Recommended Posts

Publicado

Olá.

Adquiri na semana passada um betta para o meu aquario comunitário.

Este está timido, geralmente afastado dos olhares, mas na hora da comida aproxima-se dos outros. Não o vi entrar em confusão com nennhum dos habitantes e quando algum se aproxima, se o betta se sentir intimidado, então fica um nada agressivo para apenas sair da posição. das vezes que vi isto acontecer foi quando ele estava num canto de aquario e algum peixe por lá passava...

Com tudo isto quero dizer que o Betta me parece muito bem junto dos outros habitantes.

Como me parece que ele se sente sozinho, queria colocar-lhe lá umas femes.... e aqui surge a duvida.... quantas femeas deverei colocar??? já ouvi algures que só uma ele a "persegue" constantemente....

A superficie da agua é bastante agitada (tem 2 filtros), o Betta consegue mesmo assim fazer o ninho de bolhas??

O aquario, tal como disse é comunitário, tem +/- 470L, portanto bem espaçoso...

É bastante plantado, sendo no futuro ainda mais...

Os habitantes são 12 escalares de 3/4cm, 3 peixes paraiso - sendo um grande (7/8cm) e outros pequenos (3cm), um peixe laranja de agua fria (em processo de oferta), um pleco, 4 corys, 15 neons e o dito betta.

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Publicado:

Respondendo a questão das femeas, pelo que sei não e mesmo aconselhavel apenas uma femea por causa da perseguição, pelo que tenho ouvido sempre aconselharem 2 a 3 femeas por macho.

Quanto a reprodução, penso que isso nunca ira decorrer no aquario comunitarios, por causa da altura de coluna de agua, a qual e aconselhavel de 8 a 12 cm no caso dos aquarios de acasalamento.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado: (editado)

boas, Tiago!

o betta é um peixe que habita águas paradas ou mesmo estagnadas até... para teres uma ideia, um arrozal é o tipo de ambiente que ele gosta.

com água muito agitada, o peixe não pode sentir-se bem, quanto mais pensar em construir ninho e acasalar....

por outro lado, se o 'peixe paraíso' a que te referes é o macropodus opercularis, cuidado com ele porque se pode tornar extremamente agressivo (principalmente com outros peixes da mesma família), bem capaz de desfazer o teu betta...

Editado por josé mendonça
Publicado:

Ola!

Como disse o josé medonça o betta e um peixe que gosta de aguas com pouco movimento e ate mesmo paradas o que nao quer dizer que nao se de em aquarios com movimentaçao mas digo-te por experiencia propria e por ter conhecimento de varias situaçoes, o betta nao e dos melhores peixes para se ter num comunitario mas espera por mais opinioes.

cumpr

Publicado:

Viva.

Como sabes os bettas não são peixes de cardume, daí é natural que axes que o peixe se sente sozinho. Da experiência que tive com bettas em comunitário, duas coisas sucederam:

- Se o betta for o peixe dominante do aquário, ninguem se chega perto dele e dependendo da agressividade do betta, este pode mesmo perseguir os outros peixes

- Já se o betta não se sentir como o peixe dominante do aquário, irá tender a ser menos agressivo com os demais.

Quanto às fêmeas estas tendem a ser agressivas entre si, mas com esse espaço todo não deves ter problemas nenhuns.

Esses peixes paraíso é que poderão constituir um problema para os demais, normalmente têm a fama e o proveito de serem exterminadores de comunitários.

Quanto à reprodução podes esquecer, não vais conseguir nesse comunitário. Se quiseres tentar a reprodução, um aquário 40x20x20 será suficiente para o fazeres, e informações sobre como a levar a bom porto não te faltam pelo forum.

Cumprimentos

Ricardo Dias

• 2 semanas depois...
Publicado:

Olá de novo.

De facto, os Bettas estão longe de reproduzir.... uma tarefa que é de facto impossivel neste aquario.... o Betta raramente consegue ver as femeas e quando as ve, estas escondem-se e ate eu tenho dificuldades em ve-las.... nem entre elas são agressivas quando se encontram, o que também é raro....

estou até pensar colocar mais 2 femeas para ver se não se escondem tanto....

Mas o que vim aqui relatar não e sobre os Bettas.... mas sim os Paraiso...

Eu tinha um paraiso no meu aquario há já pelo menos 18meses, como devem imaginar é já um peixe grandote, pelo menos em relação aos que se encontram na loja ( umas 5 vezes maior). E há umas 3 semanas a minha namorada quis comprar mais 2 que pelas indicações do sr. da loja parecia ser um casal, mas sem qualquer certeza....

A situção que me deparei ontem foi ver um ninho de bolhas num canto de agua mais parada e pensei: "o Betta deve andar a fazer ninho".... mas depois de passar uns minutos à frente do aquario, vi que afinal o ninho e dos paraiso.... o maior que já tinha à muito tempo no aquario e de um pequeno que adquiri recentemente.

Como é de prever, as bolhas não tem a vida facilitada porque há um escalar que as confunde com comida e não arreda pé ele afasta outros escalares, mas não sai e contrariamente ao pensado, os Paraiso não se metem com nenhum dos habitantes nem com o escalar "metediço", a unica confusão é entre eles e por vezes quando o grande encontra o Betta.

Não acredito que esta "relação" chegue sequer a postura, ou se a houver, os escalares vao fazer fila para o banquete.... ou enão o Paraiso muda e não deixa nada lá xegar. Eu se vir por lá mais alguma coisa que bolhas, trato de os separar com um acrilico se ainda for a tempo.

Agora vou deixar aqui umas fotos, de má qualidade (pessimo fotografo) do "ritual" dos paraiso

o maior, que julgo ser o macho

img0281gk9.jpg

A femea, um pouco desfocada.... foi a primeira vez que me aventurei com maquina em settings manuais... não estava facil ate porque n percebo nada...

img0298on0.jpg

img0336df4.jpg

img0337zl6.jpg

O Maior faz o genero de uma "sandwich" com a femea no meio.... em cima dá ara ver as bolinhas...

Espero que gostem das fotos.

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif