Discus - Fungos?


Daniel Fortes

Recommended Posts

Aqui à uma semana um dos meus discus começou a ficar com as barbatanas esbranquiçadas (opacas) mas sem sinal de nenhum parasita ou qualquer tipo de “veludo”. Não dei demasiada importância pois normalmente costumo controlar as pequenas maleitas apenas com um pouco de sal e o aumento da temperatura, acontece que começou a espalhar-se para o corpo, e a ganhar um aspecto de “aveludado” apesar do sal e dos 32º. Resolvi então comprar um anti-fungos da sera estou no segundo dia de tratamento, um dos discus já morreu e tenho mais 3 que para lá caminham.

Nestes ultimos 3 dias tenho feito mudas de 150 litros diarias (50%), mas só vejo pioras de dia para dia, aparentemente sempre foram peixes saudaveis.

Sei que o diagnostico de fungos ou para sitas externos por vezes se torna muito dificil poir isso não sei se o que eu diagnostiquei (fungos) foi o correcto!

Não sei se poe ter alguma relação mas isto começou a aparecer assim que o filtro UV avariou!

 

71648758ei6.jpg

39164469kb1.jpg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

introduziste alguma massa filtrante nova ?

comigo passou-se quando no final de um tratamento introduzi carvão activado. passado umas horas já lá estava o veludo.

 

mas o melhor é adquirires um anti fungus para ter por perto

Ricardo Ferreira

 

o meu plantado

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=35907

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por acaso introduzi umas esponjas novas mas apenas em um dos dois filtros, não sei porque motivo poderá estar relacionádo, as esponjas foram fervidas antes de colocalas no filtro, mas pode ser que tenha uma relação directa.

Zé, quanto ao link que indicas-te já o tinha visto em outro tópico onde tu mesmo colocas-te, o problema é saber ao certo se o tratamento que estamos a efectuar é o indicado para a doença em questão, pois muitas veses ataques bacterianos confundem-se facilmente com fungos ou alguns tipos de parasitas externos, a experiência neste campo é muito importante para saber diagnosticar correctamente e eu felizmente que há muito tempo não tenho nada parecido, com os dicus apenas tive de tratar parasitas intestinais e um ou outro parasita isolado que desapareciam com o aumento da temperatura e com um pouco de sal.

Eu sempre fui avesso ao uso de medicamentos exepto para os parasitas intestinais.

Quando julgamos que conseguimos sempre reslover este tipo de casos com coisas simples acontecem-nos destas e mostra-nos que nem sempre temos controle sobre tudo!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

TENS de agir depressa.

TENS de ter a CERTEZA que não há vestigios de FORMOL no aqua.

TENS de ser MUITO rigoroso no calculo da àgua do aqua ou, de preferencia do aqua hospital.

TENS de ter tudo MUITO BEM LAVADO.

COMPRAS permanganato de potassio e diluis 200mg/100 LT de àgua.

A àgua terá de ficar "fucsia" (avermelhada) por 5 horas.

A partir daqui TPAS.

JPM

 

PS-> MUITO CUIDADO NO CALCULO DO P. P.

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, onde compro o P. P., encontro facilmente em qualquer farmácia? Vou tentar comprar à hora de almoço. Vou fazer o tratamento em separado.

E já agora o que achas que eles têm? E a que se pode dever o sucedido?

 

Obrigado

 

P.S. - este da foto dos que te comprei era o menos “ferrugento”, Aquele que eu mais gostava.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, onde compro o P. P., encontro facilmente em qualquer farmácia? Vou tentar comprar à hora de almoço. Vou fazer o tratamento em separado.

E já agora o que achas que eles têm? E a que se pode dever o sucedido?

 

Obrigado

 

P.S. - este da foto dos que te comprei era o menos “ferrugento”, Aquele que eu mais gostava.

 

 

Olá , tive o mesmo e como não podia meter os meus aquas todos com produtos fortes , tive de reunir os que davam sintomas , era exactamente igual , e olha que morre tudo senão intervires rápido, o meu melhor resultado foi a combinação de tratamentos, e sei quem tentou o P.P e foi para esquecer , morreu tudo na mesma , não descurando o que o JM te disse porque serve como tratamento tb, se souberes o que está a atacar , mas pelo que vi na foto , é exactamente o que tive, isso são bacterias complicadas em conjugação com tudo o resto que te possa estar adormecido nos discos , portanto , eu fiz assim:

 

 

o que resultou melhor , porque fiz 2 grupos de tratamentos ao inicio não tinha certezas , suspeitei tb de parasitas do tipo Ictio europeu , que é muito mortal.... até comprei um microscopio digital :wink:

 

 

1º temperatura a 32º

2º metileno durante 2 dias

3º retirar o metileno em 24 horas (1 dia descanso)

4º banho de 20 min em furanol da JBL ( isto implica um aqua de 25L minimo e um a um em banho. ou fica caro.

5º 24 horas de descanso

6º esha 2000 visto como era ataque combinado de ictio (essa variante não se vÊ , só o muco a sair como tu vÊs) depois com bacterias que comem o corpo deles (aparecem consequencia do ictio europeu e rápido) ou conclusão eram bacterias de selvagens que apanhei e ao te avariar o UV elas são rápidas .

 

p.s. de muitos (cerca de 200) entre escalares e Discos , só me morreu 3 escalares e 1 disco, mas sei quem teve isto e foi uma razia ...

 

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Acho que será algo bacteriano, ou seja tinhas os discus numa água sem qualquer bactérias assim que a uv se avariou as bactérias começaram a surgir e a reproduzir-se mais rápido pois aumentaste a temperatura, o meu conselho é bactopur direct da Sera, passando a publicidade.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento já fiz o tratamento com o permanganato de potássio, algum tempo após o tratamento os dicus começaram a largar uma espécie de “langonha”, a qual penso ser o próprio muco a libertar-se, mas um deles estava a libertar algo diferente atravez das guelras conforme mostro na foto. Será que isto pode ajudar a identificar algum tipo de parasita?

16288565mk3.jpg

28370386td2.jpg

Penso que não se trata de apenas um tipo de parasita ou somente de um ataque bacteriano, mas sim de” tudo e mais alguma coisa”, pois após o tratamento, em outro discu surgiram buracos na cabeça tipo os provocados pela tipica doença dos discus (hexamita) e garanto que antes do tratamento não tinha estes buracos, ou pelo menos não eram visiveis.

43344875fv5.jpg

(são mais buracos do que se consegue ver na foto)

 

Talvez o permanganato de potássio tenha obrigado o parasita a libertar-se originando assim os buracos.

Não tenho muita esperança na sua recuperação, no entanto espero que tudo isto possa ter alguma utilitade, tanto para mim como para toda a comunidade do forum.

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento já fiz o tratamento com o permanganato de potássio, algum tempo após o tratamento os dicus começaram a largar uma espécie de “langonha”, a qual penso ser o próprio muco a libertar-se, mas um deles estava a libertar algo diferente atravez das guelras conforme mostro na foto. Será que isto pode ajudar a identificar algum tipo de parasita?

16288565mk3.jpg

28370386td2.jpg

Penso que não se trata de apenas um tipo de parasita ou somente de um ataque bacteriano, mas sim de” tudo e mais alguma coisa”, pois após o tratamento, em outro discu surgiram buracos na cabeça tipo os provocados pela tipica doença dos discus (hexamita) e garanto que antes do tratamento não tinha estes buracos, ou pelo menos não eram visiveis.

43344875fv5.jpg

(são mais buracos do que se consegue ver na foto)

 

Talvez o permanganato de potássio tenha obrigado o parasita a libertar-se originando assim os buracos.

Não tenho muita esperança na sua recuperação, no entanto espero que tudo isto possa ter alguma utilitade, tanto para mim como para toda a comunidade do forum.

 

Recapitulando, disse que o restante aparecia , disse que são bacterias porque vi as barbatanas comidas , roidas a apodrecer, e a libertação de muco , leitoso , e o tratamento iniciar , tudo o que pudesse estar "latente" e sem causar dano , atacava , se param de comer , a hexamita começa a esburacar , o que vez é alguns parasitas , combinado com o apodrecimento da guelra pelas bacterias devido á lesão a soltarem-se da parte viva da guelra , era bom retirar e meter numas lamela de vidro para observar melhor :smilecolros:.Mas reforço , agora vem a recuperação , os meus começaram a comer assim que o esha2000 entrou , portanto só pararam 4 dias , nesse tratamento , mas pararam ... de um dia para o outro ... se os teus estão há mais tempo mais doenças latentes despertam.

