Recommended Posts

Publicado

Tenho duvidas acerca do substrato que irei colocar no meu primeiro aquário, o qual quero deixar preparado, para logo que possivel, poder apostar em testar a colocação das plantas. Como devem imaginar, não posso gastar muito dinheiro, mas não me importo de o fazer, quando reconheço vantagens de uso de um material mais caro, e detrimento de um mais barato.

Tanto quanto me foi dado a conhecer, a akadama é um material inerte, que é usado nos bonsais porque tem uma grande superficie especifica, e tem grande retenção de água, e também porque "areja" as suas raizes. Para além de pensar que seja uma boa base para a criação de bacterias, dada a sua area especifica, que mais vantagens tem relativamente ao uso de um comum areão em aquariofilia?

Se colocar uma camada de akadama por baixo, e areão por cima, elas acabam por se misturar?

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado:

Olá.

Tenho duvidas acerca do substrato que irei colocar no meu primeiro aquário, o qual quero deixar preparado, para logo que possivel, poder apostar em testar a colocação das plantas. Como devem imaginar, não posso gastar muito dinheiro, mas não me importo de o fazer, quando reconheço vantagens de uso de um material mais caro, e detrimento de um mais barato.

Então é assim... na minha opinião, deverias começar com um aquário em que uses areão de rio e não akadama.

Porquê? Somente porque vai ser o teu primeiro aquário... não que com akadama seja mais difícil, mas há várias plantas que se conseguem manter com simples areão de rio.

Eu, por exemplo, tenho um aquário densamente plantado em que uso rocha vulcânica.

Tanto quanto me foi dado a conhecer, a akadama é um material inerte, que é usado nos bonsais porque tem uma grande superficie especifica, e tem grande retenção de água, e também porque "areja" as suas raizes.

Certo...

Para além de pensar que seja uma boa base para a criação de bacterias, dada a sua area especifica, que mais vantagens tem relativamente ao uso de um comum areão em aquariofilia?

Pelo simples facto de ser extremamente porosa e mole, isso permite que as raízes das plantas se introduzam nos grânulos facilmente, pois nessas zonas é mais fácil de haver pouco oxigênio e pH's baixos que permitem a uma melhor assimilação dos nutrientes por parte das raízes.

Se colocar uma camada de akadama por baixo, e areão por cima, elas acabam por se misturar?

Com o passar do tempo sim... desde que não tenhas peixes que destruam tudo por onde passam, ou mesmo que tu não revolteies muito o fundo do aquário, eles mentám-se assim durante muito tempo.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Publicado:

Ola a todos.

Caro jose_matias: Dá uma vista de olhos a este "post".

E qualquer dúvida presistente, diz que a malta tenta ajudar.

Publicado:

Pelo que li, a minha dúvida, é também complementada com o post que me foi aconselhado. Ou seja, continuo com a mesma confusão!!!!!

Em conclusão parece-me que à duas correntes distintas, e o akadam é aqui jogado aqui no meio das duas.

Os que defendem um verdadeiro substrato fertil, consideram que gastar dinheiro em akadama é desnecessario, porque ela não vai acrescentar nada mais que um normal areão, pois a fertilização de raizes fazem-na com um verdadeiro substrato fertil.

Depois ha a corrente dos que defendem que entre terem apenas areão ou terem areão e akadama, sugerem a aplicação de akadama, porque acaba por provocar um melhor arejamento e enraizamento que apenas o areão rochoso, ou de rio.

Como eu não pretendo fazer um plantada a serio, mas testar o uso de umas plantas, pelo que não me interessa colocar substrato fertil, e como tenho que investir em algo para o fundo, queria saber de uma forma linear o que fariam no meu caso?

Ja tenho areão basaltico para fazer uma camada superficial, mas pretendo engrossar o fundo. Quais das seguintes me aconselham:

1-Comprar 20 kg de areão basaltico por 16 euros, para juntar ao existente?

2-Comprar 15l de akadama por 30 euros, para colocar por baixo do areão basaltico?

PS: Pretendo fazer um 1º aquario onde testar umas plantas, e para colocar tetras, e quero o revstimento do fundo escuro.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Publicado: (editado)

boas, José Matias!

sabes o que é que eu acho? que tudo isto é muito subjectivo e, de acordo com uma das máximas em aquariofilia, cada aquário é um caso!

tenho aquários com substrato fértil (Florabase da Red Sea) e outros sem; a única diferença que noto é no nível de nitratos (mais elevados onde o substrato fértil existe)!

de resto, consigo manter as plantas saudáveis, obrigando-me a podas regulares em todos...

Editado por josé mendonça