Pedro S. Publicado Janeiro 30, 2008 Publicado Janeiro 30, 2008 Ola a todos Ja pesquisei em muitos sites e ainda nao percebi bem quais sao as vantagens( se pudessem focar os parametros da aqua agradecia), desvantagens e diferenças esteticas da areia de silica e a de calcario. Penso que existe muita gente com esta duvida, se alguem poder esclarecer agradecia muito. obrigado
MakoShark2 Publicado: Janeiro 31, 2008 Publicado: Janeiro 31, 2008 Ola a todosJa pesquisei em muitos sites e ainda nao percebi bem quais sao as vantagens( se pudessem focar os parametros da aqua agradecia), desvantagens e diferenças esteticas da areia de silica e a de calcario. Penso que existe muita gente com esta duvida, se alguem poder esclarecer agradecia muito. obrigado areia de sílica (filtros de piscina, etc...) é obtida através de vidro partido, é inerte (não altera as propriedades da água). areia calcária (praia, rio, etc...) é obtida através de sedimentos de rocha calcária que ao dissolver-se vai aumentar pH e dureza (gH) da água. a primeira é recomendada para biótopo amazónico, onde o ph é tendencialmente baixo. a segunda é recomendada para biótopo africano onde o ph é tendencialmente alto. Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
Pedro S. Publicado: Janeiro 31, 2008 Autor Publicado: Janeiro 31, 2008 areia de sílica (filtros de piscina, etc...) é obtida através de vidro partido, é inerte (não altera as propriedades da água).areia calcária (praia, rio, etc...) é obtida através de sedimentos de rocha calcária que ao dissolver-se vai aumentar pH e dureza (gH) da água. a primeira é recomendada para biótopo amazónico, onde o ph é tendencialmente baixo. a segunda é recomendada para biótopo africano onde o ph é tendencialmente alto. Cumps. Obrigado, pela ajuda. Se eu puser areia calcaria o ph e a dureza iria subir ate quanto? cumps
MakoShark2 Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 Obrigado, pela ajuda. Se eu puser areia calcaria o ph e a dureza iria subir ate quanto?cumps É difícil dizer, depende do muitos factores, do pH inicial da água, tipo de areia, se há ou não outros elementos no aqua que irão influenciar o pH (troncos, rochas, turfa, etc...). Só experimentando mesmo. Pela minha experiência, e com uma água base de pH 7, a areia e rocha calcária não são suficientes para manter um pH e gH aceitável para manter ciclídeos. Ao fim de um tempo o pH pode estabelecer a 8, mas nas TPAs desce gravemente. Por isso, e apesar de ter areia e rocha calcária no aqua faço buffer para a água das TPAs, para garantir os parâmetros aceitáveis para CAs. Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
pauleta_nwo Publicado: Fevereiro 1, 2008 Publicado: Fevereiro 1, 2008 É difícil dizer, depende do muitos factores, do pH inicial da água, tipo de areia, se há ou não outros elementos no aqua que irão influenciar o pH (troncos, rochas, turfa, etc...). Só experimentando mesmo. Pela minha experiência, e com uma água base de pH 7, a areia e rocha calcária não são suficientes para manter um pH e gH aceitável para manter ciclídeos. Ao fim de um tempo o pH pode estabelecer a 8, mas nas TPAs desce gravemente. Por isso, e apesar de ter areia e rocha calcária no aqua faço buffer para a água das TPAs, para garantir os parâmetros aceitáveis para CAs. Cumps. e é possível manter um aqua com areia de praia e ter valores aceitáveis para peixes de ph acido? se por exemplo tiver turfa no filtro ou qualquer outra coisa... ou não é mesmo viável? Cumprimentos, Tiago Oliveira Lost Coast
Pedro S. Publicado: Fevereiro 27, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 27, 2008 Boas. Disseram me uma coisa numa loja. Nao se pode sinfonar a areia da praia? como é que se faz entao? cumps
MakoShark2 Publicado: Fevereiro 28, 2008 Publicado: Fevereiro 28, 2008 "Sinfonar" não faço ideia. Se for sifonar, qual é dúvida? Precisas de sifonar a areia para quê? Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
Pedro S. Publicado: Fevereiro 28, 2008 Autor Publicado: Fevereiro 28, 2008 "Sinfonar" não faço ideia. Se for sifonar, qual é dúvida? Precisas de sifonar a areia para quê? Cumps. Desculpem o erro. `Pensava que era necessario sifonar para ficar mais limpo. Entao para que serve o sifao?
MakoShark2 Publicado: Fevereiro 29, 2008 Publicado: Fevereiro 29, 2008 OK. Já percebi. Quanto mais leve a areia mais difícil é a tarefa de aspirar o fundo (pode ser por sifão ou não). Isto porque vais acabar levantar a areia e aspirá-la também. Não é grave, podes sempre lavar a areia aspirada e voltá-la a colocar, o tipo de aspirador que utilizares também pode influenciar na quantidade de areia que levantares. A minha sugestão é, dentro das areias de praia, escolhe uma com uma boa granulometria (mais pesada). Cumps. Daniel Santos (aka MakoShark2).