Agora segue á risca isso , mas prepara-te é muito duro para casos mais graves mesmo assim .boa sorte

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim aconteceu me o mesmo, essas coisas brancas a volta do corpo, nao tive tempo para nada, em dois dias apanhou isso, e morreu :smilecolros: e o resto dos discus, tudo 5* ate hoje !

 

Nem tive tempo de dar um salto a loja! ainda é longe e para lá ir de proposito, nao foi... custou me a vida do discu :/

Dizem que aqui é assinatura... mas deve ser mentira!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A mim aconteceu me o mesmo, essas coisas brancas a volta do corpo, nao tive tempo para nada, em dois dias apanhou isso, e morreu banana rock e o resto dos discus, tudo 5* ate hoje !

 

Nem tive tempo de dar um salto a loja! ainda é longe e para lá ir de proposito, nao foi... custou me a vida do discu :/

 

 

Olá , as coisas brancas é reacção mucosa , normal quando algo está errado nos Discos , seja bacterias que comem o corpo do animal seja parasitas como o ictio, o fungo tb acompanha estas crises quando não se cuida bem dos animais ou se esquece de algo algum tempo , ou animais novos são introduzidos sem quarentenas , e ainda bem que os restantes nada tiveram, foi algo que jé estava com ele e não se propagou a reacção mucosa é só um sintoma , são precisos mais indicios para dizer que foi o mesmo , mas parece o mesmo :rolleyes:. um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os discus estão aparentemente melhores, os dois turquesas já não apresentam sinais de muco e um deles o que mostro na foto com os buracos até já come bem (este era aquele que aparentemente estava pior), o marlboro ainda tem algum muco embora seja muito menos do que tinha, mas roça-se muito e ainda não come, se bem que já se chega perto do vidro na hora da paparoca.

P.S. – Coloquei desde ontem carvão activo para limpar os restos de medicamentos.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Parte 1 concluida.....

Na minha opinião TPAS....pequenas e variadas são bem melhores que carvão.

Discus não gostam de carvão.

Agora deverias fazer muitas pequenas TPAS durante os próximos 2 a 3 dias e depois....Hexamita da ESHA.

Vamos tentar limpá-los por dentro visto que por fora, se o tratamento foi bem feito, pouca "bicheza" restará.

Segue as instruções do medicamento na sua dosagem máxima.

Boa sorte.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ainda bem que estão a melhorar , força nessa recuperação.

 

 

Aproveitava para fazer algumas perguntas:

 

- Fizeste o PP no aquário principal (como deve ser feito) ou num aquário hospital?

- Se fizeste no principal, tinha plantas ou é plantado?

 

Pergunto isto pq tenho o meu com plantas e procuro mais informações para saber se posso utilizar lá o PP quando precisar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tratamentos com permanganato de potássio têm de ser rigorosamente respeitados, e como no aquário principal correria o risco de não fazer o efeito desejado devido à quantidade de matéria orgânica existente juntamente com o areão, fiz num aquário aparte mas com apenas um banho de 20 minutos e com uma concentração de 500 mg por cada 50 litros de água. Aquilo é bastante forte, pois parte da pele fica corroída, mas essas pequenas feridas já estão recuperar.

Sinceramente ainda tenho algum medo de usar este produto, apenas o vou usar em casos extremos, os peixes saem de lá atordoados!

 

 

P.S. - Fonte onde fui buscar as respectivas dosagens

 

Abraço

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tratamentos com permanganato de potássio têm de ser rigorosamente respeitados, e como no aquário principal correria o risco de não fazer o efeito desejado devido à quantidade de matéria orgânica existente juntamente com o areão, fiz num aquário aparte mas com apenas um banho de 20 minutos e com uma concentração de 500 mg por cada 50 litros de água. Aquilo é bastante forte, pois parte da pele fica corroída, mas essas pequenas feridas já estão recuperar.

Sinceramente ainda tenho algum medo de usar este produto, apenas o vou usar em casos extremos, os peixes saem de lá atordoados!

P.S. - Fonte onde fui buscar as respectivas dosagens

 

Abraço

 

 

Olá a todos,

 

ainda bem que os discus estam a melhorar, cuidado agora ao voltar com eles para o aquário original, se é que os vais colocar, pois vão estar debilitados e nesse aquário deve com certeza de ainda existirem as bactérias que te causaram o problema, não são exclusivas dos discus e não é por os teres retirado que elas desapareceram.

