Recommended Posts

Publicado

Bons dias,

Coloco aqui algumas questões para que alguém me ajude!!!

1ª sedimentos à tona de água iguais aos que se depositam no copo de precipitação do escumador e dão aquele aspecto de lama, que penso que sejam derivados da rocha viva - será devido a ter pouca turbulência à superfície? ou será que o escumador não está a ser eficiente???

2ª o meu aqua tém cerca de 1 mês e começaram a aparecer pequenas manchas castanhas no vidro - será que o ciclo das algas começou!!! o que fazer??

3ª também começaram a aparecer nas paredes do vidro minúsculas "larvas" brancas, na sua fase inicial são pequenos fios ou pontos brancos que depois à media que crescem começam a encaracolar!!!! O que fazer????

Se alguêm me poder esclarecer agradeço banana rock

Cumprimentos

João

Publicado:

João, pelo pouco que acho que sei vou tentar responder às tuas questões o melhor que posso... mas entretanto quase de certeza que os mais experientes virão em teu auxílio também.

1ª - Penso que será pouca turbulência na superfície... tenta apontar o fluxo das bombas para a superfície...

2ª - Ora bem-vindo à fase das algas... (penso eu que seja isso... o meu aquário, não sei porquê, não passou por essa fase)... o que deves fazer? limpar as algas do vidro e TPA's sem dó nem piedade.

3ª - Esses pontinhos brancos.... eu pelo menos passo-lhes com o limpador magnético por cima.

Publicado:

Bem vindo ao fórum começam a aparecer mais doentes por salgados...zaad, não somos os únicos! :wink:

Só para ter a certeza.... os bichos que se encaracolam, nessa fase, têm uma carapaça rigida? Se sim, não e nada de mal, mas fica mal no vidro, por isso, é como o zaad disse...toca a limpar!

Publicado:

Ok, vou melhorar então o sistema e obrigado pela ajuda.

abraço,

joão

João, pelo pouco que acho que sei vou tentar responder às tuas questões o melhor que posso... mas entretanto quase de certeza que os mais experientes virão em teu auxílio também.

1ª - Penso que será pouca turbulência na superfície... tenta apontar o fluxo das bombas para a superfície...

2ª - Ora bem-vindo à fase das algas... (penso eu que seja isso... o meu aquário, não sei porquê, não passou por essa fase)... o que deves fazer? limpar as algas do vidro e TPA's sem dó nem piedade.

3ª - Esses pontinhos brancos.... eu pelo menos passo-lhes com o limpador magnético por cima.

Publicado:

Pedro, não consigo perceber se os tais bichos têm ou não a tal carapaça....., qd estão na fase de enrolarem, como eles são brancos noto um pontinho castanho no centro...será a carapaça???

Obrigado

joão

Bem vindo ao fórum começam a aparecer mais doentes por salgados...zaad, não somos os únicos! :lol:

Só para ter a certeza.... os bichos que se encaracolam, nessa fase, têm uma carapaça rigida? Se sim, não e nada de mal, mas fica mal no vidro, por isso, é como o zaad disse...toca a limpar!

Publicado:

Esse ponto castanho não é a carapaça!

Existem uns pequenos invertebrados que podem aparecer no vidro, fazendo um "cazulo" calcário (rijo) de côr branca. Por isso perguntei!

Publicado:

Ok, vou limpar a bicharada.

Já agora aproveito para comentar o seguinte:

- relativamente ao ciclo das algas, e uma vez que ainda não tenho corais no aquario e estou a dar com cerca de 11 horas diárias de luz, que tal reduzir para oito horas no intuito de controlar melhor as algas???

- de vez em quando tenho que me ausentar uns dias (ainda não sucedeu), qual a melhor solução para resolver a questão da reposição diária de água devido à evaporação???

Esse ponto castanho não é a carapaça!

Existem uns pequenos invertebrados que podem aparecer no vidro, fazendo um "cazulo" calcário (rijo) de côr branca. Por isso perguntei!

Publicado:

- relativamente ao ciclo das algas, e uma vez que ainda não tenho corais no aquario e estou a dar com cerca de 11 horas diárias de luz, que tal reduzir para oito horas no intuito de controlar melhor as algas???

Sim, acho que podes reduzir sem problemas.

- de vez em quando tenho que me ausentar uns dias (ainda não sucedeu), qual a melhor solução para resolver a questão da reposição diária de água devido à evaporação???

O ideal é teres um osmorregulador e um depósito de água grande, suficiente para colocares água sem faltar.

Publicado:

Ok, já pensei nisso, mas andei haver uns aparelhos desses, mas aquilo necessita estar ligado à torneira de água, e como tenho o aquário na sala não

dá, e por outro lado, sem estar ninguém em casa como é que o aparelho de osmose faz automáticamente a reposição

Sim, acho que podes reduzir sem problemas.

O ideal é teres um osmorregulador e um depósito de água grande, suficiente para colocares água sem faltar.

Publicado:

O que tem de ficar ligado à torneira é aparelhos de osmose. O osmorregulador não necessita de tar ligado à torneira. Ele vai buscar água ao depósito de água e liberta na sump/aqua.

Dos que são comercializados, o que eu prefiro é este

Acho que rondam os €150 e já tem bomba peristaltica (muito boa) e os controlos de nivel de água da sump/aqua.

Publicado:

Ok, já me ajudaste bastante, obrigado, isto de início é só dúvidas pelo que brevemente dever surgir mais

por agora é tudo,

cumprimentos

O que tem de ficar ligado à torneira é aparelhos de osmose. O osmorregulador não necessita de tar ligado à torneira. Ele vai buscar água ao depósito de água e liberta na sump/aqua.

Dos que são comercializados, o que eu prefiro é este

Acho que rondam os €150 e já tem bomba peristaltica (muito boa) e os controlos de nivel de água da sump/aqua.