ShOWiE Publicado Janeiro 31, 2008 Publicado Janeiro 31, 2008 (editado) Boas, antes de mais peço desculpas por estar a criar mais um post sobre fertilizações, mas tou farto de ler e sempre continuo com esta duvida. Sou novo nestas andanças e como diz o Luís Fortunato "aquariofilia não se ensina; aprende-se..." visto isso coloco aqui a minha questão. Tenho um aquario de 76litros reais com muitas plantas e foi a pouco que comprei o teste de No3 da jbl e vi que tinha uma alta quantidade de nitratos cerca de 80ppm, como li pelo forum os niveis de nitrato devem estar por volta de 10~15ppm comecei logo a fazer trocas parciais de agua de 50%, 40%,30% de 3 em 3 dias, respectivamente.Tenho vindo a notar que o aquario cria algas filaminosas tipo cinzentas deve ser por causa dos niveis de nitratos.Ainda nao tenho o teste Po4 mas está para muito breve. Agora eu queria comecar a fazer fertilizacao de K P N separadamente.Ja comprei os quimicos fiz as dissolucoes de acordo com a calculadora do Chuck agora vem a questão, pelo que li os niveis de potassio devem estarem torno de 20ppm agora quanto é que devo adicionar diariamente, também tenho a duvida em relacao a fertilizacao diaria de nitratos, fosfatos e micros? Cumprimentos a todos Miguel Loureiro Editado Janeiro 31, 2008 por ShOWiE
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá. Dúvida idêntica respondida aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...80788&st=18 Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ShOWiE Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Publicado: Janeiro 31, 2008 Eu ja tinha lido esse post ja li muitos ate sobre o mesmo assunto.Eu tenho duvidas em saber se devo fertilizar diariamente potassio mesmo nao fertilizando com nitratos nem fostatos, ou seja, para fertilizar com potassio tenho que diariamente fazer os testes de po4 e no3 para saber as quantidades de P que devo colocar??E so devo fertilizar com nitrato e fosfato caso os testes deem valores inferiores aqueles que estavam no post?? Cumprimentos Miguel Loureiro
Ricardo Diogo Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 Eu ja tinha lido esse post ja li muitos ate sobre o mesmo assunto.Eu tenho duvidas em saber se devo fertilizar diariamente potassio mesmo nao fertilizando com nitratos nem fostatos, ou seja, para fertilizar com potassio tenho que diariamente fazer os testes de po4 e no3 para saber as quantidades de P que devo colocar??E so devo fertilizar com nitrato e fosfato caso os testes deem valores inferiores aqueles que estavam no post?? Cumprimentos Miguel Loureiro EStás a ver como aprendeste? Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.
ShOWiE Publicado: Fevereiro 2, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2008 EStás a ver como aprendeste? Boas, bem ou sou eu que nao entendo memo nada disto ou tou a complicar. Bem pelo que disseste, deixa la ver se entendi, tu queres dizer que para fazer fertilizacao separada tenho que fazer diariamente os testes de po4 e no3 para saber as quantidades que devo colocar de N P K??Bem assim nao ganho para os testes. Ajudem-me que eu tenho mesmo rapidamente a comecar a fertilizar tenho plantas com falta de potassio ja num caso extremo, e tou a comexar a ter problemas com as algas
Just_me Publicado: Fevereiro 2, 2008 Publicado: Fevereiro 2, 2008 se notas um caso de falta de potássio...porque nao adicionas potássio? Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
ShOWiE Publicado: Fevereiro 2, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 2, 2008 (editado) Boas, se calhar e melhor dar o meu exemplo para ver se entendo como e que devo comecar a ulizar a fertilizacao separada. Neste momento tenho as seguintes condicoes no aquario: PH~6.8 KH~4º No2~0.1ppm NO3~40ppm PO4~0.5ppm Relacao de luz de 0,7w/l Eu sei que tenho os nitratos bem altos, neste momento ando a fazer tpa's de 30% de 3 em 3 dias. Vou meter umas fotos de como as plantas estao neste momento: Nesta foto ve-se a cor que no topo as valisnerias estam. nesta foto na parte frontal nota-se furos nas folhas da planta e na parte traseira da foto ve-se a degradacao das folhas Pigmentacao das folhas,esta folha é nova Como se pode ver, estas folhas acabaram de crescer e nota-se que crescem quase brancas,nao sei que se passa com elas Ajudem-me a comecar a fertilizar dizendo quando e quanto devo adicionar para cada fertilizante, bem como adicionar os micros(sera florena) Obrigada por darem atencao a topicos que ja foram criados mais que uma vez. Miguel Loureiro Editado Fevereiro 2, 2008 por ShOWiE
Vasco Matos Publicado: Fevereiro 2, 2008 Publicado: Fevereiro 2, 2008 Se vês que as plantas precisam de Potassio esquece tudo o resto faz uma solução com KCl por ex. e dá já Potassio. Por ex. dilui 200gr de KCl em 1Litro de água. Portanto 1ml dessa solução representa 1ppm de K por cada 100L de água do aquário. 1ml desta solução representa 1.38ppm no teu aqua de 76L. Começa por pôr sei lá uns 6ml ou 7ml diarios... Sabes os testes são bons mas nada como o olho para ver o que as plantas necessitam primeiro que tudo. Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Recommended Posts