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os tratamentos com permanganato de potássio têm de ser rigorosamente respeitados, e como no aquário principal correria o risco de não fazer o efeito desejado devido à quantidade de matéria orgânica existente juntamente com o areão, fiz num aquário aparte mas com apenas um banho de 20 minutos e com uma concentração de 500 mg por cada 50 litros de água. Aquilo é bastante forte, pois parte da pele fica corroída, mas essas pequenas feridas já estão recuperar.

Sinceramente ainda tenho algum medo de usar este produto, apenas o vou usar em casos extremos, os peixes saem de lá atordoados!

P.S. - Fonte onde fui buscar as respectivas dosagens

 

Abraço

 

 

Olá a todos,

 

ainda bem que os discus estam a melhorar, cuidado agora ao voltar com eles para o aquário original, se é que os vais colocar, pois vão estar debilitados e nesse aquário deve com certeza de ainda existirem as bactérias que te causaram o problema, não são exclusivas dos discus e não é por os teres retirado que elas desapareceram.

 

A minha pergunta deveu-se especialmente ao referido pelo Nuno da Silva, tratar num aquário hospital por vezes resolve o problema do peixe mas não o da água. Não poderá voltar a aparecer e ainda com mais força, visto o aquário principal não ter sido alvo de tratamento?

 

 

A única razão para não fazer o tratamento de PP no aquário principal será o elevado valor de matéria orgânica existente que poderá impossibilitar a acção do PP?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso mesmo ultimamente tem-me passado pela cabeça ficar só com discus mais agua mas ainda não me decidi.Quanto à água do aquário principal a única coisa que já tinha feito foi um anti-fungos, penso que o permanganato de potássio não será aconselhado num aquário com algumas plantas e com areão ou substrato (penso que vai consumir tudo o que é matéria orgânica), não tenho a certeza se é bem assim mas quem souber explicar que faça o favor de se chegar à frente.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por isso mesmo ultimamente tem-me passado pela cabeça ficar só com discus mais agua mas ainda não me decidi.Quanto à água do aquário principal a única coisa que já tinha feito foi um anti-fungos, penso que o permanganato de potássio não será aconselhado num aquário com algumas plantas e com areão ou substrato (penso que vai consumir tudo o que é matéria orgânica), não tenho a certeza se é bem assim mas quem souber explicar que faça o favor de se chegar à frente.

 

 

NUNCA NESSA DOSAGEM.

Teria de ser em banho longo, 2 mg/lt....5 horas.

O problema é que a matéria organica ANULA o p. p..

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NUNCA NESSA DOSAGEM.

Teria de ser em banho longo, 2 mg/lt....5 horas.

O problema é que a matéria organica ANULA o p. p..

JPM

 

Anula o P.P. mas demora algum tempo ou será imediato? se demorar algum tempo não se pode/deve colocar mais uma dose de p.p. ?

 

Estava a lembrar-me que (penso que seja o duarte36) tenha feito o p.p. e ia adicionando por 3 vezes a quantidade de p.p. pq deixava de fazer efeito antes das 5 horas pretendidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Anula o P.P. mas demora algum tempo ou será imediato? se demorar algum tempo não se pode/deve colocar mais uma dose de p.p. ?

 

Estava a lembrar-me que (penso que seja o duarte36) tenha feito o p.p. e ia adicionando por 3 vezes a quantidade de p.p. pq deixava de fazer efeito antes das 5 horas pretendidas.

 

 

Boas.

Se houver muita matéria organica ele rápidamente é anulado.

A àgua passa de cor "fucsia" a castanha.

Claro que se pode acrescentar, mas se por si só já é melindroso....

JPM

Editado por Joao Machado

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compreendido.

 

Então no caso do Daniel, ao manter a mesma água no aquário sem ter levado o P.P. não corre o risco de novos "velhos" problemas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão do Trocado é pertinente, será que devo fazer o tratamento no aquário principal seguindo rigorosamente as indicações do João? É que o marlboro que nunca ficou totalmente sem muco está a ganhar mais muco novamente e roça-se muito nas plantas (tipo parasitas nas guelras).

Os comprimidos que comprei são de 500 mg e o meu aquário tem 250 litros o que dá a dosagem certa, mas não nos podemos esquecer do areão, não sei se esta diferença pode ser significativa, porque se for não tenho maneira de saber a quantidade certa a retirar ao comprimido.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais