Recommended Posts

Publicado

Ola a todos,

tenho um aquario com um disco turqueza, um cardume de neons, e um pleucostumus. Antes tinha ainda um gourami perola, mas que era um chato, e decidi remove-lo. Agora o disco parece mais abatido. Estava a pensar arranjar-lhe uma companhia. Contudo, por questoes territoriais, sei que nem todos o tipo de peixes se da bem com eles.

A possibilidade de arranjar mais um disco esta, para ja, fora de questao, uma vez que nao tenho espaco no aquario para que os dois possam coexistir pacificamente.

Venho a este forum pedir que me deem sugestoes de tipos de peixes que posso adquirir, para fazer companhia a este disco, sem correr o risco de passaram a vida a batatada.

Obrigado,

Rodrigo

Publicado:

Bom... Realmente o facto de não poderes por mais um Disco é pena pois daria jeito...

Quanto ao cardume de néons, não são a melhor escolha, pois são peixes de temperaturas mais baixas do que as temperaturas óptimas para Discos que rondam os 28ºC (ou mais se for um Disco Heckel). Deverias colocar, isso sim, um cardume de Cardinais, que para além de serem muito mais bonitos que os néons têm as mesmas exigências ambientais que os Discos. Mas cuidado com as imitações... (vê o tópico: “Paracheirodon... Cardinais, neons e etc... A verdade...” http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=7919 )

Existem igualmente outros peixes Amazónicos que se dariam bem com Discos. Alguns Corydoras (Corydoras adolfoi, Corydoras agasizii, Corydoras arcuatus, Corydoras caudimaculatus, Corydoras elegans, Corydoras hastetus, Corydoras imitator, Corydoras julii, Corydoras melanistius, Corydoras nijsseni, Corydoras robineae, Corydoras schwartzi, Corydoras xingensis, etc.), Loricarideos ou L’s (Ex. de alguns géneros: Ancistrus, Baryancistrus, Farlowella, Hypancistrus, Otocinclus, Peckoltia, Sturisoma, etc.), Vários Tetras (Carnegiella strigata, Hyphessobrycon erythrostigma, Hyphessobrycon socolofi, Nannostomus trifasciatus, Petitella georgiae, , etc.), etc. .

É só escolher. :evil:

[]s

Paulo

Publicado:

Obrigado Paulo, vou investigar as tuas sugestoes.

Em relacao a um 2o disco, suponho que so daria certo com um do mesmo tamanho. Se arranjasse um mais pequeno teria problemas, certo?

Em relacao aos cardinais, nao sabia que eram tao diferentes dos neons! Sempre pensei que houvesse apenas uma subtil diferenca de aspecto. Confirmo que se dao melhor, porque uma amiga minha tem cardinais com discos, e os cardinais teem-se dado muito bem.

Um abraco,

Rodrigo

Publicado:
Em relacao aos cardinais, nao sabia que eram tao diferentes dos neons! Sempre pensei que houvesse apenas uma subtil diferenca de aspecto. Confirmo que se dao melhor, porque uma amiga minha tem cardinais com discos, e os cardinais teem-se dado muito bem.

Sim, entre néons e Cardinais há uma boa diferença. Os Cardinais são bem mais vistosos (têm as cores bem mais intensas, para além de terem o vermelho cobrir toda a barriga) e serem o maior de todos os Paracheirodons. Vivem na Natureza nas mesmas condições em que vivem algumas variedades de Discos.

Actualmente, infelizmente, é preciso ter muito cuidado com a falta de escrúpulos de alguns comerciantes que tentam vender uma nova espécie de Paracheirodon, que ainda não foi descrita, de origem colombiana e venezuelana, como sendo Cardinais (tal como está descrito no tópico que te dei acima). Podendo um leigo ou pessoa sem conhecimentos ser facilmente enganada, pois as duas espécies não são exactamente iguais, não têm as mesmas necessidades ambientais, não atingem o mesmo tamanho no estado adulto, etc. .

[]s

Paulo