Novo projecto 240l


fabio_TMR

Recommended Posts

Boas! Recentemente adquiri um novo aquario de 240l (que descrevo abaixo), uma vez que agora queria fazer tudo como deve ser, sem cometer erros de principiante que depois me arrependa, venho aqui pedir a vossa ajuda... Por isso todos os conselhos e opiniões serão muito bem vindos! bigsmile

 

Aquario: Hagen 120(comp)*50(alt)*40(larg)

filtro externo FLUVAL 305 (com ceramicas e carvao)

termostato 300W fluval

calha dupla GLO com reflector com duas lamapadas T5 (life glo 55 watts e power glo 55 watts)

 

Estou a pensar comprar uma flauta para o filtro, para ficar com movimento apenas á superficie, e um kit de co2 caseiro.

 

MUITO IMPORTANTE: Eu estudo em aveiro, e o aquario fica em casa dos meus pais em Tomar, o que quer dizer que a sua manutenção irá ser apenas de semana a semana... :blush: Conto por isso com a vossa ajuda para que não cometa erros a montar um aquario simples, bonito e de relativamente baixa manutenção. Espero conseguir... :tongue:

 

Ficam aqui uns esboços do que estou a pensar fazer:

 

modificado5.jpg

 

modificado6.jpg

 

Sendo este o aquario original, que "editei":

567.jpg

 

Nas laterais e atraz as plantas que estou a pensar serão vallisnerias, troncos ou ramos de videira e as plantas junto destes serão Echinodorus bleheri.

A primeira camada será substracto fertil Sera Floredepot, depois 5 a 6cm de areao inerte (de grão medio/fino e rugoso) e areia de silica branca sugar size (com um desnível em relação ao areão castanho). Separando estes dois areões com pedras e alguma outra coisa que nao deixe fugir a areia (talvez uma rede mosquiteira???).

 

Para fazer o ciclo ponho la um ou dois dos meus guppys (que se reproduzem loucamente a um ph abaixo do normal), depois troco-os por 2 viuvas negras, 1 pleco e 1 SAE. Quando os parametros estabilizarem espero iniciar-me finalmente nos DISCUS...! :snipersmile:

 

Ditem entao a minha justiça, estou a pensar bem? Tudo encaixa?

Espero que me ajudem, e desde ja o meu muito obrigado!

 

Abraço

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Recentemente aquiri um novo aquario de 240l (que descrevo abaixo), uma vez que agora queria fazer tudo como deve ser, sem cometer erros de principiante que depois me arrependa, venho aqui pedir a vossa ajuda... Por isso todos os conselhos e opiniões serão muito bem vindos! :mrgreen:

 

Aquario: Hagen 120(comp)*50(alt)*40(larg)

filtro externo FLUVAL 305 (com ceramicas e carvao)

termostato 300W fluval

calha dupla GLO com reflector com duas lamapadas T5 (life glo 55 watts e power glo 55 watts)

 

Estou a pensar comprar uma flauta para o filtro, para ficar com movimento apenas á superficie, e um kit de co2 caseiro.

 

MUITO IMPORTANTE: Eu estudo em aveiro, e o aquario fica em casa dos meus pais em Tomar, o que quer dizer que a sua manutenção irá ser apenas de semana a semana... :( Conto por isso com a vossa ajuda para que não cometa erros a montar um aquario simples, bonito e de relativamente baixa manutenção. Espero conseguir... :roll:

 

Ficam aqui uns esboços do que estou a pensar fazer:

 

modificado5.jpg

modificado6.jpg

 

Sendo este o aquario original, que "editei":

567.jpg

 

Nas laterais e atraz as plantas que estou a pensar serão vallisnerias, troncos ou ramos de videira e as plantas junto destes serão Echinodorus bleheri.

A primeira camada será substracto fertil Sera Floredepot, depois 5 a 6cm de areao inerte (de grão medio/fino e rugoso) e areia de silica branca sugar size (com um desnível em relação ao areão castanho). Separando estes dois areões com pedras e alguma outra coisa que nao deixe fugir a areia (talvez uma rede mosquiteira???).

 

Para fazer o ciclo ponho la um ou dois dos meus guppys (que se reproduzem loucamente a um ph abaixo do normal), depois troco-os por 2 viuvas negras, 1 pleco e 1 flying fox. Quando os parametros estabilizarem espero iniciar-me finalmente nos DISCUS...! banana rock

 

Ditem entao a minha justiça, estou a pensar bem? Tudo encaixa?

