manutenção de plantas de aqu


Visitante

Recommended Posts

OI pessoal

Gostava de colocar a seguinte situação para aqueles que gostam, tem e/ou percebem de plantas de aquario.(aqua comunitário)

- Cheguei a te 15 especies diferentes de plantas, cada com vários pés, no entanto com o passar do tempo elas morrem (umas apodressem, outras ficam mirradas e com as folhas amarelas) acabando sempre por ficar com as plantas habituais, as mais resistentes e mais adaptadas, que crescem e regulamente tenho de podar e desbastar.

- Informo que o ph é normalmente de 7,0, o gh de 14 a 17 ( com muita dificuldade consigo destes valores pois a água dÓ Alentejo é mt dura)

- Utilizo fertilizate liquido ( 10 cc ) sempre que mudo a água, e comprimidos a cada 15 dias.

- Sigo no possível as recomendações e condições adequadas para as plantas( normalnente adquiro plantas cujas caracteristicas coicidem com as do meu aqua, Tº, ph, gh, luz (12h diarias), etc.

- Aspiro, sifono o areão a cada 3 semanas.

Já agora talvez me digam se compro as plantas caraa ou não a 4 eur as pequenas e 6 eur as maiores.

 

um abraço e agradeço desde já acolaboração.

Agostinho mgm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Mais um eborense (como eu) no fórum, bem-vindo.

 

Olha, esta área é para anúncios comerciais- o fórum tem um sub-fórum dedicado às plantas, onde, concerteza, te esclarecem as dúvidas.

 

Abraços

Agrada-nos a franqueza dos que nos apreciam. À franqueza dos outros chamamos insolência.

 

Um tolo encontra sempre outro tolo, ainda maior, que o admira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se sera possivel expecificares qual a iluminaçao que tems?

tipo

intensidade

porque pode ser falta de luz uma vez que a maior parte das pessoas que se iniciam na aquariofilia amadora tem por habito talvez por nao saberem

de colocar apenas uma calha de luz simples por cima do aquario e assim fica.

no livro segredos da natureza por exemplo vem escrito: "a luz mostra o aquario e fornece energia para a fotossintese das plantas aquaticas. Os tanques de profundidades superiores a 38cm e os que pussuam abundante vegetaçao precisarao de mais luz do que aquela que normalmente se fornece a um aquario. As luzes mais mais adequadas sao os tubos flurescentes. as lampedas de tungogenio geram calor execivo mas podem usar-se como estimuladoras de crescimento das plantas." :idea::idea::idea::idea::idea:

 

devemos fornecer sempre um minimo de 0.5 watts por cada litro de agua

isto sem entrar em grandes pormenores. :idea::idea::idea:

ops nem reparei que era a area de comerciais

nao da para apagar a mensagem alguem o pode fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

"...sifono o areão a cada 3 semanas..."

 

não te aconselho :idea: , retira os nutrientes necessarios as plantas, embora os compenses com a fertilização, mas ... :idea:

 

é tb ter em conta o tamanho do aquario e quais os peixes que tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...umas apodressem, outras ficam mirradas e com as folhas amarelas...

 

Quando as folhas ficam amarelas é sinal de falta de ferro, ou de magnesio(corrijam-me se estiver errado :idea: ). Mas como usas fertilizante liquido, não deve ser este o caso. Já agora podes indicar q fertilizante usas?

 

Atenção porque são vendidas como plantas de aquario certas plantas q apenas sobrevivem alguns meses submersas, depois morrem.Podes indicar q plantas é q tinhas?

 

Se calhar a hipótese mais provavel é a falta de luz. Tal como o Bruno disse tens de usar no minimo 0,5w/l, e lampadas tipo luz do dia ou especificas para plantas. Se quiseres saber mais sobre iluminação clica aqui http://www.alexkawazaki.hpg.ig.com.br/Arti.../IlumiAqua.html

Podes dizer q luz tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João e bruno

o que vos dogo é que utilizo duas lampadas de 30w cada D-glo ( acho eu ) e que me foram vendidas uma como mais adequada para plantas e outra para os peixes.

Tb informo que estão na validade, tem menos de um ano.

Quanto ao fertilizante que utilizo - ferropol da jbs e comprimidos da sera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vamos por partes:

 

PLANTAS AMARELADAS:

Falta de ferro directamente ou de magnésio indirectamente (inclino-me sempre mais para este, visto que normalmente é muito diminuto na água corrente).

 

LAMPDAS NA GARANTIA COM MENOS DE UM ANO:

As lampadas flurescentes, devem ser trocadas de 6 em 6 meses, sendo que com mais de 6 meses perdem muita da sua eficiência.

 

POSSÍVEIS CAUSAS:

Como disse, e sem muita informação, diria que é falta de magnésio. Diz que fertilizante usas e o tamanho do aquário, rotina de trocas, etc, etc, etc

 

Quanto mais informações deres(m) maior é facilidade de descobrir uma causa e poder ajudar numa "cura". 8)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fala Pessoal Português,

 

Bem, mais um aquariofilista brasuca.

 

Posso me intrometer no assunto ?

 

Creio que esse problemas com as plantas seja a carência de Fe (principalmente) e talvez uma iluminação inadeqüada. Poderia me passar a iluminação ?

 

O problema do Fe é fácil, adcione fertilizante periodicamente, assim não haverá carência de Fe. O problema da iluminação é só vc colocar 1w/l.

 

Abraços...

Bruno Fuzatto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A propósito da pergunta inicial do preço das plantas, compro-as em Lisboa, Santa Apolónia, a 2,75 euros cada (aquário do mirante, rua Diogo do Couto). Mais barato julgo que é difícil... :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais