Recommended Posts

Publicado

Muito boa tarde..... 8)

Desculpem desde já não colocar fotos mas sim algumas questões ridículas mas imprescindíveis para os

meus pequenos peixes sobreviverem, teria vindo cá apresentar-me e esclarecer dúvidas mas só agora tive conhecimento deste magnifico fórum 8) . (Assim que poder coloco umas fotografias janotas).

Tenho um aquário de 50 ou 60 litros, com alguns peixes (:mrgreen: e plantas verdadeiras, e as questões básicas que irei colocar para que alguém me possa ajudar para além do dono da loja de animais que pelos vistos percebe menos que eu.

Quanto tempo devo deixar a luz do aquário ligada? (neste momento deixo 6 horas por dia)

Quantas X’s ao dia devem comer? (eu dou 2 uma vez que não quero que morram a fome (isto não e uma piada))

De quanto em quanto tempo devo mudar a água? (1 X por mês e que está acontecer agora total pois a água fica turva)

O indivíduo que me vendeu o equipamento, vendeu-me um peixe de água quente um betta após alguns dias fui lá perguntar o porque de o peixe ter morrido ele disse que não sabia, fui investigar e claro descobri que era de água quente. (o meu aquário e de agua fria, com filtro e luz UV), perguntei-lhe o porque de me ter vendido um peixe de água quente ele disse-me que para ele são todos peixes, ORA ai está o gajo que me iniciou na aquariofilia.

Desculpem lá qualquer coisinha mas tinha mesmo de aliviar este Stress daquele tipo.

Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:

Boas,

Muito boa tarde..... 8)

Desculpem desde já não colocar fotos mas sim algumas questões ridículas mas imprescindíveis para os

meus pequenos peixes sobreviverem, teria vindo cá apresentar-me e esclarecer dúvidas mas só agora tive conhecimento deste magnifico fórum 8) . (Assim que poder coloco umas fotografias janotas).

Tenho um aquário de 50 ou 60 litros, com alguns peixes (:smile2: e plantas verdadeiras, e as questões básicas que irei colocar para que alguém me possa ajudar para além do dono da loja de animais que pelos vistos percebe menos que eu.

Quanto tempo devo deixar a luz do aquário ligada? (neste momento deixo 6 horas por dia)

O normal será 8h

Quantas X’s ao dia devem comer? (eu dou 2 uma vez que não quero que morram a fome (isto não e uma piada))

Podes dar diversas vezes ao dia mas sempre pequenas quantidades (tentar que eles comam tudo ou quase tudo antes de chegar ao fundo), se tiveres peixes de fundo, convem dar-lhes comida especifica para eles.

De quanto em quanto tempo devo mudar a água? (1 X por mês e que está acontecer agora total pois a água fica turva)

Deves mudar no mínimo um terço por semana, no mínimo dos mínimos.

O indivíduo que me vendeu o equipamento, vendeu-me um peixe de água quente um betta após alguns dias fui lá perguntar o porque de o peixe ter morrido ele disse que não sabia, fui investigar e claro descobri que era de água quente. (o meu aquário e de agua fria, com filtro e luz UV), perguntei-lhe o porque de me ter vendido um peixe de água quente ele disse-me que para ele são todos peixes, ORA ai está o gajo que me iniciou na aquariofilia.

O betta não deve ter morrido por estar em água fria, o betta é dos peixes que mais "porrada" leva em lojas e afins, isto pq tolera algumas variações, sobrevive em água fria, mas vive em água quente por exemplo.

Quanto tempo tinha o aquário quando colocaste o betta? (sabes e seguiste o ciclo do azoto?)

Sobre teres um aquário de água fria, podes e quanto a mim deves mudar para água quente, basicamente o que muda é um termostato e dessa forma tens uma variável maior de peixes possíveis de colocar e foges do eterno erro de colocar os tradicionais peixes de água fria que são para litragens muito superiores que o teu aquário.

Desculpem lá qualquer coisinha mas tinha mesmo de aliviar este Stress daquele tipo.

Nada melhor para aliviar o stress um aquário cheio de peixinhos saudáveis :mrgreen:

Publicado: (editado)
Boas,

Nada melhor para aliviar o stress um aquário cheio de peixinhos saudáveis :smile2:

ISSO E VERDADE, Ficar ali a olhar é mesmo das melhores coisas...... e o barulha da água a passar pelo filto adoro mesmo....

8)8):mrgreen:

O aquário tinha perto de 3 semanas quando coloquei o betta.

Contudo o aquario que utilizo para água fria fui uma invenção que fiz uma vez que o aquário seria de água quente tem local para colocar filtro e termoestato, contudo como queria água fria sei lá eu porque, troquei o termoestato pelo filtro e uma luz. O tipo da loja alinho e eu tb!!!!

Mas já reparei que nos peixes de água quente existe maior diversidade, mas que por sua vez tb são mais agressivos, acho eu.?!

A nivel de despesas serão ela por ela nao?????

Editado por Ivo_Alex
Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
ISSO E VERDADE, Ficar ali a olhar é mesmo das melhores coisas...... e o barulha da água a passar pelo filto adoro mesmo....

8)8):mrgreen:

O aquário tinha perto de 3 semanas quando coloquei o betta.

Calculo que não fizeste testes à água, Deves ter colocado o betta num pico de amónia que é a maior parte das vezes é fatal.

Contudo o aquario que utilizo para água fria fui uma invenção que fiz uma vez que o aquário seria de água quente tem local para colocar filtro e termoestato, contudo como queria água fria sei lá eu porque, troquei o termoestato pelo filtro e uma luz. O tipo da loja alinho e eu tb!!!!