Espero que me ajudem, e desde ja o meu muito obrigado!

 

Abraço

 

Ola, bem eu num sou nenhum mestre na aquariofilia, me iniciei a uns 6 ou 7 meses, ainda não tive tempo ter ter experiencia total, mas pelo oque vejo você fazer não a nada de incomum ou ruim no seu planejamento, durante o seu projeto você talvez conserte algo que deixou passar, só acho que a luz está um pouco fraca para o volume do aqua, sera um pouco menos de 0,5 watts por litro, talvez queira colocar uma planta mais bela e mais rigorosa, ai teras que mudar o sistema de iluminaçao, mas se for colocar plantas simples, sem o menor problema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Fabio!

Antes de mais muita calma antes de começar um projecto desses... há muita coisa que tem de ser estudada, e um tempinho de pesquisa faz sempre bem à cultura aquariolica de cada um de nós! E força porque a malta tá cá pra se ajudar! (também tou a fazer um projectinho, com menos litragem, mas de dificil manutenção, se quiseres dar também umas opiniões era porreiro :roll:)

 

O teu objectivo é um aquario densamente plantado ou apenas medianamente?

É que se quiseres fazer fertelização era aconselhavel retirares o carvão do filtro e apenas o colocares se a água do aquario ficar muito baça ou tiveres feito algum tratamento aos peixes. Porque o carvão activo, fixa muitos dos compostos que usam-se habitualmente na fertelização e logo as plantas não os aproveitam.

 

Devias ter mais uma lampada na calha para um plantado ... mas ja não está muito longe do ideal que segundo este site deveria ser de 152W.

 

Mas uma vez que queres baixa manutenção secalhar vais ter um pouco que esquecer o densamente plantado, porque isso dá trabalho, talvez não diario, mas muitas vezes por semana.

 

Quando ao layout... pelo que percebi queres colocar dois conjuntos de vallisernias nas zonas laterais (gosto, aliás, uso-o no meu aquario!) e depois uma parede de plantas... não gosto muito da parede e muita gente te dirá o mesmo... os layouts precisam de ter alternancia no tipo de plantas e na disposição delas, caso contrario tornam-se muito "monotonos"!

Já agora, que planta seria a para colocar a toda a extensão do fundo? É que podar 1,20m de rotallas todos os fim de semanas não é facil banana rock lol

 

E fauna, o que é pra levar? Já tens ideias? Acho que os layouts se devem fazer em função dos requezitos de cada especie, tentando conjungar estetica com utilidade!

 

Então boa sorte e continua a dar-nos noticias que nós damos opiniões :mrgreen:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E fauna, o que é pra levar? Já tens ideias? Acho que os layouts se devem fazer em função dos requezitos de cada especie, tentando conjungar estetica com utilidade!

 

Diogo, ele fala em Discus:)

 

 

Apenas não acho muito bem sacrificar 2 guppys para a ciclagem, ou se for o caso que seja a partir da 3ª semana de ciclagem, até lá vai se colocando pequenas quantidades de comida de 2 em 2 dias.

 

Quanto ao resto, tudo me parece com "pernas para andar", mas se é para ter discus, aconselho vivamente a medir bem os valores da água, pois eles são sensiveis:).

 

Quanto à filtragem, tirava o carvão e metia esponjas, digamos que apenas ficava com filtragem biologica (cerâmicas), filtragem mecánica (esponja) e eventualmente Turfa se for necessário para fazer descer o PH, mas isso depende dos valores de PH que a água tiver quando estabilizar:)

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, ele fala em Discus:)

 

 

Ups... é o que dá tar a estudar prós exames e vir ao forum só dar uma opnião rápida :wink:

Épa... é viavel dar tão pouca atenção aos discus e mante-los saudaveis?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ups... é o que dá tar a estudar prós exames e vir ao forum só dar uma opnião rápida :wink:

Épa... é viavel dar tão pouca atenção aos discus e mante-los saudaveis?

 

Tem que haver quem cuide deles, é uma das espécies que requer mais acompanhamento, la isso é verdade!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É. Ontem os meus discus quando fui ver deles as 8 da manhã, estavam a 18º. O meu aquecedor tinha pifado no dia anterior e nem reparei. São tão sensíveis!

Experimentei dar comida, e comeram...

Fui comprar outro aquecedor, e ao fim da tarde, já comiam que nem desalmados.

