Diogo Lopes Publicado Fevereiro 6, 2008 Publicado Fevereiro 6, 2008 Olá a todos, Deixo aqui ficar um artigo que escrevi sobre fotografia e aquários - muito básico! Fotografar o Aquário Fotografar um aquário é algo de muito aliciante. Para conseguirmos uma boa fotografia, nada melhor do que a aquisição de uma máquina fotográfica digital. Em primeiro lugar é importante referir que a fotografia de aquários é sempre algo incerto, requerendo uma grande dose de paciência. A grande maioria das fotografias, quer seja pelas condições de iluminação, quer seja por deficiente focagem, acabam por ser para deitar fora. Neste aspecto a máquina digital tem, sem dúvida, muitas vantagens, não só porque permite o erro como também torna a experimentação fácil. Além disso não implica o pagamento de rolos e revelações. Para que possamos decidir que máquina adquirir, é importante primeiro percebermos as nossas necessidades. A memória de uma máquina digital é definida em megapixeis e quanto maior o número de megapixeis, melhor a qualidade da imagem final em termos de formato. Uma máquina digital com 3 megapixeis pode fazer fotos com 2160x1440 pixeis, o que representa uma fotografia ao tamanho real com cerca de 7 ou 8cm. Já uma máquina com um sensor de 6 megapixeis, poderá fazer fotos com 3072x2048 pixeis, o que permitirá fazer fotos com 10cm de elevada qualidade. Para uma imagem que pretendemos colocar por exemplo no ambiente de trabalho do nosso computador, não necessitamos de uma foto com mais do que 1600x1200 pixeis, ou mesmo algo inferior. Se pretendemos usar as imagens num site de internet então a resolução a utilizar será ainda mais baixa, pois caso contrário o download das imagens tornar-se-ia impraticável. Neste caso fotos com 1024x768 pixeis são já imagens muito grandes. Outro factor a ter em consideração é o tamanho com que os ficheiros ficam. Assim, uma foto tirada com uma máquina de 3 megapixeis poderá ocupar cerca de 1 megabyte de memória no nosso computador, enquanto que uma tirada com um sensor de, ou regulado, para 8 megapixeis, poderá ocupar mais do que 3 megabytes. Em ambos os casos estou a falar de imagens tiradas e armazenadas em JPG. Existem no mercado muitas máquinas que nos permitem gravar os ficheiros em TIFF ou BMP. Aí o espaço de memória ocupado nos cartões das próprias máquinas, e nos nossos computadores, é francamente maior. Assim, e para fotografarmos o nosso aquário, uma máquina de 3 megapixeis, com os ficheiros armazenados em JPG, é um bom compromisso entre preço e qualidade. No entanto o meu conselho é que sempre que nos seja permitido, comprar uma máquina digital com o maior número de megapixeis possível. Então que características deverá ter a máquina fotográfica, caso pretendamos adquirir uma? Sem dúvida que o tipo de focagem macro é uma das características principais, pois vai permitir uma grande aproximação dos objectos a fotografar, sem perder a capacidade de focagem. A possibilidade de adaptação de um flash externo é também importante, pois permite afastar o flash da lente, previnindo os reflexos. Outra característica a ter em conta é a possibilidade de termos um ISO ajustável, ou seja, a sensibilidade à luz. Por fim, mas não menos importante, se possível, devemos considerar comprar uma máquina com a possibilidade de ajustes em termos de exposição (velocidade e abertura). Esta última característica será apenas possível em máquinas mais avançadas, em que podemos escolher um modo automático (em que a máquina controla a velocidade e abertura), semi-automático (em que podemos controlar cada um dos parâmetros em separado) ou num modo completamente manual em que podemos controlar os dois parâmetros. Perante este cenário, podemos enumerar alguns cuidados básicos a ter, por forma obter boas fotografias dos nossos aquários: - Manter os vidros perfeitamente limpos, por dentro e por fora; - Desligar os filtros e tudo o que possa provocar movimentações dentro do aquário; - Manter a divisão onde temos o aquário o mais escura possível para evitar os reflexos; - Garantir que as lâmpadas não iluminam nada fora do aquário; - Sempre que possível devemos evitar usar o flash ao fotografarmos o nosso aquário, mas quando isso não possível existem algumas técnicas para minimizar os reflexos. Assim, devemos manter a lente o mais próximo possível do vidro, afastando o mais possível o flash da lente (sempre que a máquina permitir a colocação de um flash externo); - Fazer a fotografia, como já vimos, com a lente próxima do vidro e de forma a que a sua posição seja o mais paralela possível com o vidro; - Sempre que possível utilizar um tripé para garantir a estabilidade da câmara. Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Nas fotos 1, 2, 3 e 4 podemos ver alguns exemplos de fotos felizes (de notar que estas 4 fotografias foram tiradas num modo automático, sem grandes preocupações técnicas) De uma forma mais técnica podemos enumerar outro tipo de cuidados a ter, que de uma forma geral se resumem à exposição (abertura, profundidade de campo e velocidade). Como já vimos estes parâmetros apenas poderão ser controlados em alguns tipos de máquinas. Assim, se pretendermos ter uma profundidade de campo curta e o objecto se encontra a uma distância curta, podemos utilizar uma abertura de F/2.8, obtendo assim uma velocidade rápida. Se por outro lado pretendemos ter uma profundidade de campo grande, mantendo uma distância curta ao objecto, vamos necessitar de uma abertura de F/8. Para melhor perceber este conceito nada melhor que dois exemplos: Foto 5 – Profundidade de Campo curta (velocidade automática; F/2. Foto 6 – Profundidade de Campo longa (velocidade automática; F/8) Quando eu tiro fotografias ao meu aquário, na maioria dos casos não necessito de usar flash. Assim, coloco a minha máquina (Sony Cybershot DSC F828) no modo A, que me permite controlar a abertura. A máquina calcula a melhor velocidade para uma boa exposição. Deste modo consigo controlar a profundidade de campo que pretendo para a fotografia que pretendo tirar (como pode ser visto nos exemplos acima). No caso de ser necessário usar flash para a fotografia, a máquina deverá ser ajustada para o modo M (totalmente manual – onde podemos controlar a abertura e a velocidade). Como referi atrás, no meu caso a velocidade é normalmente controlada pela máquina (pois não necessito de usar flash devido à intensidade luminosa proveniente das lâmpadas de HQI). Se for necessário controlar a velocidade, uma boa técnica a utilizar é: Velocidade = 1/ Distância Focal. No entanto, a melhor forma para uma foto de sucesso, é manter a velocidade em modo automático. Finalmente, após ter a fotografia pretendida, um editor de imagem é um bom aliado por forma a obter uma foto mais perfeita e próxima da realidade. No meu caso, uso o Photoshop.
kuto Publicado: Fevereiro 27, 2008 Publicado: Fevereiro 27, 2008 Gostei imenso do texto. Ao ler consegui tirar algumas duvidas. Recentemente adquiri uma Canon EOS 400D e ainda estou um bocado à nora com as aberturas, isos, focagem e demais números, mas espero daqui a algum tempo dominar um bocadinho que seja esta nova técnica fotográfica. Para isso pergunto-te, na tua opinião, quais as características que achas que devemos utilizar, para uma boa fotografia em modo manual. Minha sugestão: 1/40 F4.5 ISO 800 Agradeço criticas e sugestões :D
PauloSilva Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Gostei imenso do texto.Ao ler consegui tirar algumas duvidas. Recentemente adquiri uma Canon EOS 400D e ainda estou um bocado à nora com as aberturas, isos, focagem e demais números, mas espero daqui a algum tempo dominar um bocadinho que seja esta nova técnica fotográfica. Para isso pergunto-te, na tua opinião, quais as características que achas que devemos utilizar, para uma boa fotografia em modo manual. Minha sugestão: 1/40 F4.5 ISO 800 Agradeço criticas e sugestões O sr. gaijo :D que tal te estas a sair com a 400D ? Também adquiri uma e estou ainda a tentar tirar fotos onde se notem as coisas :D LOL
slowmottion Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Eu tb tenho uma 400D, lentes sigma Estou com alguma dificuldade em obter fotos FOCADAS Claro que as fotos mais banais saem bem... mas quando quero algo mais elaborado, ou macros... sai quase sempre desfocado. Já tirei muitas fotos com uma Canon A1, analogica, e nunca tive problemas destes. Não percebo se é das lentes, se da máquina. <img src="http://images.reefstats.net/stats/6338d584eb5fa2f57e013f2db58e3383u33a31.png"> Basílio Medalha Os meus antigos aquas...Discus...
PauloSilva Publicado: Abril 7, 2008 Publicado: Abril 7, 2008 Eu tb tenho uma 400D, lentes sigma Estou com alguma dificuldade em obter fotos FOCADAS Claro que as fotos mais banais saem bem... mas quando quero algo mais elaborado, ou macros... sai quase sempre desfocado. Já tirei muitas fotos com uma Canon A1, analogica, e nunca tive problemas destes. Não percebo se é das lentes, se da máquina. Isso não me costuma acontecer, mas pelas experiências que tenho feito para macro prefiro a focagem manual . PS: A minha lente 70-300mm também é Sigma, mas a 18-55mm é da Canon . Abraço Paulo Silva
Luís Fortunato Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Ola. mas quando quero algo mais elaborado, ou macros... sai quase sempre desfocado. Como e que estas a pedir a maquina para focar? Por teres uma limitacao de foco tao grande, deves usar a focagem no ponto, ou em fotos de objectos estaticos, uma focagem manual... Se estas num modo Macro, deves pedir a maquina para te focar no ponto. Mas convem dares uma especificacao do que estas a tentar focar, e da objectiva que estas a usar e os parametros da maquina nessas condicoes... Cumprimentos Luis Fortunato PS: Peco desculpa por nao usar acentos ortograficos, mas este computador nao tem o teclado portugues instalado... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
PauloSilva Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 PS: Peco desculpa por nao usar acentos ortograficos, mas este computador nao tem o teclado portugues instalado... É o que faz ir comprar coisas a França LOL Abraço Paulo Silva
slowmottion Publicado: Abril 8, 2008 Publicado: Abril 8, 2008 Obrigado pelas respostas. Pois o que tentei fotografar são camarões, no aquário. As macros cá fora, com luz natural, ficam bem. O que leva a crer que será por causa da velocidade. Canon 400D Sigma 17-70 2.8-4.5 DC Sigma 70-300 F4-5.6 DG MACRO CANON EF 100mm f/2.8 Macro USM Com foco manual, ficam melhor PERGUNTAS: Quando dizes para focar "no ponto", queres dizer o quê? As Macros em aquários, como as que temos visto aqui no forum, são tiradas sempre com tripé? É que vejo fotos muito nítidas e não estou a conseguir isso. Era bom que as fotos tivesses o exif, para ir-mos apreendendo a técnica de fotografar aquários. Obrigado <img src="http://images.reefstats.net/stats/6338d584eb5fa2f57e013f2db58e3383u33a31.png"> Basílio Medalha Os meus antigos aquas...Discus...
Luís Fortunato Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Ola de novo. As macros cá fora, com luz natural, ficam bem. O que leva a crer que será por causa da velocidade. Ora nem mais... o truque para qualquer fotografia, seja ela qual for e so um... luz!! Alias, a etimologia da palavra fotografia siginifica isso mesmo: desenhar/pintar com luz... Com boa luz podemos nos dar ao luxo de usar aberturas mais pequenas (ganhar em profundidade de campo) e a mesma usar tempos de exposicao baixos. Dai que tu com luz natural tires fotos facilmente... CANON EF 100mm f/2.8 Macro USM Tens uma das melhores lentes macro do mercado e mesmo assim nao te estas a safar... Quando dizes para focar "no ponto", queres dizer o quê? Eu nao sei ao certo, mas creio que a 400D tem 9 pontos de focagem. Sao os pontos que se acendem no viewfinder quando pressionas levemente o botao para tirares uma foto. Ao carregares no botao do canto superior direito do punho da maquina, e usando posteriormente o cursor, podes variar os pontos que estas a usar para focar. Entao, coloca a maquina a focar no do centro somente que ela assim nao vai ficar baralhada (nas fotos macro por teres uma distancia de foco tao pequena, e normal isso acontecer). Outra coisa que ajuda, em fotos em movimento, e mudar a funcao AF (seta para a direita no cursor da maquina). Neste menu tens 3 opcoes: One shot, AF qualquer coisa (nao me lembro), e AF servo. Coloca em AF servo e mantem sempre o dedo levemente pressionado. Desta maneira, estas a obrigar a maquina a focar a todos os instantes, dai que mesmo que o objecto se mexa, ela vai tentar manter sempre focada a imagem. As Macros em aquários, como as que temos visto aqui no forum, são tiradas sempre com tripé? Depende da foto... imagens estaticas, e muito mais facil tira-las com tripe pois podemos-nos aproveitar para diminuir a abertura da lente e ganhar uma grande profundidade de campo. Ja fotos de peixes e outros objectos em movimento, imperativamente tens de aumentar uma destas 3 coisas: Valor ISO: Para uma foto com um tempo de exposicao de 1/100 segundos com um ISO de 800, para usares uma ISO de 400 terias que dobrar o tempo de exposicao, ou seja 1/50 seg. E vice/versa, obviamente. Abertura