Recommended Posts

Publicado

Boas.

Não sei é aqui que deveria colocar o meu pedido de ajuda, se não for peço desculpa.

O que se passa é o seguinte: Possuo um aquário com as seguintes medidas: 120compX60largX60alt, com travessas fancesas e mais 3 travas, uma ao meio e 2 a cada ponta, o aquário vai ser montado para água doce e pretendo fazer um plantado, algumas das plantas que pretendo introduzir requerem uma boa intensidade de luz, outras nem por isso, pretendo fazer um tapete com Echinodorus tenellus.

O que eu quero saber é como fazer uma calha de iluminação. Já tentei falar com o Ramirezi mas ele já não vem ao fórum á quase 2 semanas por isso preciso de ajuda de alguém. Segundo o que já pesquisei, as lâmpadas T5 não são suficientes para aquários com mais de 50cm de altura, no meu caso a coluna de água não vai chegar a ter esses 50cm de altura pois temos que descontar a altura do substracto e alguns 5cm que ficam ao cimo. Portanto, que lâmpadas colocar? 6x54wT5? 2x150wHQI? 2x150wHQI + 2x54wT5? 1x150HQI+4x54wT5? Esta última hipótese não me agrada muito, tendo só uma HQI esta iria ficar ao centro e esbarrar contra a travessa central o que poderia prejudicar a sua eficiência. Já agora quanto á temperatura de côr o que deveria utilizar?

Preciso que me ajudem pois começo a dar em doido com isto...

Obrigado, e parabéns a todos pelo fórum, tenho aprendido bastante com vocês.

Publicado:

Boas, então terás +/- 360 litros, (não sei pq deixas 5cm sem água em cima).

para 360 e para manteres todo o tipo de plantas deves ter:

1 X 150W HQI + 2 X 80W T5 ou

4 X 80W T5 ou

2 X 150W HQI

Temperatura de cor deves tentar utilizar K variados, para melhor aproveitamento das plantas, ex: 4 x 80w T5 podes optar por 4200k 6500k 8000k 10000k

Publicado:

Obigado por me ajudares.

Mas tambem há t5 com 80w com 120cm de cmprimento? Não é 54w o máximo para 120cm? Pelo menos as que o Ramirezi tem são 54w as mais fortes com 120cm, as de 80w são de 150cm, corrijam-me se estiver enganado.

No site da "ilumina" há lá projectores HQI com 150w a €29.98, não sei é se dão para utilizar no aquário... Mas as lampadas HQI têm uma temperatura de cor muito baixa não é? Dão uma cor meia amarelada.

Então e a dispoição das lâmpadas de Temperaturas diferentes como é que devem ser distribuidas? As que têm temperaturas maiores ficam na frente?

Cumprimentos.

Publicado:
Obigado por me ajudares.

Mas tambem há t5 com 80w com 120cm de cmprimento? Não é 54w o máximo para 120cm? Pelo menos as que o Ramirezi tem são 54w as mais fortes com 120cm, as de 80w são de 150cm, corrijam-me se estiver enganado.

Estás certo, eu dei um exemplo :)

No site da "ilumina" há lá projectores HQI com 150w a €29.98, não sei é se dão para utilizar no aquário...

Se forem HQI certamente devem dar.

Mas as lampadas HQI têm uma temperatura de cor muito baixa não é? Dão uma cor meia amarelada.

Algumas, eu tenho KQI com 10000k.

Então e a dispoição das lâmpadas de Temperaturas diferentes como é que devem ser distribuidas? As que têm temperaturas maiores ficam na frente?

Certo

Cumprimentos.

Publicado: (editado)

Obrigado pelas dicas. Só mais uma coisa, se colocar 2x150wHQI+2x54wT5 será iluminação a mais? Então e a que altura fica a calha do cimo do aquário? Tenho que colocar um vidro na parte inferior por causa da humidade?

Andava aqui a pesquisar e encontrei isto: http://www.aquasquale.com/V3/modules...ex.php?page=22

Não sei se já está aqui no fórum mas achei muito porreiro, apesar de ficar melhor na secção DIY.

Encontrei mais este: http://www.drpez.com/drcol100.htm

Abraço

Editado por Steve_O
Obrigado pelas dicas. Só mais uma coisa, se colocar 2x150wHQI+2x54wT5 será iluminação a mais? será um pouco a mais que o necessário para teres luz intensa. Luz intensa são 2x150wHQI + 2x36wT5 = 372w, o que sugeres são 408w Então e a que altura fica a calha do cimo do aquário? Com HQI acho que deves tentar que fique no mínimo a 30cm da superfície da água. Tenho que colocar um vidro na parte inferior por causa da humidade? É o ideal.

Andava aqui a pesquisar e encontrei isto: http://www.aquasquale.com/V3/modules...ex.php?page=22

Não sei se já está aqui no fórum mas achei muito porreiro, apesar de ficar melhor na secção DIY.

Encontrei mais este: http://www.drpez.com/drcol100.htm

Abraço

O primeiro link abre uma pagina com muitos links de DIY.

Sobre iluminação que precisas podes ver mais informação aqui aquaeden iluminação

Tens que ter noção que vais ter que plantar isso bem e que quanto mais luz tiveres mais cuidado vais ter que ter com a injecção de CO2 e fertilizantes.

Editado por Trocado
Publicado:
Tens que ter noção que vais ter que plantar isso bem e que quanto mais luz tiveres mais cuidado vais ter que ter com a injecção de CO2 e fertilizantes.

Como assim? O que acontece se tiver demasiada luz? Aparecem algas?

Cumps.

Como assim? O que acontece se tiver demasiada luz? Aparecem algas?

Cumps.

Se só tiveres luz elevada e não elevares o Co2, e equilibrares os restantes nutrientes em relação à luz/co2 sim vais ter problemas com algas.

Editado por Trocado
Publicado:

Obrigado pela ajuda.

Então vou fazer assim: 2x150wHQI 4200K+2x39wT5(120cm) 10000K. Que tal?

Deixar o cimo da água a 5cm do topo do aquário é muito? O aquário vai ficar aberto, 2cm chegam?

Em relação a meter um vidro na parte inferior da calha devido á humidade, este vidro tem que ser temperado devido ao calor produzido pelas HQI? Um vidro desses fica caro. Mas é mesmo necessário? Os projectores HQI já trazem vidro, e como são destinados a utilização exterior já devem ser estanques, os casquilhos para as T5 também vão ser estanques.

Outra coisa, tenho que meter ventoinhas para a arrefecer a calha não é?

Obrigado.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!