Hugo R. Silva Publicado Janeiro 30, 2008 Share Publicado Janeiro 30, 2008 Boas, no meu aquário (600 litros) tentei alternar plantas verdes com plantas vermelhas, o problema é que não tenho conseguido que fiquem vermelhas :s - CO2, com reactor DIY pelo teste permanente tá bom (teste SERA tá no verde escuro). - Iluminação tenho 2 x 80w T5 6500k + 2x 150w HQI 10000k 8 horas. NO3: 5 Po4: 3 Ferro: utilizo da Seachem e fertilizo conforme a indicação da embalagem (5ml para 200l, eu utilizo 15ml para 550 litros). KCL: fertilizo todos os dias de manhã antes de ir trabalhar. Plantas com vermelho: - Pogostemon stellata (Eusteralis) (nada vermelha) - Hygrophila polysperma 'Rosanervig' (quase nada vermelha) - Proserpinaca palustris ''Cuba'' (comprada na Naturline ainda bastante verde e pelo verde se mantem). Estou a fazer algo mal? as plantas que coloco nos aquários dos camarões, sem qualquer tipo de fertilização ficam mais avermelhadas. Qualquer tipo de ajuda é bem vinda. Cumprimentos, HRS Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Janeiro 30, 2008 Share Publicado: Janeiro 30, 2008 boas adicionar Ferro além da medida necessária é um mito recorrente na tentativa de se acentuar o vermelho das plantas e uma adequada fertilização, inclusive com calcio e magnésio, e manter todos os parametros restantes certos é uma boa maneira de se manter as plantas bem vermelhinhas. outra coisa que ajuda é combinando a cor de luz com lampedas abaixo dos 6500k estimulando mais rapidamente as plantas a fazerem a fotosintese e assimilarem melhor os nutrientes forçando a pigmentação da planta. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 30, 2008 Share Publicado: Janeiro 30, 2008 (editado) Boas, Acho que faltou só aí ter valores um pouco mais baixos de nitratos, o que não é o caso visto eles estarem a 5. Já tive uma Fluora Osram e até as sessiflora ficavam avermelhadas na parte de cima! Editado Janeiro 30, 2008 por zlatan9 One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 30, 2008 boas adicionar Ferro além da medida necessária é um mito recorrente na tentativa de se acentuar o vermelho das plantas e uma adequada fertilização, inclusive com calcio e magnésio, e manter todos os parametros restantes certos é uma boa maneira de se manter as plantas bem vermelhinhas. Adiciono o recomendado e tento sempre observar pelas plantas se tá em falta ou não. outra coisa que ajuda é combinando a cor de luz com lampedas abaixo dos 6500k estimulando mais rapidamente as plantas a fazerem a fotosintese e assimilarem melhor os nutrientes forçando a pigmentação da planta. Bem, eu tenho sempre bolhas de pearling mas isso tb não significa tudo. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 30, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 30, 2008 Boas, Acho que faltou só aí ter valores um pouco mais baixos de nitratos, o que não é o caso visto eles estarem a 5. Isso tá mais difícil pois só lá vai com TPA's e num aquário grande é uma chatice Já tive uma Fluora Osram e até as sessiflora ficavam avermelhadas na parte de cima! que raio de lâmpada é essa? Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Janeiro 30, 2008 Share Publicado: Janeiro 30, 2008 outra coisa que ajuda é combinando a cor de luz com lampedas abaixo dos 6500k estimulando mais rapidamente as plantas a fazerem a fotosintese e assimilarem melhor os nutrientes forçando a pigmentação da planta. A Fluora, se bem me lembro, anda à volta dos 2700k. One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Luís Fortunato Publicado: Janeiro 31, 2008 Share Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá pessoal. Eu sou da opinião, que apesar dos Nitratos baixos serem preponderantes para as plantas ganharem uma coloração avermelhada, é mais importante a quantidade de luz. Com isto não quero dizer que só os aquários com grandes iluminações é que conseguem ter plantas avermelhadas, mas da minha experiência, já tive plantas avermelhadas mesmo com concentrações de NO3 superiores a 10 ppm... Cumprimentos Luís Fortunato Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Janeiro 31, 2008 Share Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá. krypticall, isso que tu sugeres é muito vago. O que chamas de " manter todos os outros parâmetros certos"? Fertilização com Cálcio e Magnésio potenciam a cor vermelha nas plantas? Não me parece... Concordo com a adição extra de ferro. Para mim, é a chave importante para se ter plantas vermelhas bem vermelhas. Nitratos a menos em relação aos Fosfatos podem igualmente potenciar o aparecimento de pigmentos vermelhos mas, volto a frisar, o que potencia os vermelhos é o ferro. Com N a 20mg/L, é possível ter plantas vermelhas! Podem dizer que fertilizam ferro de acordo com as instrucções do fabricante e, como tal, acham que é suficiente. Pode ser suficiente para não se ter carência mas não é suficiente para puxar pelos vermelhos. Além disso, há um parâmetro que potencia grandemente a assimilação de ferro por parte da planta e esse parâmetro é o pH. Em pH ácido o Ferro é muito mais bem aproveitado pelas plantas, sendo até desnecessário fertilizar em grande quantidade. O inverso ocorre em pH alcalino. As lâmpadas... Eu uso apenas duas temperaturas de cor no meu aquário: 6500K e 8000K. Não há necessidade de recorrer a lâmpadas com temperaturas de cor baixas de modo a reflectir mais a cor vermelha das plantas. Se se providenciar uma fertilização acertada nesse sentido, até com 10000K se consegue ter plantas vermelhas ( as lâmpadas que vêm de origem nas calhas Lifetech são o suficiente para meterem plantas normalmente verdes com os meristemas avermelhados). Além disso, lâmpadas avermelhadas/amareladas dão um aspecto pouco natural ao aquário. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 31, 2008 Olá pessoal. Eu sou da opinião, que apesar dos Nitratos baixos serem preponderantes para as plantas ganharem uma coloração avermelhada, é mais importante a quantidade de luz. Quando falas em nitratos baixos, falas em que valores? menos que 5? mais que 5? Pois eu tb concordo, eu tenho 460w com duas lâmpadas 6500 e duas de 10000k, durante 8 horas, segundo o site fitchfamily preciso de 232w (penso que seja para plantas "normais") no outro site do aquaeden aquaeden indica que tenho a Solução Luz intensa 2 X 150W HQI + 2 X 80W T5 Com isto não quero dizer que só os aquários com grandes iluminações é que conseguem ter plantas avermelhadas, mas da minha experiência, já tive plantas avermelhadas mesmo com concentrações de NO3 superiores a 10 ppm... Cumprimentos Luís Fortunato Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 31, 2008 (editado) Olá.krypticall, isso que tu sugeres é muito vago. O que chamas de " manter todos os outros parâmetros certos"? Fertilização com Cálcio e Magnésio potenciam a cor vermelha nas plantas? Não me parece... Concordo com a adição extra de ferro. Para mim, é a chave importante para se ter plantas vermelhas bem vermelhas. Nitratos a menos em relação aos Fosfatos podem igualmente potenciar o aparecimento de pigmentos vermelhos mas, volto a frisar, o que potencia os vermelhos é o ferro. Com N a 20mg/L, é possível ter plantas vermelhas! Podem dizer que fertilizam ferro de acordo com as instrucções do fabricante e, como tal, acham que é suficiente. Pode ser suficiente para não se ter carência mas não é suficiente para puxar pelos vermelhos. Além disso, há um parâmetro que potencia grandemente a assimilação de ferro por parte da planta e esse parâmetro é o pH. Em pH ácido o Ferro é muito mais bem aproveitado pelas plantas, sendo até desnecessário fertilizar em grande quantidade. O inverso ocorre em pH alcalino. As lâmpadas... Eu uso apenas duas temperaturas de cor no meu aquário: 6500K e 8000K. Não há necessidade de recorrer a lâmpadas com temperaturas de cor baixas de modo a reflectir mais a cor vermelha das plantas. Se se providenciar uma fertilização acertada nesse sentido, até com 10000K se consegue ter plantas vermelhas ( as lâmpadas que vêm de origem nas calhas Lifetech são o suficiente para meterem plantas normalmente verdes com os meristemas avermelhados). Além disso, lâmpadas avermelhadas/amareladas dão um aspecto pouco natural ao aquário. Grande André, pelo que me parece então "o meu problema" está na fertilização de Ferro. realmente agora que li o teu post, fico a pensar, que as plantas podem não se queixar de falta de ferro, mas como muito bem escreves, pode não chegar para a Cor vermelha se acentuar. Vou hoje comprar o teste de Ferro, alguém sabe os valores que me devo começar a situar para me orientar? (sei que não existem valores certos, e que cada aquário é um aquário, mas queria só saber um ponto de partida. P.S. Obrigado pela ajuda de todos. Existe barras ou comprimdios para colocar no substrato só de Ferro? Seria uma excelente ajuda não? Editado Janeiro 31, 2008 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Janeiro 31, 2008 Share Publicado: Janeiro 31, 2008 (editado) olá boa tarde a todos Andre Silvestre eu nao tenho grande experiencia no campo apenas falei na experiencia que tenho adequerido por aqui que é pouca ou quase nenhuma comparado a vossa e com muitas leituras. sei que ferro é issencial a coloraçao das plantas e por veses temos que por um pouco acima do que é recomendado. quando falei nos restantes parametro refiro-me a NO3 e PO4 tentar mantelos sempre da melhor maneira adequada ao aquario em questao. calcio e magnesio por veses até estao em falta mesmo adicionando