TPA por gotejamento - sem furar o aquário


AC Sales

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

 

Estou colocando aqui no Forum, uma idéia que a muito tempo eu queria colocar em prática, mas que finalmente criei coragem, escrevi o projeto no papel, e montei no final de novembro. Essa idéia consistiu em fazer um sistema de gotejamento sem furar o aquário, utilizando um princípio básico da física: vaso comunicante. É esse o princípio de gotejamento que montei o qual está funcionando perfeitamento como uma relógio suiço!!! É uma TPA automática sem gastar energia elétrica para isso, apenas a força da gravidade!!!

Antes de detalhar o projeto segue abaixo o setup do meu aquário:

 

*Capacidade: 240 litros , capacidade útil 220litros

*Dimesões: 100cm comprimento x 40cm largura x 60cm altura (com travas esquadrias laterais)

*Filtro: 1 filtro Jebo para 1200L(com modificações na camada filtrante), mas sempre utilizei filtro caseiro que eu mesmo construi com tubo de pvc e bomba Sarlo e com excelentes resultados, mas resolvi tentar um filtro novo por comodidade e economia de energia.

*Filtro: 1 filtro UV 8w (ligo cerca de 08 horas por mês) ligado na saída do Jebo.

*Iluminação: 1 lâmpada LDD 30w de 5500k da Phillips, 1 lâmpada Grolux 30w de 18000k da Silvania e 1 lâmpada HQI 150w 10000k BLV

*Fotoperíodo: 8,5h/dia

*Temperatura: 29,5-28,5°C

*pH: 6,8°C

*Injeção de CO2 automática com válvula solenóide, difusor Eheim, abaixo do tubo de captação para o filtro Jebo para aumentar a eficiência de dissolução do CO2;

*Flora: anúbia, musco de java, goianenses, samambaia e outras que não recordo o nome.

*Fauna: 6 Discos (3 red blood, 1 turquesa estriado, 1 blue diamond e 1 red turquesa); 8 rodostomus; 17 neons cardinais; 2 comedores de algas siameses e vários caramujinhos que vieram com as plantas e que acabei mantendo para controle de algas (muito bons);

Substrato: terra preta (2cm), humus de minhoca que eu mesmo tratei (0,5cm), laterita (2cm), cascalho de rio (2cm);

*Alimentação: 3 vezes ao dia Tetra color bit (alimentador automático) e 2 vezes por semana blood woorms;

*TPAs: fazia 1 vez por semana cerca de 40 litros, desde 17/11/07 está funcionando com gotejamento (sem furo no aquário), um sistema que eu mesmo desenvolvi com a água saindo da caixa d'água, passando pelo deionizador e gotejando no aquário, ao mesmo tempo a água sai do aquário por efeito de vaso comunicante e também gotejando mantendo o mesmo nível da água (sistema descrito abaixo sem cobrar direitos autorais...rsss..);

***Problemas: sim, alguns tufinhos de algas que reduziram consideravelmente após montado o sistema, e diria que não é mais um problema, pois continua reduzindo.

 

 

*Sistema de Gotejamento por vaso comunicante - TPA automática sem gastar energia*

 

Funcionamento (resumo):

 

1) A água sai da caixa d´água da casa, por uma tubulação de pvc de 1/2". Passa por um filtro contendo carvão ativado (opcional) e em seguida por um deionizador com resina mista (isso porque a água da torneira daqui tem uma dureza alta);

2) Ao passar pelo deionizador a água é conduzida por um tubo de pvc de 1/2" até um tubo de pvc de 15mm, onde com um registro de gaveta de 1/2" é feito o controle do gotejamento;

3) O tubo de 15mm é levado até o aquário, na parte traseira, onde ocorre o gotejamento;

4) O gotejamento corresponde a uma vazão de 391ml/hora o que equivale a 9,38L/dia ou 65,7L/semana. Essa vazão corresponde a uma TPA de 27% considerando o volume útil de 220 litros.

5) "O pulo do gato" do sistema é o tubo que faz o vaso comunicante. Esse tubo é composto por tubos e joelhos de pvc que fazem uma coluna de água comunicante ao aquário, ou seja, mantem a mesma coluna de água. Uma parte fica cerca de 40cm dentro do aquário e outras duas partes em "U", ficam fora do aquário para fazer a coluna de água. A saída do tubo vaso comunicante é roscável para que seja possível ajustar a altura da coluna do tubo com a coluna de água do aquário, isso permite controlar a altura da água que se deseja no aquário.

6) A mesma quantidade de água que entra no gotejamento sai pelo tubo vaso-comunicante. Essa água é levada por um ecanamento para fora da casa até o jardim. Dessa forma a água não é jogada fora é reaproveitada pelas plantas!!!

 

FOTOS DO SISTEMA (LADO EXTERNO DA CASA):

 

1) Tubulação de pvc 1/2" saindo da caixa d'água:

gotejam001em3.jpg

 

2) Sistema de filtragem e deionizador. O primeiro filtro pode conter carvão ativado ou mesmo perlom a fim de evitar que partículas sólidas entrem no deionizador:

 

gotejam002du3.jpg

 

3) Filtro e deionizador: (posteriormente pintei as mangueiras e o filtro de preto fosco, é bom para absorver luz do sol e ajudar a aquecer e evitar surgimento de algas nas mangueiras)

 

gotejam003ng9.jpg

 

 

4) Outra vista do filtro e deionizador na parede ao lado de fora da casa:

 

gotejam006fk3.jpg

 

 

5) Saída do deionizador por tubo pvc 1/2" atravessando a parede da sala atrás do aquário:

 

gotejam007wt0.jpg

 

Entrada e saída da água

gotejam009lj3.jpg

 

6) Saída de água é conduzida por uma mangueira (dessas emborrachadas por dentro) e ligado a um tubo pvc de 1/2" até o jardim (ainda será fixada com braçadeira na parede):

 

gotejam010ri9.jpg

 

O tubo descarrega as gotas no jardim

gotejam011cu4.jpg

 

 

FOTOS DO SISTEMA (LADO INTERNO DA CASA):

 

7) Aí o aquário e o Gabriel (10) e a Milena (7):

 

gotejam013on6.jpg

 

aq009pt1.jpg

 

:unsure: Entrada da tubulação de água, reduzindo para tubo de 15mm, observe que há uma união roscável caso seja preciso retirar o sistema:

 

gotejam014bi5.jpg

 

9) Tubulação de 15mm com registro de gaveta de 1/2" para regulagem do gotejamento:

 

gotejam015pi1.jpg

 

10) Entrada de água no aquário. Observe à esquerda a tubulação de saída atrás do aquário (ambas as tubulações com gotas pingando):

 

gotejam018fm7.jpg

 

11) Tubulação de saída de água do vaso-comunicante atrás da samambaia:

 

gotejam019dn2.jpg

 

12) Tubulação vaso-comunicante (criado por mim):

 

gotejam020xe8.jpg

 

Observe que na segunda coluna tem uma luva roscável com um tampão. Esse tampão fica quase todo aberto (é dispensável), mas coloquei para evitar que entre poeira na tubulação, porém o tubo não pode ser todo fechado devido estar em equilíbrio com a pressão atmosférica. O "T" é a saída da água na coluna. A curvatura seguinte é de tubo pvc roscável para ser possível ajustar a altura do bico de saída em função da altura da coluna de água que se deseja no aquário.

gotejam021ha1.jpg

 

 

13) Tubo de saída do gotejamento atrás do aquário. A mesma quantidade de água que entra é a mesma que sai do aquário, mantendo o volume e nível constante da água. A água cai diretamente em um funil onde é drenada para fora da casa até o jardim.

 

gotejam022bl7.jpg

 

14) Saída de água conduzida por uma mangueira. Observe que não coloquei mangueira transparente para não gerar algas e obstruir a tubulação:

 

gotejam024hj2.jpg

 

15) Saída da água para fora da casa:

 

gotejam025sc5.jpg

 

gotejam026ct7.jpg

 

 

ESPECIFICIDADE DO SISTEMA:

 

O tubo vaso-comunicante, antes de inserido no aquário, é necessário enchê-lo de água a fim de que funcione o sistema de vaso. Depois de cheio e inserido no aquário, é preciso ajustar a altura do bico de saída a fim de controlar a altura da água no aquário. Com o volume que utilizo, o sistema além de troca da água a água de evaporação é reposta mantendo um volume constante de água no aquário.

Obs.: não recomendo que o sistema seja feito com água direto da rede pública, pois a pressão pode variar, variando a vazão, além de que podem conter alguns traços de cloro.

Editado por AC Sales

Altino Sales

Quanto mais busco conhecer a natureza das coisas, menos certeza tenho da verdade e mais certeza tenho de Deus. (AS)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...