 

Desde que o aquário esteja em condições, os discus são bem resistentes. É pena é só poderes tratar do aquário de semana a semana... isso é que já não é uma coisa que eu fizesse.

 

Força.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas respostas e pela ajuda que estão a dar! banana rock

 

O teu objectivo é um aquario densamente plantado ou apenas medianamente?

(...)

Quando ao layout... pelo que percebi queres colocar dois conjuntos de vallisernias nas zonas laterais (gosto, aliás, uso-o no meu aquario!) e depois uma parede de plantas... não gosto muito da parede e muita gente te dirá o mesmo... os layouts precisam de ter alternancia no tipo de plantas e na disposição delas, caso contrario tornam-se muito "monotonos"!

 

Apesar de gostar muito dos aquarios densamente plantados o meu objectivo neste será fazer um do estilo amazonico, apenas medianamente plantado e com a fauna tambem amazonica. Devido á mediana iluminação que tenho e ao trabalho que isso iria exigir dos meus pais durante a semana... ;)

 

Em relação ao layout é que residem a maior parte das minhas duvidas, porque depois de tanto correr o forum e ver tantos aquarios bonitos a cabeça começa a baralhar-se... help

Se calhar tens razao, a parede ao fundo no aquario torna tudo muito monotono, tambem por isso ja tinha posto os dois esboços... :twisted:

Olhando entao para o 1º esboço, quais sao as plantas que recomendam para dar mais um pouco de cor e "animação" ao aquario? E em que sitio as ponho? :crazyeyes:

 

Apenas não acho muito bem sacrificar 2 guppys para a ciclagem,

(...)

Quanto à filtragem, tirava o carvão e metia esponjas, digamos que apenas ficava com filtragem biologica (cerâmicas), filtragem mecánica (esponja) e eventualmente Turfa se for necessário para fazer descer o PH, mas isso depende dos valores de PH que a água tiver quando estabilizar:)

Sim, coitados dos guppys... :) Também nao me expliquei bem, mas eles só vão para lá quando o ciclo ja estiver em níveis aceitaveis,aí passadas duas semanas... Para ajudar vou por la o filtro que esta no meu "Topless Beach" sobrepopulado de guppys e ponho o novo filtro uns dias no Topless Beach, que sempre ganha uma boa quantidade de bacterias. Depois deito para o novo tambem a agua da TPA dos outros dois aquarios (apesar de 10l em 200l nao ser nada)... :mrgreen:

 

Em relação a tirar o carvão ja estou esclarecido, mas meto mais esponjas? O filtro tambem já tem lã de vidro, se calhar mais esponjas não adianta muito, não deveria por antes aquelas "bioballs" (nao sei se é bem assim que se escreve)? Se calhar tambem estou a dizer uma barbaridade, ja que tambem ja la estão as cerâmicas... fight

 

 

Agora, os tão admirados Discus, é que só estou a pensar pôr quando o aquario chegar aquela fase em que antes de fazer os testes á agua já sei que o resultado é igual ao da semana anterior... Os meus pais também se orientam bem com a alimentação e falo com eles todos os dias, por isso sempre vou acompanhando +/- durante a semana, e se for necessario uma ou duas TPA's extra, ou houver alguma avaria, o meu pai também me ajuda... Mas claro, estou com isto a pedir uma opinião a quem já tem discus, para que me avisem e preparem para o que poderá acontecer. Ou mesmo que me digam que nem vale a pena tentar, porque é um grande risco... :rolleyes:

 

Obrigado por tudo!

Abraço

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de gostar muito dos aquarios densamente plantados o meu objectivo neste será fazer um do estilo amazonico, apenas medianamente plantado e com a fauna tambem amazonica. Devido á mediana iluminação que tenho e ao trabalho que isso iria exigir dos meus pais durante a semana...

 

Bota couves! (muitas echinodorus de folhas largas, fetos de java, anubias... os discus agradecem, e os teus pais também!)

 

Olhando entao para o 1º esboço, quais sao as plantas que recomendam para dar mais um pouco de cor e "animação" ao aquario? E em que sitio as ponho? :evilbat:

 

Cor e animação isso é rotalas como as wallichii e roundfolia... Mas exigem alguns cuidados e podas regulares. Pergunta antes na secção de plantas por plantinhas com cor e de crescimento lento e baixa manutenção. A disposição é ao teu gosto e depende especialmente do hardscape que colocares!

E eu, gosto muito de ver lotus como tinha o FAAO no seu anterior plantado vs discus...

 

Por fim, acho que fazes muito bem em so colocares discus com um aquario plenamente maturado (aponta pra dois meses), e acho que materias filtrantes a mais nunca fizeram mal a ninguem!

 

Abraço e vai dando noticias!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, depois de montado os discus so vêm depois de muito bem maturado para nao haver baixas, possívelmente ate espero mais de 2 meses, ate depois dos exames do 2º semestre, que sempre os posso acompanhar durante o verão... :)

 

As tuas sugestões de plantas sao boas, mas também gostava de ter algumas de crescimento rapido na parte de traz, so que ja nao sei se isso irá ficar muito natural nem sei ainda que plantas escolher... :laugh:

 

Bem, vou ficar a espera de mais algumas sugestões, e desde ja obrigado pela ajuda dos que ja responderam... :P

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Separando estes dois areões com pedras e alguma outra coisa que nao deixe fugir a areia (talvez uma rede mosquiteira???).

 

Apesar deste aquario ainda nao ter avançado, uma vez que ainda ando a procura do movel, alguem me sabe responder a esta pergunta?

Como devo entao fazer para separar com eficacia os dois tipos de areão?

 

Abraço

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá novamente fabio... O que tu queres fazer é separar impedindo o contacto fisico entre os areões, a titulo definitivo (mantendo a separação fisica mesmo depois de o aquario montado) ou só queres evitar que os areões se misturem?

 

Nunca reparei que tivessem feito o primeiro. Normalmente vejo por ai o pessoal a usar cartolina ou cartão ou algum plastico flexivel, para dar a forma que quer à divisoria entre os areoes, mas depois retiram e colocam pedras para evitar a mistura entre os areões!

Espero ter ajudado, abraço!

Editado por Diogo HC Matias

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, apenas queria evitar que daqui a algum tempo os areões se começacem a juntar... Também estava a pensar pôr pedras, como se costuma ver aqui pelo forum, mas comecei a imaginar que se poderia pôr simultâneamente um plastico disfarçado ao lado dessas pedras. Para evitar definitivamente a mistura... :happy:

As pedras devem mesmo chegar, se calhar ja estava a exagerar.. :tongue:

Obrigado pela ajuda!

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Finalmente ja tenho movel!!!!! :arrow:

Montei-o hoje, e amanha ja vou enxer o aquario para fazer o teste de estanquidade... banana rock

Em breve abro outro topico na secção "fotos e videos" para mostrar a evolução do projecto.

 

Ate la! Fiquem bem...

 

Abraço

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Só para fazer renascer este topico, aqui fica uma foto com a boa aprovação que o aquario e o movel obtiveram... bigsmile

O aquario apenas fica com um abaulamento de 3mm... Acho que não ta mau :D

 

DSC03475.jpg

 

 

Podem continuar a dar sugestões, uam vez que ainda vou ter de adiar mais umas semanas a compra do areão e do substracto, ficando assim também com mais tempo para decidir melhor o layout...

Tou mesmo com muitas duvidas, agora ja não sei se devo fazer aquele "rio de silica"... :evil:

É que ainda não tenho grande experiencia em layouts, isto é, vou agora comecar a tentar fazer algum de jeito... E acho que se fizer o rio, depois vou ter de ficar um bocado limitado na disposição de plantas que vier a acrescentar posteriormente. E tira também uma bocado a ideia de amazonico que lhe quero dar... Acho que a ideia do amazonico ainda é a unica ideia fixa que não mudei desde o principio... :)

 

Aceitam-se sujestões! :)

 

Aqui fica mais uma foto agora ja com a calha montada, depois de retirada a agua...

 

DSC03607.jpg

 

 

Ainda ando a procura de basaltos, se alguem souber onde os posso encontrar na zona de tomar, ou na estrada entre tomar e condeixa (ate á entrada da A1) diga alguma coisa... :wink:

Obrigado

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então como anda a evolução deste aquario?

Já tens alguma coisa pro layout? Eu se fosse a ti passava numa boa loja de aquariofilia a ver que troncos há... pode ser que encontres algo de fenomenal!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Só abaluamento de 3mm :D e ao fim de 1 ano?Tens os peixes a nadar pelo meio da sala.Uma coisa que deves fazer é meter um fundo ai,azul escuro ou preto para não se ver o azulejo e só continuando com o projecto é que se pode opinar mais :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelizmente ainda não andou nada para a frente com este aquario, nunca pensei que o "adiamento" fosse tão prolongado... :twisted:

Tenho andado a ver tudo o que quero comprar, e no dia em que ja tinha decidido comprar tudo para montar o aqua, recebo a noticia que vai abrir dentro de semanas uma loja que se espera fenomenal, la na minha zona... Então pensei em esperar mais um pouco, e assim ja devo por substracto fertil da ADA,etc... :twisted: O problema é que ainda não abriu... :twisted:

 

Aparte disso, ja tenho uns ramos de videira a secar há uns meses, que vão ser tratados para la por dentro... ::D:

Quando voltar a fazer uns testes de layout ponho aqui umas fotos para me ajudarem...

A maior preocupação agora é o facto de ainda não ter encontrado pedras na minha zona e arredores que não sejam calcarias... :twisted:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só abaluamento de 3mm :crazyeyes:

 

Se calhar não sei bem o que quer dizer abaulamento, mas o que queria dizer com isso é que no fim de cheio o aquario ficou com 40,3cm de largura total, em vez de 40cm... É muito?? :crazyeyes:

É que pelo que tenho visto aqui no forum, ate em era nada de mais, mas se calhar estou enganado... :| É que nem fui eu que fiz o aquario, é um aquario da Hagen...

Não acredito muito, mas posso ter medido mal a medida inicial, tenho de ir confirmar...

 

Sim, vou colar por traz um vinil azul escuro ou preto (ainda não decidi qual gosto mais..) :mrgreen:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então e preto é melhor porque? :| Sou mesmo indeciso, é xato isso ser uma decisão tao importante, ja que aquele que puser é o que fica por muito tempo... :crazyeyes:

 

Essa medida da largura foi tirada no topo do aquario, e mais ou menos ao centro... Assim ja se deve perceber melhor,certo?

Realmente não estava a ser muito explicito... :crazyeyes:

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Eu tambem gostava de me iniciar nos Discos, mas já tenho 4 aquários a trabalhar, tive de fechar a loja, infelizmente já chega...

PS: tambem gostava de ter um salagado, um ciclidios africados.... ( não se pode ter tudo.

Vai postando a evolução, e sorte no novo projecto.

 

 

Saudações

Sologt

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, eu qualquer dia também gostava de me iniciar nos salgados, mas só daqui a uns aninhos, e só quando ja tiver "calo" suficiente para dominar os discus... :) Também ainda pensei em por africanos neste aqua, mas acabei por ter de ceder aos discus... :cry: Vamos la ver se corre bem... :happy:

 

Em relação ao projecto, vou fazer o ultimo exame daqui a bocado, depois entram as ferias e isto vai começar a andar! :blink:

 

Para ja, está decido pôr vinil preto, a fauna e a alguma da flora.

Flora: Echinodorus bleheri, vallisnerias, musgo e fetos de java agarrados aos troncos de videira. E o resto ainda vou pesquisar assim que entrar de ferias, mas vai ser tudo á base de Echinodorus, ao estilo amazonico. ACEITO SUGESTOES! :cry:

Fauna: Primeiro começam a entrar devagarinho por causa do ciclo os cardinais com a equipa de limpeza (LDA25,otos, e no final algumas corydoras), depois 1 casal de rams balão (adoro-os!) e quando tudo estiver estabilizado, la para o fim do verão, entram 3 ou 4 discus (ainda por decidir a "cor", mas possívelmente azuis, talvez turquesa)... #cool:crazyeyes:

 

 

Acham que tenho o plano bem feito?

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bem, afinal se calhar o substracto vai ser todo da ADA, Power Sand special M e Aquasoil.

 

Mas o que me tira agora o sono é mesmo o facto de o aquario ter ficado com a tal barriga quando o enchi de agua... :evil:

É que afinal não é assim tão normal como isso,certo? E ate é mesmo preocupante... :twisted:

Hoje vou telefonar para a jardinland, mas não acredito que o vidro tenha garantia, e eles também não devem acreditar que ainda não montei o aquario... nyah

 

E agora, o que faço??? :D

Não queria pôr nenhuma travessa ao meio... Será que se puser travessas francesas em vidro em toda a volta iria resolver?

É que assim, também ja os peixes não saltavam para fora com tanta facilidade...

 

Ajudem-me...

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.