da objectiva: Como ja aqui mencionei e o Diogo tambem, quanto maior a abertura, menor a profundidade de campo. Ou seja, em fotos macros corremos facilmente o problema de obter apenas uma parte do objecto focada. Bem... se for a parte que nos interesa, menos mal... mas e preciso ter sorte, ou tirar muitas fotos. Luz a incidir no objecto: Isto permite-nos baixar o tempo de exposicao, logo tirar fotos mais rapidamente, tornando o processo de tirar a foto instantaneo, evitando borroes e coisas desfocadas. Dai que seja muitas vezes mais faceis tirar fotos macro em aquarios salgados do que em doces (plantado doce com potencias da ordem de 1 W/L, enquanto que alguns salgados tem 2 ou mais W/L). Resumindo e concluindo... tudo se resume a quantidade de luz a entrar na nossa objectiva... quanto mais rapido isso for, mais facil e de tirar a foto. Entao o mais natural sera aumentar a quantidade de luz no aquario... dai que ca fora com luz natural seja tao facil tirar fotos Na ADA, por exemplo, os aquarios sao colocados num estudio em que por breves momentos se coloca imensa luz, permitindo tirar boas fotos com aberturas pequenas e mesmo assim usar tempos de exposicao baixos. Quem nunca foi tirar fotos para o passe, e ao inves de usarem flash terem projectores a incidirem sobre nos...? Tal como o Diogo ja aqui referiu, uma boa base sera usar um tempo de exposicao igual a 1/distancia focal. Ou seja, com a tua 100mm da Canon, usares tempos de exposicao de 1/100 ou 1/125 segundos seria o ideal. Mas la esta, ao usares o modo Tv (tempo de exposicao fixo, variando a maquina a abertura da lente automaticamente) podes correr facilmente o risco de ela te 'pedir' uma abertura superior a f/2.8 e nao conseguir... nesse caso, terias que aumentar a iluminacao no aquario, ou aumentar o valor ISO (se bem que este ultimo faria a foto ficar com muito mais grao). Na minha opiniao, devias usar a 70-300mm somente para tirares fotografias com tripe e de longa exposicao (ou seja, a objectos parados). Tudo o que se mova, usa a 100mm Macro. Bem... o testamento ja vai longo, espero ter ajudado. Cumprimentos Luis Fortunato PS: As minhas fotos podes grava-las para o disco e ver as suas propriedades na sua totalidade. Vem la o EXIF da foto... Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
slowmottion Publicado: Abril 9, 2008 Publicado: Abril 9, 2008 Boas, muito obrigado Luís. Já tinha pensado em meter um "farol" por cima do aqua... é mesmo isso. Já percebi - Um PONTO e AF SERVO. Já tentei de tantas formas... tenho que começar a acentar no bloco. Quanto à lente CANON EF 100mm f/2.8 Macro USM, só a tenho há 2 semanas... realmente não tem comparação... mas mesmo com essa, ficam melhor focadas manualmente (em ambiente de pouca luz, claro) Recapitulando: Aumentar LUZ no aqua ajustar o foco para UM PONTO Ajustar para AF SERVO <img src="http://images.reefstats.net/stats/6338d584eb5fa2f57e013f2db58e3383u33a31.png"> Basílio Medalha Os meus antigos aquas...Discus...
rui kid Publicado: Abril 11, 2008 Publicado: Abril 11, 2008 Se tiverem a possibilidade de utilizar um flash externo é o melhor. Com as minhas experiências achei interessante colocar o flash de lado do aquário ou por cima. Já li até alguns artigos que sugeriam usar o flash dentro do aquário (algo que ainda não experimentei) Mais um apontamento, deve-se evitar utilizar iso elevado (quer seja foto digital ou analógica) se quisermos manter uma boa resolução da imagem.
vitorfranco Publicado: Abril 12, 2008 Publicado: Abril 12, 2008 Boas Tenho andado a seguir a vossa conversa para ver se chego a alguma conclusão em relação à minha máquina Nikon COLPIX 7600, e que não percebo como regular a máquina para tirar fotos ao aquário. Aliás não fotografia não é comigo mas gostaria de partilhar algumas imagens no fórum. Quanto mais mexo nas regulações pior fica, não me sai uma foto de jeito. Podem ajudar-me? Cump. Cump.Vitor Franco Ultimo Refugio
Ricardo Diogo Publicado: Maio 10, 2008 Publicado: Maio 10, 2008 Boas Tenho andado a seguir a vossa conversa para ver se chego a alguma conclusão em relação à minha máquina Nikon COLPIX 7600, e que não percebo como regular a máquina para tirar fotos ao aquário. Aliás não fotografia não é comigo mas gostaria de partilhar algumas imagens no fórum. Quanto mais mexo nas regulações pior fica, não me sai uma foto de jeito. Podem ajudar-me? Cump. Olha eu tenho uma Canon Ixus 70, que ganhou prémios atrás de prémios e continuam a sair as mesmas porcarias. Não estás só nesta luta! banana rock Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
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