micros e fazendo as propias tpas o que por veses faz as plantas nao assimilarem tao bem os restantes nutrientes e dando-lhes melhor rigidez e força. quanto á temperatura de cor nas lampedas baseio-me na minha calha da arcadia aonde troquei a original tropical por uma de 6500k e notei que nao fazia tambem a fotosintese do que como estava antes a calha traz salvo erro uma de 8000k e uma de abaixo dos 4200k acho eu. edit: desculpa trocado quanto á tua pergunta existe sim eu uso Ferrotabs da jbl. Editado Janeiro 31, 2008 por krypticall Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Share Publicado: Janeiro 31, 2008 Thanks krypticall. eu isso tenho, secalhar tenho é que reforçar a utilização em maior quantidade junto das plantas vermelhas Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Fevereiro 1, 2008 Share Publicado: Fevereiro 1, 2008 Viva. Krypticall, não estou a colocar em causa a tua experiência ou conhecimentos. Estou apenas a dizer que o que o Trocado quer é extrair os vermelhos, não colmatar carências de uma forma generalizada. banana rock Aqui o que se pressupõe é que não haja carências, as plantas estão saudáveis mas não há exposição de pigmentos vermelhos. Se há nutrientes que estão directamente relacionados com a cor vermelha nas plantas, Cálcio e Magnésio não são dois deles. Já agora, a título de informação, para haver carência de Cálcio, é preciso ter-se água bastante mole, com durezas praticamente inexistentes. Como isso é muito raro ( a não ser que se use 100% água de osmose em TPAs ou que a água da rede venha assim), o que acontece normalmente é que há sobredosagem de Potássio que impede a planta de assimilar Cálcio. O Cálcio está lá, na água, não é é assimilado. Por isso, atenção à fertilização excessiva com Potássio... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
krypticall Publicado: Fevereiro 1, 2008 Share Publicado: Fevereiro 1, 2008 olá boa tarde a todos banana rock Andre Silvestre mais uma vez obrigado por partilhares os conhecimentos que sabes e pra mim és uma das referencias bastante importantes e que tenho aprendido bastante com os teus topicos quando me referia a calcio e magnesio nao era que erao essenciais para avermelhar as plantas mas que ajudavao as plantas a assimilar outro nutrientes. assim como aprendi no teu topico Manutenção de plantas aquáticas - Parte I:Nutrientes que : Macronutrientes Secundários: - Magnésio ( Mg): faz parte dos pigmentos de clorofila e é um activador de enzimas. É responsável pela assimilação do ferro ( Fe) por parte da planta. A observação deste nutriente deve ser feita nas folhas mais velhas. ou seja com isto queria dizer que fertelizando com Mg caso fosse nesseçario as plantas assimilariao melhor o ferro e com isso as plantas ganhassem melhor coloraçao estás a ver a ideia atençao sou apenas um mero aprendiz e posso estar a dizer uma grande besteira mas conto com voçes tambem para nos ajudarem. quanto a tua dica do potassio obrigado de facto nao sabia Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 3, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 3, 2008 (editado) Boas, Já reforcei junto das plantas vermelhas o ferropol e aumentei a fertilização do Ferro (seachem) agora é esperar. Já agora, a Proserpinaca palustris ''Cuba'' comprei ainda estava verde (na Naturline) demora algum tempo a mudar para vermelho? Ou como se dá esse processo? Editado Fevereiro 3, 2008 por Trocado Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
zlatan9 Publicado: Fevereiro 3, 2008 Share Publicado: Fevereiro 3, 2008 .As lâmpadas... Eu uso apenas duas temperaturas de cor no meu aquário: 6500K e 8000K. Não há necessidade de recorrer a lâmpadas com temperaturas de cor baixas de modo a reflectir mais a cor vermelha das plantas. Se se providenciar uma fertilização acertada nesse sentido, até com 10000K se consegue ter plantas vermelhas ( as lâmpadas que vêm de origem nas calhas Lifetech são o suficiente para meterem plantas normalmente verdes com os meristemas avermelhados). Além disso, lâmpadas avermelhadas/amareladas dão um aspecto pouco natural ao aquário. Eu não queria dizer que se tinham que utilizar lâmpadas com menos Ks. Tive a Fluora Osram já há algum tempo, depois obviamente informei-me e acabei por substitui-la, mas notei que as plantas ficavam de facto mais avermelhadas com a Fluora do que com uma Daylight, por exemplo (os parâmetros como o ferro e nitratos eram os mesmos). Será que alguém pode confirmar isto? One Fish Standing Kurichiba Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 4, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 4, 2008 Pelo que andei a pesquisar, existem duas questões em relação às plantas vermelhas: - a relação entre NO3 Vs PO4 (costuma dizer-se que é 10:1 (ou seja nitratos dez vezes mais que fosfatos) mas julgo que o just_me indica maiores fosfatos do que nitratos para plantas vermelhas, certo? - A relação entre luz Vs Ferro. (ideia defendida pelo André Silvestre mais do que a anterior). Luz tenho muito intensa, ferro quanto a mais é que poderá ser? Ferro em excesso tb causa problemas ou estou enganado? Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Fevereiro 10, 2008 Autor Share Publicado: Fevereiro 10, 2008 Grande André, pelo que me parece então "o meu problema" está na fertilização de Ferro. realmente agora que li o teu post, fico a pensar, que as plantas podem não se queixar de falta de ferro, mas como muito bem escreves, pode não chegar para a Cor vermelha se acentuar. Vou hoje comprar o teste de Ferro, alguém sabe os valores que me devo começar a situar para me orientar? (sei que não existem valores certos, e que cada aquário é um aquário, mas queria só saber um ponto de partida. P.S. Obrigado pela ajuda de todos. Existe barras ou comprimdios para colocar no substrato só de Ferro? Seria uma excelente ajuda não? Alguém sabe +/- a proporção de ferro a mais que se deve ter para acentuar os vermelhos? Ou por outro lado se existe um valor máximo de Ferro, passando o qual começa a criar algum tipo de problemas? Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Excelemte tópico!!! Julgo que seria útil para muitos de nós podermos aceder a este tipo de tópicos com maior facilidade... "Inamovível", ou apenas "Tópicos interessantes"? De qualquer modo, escrevo apenas para o manter "memorável". ... Obrigado, ó pessoal! Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 (editado) Alguém sabe +/- a proporção de ferro a mais que se deve ter para acentuar os vermelhos? Ou por outro lado se existe um valor máximo de Ferro, passando o qual começa a criar algum tipo de problemas? Ola Trocado, um dos principais problemas de excesso de fertilização de ferro (na coluna de água) é o aparecimento de algas, muitas vezes algas em suspensao que provocam o fenomeno da agua verde... Quanto a parametros nao te sei elucidar pois a fertilização de ferro nos meus aquas sempre foi um bocado a olho sem recorrer a testes (ja aqui muito foi dito sobre os testes mas nao me parecem ser os mais fiaveis para medir a concentração de ferro pois por vezes nao detecta todas as formas de ferro presentes...) Não foi grande ajuda mas foi o que sei sobre o assunto... Abraço Editado Dezembro 5, 2008 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 5, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Ola Trocado,um dos principais problemas de excesso de fertilização de ferro (na coluna de água) é o aparecimento de algas, muitas vezes algas em suspensao que provocam o fenomeno da agua verde... Quanto a parametros nao te sei elucidar pois a fertilização de ferro nos meus aquas sempre foi um bocado a olho sem recorrer a testes (ja aqui muito foi dito sobre os testes mas nao me parecem ser os mais fiaveis para medir a concentração de ferro pois por vezes nao detecta todas as formas de ferro presentes...) Não foi grande ajuda mas foi o que sei sobre o assunto... Abraço Olá e Obrigado Murkas, Mas essa pergunta era de fevereiro hehehe já foi respondida de outras formas (pesquisa, outros tópicos etc etc). Cumps Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Olá e Obrigado Murkas, Mas essa pergunta era de fevereiro hehehe já foi respondida de outras formas (pesquisa, outros tópicos etc etc). Cumps Pois... é o que dá nao ler as datas dos topicos Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo A Santos Publicado: Dezembro 5, 2008 Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Olá e Obrigado Murkas, Mas essa pergunta era de fevereiro hehehe já foi respondida de outras formas (pesquisa, outros tópicos etc etc). Cumps Ja agora chegas-te a alguma conclusao? "Muralhas" - "Profundezas" Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 5, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 5, 2008 Ja agora chegas-te a alguma conclusao? Sobre o excesso de fertilização de ferro sim é a chamada água verde. Sobre testes de ferro? Não valem a pena. Puxar pelos vermelhos, e pela minha experiência, é quase não ter nitratos, ter equilíbrio nas fertilizações e alguma luz. O meu exemplo mais recente, foi ter uma planta no aquário dos discus que não deixava de ser verde, mesmo com luz intensa, muito ferro ... mas com nitratos (devido à comida dos discus). Mudei-a para um aquário dos camarões em que não faço qualquer fertilização, tem 36w para 50 l mas não tem nitratos e pronto as folhas novas nascem todas vermelhas e mantêm-se assim. Alguns dos meus aquários (shrimps) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts