PedroCrazy Publicado Janeiro 30, 2008 Publicado Janeiro 30, 2008 Ola pessoal, agora estou com meu novo aquario de 110 litros, não tem nada, está só a caixa de vidro, e amanha vou por primeiramente o substrato, para ficar mais facil de manuzear depois, meu subtrato vai ser primeira camada de akadama, se não tiver akadama, vou colocar terra preta vegetal, cerca de 5 kilos, depois da akadama(terra preta) vou colocar latérita, cerca de 10 kilos, e depois da latérita o cascalho de rio, cerca de 10 a 15 kilos, acham que o substrato esta "rico" em relação as plantas que vou colocar, que são muito fáceis de manter, mas tenho algumas dúvidas, tais como: O subtrato de ter pelo menos 6cm a 9cm de altura não é? Valisnérias, Musgo de Java, anúbias, feto de Java, perceberam que são plantas fáceis, vocês tem mais algumas dicas de plantas não exigentes? Quero plantas rasteiras, quais vocês me indicam?H.cuba,riccia, e me digam mais nomes. Obrigado, a e o fertilizante liquido da alcon flora é bom? Citar
Vasco Matos Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá PedroCrazy! Olha se pretendes fazer um plantado,a camada do fundo deve ser fértil,a Akadama não é indicada,é apropriada para camada de cima. No fundo eu optaria por um pouco de turfa, laterite e um granulado NPK,ou então um substrato fertil de uma marca qualquer. Por cima Akadama ou areão de rio. Também depende do dinheiro que queres gastar.Tens excelentes substratos da ELOS e da ADA,mas são caros. Ou então podes optar por algo mais económico como o humus de minhoca tratado. Para planta rasteira aconselho-te a Marsileia Hirsuta ou Marsileia Drummondii,são muito faceis de manter,nada exigentes. Ou então a Utricularia Graminifolia. Citar Zog Li ''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado'' http://almadagua.blogspot.com/
Rui Granja Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá. Como o Zogli já referiu, há substractos muito bons, tudo depende de quão fundo é o teu bolso! Na minha opinião tens aí uma grande mistura de substractos... O melhor, e até para as camadas futuramente não começarem a aparecer em cima, era por um substracto fértil, talvez m granulado NPK e depois só uma camada mais grossa de um qualquer substracto (akadam, areão, etc.) Abraço Citar
pamivelmo Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Eu também só posso dar a minha opinião. No meu plantado, ou tentativa de tal (lol), tenho substracto fertil (JBL aquabasic Pro flora Pro - penso que é assim, mas posso confirmar). Depois tenho akadama, posso dizer que deitei cerca de 7.5kg para 120L num 100x30x40 e achei pouco, devia ter deitado bem mais, as plantas tiveram dificuldade em se agarrar. Abraço Citar Boa aquariofilia Paulo Morais Aquários 60x30x30 Guppy Bluemoscow;Espadas;ampulária;corydoras adolfoi e paleatus Z-Point Aqua
PedroCrazy Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Publicado: Janeiro 31, 2008 Muito obrigado pelas respostas, na loja aki não tem NPK, tem que esperar cerca de 15 dias pra chegar, um amigo meu quando colocou o substrato, compro Floredepot e ficou muito bom, eu ja li aki muitos comentarios ótimos sobre esse fertilizante, mas na loja que compro também não tem, saco, tem que esperar 15 dias, mas, vocês conhecem alguma receita de fertilizante caseiro? E o alcoon Flora, aquele fertilizante liquido, é bom?, ajuda em alguma coisa?, ou nem adianta esperimetar pois nada altera? Citar
Recommended Posts