas o refrigerador importante num aqua com a litragem do teu? É que se for para o teu, também o será para o meu de certeza e eu não estava nada a contar comprar um agora.
Eu já tenho um refrigerador e pretendo colocar 3 lampadas de 250W e o mais perto possível da água para não perder luz nenhuma e para não haver dispersam, uma vez que o aqua será montado dentro de uma parede. Se colocares a iluminação mais alta e optares por 3 x 150W poderás não ter problemas!

Mais uma coisa, (desculpem :( ) que bombas de retorno 3500H aconselham? Há alguma que sobressaia no mercado pela qualidade?

Eu em principio vou apostar numa OR6500 da Aquamedic com uma divisão de fluxo para duas saídas. Esta bomba permite uma operação externa (ao contrário do que está no esquema). Tens muitas outras bombas muito fiáveis e de cerca de 3400 litros/hora aconselho-te as Eheim 1262.

Um abraço,

Diogo

Publicado:

Obrigado :( !

O meu mail é o mxmorato@filtropublicidade.pt

Um abraço,

Miguel Xavier Morato