Recommended Posts

Publicado

Bem pessoal, em função de uma visita á AQUAPLANTE a minha mãe ficou maravilhada com tanta beleza! :rolleyes:

(e diga-se que eu também, mas já estou um bocado habituado a ver as galerias do pessoal aqui no fórum).

Como tal, tenho no sótão um aquário de 100*30*40 que apenas serve para pôr troncos de molho.. Gostava que me indicassem qual o escumador mais adequado para este aquário (o link de alguma loja onde tenha o preço ou então um DIY aqui do fórum, se for possivel), quais bombas de circulação e qual a calha adequada?

Chega? Ou é preciso mais alguma coisa?

Se alguém tiver paciencia oara me responder, muito obrigado!

Cumps.

Dário Santos

entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Publicado: (editado)

Boas dfilp,

Bem pessoal, em função de uma visita á AQUAPLANTE a minha mãe ficou maravilhada com tanta beleza! ;)

Pois...como eu te percebo...

Como tal, tenho no sótão um aquário de 100*30*40 que apenas serve para pôr troncos de molho..

Acho que um aqua de 120 litros brutos é pouco, vai ficar um bocado curto, com o areão e a rocha. Era melhor ser aproveitado para fazeres uma sump, mas pronto...

Gostava que me indicassem qual o escumador mais adequado para este aquário

Para esse aqua acho que deve comprar, por exemplo, o AS-100P. É o mais fraco da gama e um pouco elevado para esse aqua, é para 250 litros de carga orgânica elevada, mas é conveniente quando mais tarde colocares a "equipa de limpeza" e peixes. Há membros muito contentes com esta marca.

Tens aqui o link (existem mais): http://horizonteaquatico.vstore.ca/product.../products_id/86

bombas de circulação

Podes pôr a Sicce Multi 1300 (1200 l/h). Pessoalmente acho que é arriscado usar a Sicce, não tem representante em Portugal, mas há muita gente que gosta e acham que não há problema.

qual a calha adequada

Acho que 2x55W T5 deve chegar, mas depende muito do que queiras lá pôr...

O resto que te falta:

- Areão (+/- 16 Kg)

- Podes comprar 10 Kg de RV e 5 Kg de RM. É suficiente para fazeres o começo.

- Resistência de 200W (é conveniente, para não "apertares" muito com ele)

- Circulação: 3x Turbelle nanostream 6025 (penso que chega para essas dimensões)

- Reactor de Kalkwasser (há muita gente a fazer DIY, eu pessoalmente nem penso nisso, não me vejo com jeito para isto)

Com o material que tens de colocar (não tens sump), continuo a achar que vai ficar muito apertado.

Existe mais material, mas este é o principal.

Esta é a minha opinião, mas não faças nada sem os "experts" dos salgados (Pedro Conceição, Luis Rodrigues, João Branquinho, etc.) te dizerem de sua justiça.

Um abraço e boa sorte.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

Nuno Ricardo Ramos

Publicado:

Boas!

Foi com um aqua desses que comecei com os salgados, por isso acho que também pode ser um bom começo para ti! Obviamente que se tivesse mais altura e largura, ficava uma coisa mais agradavel aos olhos e com mais possibilidades para podermos fazer mais no layout.

Sobre os equipamentos...

O escumador que o Nuno indicou é muito bom para um aqua como esse, tens margem para alguns abusos.

Para a circulação não colocava a sicce. Gosto muito dessas bombas mas para o retorno. Acho que as Nanostreams dão bem para esse aqua. São bombas pequenas, baixo consumo e com boa potência.

Em vez dos 200w de termoestato, eu colocava 2x100 ou 2x150, assim que um avariar, tens o outro de segurança.

Iluminação...Nuno, não estavas a pensar antes em 2x55w PCs? É que se for T5 é 54w e as lampadas são grandes demais para este aqua. Eu apostava em 4x39w T5, sendo uma actinica.

Além do que o Nuno disse, falta-te uns testes basicos, densimetro, aparelho de osmose e termometro. Estes são os principais para iniciares os salgados. Para já não é importante teres o reactor de kalk, fazes com um sistema pinga-pinga e depois compras um reactor.