Mas já reparei que nos peixes de água quente existe maior diversidade, mas que por sua vez tb são mais agressivos, acho eu.?!

Não, tens maior diversidade, peixes que podem ficar num tamanho aceitavel para o teu aquário e alguns (claro depende das especies) nada agressivos.

A nivel de despesas serão ela por ela nao????? Tens a despesa do termostato que custa +/- 13 € ou algo assim, e tens o consumo eléctrico mensal que não é nada significativo.

Infelizmente não!

Não fiz qualquer teste á água .... Mas conheço os ciclos uma vez que a minha área de formação assim o exige, contudo o mais provável e teres mais que razão....

Mas caso o betta tivesse sido colocado com condições ideais teria sobrevivido em água fria....

Já agora se eu quiser adicionar um ou dois caracois ao meu aquario seria mau pensado ?????

O fim de possivelmente colocar será puramente decorativa...acho!!!!!

Editado por Ivo_Alex
Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
Água fria não dá para muitos peixes que vês nas lojas, terás de te contentar com os cor de laranja.:puppydogeyes:

Pois já me aprecebi disso, LOL, mas contudo até que tenho tido sorte em encontrar alguns diferente....

Tenho o famoso cor de laranja, um preto com os olhos esbugalhados, um em branco com cauda em vêu... ETC tenho de tirar uma fotos ...... claro que não são nada parecidos com os de água quente.........

Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
Só te digo que o gajo que te vendeu o betta é aqlto deus.:puppydogeyes:

Eu acredito.... Só eu sei a cara de parvo que fiz quando descubri que era de agua quente....

Fiquei cá com um melão ....... mas pronto temos de aprender...... LOL mas que grande lição que tive :crazyeyes:

Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
perguntei-lhe o porque de me ter vendido um peixe de água quente ele disse-me que para ele são todos peixes, ORA ai está o gajo que me iniciou na aquariofilia.

Ivo,

eu só espero que tenhas logo mudado de loja!...

os peixes de água fria podem crescer muito, sendo por isso aconselhável que seja colocado um exemplar por cada 50L de água...

quanto aos peixes tropicais, havendo um sem número de espécies, a quantidade no mesmo volume de água pode ser maior, tendo sempre em conta o tamanho adulto de cada um (1cm/L).

Publicado:
Ivo,

eu só espero que tenhas logo mudado de loja!...

os peixes de água fria podem crescer muito, sendo por isso aconselhável que seja colocado um exemplar por cada 50L de água...

quanto aos peixes tropicais, havendo um sem número de espécies, a quantidade no mesmo volume de água pode ser maior, tendo sempre em conta o tamanho adulto de cada um (1cm/L).

Sem dúvida que terei de manter os que já tenho o melhor que conseguir, e aprender cada vez mais....

Mas daqui a muito tempo espero, terei mesmo de mudar para água quente...... mas até lá tenho tempo para aprender mais sobre os peixaroucos de agua quente...... Essa agora de um por cada 50 L e que me deixou baralhado, salvo seja...... os meu são tão pequenos LOL e pelos vistos devem continuar......

Mas os de água quente sim, são muito mais estravagantes.........

Já agora há problema se adicionar uns buzios e caracois ao meu aquário......

Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
Essa agora de um por cada 50 L e que me deixou baralhado

pois é... e essa questão não tem só a ver com tamanho, mas tambem com o facto de serem grandes consumidores de oxigénio, assim como muito porcalhões, produzindo grande quantidade de detritos que poderão causar um pico de amónia, se não se tem uma manutenção cuidada a nível de TPAs semanais...

quanto aos caracóis, não há problema nenhum, desde que não caibam na boca dos peixes...

Publicado:

Boa tenho de ter cuidado, e olhar para as plantas de aonde vou comprar-los...... para me certificar se comem ou não.... Plantas...

Epah relativamente a serem porcalhões, isso é ser simpático, de certeza que os meu amiginhos (habitantes)

eram os mais porcos da loja loooll..... sim tpa semanais....... e limpeza do filtro e quase dia sim dia não ......

Os detritos dos peixes pelo que andei a ler no forum, fazer elevar o nivel de amonia certo ???? para baixar tpa's e tal e volta ao sitio .....

Cumprimentos I.Guerreiro
e limpeza do filtro e quase dia sim dia não

NÃO!!!

é no filtro que se aloja a maoir parte das bactérias que irão dar cabo da amónia!... o filtro só deve ser limpo quando começares a notar que o fluxo de água está a diminuir (isto devido ao entupimento do filtro pela acumulação de matéria orgânica) e nessa altura tens que lavá-lo na própria água do aquário (durante uma TPA), porque se o passares por água corrente, lá vão as bactérias à vida e irás ter problemas...

os únicos caracóis que te poderão comer as plantas são os 'marisa' e algumas espécie de ampulária, que geralmente não encontras à venda; todos os outros só comem as plantas quando elas já estão em estado de decomposição. de resto só se alimentam mesmo de algas e comida dos peixes.

Editado por josé mendonça
NÃO!!!

OPS!

Tu queres ver que fico com aquário de água quente mais rapido do que penso.........

Hó Diaboooooo......

(bem o meu dia de trabalho acabou ...... Agora só em casa poderei aprender mais, ou seja, voltar para o forum......) espera.me o transito da A5...... cumprimentos e agradecimento pela ajuda e simpatia

Editado por Ivo_Alex
Cumprimentos I.Guerreiro
Publicado:
LOL!

lê o que eu editei... banana rock

BOLAS.... tenho feito isso mesmo ......

sempre aprender...ainda bem que existem senão acho que os meu amiguinhos nao iam longe

Cumprimentos I.Guerreiro
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!