Recommended Posts

Publicado

Boas tardes pessoal... como vai isto por aqui?

Bem, vou remontar e refazer todo o meu aqua de 120x42x50cm... e tenho umas duvidas:

--»Quanto areao devo de arranjar para fazer uma altura do mesmo com cerca de 8/10cm?

--»devo de meter sub. fertil? sera apenas para ter umas anubias e uma ou outra planta mais resistente!pensei nas ditas pastilhars para as raizes!

--Ȏ aconselhavel meter um 2217 e um 2024 a trabalhar em conjunto em que o 2217 sera de filtragem biologica e o 2024 mecanica?

--»Quanto a temperatura das luzes, por quais devo de optar?! sendo a calha 2x54W T5??

O aquario sera para acolher 7 discus, meia duzia de corydoras, 2 botias e talvez mais tarde um cardume de cardinais!!

Quanto a flora, sera composta por anubias 2/3 plantas mais resistentes!

Desculpem tanta pergunta... gostava de saber opinioes!!

um abraço

Publicado: (editado)

Bem ola

não sou nenhum expert em aquariofilia, comecei a uns 6 meses, mas ja tenho algumas noçoes, posso dizer asneiras aki, mas se estiver errado por favor me corrijam.

*Veja bem, para ter um substrato dessa altura, 10cm, com um aqua deste tamanho, tudo dependera da granulometria dos graos, se fores graos rondando os 3mm, teras que por um bocado ai, se for no entorno de 4 a 5mm, colocaras menos, no meu aqua de 110 litros, coloquei 15 kilos de areao, 9 de terra preta, e 10 de latérita, ficou em torno dos 9 cm. e não precisas de um substrato dessa altura, se colocares 7 cm ja chega perfeitamente.

*Bem, é sempre bom colocar subtratos férteis, seja la qual for a planta, podes colocar terra preta, latérita, humus tratado, aquele substratos férteis industrializados, so que um pouco mais caros, so que abrigam uma maior quantidade de suplementos.

*Bem, na minha opiniao, acho que so um 2217 ja chega, pois ele faz a filtragem quimica, biológica e mecanica toda de uma vez, e você evita fios e prezerva ao maximo a estética do seu aqua, acho que a filtragem biologica que o 2217 faz ja da conta do recado.

*Se a tamperatura que se refere é o kelvin, se não me engano, luzes acima de 6400k fazem as plantas crescerem mais para horizontal, as pessoas usam estas luzes quando possuem carpetes, seja la de cuba, riccia, qualquer tipo de planta rasteira para que cubram a superfice mais rapidamente, ja que elas crescem para os lados, se tive uma lampada mais quente, mais avermelhada, as plantas tendem a crescer mais para cima, eretas.

Bem agora uma opinia, percebo que seu aqua é bem grande, se colocares so essas mudinhas de plantas, ele ficara muito "pelado", tenta encher mais com quantidade de plantas ou com mais diversidade, percebi que você optou por plantas faceis, bem eu também, aki vao algumas:

Valisnérias

Musgo de java

anubia

entre outras

Editado por PedroCrazy
Publicado:
olá mpguerreiro!

substrato fértil num aquário (practicamente) só com anúbias, não é nada boa ideia! vais ter uma 'carrada' de nutrientes em excesso... sempre!

pois a minha duvida em relaçao ao sub. fertil é mesmo essa!! sera que isso nao me ir trazer problemas ao nivel das algas?!

que dizem?

Publicado:
Se é só para anubias e afins eu não colocaria substrato fértil.

Pois eu tambem estava virado para esse lado... sera para algumas anubias e mais 2/3 plantas mais resistentes!!

quanto as plantas o que me recomendam com este setup?

(CO2 caseiro, 108W de luz, 2x54W T5)

E quanto aos kelvins das lampadas que recomendam?

Publicado:
com anúbias e mais umas quantas resistentes (vallisnerias, cryptos, limnophila sessiliflora, fetos de java, musgos, etc) nem do CO2 irás precisar!

Boas novamente pessoal...

O Co2 vou manter!!

Em relaçao as plantas tive a ver o site da tropca e vi algumas das plantas que me agradaram e que iria ficar bem no layout que quero:

Bacopa australis

Sagittaria subulata

Utricularia graminifolia

Riccia

Anubia nana

Anubia gigante

Nao irei usar necessariamente todas elas mas...

Para manter estas mesmas plantas terei obrigatoriamente de meter sub fertil? Queria evitar pois nao da jeito quando chega a altura de limpara o areao dos discus!!!

Um dos meus objectivos é nao encher muito o aquario com plantas demasiado grandes pois roba muito o espaço aos Discus!!

PS: ja agora que tiver alguma destas plantas a mais ou de uma poda e favor dizer que estou interressado

Um abraço

Publicado:

sem substrato fértil, a única que me suscita algumas dúvidas é esta: Utricularia graminifolia...

nao encher muito o aquario com plantas demasiado grandes pois roba muito o espaço aos Discus!!

os discos gostam de plantas altas que lhes proporcionem zonas de sombra e esconderijos...

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!