AGA Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 e é possível manter um aqua com areia de praia e ter valores aceitáveis para peixes de ph acido? se por exemplo tiver turfa no filtro ou qualquer outra coisa... ou não é mesmo viável? Eu se fosse a ti nem tentava... mesmo que seja possível, vai dar-te muito trabalho andar sempre a intervir na água, para além da probabilidade de ocorrerem erros ser maior. A areia da praia tem muitos restos de conchas pequenas (por exemplo) e isso vai aumentar a dureza. (ficas com 2 problemas dureza e pH) Não te fica muito caro comprar uma areia de filtros de piscina e poupa-te "dores de cabeça". Eu comprei uma a 16€/25 kg - há muito mais barato - que tem uma granulometria mais ou menos uniforme e não é muito fina (o que eu considero bom, não só porque é mais fácil de aspirar, como tem menos tendência a compactar). Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Magalhães Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 (editado) A areia antes de tudo tem como objectivo simular o biotopo e torna-lo mais natural os nossos aquários! Não há nada que nos impeça de colocar qualquer tipo de substracto no aquário. Se quizermos colocar uma areia mais parecida com o biotopo natural, teremos que saber 1º como é constituido o leito do rio ou do lago de onde são otiginários os nossos peixes! Depois existem outras particularidades relativas à alcalinidade da água! Se tivermos peixes que habitem águas alcalinas poderemos colocar uma areia calcária ou mesmo de coral. Se tivermos peixes de águas ácidas ou neutras teremos que usar de preferencia uma areia neutra ou ácida! Na maior parte dos casos usando areia da praia ou rio dará para a maioria das situações. Os meus aquário têm todos areia da praia: barata, e com um aspecto muito natural!!! abraço Editado Março 2, 2008 por João Magalhães João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
AGA Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 (...) (...) Os meus aquário têm todos areia da praia: barata, e com um aspecto muito natural!!! abraço Boas! Mesmo nos aquários onde pretendes pH ácido? (ou todos os que tens são para pH alcalino?) Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Magalhães Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Boas! Mesmo nos aquários onde pretendes pH ácido? (ou todos os que tens são para pH alcalino?) Cumps Os meus aquários têm todos água ligeiramente alcalina, no entanto a areia da praia pode ser usada em aquários de águas ácidas, já que não altera significativamente o ph da água, nem para cima nem para baixo. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
AGA Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Os meus aquários têm todos água ligeiramente alcalina, no entanto a areia da praia pode ser usada em aquários de águas ácidas, já que não altera significativamente o ph da água, nem para cima nem para baixo. cumps Pois, talvez... mas isso também vai depender da quantidade de "conchas" (fragmentos minusculos) que existam nessa areia. Cá por baixo, já é difícil ter pH neutro, mesmo que se tenha areia/ areão inerte, quanto mais usando areia da praia... a areia de silica encontra-se a preços baixos, não vale a pena "arriscar" na da praia quando se quer pH ácido (foi a questão colocada pelo user). Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Magalhães Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Pois, talvez... mas isso também vai depender da quantidade de "conchas" (fragmentos minusculos) que existam nessa areia. Cá por baixo, já é difícil ter pH neutro, mesmo que se tenha areia/ areão inerte, quanto mais usando areia da praia... a areia de silica encontra-se a preços baixos, não vale a pena "arriscar" na da praia quando se quer pH ácido (foi a questão colocada pelo user). Cumps Nada melhor que fazer estes testes antes de colocar os peixes!!!! Se o pessoal montar o aquário e fizer esses testes, por exemplo colocar silica e ver onde estabiliza a água e fazer o mesmo para a areia da praia, provavelmente vai chegar à mesma conclusão que eu: não há diferenças significativas. Na aquariofilia há uma máxima importante: quantos mais cuidados temos mais problemas aparecem!!!! Quanto menos se mexe melhor!!!! Os testes devem ser feitos sem peixes e não com o aquario habitado!!! abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
AGA Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 (editado) Nada melhor que fazer estes testes antes de colocar os peixes!!!! Se o pessoal montar o aquário e fizer esses testes, por exemplo colocar silica e ver onde estabiliza a água e fazer o mesmo para a areia da praia, provavelmente vai chegar à mesma conclusão que eu: não há diferenças significativas.Na aquariofilia há uma máxima importante: quantos mais cuidados temos mais problemas aparecem!!!! Quanto menos se mexe melhor!!!! Os testes devem ser feitos sem peixes e não com o aquario habitado!!! abraço Com que areia? As areias da praia têm todas a mesma quantidade de calcáreo? Em quanto tempo? (uma coisa é esperar 2 dias, outra é medir o sistema passado 1 mês). E depois se os testes dizem o contrário? Desmonta-se? Vale a pena arriscar? (não te esqueças que não estamos a falar apenas de pH, mas também de carbonatos de cálcio que influenciam a dureza - normalmente as espécies de pH baixo também querem águas macias e uma coisa acaba por influenciar a outra, tal como sabes melhor que eu). Então algum pessoal anda a juntar água de osmose para "amaciar a coisa", gasta €€€ em aparelhos de osmose, coloca turfas, etc, etc... e depois vai àpraia buscar uma areia que "é um tiro no escuro... não me parece! (obviamente que não me parece boa solução para aquários onde se pretenda pH ácido, para Africanos pode ser boa solução - também há que defenda que não é assim tão boa, mas nessa parte tenho dúvidas). Quando dizes "quanto menos se mexe melhor", não se aplica à tua argumentação, pois a ideia de usar uma areia mais inerte é mesmo essa, não ter de intervir no sistema... mais uma vez lembro que o user pediu a opinião para aquários pH ácido, não para o biótopo do Malawi. A pergunta foi: "e é possível manter um aqua com areia de praia e ter valores aceitáveis para peixes de ph acido? se por exemplo tiver turfa no filtro ou qualquer outra coisa... ou não é mesmo viável?" e a minha resposta foi no sentido dele escolher uma areia onde tem mais garantias de não ter de intervir (a tua máxima "quanto menos se mexe melhor", citei.) Cumps Editado Março 2, 2008 por AGA [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Magalhães Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 Então algum pessoal anda a juntar água de osmose para "amaciar a coisa", gasta €€€ em aparelhos de osmose, coloca turfas, etc, etc... e depois vai àpraia buscar uma areia que "é um tiro no escuro... não me parece! (obviamente que não me parece boa solução para aquários onde se pretenda pH ácido, para Africanos pode ser boa solução - também há que defenda que não é assim tão boa, mas nessa parte tenho dúvidas). Eu sei que sim! ando nisto há muitos anos e sei que há quem considere um aquário um laboratório de química!!!!! E quando estamos a começar os cuidados são tantos e adicionamos tantas "mistelas" que acabamos por estragar tudo! Se tivermos uma água ácida a sair da torneira ou poço, porque na realidade é a melhor opção para mantermos peixes de águas ácidas, não é a areia da praia ou outra que irá "estragar" a água, até porque a dissolução dos minerais que possa ter é de tal forma tão baixa que não se vai notar!!!! Eu, depois destes anos todos de experiencia sou aplogista de que um aquário não é uma laboratório, e que devemos "tratar o menos possível!!!! Se pudermos é adicionar a água conforme sai da torneira e nem mexer!!!! abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
AGA Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 (...) Eu, depois destes anos todos de experiencia sou aplogista de que um aquário não é uma laboratório, e que devemos "tratar o menos possível!!!! Se pudermos é adicionar a água conforme sai da torneira e nem mexer!!!! abraço Concordo contigo, quanto menos intervenção na água, melhor... aliás, nem é necessário andar cá muitos anos, pois um dos primeiros conselhos que me lembro de ter lido foi esse mesmo (ainda nas "faq de aquariofilia") - comprar peixes para a nossa água e evitar adaptar a água aos peixes... Outra das desvantagens de intervir muito no sistema é que "às tantas chateia, tanto teste, tanta adição de isto e aquilo", já para não falar que há alturas em que o tempo mal dá para as TPA's, quanto mais para tanta "mariquice". Por isso eu dei o conselho que dei... para aquários de biótopos amazónicos, caso se deseje areia, por meia dúzia de euros compra-se uma areia que, em princípio, não tem calcáreo, evitando-se mais uma eventual fonte de preocupações. (evita-se andar sempre a intervir). Já para biótopos em que a alcalinidade da água seja necessária, pode-se optar por areia da praia, eventualmente complementada por rocha calcárea e pedaços de coral. Em princípio isso já deve permitir "dispensar" grandes intervenções a cada TPA, embora isso também dependa da água da rede (que por estes lados facilita a vida a quem opta por biótopos deste tipo). No fundo, concordo com o que dizes quando defendes "quanto menos intervenção, melhor", só não me parece que a prática de ir buscar areia à praia para um aquário em que se quer pH ácido esteja de acordo com o que defendes. Mas se calhar estou errado. Ainda assim, compete a quem colocou a questão decidir, com base nas informações disponíveis, o que fazer. Nós apresentámos os nossos pontos de vista (e o meu é menos experiente, certamente). Cumps [size="1"][color="#4169e1"] Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L) Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h) T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K) Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]
João Magalhães Publicado: Março 2, 2008 Publicado: Março 2, 2008 No fundo, concordo com o que dizes quando defendes "quanto menos intervenção, melhor", só não me parece que a prática de ir buscar areia à praia para um aquário em que se quer pH ácido esteja de acordo com o que defendes. Mas se calhar estou errado. Ainda assim, compete a quem colocou a questão decidir, com base nas informações disponíveis, o que fazer. Nós apresentámos os nossos pontos de vista (e o meu é menos experiente, certamente). É mesmo para isso que existem foruns como este! para todos nós apresentarmos os nossos pontos de vista e as nossas experiencias!!! Com os erros dos outros por vezes aprendemos a corrigir os nossos! Para o user que colocou o tópico, poderá experimentar ambas as opções, nem que para isso lhe custe estar 2 mesitos sem peixes!!! abraço João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts